Por Cayo Woebcken

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 11 de janeiro de 2019. | Atualizado em 11 de julho de 2019


As extensões do Gmail são excelentes para aprimorar os serviços já oferecidos pela plataforma. Com elas, é possível reforçar a segurança, otimizar a organização e até conhecer melhor os seus leads. Neste post, listamos 7 das melhores opções para melhorar a sua performance!

Lançado ao público em abril de 2004, o Gmail já nasceu revolucionando a internet. Com a oferta de 1 GB de armazenamento para seus usuários, a ferramenta da Google subiu o parâmetro do mercado, já que seus concorrentes diretos não cediam mais de 6 MB de memória.

Hoje, mais de 15 anos depois, o serviço de email disponibiliza 15 GB de espaço em sua versão mais básica. E esse está longe de ser seu único diferencial. Com funcionalidades de agendamento de mensagens, personalização e organização de contatos, o Gmail se tornou uma ferramenta de alta performance.

Contudo, é possível tornar a experiência de uso ainda mais completa. Quer saber como? Neste texto, vamos apresentar as 7 melhores extensões do Gmail e explicar as vantagens que elas oferecem. Continue a leitura para saber quais são!

1. Boomerang

Se você trabalha com uma estratégia de email marketing, sabe que pode ser complicado organizar o disparo de tantas mensagens, principalmente, se existe uma segmentação de leads.

Sabemos que muitos contatos mostram maior engajamento em determinados horários e você, certamente, não quer deixar o momento passar.

Não é por acaso, portanto, que o Boomerang é uma das extensões do Gmail mais conhecidas e utilizadas. Com sua utilização, é possível agendar o envio de seus emails para a hora que for mais conveniente. Suas funcionalidades, porém, não se resumem a isso.

A extensão é uma excelente forma de garantir a eficiência de follow-ups. Com configurações simples de definir, é possível solicitar que uma mensagem enviada retorne à caixa de entrada se não for respondida pelo destinatário. Dessa forma, você recebe um lembrete e pode tentar o contato novamente.

Se você busca uma forma de analisar a efetividade de sua estratégia, o Boomerang também é uma ótima opção. É possível descobrir se o lead abriu a mensagem e com quais elementos ele realizou algum tipo de interação.

2. Grammarly

Seja para fins profissionais, seja para mensagens pessoais, gabaritar na gramática é essencial para passar uma boa impressão e estabelecer uma comunicação clara.

Contudo, erros acontecem. Nesse caso, é sempre bom contar com um corretor gramatical de confiança.

É verdade que o Gmail conta com um corretor automático padrão, mas você sabia que é possível turbinar essa ferramenta?

Com a instalação do Grammarly, além de identificar os erros mais comuns, você tem maior facilidade em encontrar falhas mais complexas, como a falta de uma letra maiúscula ou palavras duplicadas.

A ferramenta chama a atenção por sua praticidade. É só você escrever o texto no corpo de mensagem e os erros serão marcados em vermelho. Ao fim, é só clicar nas marcações para ver uma explicação do que está errado e escolher uma alternativa para substituir o trecho.

Com o uso do Grammarly, além de garantir emails sem erros de gramática ou digitação, você otimiza sua experiência na internet. Isso porque a extensão funciona na elaboração de documentos e até em posts de redes sociais.

Além do que já foi dito, o Grammarly identifica falhas de pontuação, sugere palavras mais apropriadas e previne erros de concisão.

3. FindThatLead

Um dos maiores desafios na elaboração de uma estratégia de email marketing é a montagem de uma lista de contatos. Esse objetivo pode ser alcançado de muitas formas, mas é essencial que você monte sua própria lista, para que possa ter maior controle sobre os contatos inseridos nela.

Uma das técnicas mais conhecidas para alcançar esse objetivo é por meio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ao direcionar sua persona para uma landing page, você tem a oportunidade de obter o contato de alguém que demonstra algum tipo de interesse no seus serviços.

Para potencializar os resultados, porém, é importante explorar outras abordagens. Uma delas é possibilitada pelo FindThatLead, que, de forma simples, permite que você obtenha os emails relacionados com qualquer domínio da internet.

Basta ir até um website e ativar a extensão. Será gerada uma lista com os endereços eletrônicos vinculados ao domínio e com informações específicas.

A ferramenta marca com um sinal os emails que foram verificados positivamente, além de indicar aqueles que apresentam maior probabilidade de responder ao contato.

4. MailTrack

O Mailtrack é uma ferramenta de rastreamento de emails. Com sua instalação, você fica sabendo exatamente quais mensagens foram abertas pelo destinatário e quais ainda não foram visualizados.

Para isso, a extensão utiliza dois sinais verdes de verificação, parecidos com os que são usados no WhatsApp.

Além disso, se você quiser agilizar o processo, pode configurar o plugin para ativar uma notificação no momento em que o contato abrir a mensagem.

É possível ainda saber quantas vezes a mensagem foi aberta, quanto tempo ela permaneceu não lida e qual dispositivo foi utilizado para sua leitura.

O plano gratuito do Mailtrack permite que você envie uma quantidade ilimitada de emails rastreados, além de disponibilizar as funcionalidades já citadas. Porém, é possível potencializar a utilidade da ferramenta.

Com planos a partir de 2,49 dólares mensais, você pode rastrear a abertura de links inseridos no corpo da mensagem, acessar relatórios diários com estatísticas detalhadas e, inclusive, configurar alertas caso o email não seja aberto em determinado tempo.

5. Password Alert

Embora as mensagens enviadas e recebidas pelo Gmail sejam criptografadas, existem fatores de segurança que podem ser otimizados com a instalação de uma extensão.

Nesse quesito, o Password Alert se destaca. Essa ferramenta foca a prevenção de mensagens com suspeita de phishing — atividade criminosa que busca roubar dados utilizando uma espécie de disfarce.

Funciona assim: se passando por uma pessoa ou empresa, os criminosos enviam mensagens para sua caixa de entrada. Ao acessar um desses emails, você pode ser induzido a colocar seu login e senha em uma página que, embora semelhante com a original, se trata de uma farsa.

Com a instalação do Password Alert, você não precisa se preocupar com isso. A extensão identifica páginas de login que não sejam autênticas e, caso você coloque suas informações em uma delas, um alerta é enviado.

A partir daí, basta clicar em “redefinir senha” para escolher uma nova palavra-chave e evitar possíveis danos.

6. Checker Plus for Gmail

Se você utiliza o seu computador para realizar tarefas que vão além da leitura e envio de mensagens de email, o Checker Plus pode ser uma verdadeira mão na roda. Por meio de pop-ups, a ferramenta envia uma notificação toda vez que houver uma movimentação em sua caixa de entrada.

Cada pop-up traz um preview da mensagem recebida, possibilitando que você saiba do que se trata e decida quando deve lidar com ela.

Além disso, o Checker Plus disponibiliza um painel de fácil acesso, em que as mensagens podem ser lidas, respondidas ou apagadas. Tudo isso sem precisar acessar a página principal do Gmail.

Essa é uma excelente opção para quem gerencia mais de um endereço de email, o que é muito comum no cotidiano empresarial. A ferramenta não restringe o número de contas que podem ser geridas simultaneamente, mas é importante lembrar que o Gmail suporta cerca de 10 contas para cada computador.

7. Gmelius

Entre as extensões do Gmail, a Gmelius pode ser considerada a mais completa. Isso porque suas funcionalidades incluem um pouco de tudo: desde o rastreamento até o agendamento de emails. O objetivo aqui é otimizar a organização e gerenciamento de sua caixa de entrada.

Com essa ferramenta, é possível modificar diversos aspectos visuais no seu Gmail. Sabe o clipe de papel que é utilizado como ícone para arquivos anexados? Ele pode ser alterado para representar com maior clareza o tipo de documento que está em anexo.

Se você conta com uma grande quantidade de emails considerados descartáveis, o Gmelius possibilita uma exclusão em massa.

Ademais, o plugin ajuda a identificar os contatos que contam com o maior número de mensagens ignoradas, possibilitando que sejam bloqueados.

Por fim, a extensão apresenta uma função bem útil: a disponibilização de templates prontos. Dessa forma, para agilizar sua estratégia, é possível redigir mensagens padronizadas, realizando apenas alterações pontuais.

Saber como utilizar as melhores extensões do Gmail é uma forma de otimizar a performance do serviço. Isso é ainda mais importante se você conta com uma estratégia de email marketing, prática muito comum em abordagens de Marketing Digital.

As extensões funcionam como um complemento das funções disponibilizadas pelo serviço de email, podendo facilitar sua organização e elevar a efetividade do contato com leads.

Além das específicas para Gmail, existem ferramentas que podem ser adicionadas ao Google Chrome, otimizando sua experiência e navegação.

E aí, já conhecia as extensões do Gmail listadas neste artigo? Conhecer ferramentas úteis é uma excelente prática para otimizar suas atividades. Confira neste texto as 30 extensões do Chrome que são essenciais para o Marketing Digital!

ebook email marketingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *