Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 26 de dezembro de 2018. | Atualizado em 19 de novembro de 2019


As metodologias de avaliação de desempenho são um recurso muito utilizado pelas empresas que buscam constantemente por melhorias no desempenho dos seus funcionários. Afinal, a partir da execução correta de alguns conceitos, é possível medir a performance dos colaboradores e, assim, identificar possibilidades de crescimento.

Melhorar o desempenho dos profissionais que fazem parte da estrutura da sua área ou empresa é o sonho de qualquer gestor, certo?

Afinal, com tanta concorrência no mercado e um consumidor cada vez mais exigente, capacitar a sua equipe em busca de um melhor rendimento no dia a dia da empresa se torna fundamental.

Portanto, é preciso conhecer e aplicar algumas metodologias de avaliação de desempenho dentro da sua organização a fim de aumentar a produtividade dos profissionais e, consequentemente, conseguir melhores resultados. São muitos os métodos utilizados e, por isso, é possível escolher os que melhor se encaixam ao perfil da sua organização.

Que tal, então, conhecer mais sobre essas diferentes metodologias e entender qual o impacto dessa prática dentro da sua empresa? Para isso, é só continuar a leitura deste artigo e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto: dos erros mais comuns até as melhores práticas. Confira!

O que é e qual o objetivo da avaliação de desempenho?

Resumidamente, a avaliação de desempenho é o trabalho de definir a relação entre o que se espera de determinado funcionário e o que ele entregou. Ou seja, a partir da análise do comportamento do colaborador, é possível identificar melhor o que ele está produzindo e de qual maneira o seu trabalho foi feito.

O recurso também é importante para definir, por exemplo, se um funcionário ou uma equipe conseguiram alcançar as metas e objetivos traçados para um determinado período.

Portanto, as diferentes metodologias de avaliação de desempenho têm como objetivo fornecer informações valiosas para o setor de Recursos Humanos.

Dessa forma, a avaliação deixa de ser feita baseada apenas em números e abrange outros fatores, gerando um resultado mais preciso em relação ao desempenho de um funcionário ou uma equipe. O trabalho do RH se torna mais preciso e, consequentemente, o desenvolvimento dos colaboradores acontece de maneira mais natural.

O objetivo das avaliações de desempenho é, portanto, conseguir identificar de forma mais exata quais são os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que já estão resultando em números satisfatórios. Tudo isso contribui diretamente para que o ambiente da empresa melhore e um trabalho melhor seja colocado em prática.

Assim, se você busca gerenciar a sua equipe de maneira que ela entregue os resultados esperados, esse trabalho passa pela utilização correta de diferentes metodologias de avaliação de desempenho. A partir delas, você vai conseguir estabelecer uma dinâmica que favoreça o ambiente de trabalho e, é claro, o desempenho da equipe.

Qual o impacto dessa prática dentro da sua empresa?

Medir a performance dos seus funcionários não é uma tarefa simples de se fazer e, por isso, é fundamental estabelecer a prática da gestão de desempenho dentro da sua organização. O impacto dessa aplicação é nítido dentro de qualquer empresa, gerando melhores resultados em diferentes frentes.

Por isso, listamos alguns dos principais impactos positivos gerados dentro de uma organização ao adotar diferentes metodologias de avaliação de desempenho. Confira!

Conheça os seus colaboradores

Somente com uma avaliação aprofundada é possível conhecer quem são os seus colaboradores, ou seja, qual o perfil dos funcionários que estão na sua empresa. Dessa forma, a relação entre organização e colaboradores pode ser mais próxima e eficiente, aproximando as duas partes.

Isso pode servir também para gerar maior motivação e satisfação dentro da equipe, contribuindo para o estabelecimento de um ambiente de trabalho muito mais saudável.

Você passa a conhecer quem está se destacando regularmente e quais funcionários precisam de um suporte maior.

Identifique pontos de melhoria

Conseguir entender quais são os pontos fortes e fracos de quem faz parte da sua equipe é fundamental. Só assim é possível identificar formas de aprimorar o trabalho realizado. O objetivo da avaliação de desempenho, afinal, é encontrar maneiras de conseguir melhores resultados.

Com isso, o gestor pode determinar quais vão ser as ações colocadas em prática para conseguir um melhor rendimento dos seus colaboradores. Seja por meio de cursos, treinamentos ou até mesmo uma mudança de setor, você passa a ter os recursos para conseguir melhorar o desempenho da sua organização.

Facilite a tomada de decisões

Atualmente, a precisão é um fator cada vez mais importante para o sucesso de qualquer empresa. Ao conhecer a fundo quem trabalha com você, fica muito mais fácil tomar decisões acertadas sobre os funcionários. Acompanhando o desempenho de cada um, é possível tirar o melhor da sua equipe.

Além disso, a realização constante de avaliações de desempenho reflete também no trabalho realizado pelos gestores. Afinal, é possível saber como os funcionários se sentem em relação aos seus superiores na hierarquia da empresa, permitindo um autoconhecimento em busca de melhorias.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
👉 O que é Assessment e como usar esse método no seu negócio?

Quais são as 5 principais metodologias de avaliação de desempenho?

Agora que você já entendeu quais são as vantagens de aplicar esse conceito dentro da sua organização, que tal conhecer melhor as suas opções?

Para isso, separamos as 5 principais metodologias de avaliação de desempenho. Basta você ler e escolher quais as opções que melhor se encaixam ao perfil da sua empresa!

1. Avaliação 360 graus

O objetivo da Avaliação 360 graus é apresentar uma visão geral sobre o desempenho de cada um dos funcionários. Todos os colaboradores são avaliados e também avaliam os seus colegas e supervisores.

Ou seja, todos os componentes de uma equipe participam, além da participação opcional de clientes e fornecedores.

Como tudo é feito de forma anônima e funcionários de diferentes níveis se avaliam, a tendência é que o setor de Recursos Humanos tenha em mãos um relatório completo, com informações realmente úteis e que podem falar bastante sobre o desempenho de cada um dos funcionários.

2. Avaliação 90 graus

Diferentemente do item anterior, essa metodologia é muito mais simples de ser aplicada e, consequentemente, não fornece a mesma quantidade de informações sobre o desempenho dos funcionários. Com a avaliação 90 graus, o gestor de uma área analisa o trabalho de cada subordinado.

Apesar de ser um método prático, a principal desvantagem é a tendência de um resultado parcial, afinal existe apenas um avaliador no processo. A vantagem é, portanto, a praticidade dessa metodologia, enquanto a principal desvantagem é a visão única de avaliação.

3. Autoavaliação

A autoavaliação é um dos métodos mais antigos e, sem dúvidas, fundamentais na busca por melhorias dentro de uma organização.

Nesse processo, o próprio funcionário realiza uma análise sobre o seu desempenho no ambiente de trabalho, o que pode fornecer ótimas informações ao ser analisada em conjunto com as outras metodologias.

4. Avaliação por indicadores

Atualmente, a quantidade de informações e métricas é enorme e, por isso, é possível utilizá-las até mesmo para decifrar o desempenho de cada um dos seus funcionários. Com a avaliação por indicadores, a tendência é um resultado preciso, baseado exclusivamente em parâmetros estabelecidos anteriormente.

O profissional de RH pode, junto com o supervisor da área, definir alguns indicadores importantes e que mostrem o desempenho do funcionário, da satisfação do cliente até o nível de assiduidade do colaborador. Diferentemente dos outros métodos, esse processo é baseado em dados e informações, não apenas na opinião de outros componentes.

5. Avaliação por metas e objetivos

Apesar de ser um pouco parecida com o item anterior, essa metodologia não foca em indicadores, mas sim no cumprimento das metas e objetivos traçados inicialmente. Dentro de uma equipe de vendas, por exemplo, pode ser estipulado um número de clientes a serem abordados ou mesmo convertidos. 

Este é outro método que serve de excelente complemento para outros processos, contribuindo para uma visão ainda mais completa do desempenho da sua equipe. 

Quais erros não podem ser cometidos durante esse processo?

Para que as metodologias de avaliação de desempenho realmente sejam efetivas e gerem resultados e informações preciosas para a sua empresa, é preciso tomar muito cuidado com alguns fatores. Confira, então, os erros que não podem ser cometidos.

Falta de qualificação

O processo de avaliação de desempenho passa diretamente pela qualificação da equipe de Recursos Humanos. São eles os responsáveis por conduzir todo o processo e, por isso, é fundamental contar com profissionais que já tenham experiência no assunto e possam realizar avaliações realmente produtivas.

Feedback mal aplicado

O feedback é o segredo para que uma avaliação de desempenho seja, de fato, eficiente. O gestor tem a função de passar ao avaliado os pontos positivos e negativos da análise, além de destacar quais são os caminhos a serem seguidos para que ele consiga melhorar a sua performance.

Não ser totalmente sincero

Com receio de criar um mal-estar dentro da equipe, o avaliador pode não querer abordar assuntos em que o funcionário tenha um desempenho ruim.

Isso pode prejudicar todo o processo de avaliação realizado, afinal, não vai passar a realidade para que o colaborador tente aprimorar o seu trabalho.

A avaliação de desempenho, quando feita da maneira correta, é uma excelente ferramenta para uma boa gestão do desempenho da sua equipe. Conhecer pessoalmente cada indivíduo que trabalha no seu time faz com que você consiga extrair de cada um o que eles têm de melhor, proporcionando crescimento para eles e para o seu negócio.

Quer saber mais sobre cultura e clima organizacional? Descubra quais as diferenças e como trabalhar com os dois conceitos juntos.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *