Por Amanda Gusmão

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 21 de janeiro de 2019. | Atualizado em 19 de julho de 2019


O Google Partners não apenas diferencia uma empresa da outra, como também traz vantagens que compensam cada minuto investido em sua certificação. Ao final deste post, você vai entender por que vale tanto a pena fazer parte dele e como proceder para garantir (e manter) o selo!

O selo do Google Partners sempre causa curiosidade e interesse de quem o visualiza em sites e blogs pela internet, mas, afinal, o que ele quer dizer exatamente? Essa pergunta passa pela cabeça de profissionais do marketing digital, e claro, seu público-alvo, o que torna extremamente necessária a conscientização de todos.

Muitos clientes já entendem as vantagens de investir nessa modalidade de marketing, principalmente, quando se deparam com números e relatórios como o Content Trends 2018. Segundo a pesquisa, 86,7% dos respondentes encontram conteúdos e informações pelos buscadores.

Se esse número é sedutor, a tentativa de administrar internamente as campanhas de anúncios no Google Ads para economizar também flerta com as estratégias dos clientes.

A grande questão, como já se pode concluir, é que os resultados quase sempre ficam bem aquém do esperado, e é aí que entram as agências de publicidade e suas abordagens que prometem melhores resultados.

Porém, na hora de comparar autoridades, a referência de um parceiro do Google pode fazer toda a diferença, não é mesmo? E essa é apenas uma de suas vantagens. Mostraremos as demais nos próximos tópicos, assim como as etapas e requisitos para se tornar um partner. Vamos lá?

O que é e como funciona o Google Partners?

Qualquer agência ou profissional da área de marketing digital pode oferecer consultorias ou operacionalizar campanhas no Google Ads, mas apenas aqueles que participam do programa de parceiros do buscador recebem sua certificação, que garante que têm credibilidade e domínio da ferramenta.

Dessa maneira, é uma forma de educar os agentes do mercado para o uso de boas práticas em suas campanhas de anúncios, seguindo diretrizes que valorizam a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, dando o destaque necessário para a promoção das empresas e seus conteúdos.

Qual a diferença entre o Google Partner e o Premier Google Partner?

Existem dois certificados que são disponibilizados para os parceiros do buscador. O de ponto de partida é o selo Google Partners, que, basicamente, exige que um dos profissionais do negócio tenha a certificação, que pode ser obtida gratuitamente na Google Academy.

Já a modalidade Premier é oferecida para empresas com dois ou mais colaboradores certificados, mas esse não é o único ponto analisado.

Além dele, o perfil da empresa, seus gastos no Google Ads e a performance de suas campanhas também são analisadas, afinal de contas, ao utilizar o selo do programa, a empresa demonstra ao mercado e usuários do Google que é diferenciada.

Quais seus principais benefícios?

Diferenciação em um mercado tão competitivo e que exige perícia já é um grande benefício para a empresa que participa do programa de parceiros, mas é possível trazer outros destaques para o negócio e seus clientes.

Para o negócio

Acesso a novas funcionalidades em fase Beta

O Google Ads evolui constantemente e traz novas soluções para que as empresas promovam seus anúncios no buscador.

Ao participar do programa de parceiros, uma empresa pode ter acesso a essas ferramentas antes que elas sejam, de fato, lançadas para o restante do mercado.

Ou seja, é possível testar e usufruir dos resultados das inovações a serem lançadas. É claro que é uma forma de oferecer dados para que o Google aprimore suas soluções, mas, muitas vezes, esse período de teste se prolonga por mais de um ano e a vantagem competitiva fica ainda mais evidente.

Suporte exclusivo

Se as empresas certificadas fazem testes em produção de soluções como essas, precisam ter um canal de suporte direto para sugerir melhorias e reportar erros.

Esse suporte exclusivo existe, e não somente para casos de testes e bugs. Ele pode ser usado a qualquer momento ao acionar o gerente de contas do Google responsável pelo relacionamento.

Atualização constante do conhecimento

Como a certificação exige que, pelo menos, uma parte de seus colaboradores tenha os cursos da Google Academy, isso garante que o conhecimento esteja sempre atualizado, afinal, alguns deles precisam passar por reciclagem obrigatória.

Com isso, as funcionalidades e estratégias de Google Ads serão constantemente estudadas e treinadas pela equipe técnica, garantindo melhor leitura e desenvolvimento de anúncios.

Inclusive, é importante lembrar que o Google Partners funciona como um marketplacegarantindo que seus participantes realizem networking e avaliem a possibilidade de fazer parcerias.

Para seus clientes

Melhor qualidade técnica em seus anúncios

Para os clientes, o desempenho de seus anúncios é, sem dúvida, um dos principais benefícios. Se, antigamente, eles realizavam suas campanhas com sua equipe interna e não alcançavam a visibilidade almejada, com uma equipe altamente capacitada, o cenário muda completamente.

Além do mais, considerando que as atualizações técnicas e cursos exigidos pelo programa aos seus participantes ainda contemplam outras mídias e assuntos relacionados ao marketing digital, a possibilidade de ter uma assessoria mais ampla e de qualidade é muito maior.

Descontos nas contratações iniciais

Ao cadastrar novos clientes em suas contas, as agências e empresas prestadoras de serviços em marketing digital podem receber descontos e créditos como premiações, e esses valores podem ser repassados a eles.

Compromisso com a performance dos anúncios

Conquistar um certificado do Google Partners é tão difícil quanto mantê-lo. Como dito, além do número de funcionários habilitados nos cursos promovidos pelo buscador, a performance de seus anúncios realizados também é um fator que garante ou não a permanência da empresa no programa de parceiros.

Ou seja, também é interesse da agência ter um bom desempenho com a campanha de seus clientes para que seu selo seja mantido em segurança.

Outro ponto que pode ser considerado como um benefício aos clientes é que, como o volume de gastos com anúncios também é um fator que implica sua entrada e permanência no programa, a verba gasta até então é um indicador de sua experiência e atuação constante no mercado.

Em outras palavras, para a agência ser certificada, precisa ter um gasto de US$ 10.000,00 nos últimos 90 dias, o que significa que, ou ela atua constantemente para manter esses valores de referência, ou está trabalhando com contas de clientes grandes que também garantem o atendimento desse pré-requisito.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 Conheça as 17 especializações gratuitas e em português do Google para você se preparar para o mercado

👉 As 5 melhores dicas para o certificado do Google Adwords

👉 Google Academy for Ads: cursos gratuitos do Google para aprender tudo sobre anúncios!

👉 Google AdWords: O que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor

Quais os tipos de negócios têm mais retorno com o Google Partners?

Podem integrar o Google Partners aquelas empresas que atuam e promovem anúncios no Google Ads e profissionais da área de marketing.

Agências de publicidade, empresas especializadas em marketing digital, consultores dessa área de negócio e até empresas com sua equipe interna de grande porte podem tentar a certificação, desde que atendam aos seguintes requisitos:

  • preencher os dados da empresa no Google Ads;
  • ter um funcionário certificado para receber o selo do Google Partners, ou, pelo menos, dois, no caso da certificação Premier;
  • ter bons desempenhos em campanhas de anúncios;
  • ter gasto, pelo menos, US$ 10.000,00, nos últimos 90 dias com o Google Ads.

No quesito gastos, o valor acima se refere ao selo Google Partners. Para a certificação Premier, é preciso ter verbas utilizadas ainda maiores, mas elas podem variar conforme cada país e região.

Para aquelas empresas com um volume muito superior às demais, é concedido o prêmio Google Partner Premier Star, garantindo outros benefícios e um status de destaque ainda mais elevado.

Como inserir seu negócio no Google Partners?

Faz muito sentido investir nesse selo e fazer parte do programa, certo? Então, é preciso seguir alguns passos para se integrar ao marketplace e começar a usufruir de suas vantagens.

Tenha uma Conta de Administrador do Google Adwords ou MCC (Minha Central de Clientes)

O primeiro passo, como já dito anteriormente, é ter um cadastro no Google Ads que permita a inclusão de contas de diferentes clientes. Como o valor de gastos realizados é uma referência, uni-las em um ponto só ajuda a fazer sua soma de valores.

A nomenclatura MCC foi substituída por Conta de Administrador, mas ainda é muito comum ver referências sobre o assunto que a utilize.

Inscreva sua empresa com o mesmo e-mail de login da Conta de Administrador Google Ads

Para continuar atendendo aos requisitos do programa, é preciso fazer o registro com o mesmo e-mail. Dessa maneira, uma conta será vinculada à outra.

O passo seguinte é registrar os profissionais habilitados para gerenciar campanhas e que serão submetidos à Google Academy para receber as certificações individuais necessárias para ingressar no programa de parceiros.

Realize os certificados individuais e faça as associações na Conta do Administrador

Em seguida, os profissionais deverão realizar ou vincular os certificados já obtidos na Academy for Ads Google nessa conta para que ela possa ser avaliada nos demais requisitos para tornar-se Partner.

É importante lembrar que esses cursos são gratuitos e, uma vez que uma empresa é incluída no programa de parceiros, outros conteúdos e materiais exclusivos serão disponibilizados para o aprimoramento contínuo do time.

Para não restar dúvidas sobre como os profissionais deverão realizar as provas de conhecimento, uma dinâmica para sua qualificação seria:

  • estudar para a realização das provas com os materiais disponíveis na Academy for Ads do Google;
  • realizar a prova sobre Fundamentos do Google Adwords, que é obrigatória e ter, pelo menos, 80% de acertos;
  • repetir a prova dentro de 24 horas se não for aprovado na tentativa anterior;
  • escolher e ser aprovado em, pelo menos, mais uma das especializações disponíveis (Search Advertising, Mobile Advertising, Video Advertising, Display Advertising e Shopping Advertising);
  • manter a certificação válida, refazendo o processo anualmente.

É importante dizer que, se um profissional estiver ingressando na empresa e já tiver a certificação, basta fazer sua inclusão na conta do administrador para que suas comprovações sejam associadas ao perfil.

O Google Partners traz uma série de vantagens, tanto para as empresas que buscam a obtenção de seus selos e profissionais que estão envolvidos quanto para os clientes.

Usuários finais do Google, é claro, também podem usufruir de campanhas que melhoram sua experiência no buscador. É preciso lembrar que esses anúncios não são prejudiciais quando bem contextualizados com a busca realizada, não é mesmo?

Por isso, além de investir no Google Partners, as agências de marketing e seus clientes também devem considerar outras estratégias, como a gestão de redes sociais e técnicas de SEO.

Quer saber mais sobre elas? Então, confira este conteúdo completo sobre o que é SEO e como aplicá-lo em seu negócio!

Guia do SEO 2.0Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *