Por Victor Vinal

Publicado em 9 de janeiro de 2019. | Atualizado em 15 de julho de 2019


Quer saber como vender mais com Marketing Digital? Defina uma persona, aposte em marketing de relacionamento, produza conteúdo de qualidade, invista no e-mail marketing, tenha um site responsivo, utilize as redes sociais de forma estratégica, empregue técnicas de SEO, garanta a sinergia entre as equipes e implemente o Inbound Marketing.

A presença da sua empresa no universo digital gera um crescimento exponencial da visibilidade da marca, mas somente a presença digital não é suficiente para o sucesso.

Afinal, não adianta sua marca ser vista e até reconhecida, se, no momento da compra, o público escolhe o concorrente.

O Marketing Digital tem o objetivo de aumentar a visibilidade da marca por meio de estratégias voltadas ao universo online. Essa ferramenta precisa atingir a persona em todos os estágios do funil de vendas: topo, meio e fundo. Dessa forma, você consegue ter não só visibilidade, mas o engajamento do público com sua marca.

Para conquistar esse engajamento e, consequentemente, um aumento no número de vendas da empresa, é necessário seguir uma série de práticas para garantir a efetividade das ações. Por isso, separamos 9 dicas para você saber como vender mais com Marketing Digital!

1. Defina uma persona para o seu negócio

O conceito de persona se refere a um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa. É uma ferramenta indispensável para que sua estratégia tenha sucesso, pois é a base do Marketing Digital.

Diferentemente do conceito de público-alvo, a persona apresenta detalhes acerca de alguns hábitos. Geralmente, cria-se uma persona com as seguintes informações:

  • características;
  • perfil profissional;
  • informações sobre a vida pessoal;
  • objetivos profissionais;
  • problemas e dores.

Depois de criar suas personas, sabe qual é o próximo passo? É necessário definir quais são as mais importantes. Embora não exista uma quantidade ideal de personas, é preciso lembrar que, quanto maior é esse número, mais complexa e robusta sua estratégia se torna.

Ao conhecer melhor o seu público, você consegue solucionar de forma completa as dores dele. Assim, definir suas personas é a base de como vender mais com Marketing Digital.

2. Aposte em marketing de relacionamento

É preciso criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele compre da sua marca e, principalmente, para que ele seja fiel a ela. Para isso, o marketing de relacionamento é essencial. A ideia de criar um relacionamento entre empresa e consumidor é a melhor arma que existe contra a concorrência.

Conseguir essa fidelidade não é simples, mas ela pode ser conquistada com a implementação de uma cultura de fidelização dos clientes, o que deve envolver todos os funcionários da empresa.

Por isso, é necessário que o atendimento ao cliente seja cativante, de forma a conquistá-lo no momento da venda e no processo de pós-venda, para garantir a satisfação do consumidor.

Dessa forma, o seu cliente se transforma em sua melhor forma de propaganda, influenciando novas pessoas a consumirem os produtos de sua marca. Assim, você consegue uma publicidade eficiente e gratuita.

Para uma implementação de sucesso do marketing de relacionamento, é necessário que as suas ações sejam direcionadas aos clientes, de forma que eles se sintam bem tratados e valorizados pela empresa.

Algumas boas práticas são recomendadas nesse processo:

  • informar ao cliente as novas ofertas e descontos;
  • criar programas de fidelidade;
  • investir em um serviço de atendimento ao cliente;
  • realizar pesquisas de satisfação.

Todos esses pontos têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor, além de ser uma das etapas de como vender mais com Marketing Digital.

3. Produza conteúdo de qualidade para a sua persona

A maior vantagem de mapear as personas do seu negócio é entender quais são as dores e desejos dela. Após o levantamento dessas informações, sua empresa deve aproveitar todo o poder do Marketing de Conteúdo.

Isso envolve produzir conteúdo relevante, de forma a ajudar a persona a conquistar seus objetivos. Para produzir esse material, é preciso contar com uma equipe qualificada, interna ou externa, que consiga trabalhar para tirar as dúvidas da persona e explicar determinados assuntos por completo.

Esses conteúdos devem ser bem escritos e, principalmente, devem trazer resultados para a empresa!

4. Invista no e-mail marketing

A utilização do e-mail marketing gera um impacto direto no número de vendas da empresa. Afinal, quando uma pessoa insere seus dados em alguma caixa de texto no seu site ou se inscreve em alguma newsletter, isso indica engajamento com a sua marca e interesse no conteúdo.

Disparar e-mails com conteúdos relevantes para cada lead gerado é essencial para avançá-los nos estágios do funil de vendas.

Além disso, essa prática diminui o custo de aquisição de clientes (CAC) e permite que os vendedores entrem em contato com um número maior de pessoas em um intervalo menor de tempo.

A personalização desse processo é o ponto-chave para o sucesso. Assim, detalhes como título e intervalo de tempo entre os e-mails disparados fazem toda a diferença para a conversão de cada lead.

5. Tenha um site responsivo

Muita gente passa mais tempo utilizando os celulares do que o computador. Por isso, sua empresa precisa se preocupar em oferecer uma experiência positiva para as pessoas que acessam seu site a partir de diferentes aparelhos.

Para oferecer uma boa experiência ao usuário, é recomendado que o seu site atenda os seguintes aspectos:

  • fácil de navegar;
  • carregamento rápido;
  • bom funcionamento em diferentes tamanhos de tela;
  • controle por toque.

Todos esses pontos são vitais para o sucesso do seu site mobile, já que cada usuário tem suas próprias exigências.

Alguns contam com telas maiores e outros têm um uso restrito de dados móveis, mas o importante é que ninguém deixe de navegar em seu domínio no mobile.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Mobile friendly: o que é e qual o impacto no rankeamento do Google

👉 Como tornar seu site responsivo para o Google? Aprenda!

👉 9 princípios básicos do web design responsivo


6. Utilize as redes sociais de forma estratégica

Praticamente todas as pessoas que acessam a internet utilizam alguma rede social. Por isso, estar presente nelas é fundamental para a divulgação da sua marca.

Criar fan pages e conteúdos de qualidade faz com que aumente o engajamento com a sua marca, por meio de curtidas ou compartilhamentos.

Todos esses pontos estreitam os laços entre empresa e consumidor, criando uma relação de confiança com a marca e, consequentemente, um aumento no número de vendas.

Mesclar a estratégia de produção de conteúdo para tráfego orgânico e o investimento em anúncios é uma boa prática para o aumento da performance.

7. Empregue técnicas de SEO

Visto que a maior plataforma de pesquisas online no mundo é o Google, o sucesso da sua empresa no universo online está diretamente ligado à avaliação que a plataforma faz acerca do seu conteúdo.

Para conquistar uma melhor colocação nas posições do Google, é necessário utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o que faz com que as informações do seu site sejam avaliadas como relevantes e de boa qualidade.

Esse bom posicionamento implica no aumento de visibilidade da marca, sendo que o tráfego orgânico é o tipo de acesso que gera mais benefícios para sua empresa, já que apresenta um custo reduzido e evita o gasto com anúncios com o Google Ads ou o Facebook Ads.

8. Garanta a sinergia entre as equipes

Para aumentar a efetividade do seu processo de vendas, o trabalho conjunto entre a equipe de vendas e marketing é fundamental.

Com a troca de informações entre os times, os vendedores conseguem se preparar melhor para abordar os temas criados e a equipe de marketing consegue adaptar sua estratégia de forma a atingir a persona e metrificar resultados.

9. Implemente o Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como principal característica a atração, sendo uma estratégia de marketing permissivo, onde o público é atraído e não interrompido.

Essa é a estratégia de Marketing Digital que mais gera resultados em vendas, já que aumenta o número de interações entre vendedor e prospect, diminui o custo de aquisição de clientes, aumenta o engajamento com a marca e aumenta a personalização do processo de vendas.

Uma das características do Inbound Marketing é a criação de uma jornada de compras para o cliente, o que melhora o mapeamento e a compreensão de todos os processos necessários para trabalhar o prospect em diferentes etapas do funil de vendas.

Todos esses pontos são levados em consideração para obter uma maior previsibilidade de renda na empresa.

É importante lembrar que a personalização é necessária para que o prospect não tenha a ideia de que está sendo abordado por uma equipe de telemarketing.

O Inbound tem como principal objetivo compreender a dor da persona e educar e oferecer a melhor solução para o prospect. Isso gera uma melhor receptividade para a solução e uma maior taxa de conversão para vendas.

Criar uma estratégia completa de Marketing Digital para uma empresa não é simples, mas faz com que a sua empresa tenha resultados incríveis em aspectos como o reconhecimento da marca, o aumento do número de vendas e um melhor relacionamento com os clientes.

Agora que você sabe como vender mais com Marketing Digital, conheça algumas técnicas que todo empreendedor deve usar. Baixe agora mesmo nosso ebook gratuito!

Guia do Marketing DigitalPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *