10 dicas de design para slides: monte apresentações incríveis!

Apresentação no PowerPoint

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Criar um bom design para slides não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não é designer e não domina as principais ferramentas de edição de imagens.

Mas isso não quer dizer que esta é uma tarefa impossível.

Na verdade, entendendo alguns conceitos básicos de design, qualquer pessoa pode criar apresentações interessantes e eficientes.

Pensando nisso, compartilhamos 10 dicas para criar um bom design para slides, garantindo o sucesso da sua apresentação.

Confira!

1. Busque inspiração para criar o layout dos seus slides

O 1º passo para desenvolver um bom design para slides é buscar inspiração.

Com boas referências, é possível criar peças incríveis que serão capazes de atrair a atenção do seu público e transmitir a mensagem de forma eficiente.

Atualmente existem diversos sites, blogs e até mesmo redes sociais com ótimos materiais que podem ser usados como inspiração para a criação das suas peças gráficas.

Sites como o Behance, o Dribbble — usados por muitos designers para exibir o seu trabalho — e o Pinterest podem ser usados como uma ótima fonte de inspiração para a criação do seu slide.

2. Reduza a quantidade de texto de cada slide

Um erro muito comum no design de slides é a inserção de blocos de texto imensos na apresentação.

Isso é grave pois, além de sobrecarregar sua apresentação e torná-la mais desinteressante, um slide com excesso de texto pode transmitir a sensação de que você está inseguro e que não domina o assunto apresentado.

Por isso, o ideal é que você use os textos apenas para destacar elementos importantes da sua apresentação, sem excessos.

3. Abandone o uso de templates e modelos prontos

Os templates e modelos de slides prontos se tornaram muito populares e são muito úteis quando precisamos criar uma apresentação em pouco tempo.

Porém, os templates populares podem transmitir a sensação de que você está fazendo uma apresentação genérica e sem vida.

Além disso, usando um template pronto, você perde a oportunidade de usar o design como um elemento importante da sua apresentação, ajudando a destacar os pontos importantes da sua mensagem.

Por isso, invista o seu tempo na criação de um design para slides único, pensado para atender às necessidades da sua palestra, e utilize templates prontos apenas quando não houver alternativas.

4. Limite a tabela de cores da sua apresentação

Um dos erros mais comuns na criação do design para slides é o uso de cores que não são compatíveis e atrapalham a transmissão da sua mensagem.

Uma escolha equivocada de cores pode transmitir a sensação de que sua apresentação é amadora e prejudicar a credibilidade da sua mensagem.

Ferramentas como Adobe Color e ColourLovers podem te ajudar a escolher as melhores cores para sua apresentação.

5. Use imagens de alta qualidade

As imagens são elementos visuais que ajudam a enriquecer qualquer apresentação.

Elas são capazes de reforçar a sua mensagem e fazer com que o conteúdo da sua palestra seja ainda mais interessante para os espectadores.

Por isso, é muito importante que você utilize imagens de boa qualidade e em tamanho apropriado para a exibição num slide.

Atualmente, existem vários bancos de imagens gratuitos que podem ser usados para encontrar as fotos ideais para a sua apresentação.

6. Fuja do excesso de animações

As animações são elementos visuais que ajudam a tornar os seus slides mais dinâmicos e interessantes.

Quando bem selecionados, são capazes de gerar efeitos que fazem toda a diferença em uma apresentação.

Porém, muitos acabam exagerando no uso das animações, incluindo sons e movimentos que distraem o público e atrapalham a dinâmica da sua palestra.

Por isso, o ideal é que você fuja dos excessos e utilize as animações apenas para reforçar alguma ideia ou para destacar algum elemento importante na sua apresentação.

7. Cuidado com o tamanho dos vídeos

Os vídeos são elementos cada vez mais utilizados em apresentações de slides, pois ajudam a reforçar alguns conceitos ou até mesmo a exemplificar alguma ideia apresentada aos ouvintes da sua palestra.

E, para garantir que a sua apresentação se mantenha interessante, é muito importante que você evite utilizar vídeos muito longos, que podem fazer com que os seus ouvintes se distraiam ou se esqueçam da ideia que está sendo discutida por você.

O tamanho dos vídeos também pode ser um problema caso você esteja utilizando um sistema de apresentação on-line, como o Prezi ou o Google Slides. Nesses casos, o material pode demorar muito para carregar.

8. Esteja preparado para imprevistos

Por mais que você se prepare para realizar uma apresentação, é natural que ocorram alguns imprevistos, como a internet ficar fora do ar ou até mesmo um computador que não abre o arquivo da sua apresentação.

Para evitar que situações assim influenciem na qualidade da sua palestra, é muito importante que você esteja preparado para lidar com cada um desses imprevistos.

Por isso, além de salvar a sua apresentação na nuvem — seja pelo Google Slides ou por outro serviço de backup —, é muito importante que você leve os slides salvos em seu pen drive em .pdf, .ppt e outros formatos de apresentação.

Assim você evita que os imprevistos prejudiquem o sucesso de sua palestra e mostra a sua versatilidade para superar problemas.

9. Priorize a parte superior do seu slide

Inconscientemente, nós costumamos dar mais atenção para os elementos que estão no topo de um slide, dando menos importância para a parte inferior ou para as laterais de uma apresentação.

Por isso, se você deseja criar um design para slides realmente eficiente, o ideal é que você insira as informações mais importantes de sua apresentação no topo do slide, atraindo mais atenção para ela.

Assim, você garante que sua mensagem será transmitida de forma eficiente e que as pessoas que estiverem assistindo à sua apresentação serão impactados pelos elementos mais importantes da sua mensagem.

10. Não se esqueça de revisar todo o seu texto

Por mais que o design para slides seja muito importante para a qualidade da sua apresentação, um simples erro de português pode prejudicar todo o seu trabalho.

Por esse motivo, é muito importante que você revise com cuidado todo o conteúdo dos seus slides, garantindo que nenhum detalhe passe despercebido.

Se preferir, peça para um amigo ou para um membro da família para ler o material criado por você para verificar se não há nenhum erro que você deixou de lado.

Agora que você já conhece as melhores práticas para o design de slides, leia este post sobre como criar uma apresentação de resultados eficiente para a sua empresa.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.