Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 18 de junho de 2020. | Atualizado em 18 de junho de 2020


Um navegador é essencial para acessar sites. Por isso, o site da sua empresa deve estar adequado a todos eles e você também deve escolher o navegador que tenha a melhor usabilidade para as tarefas do seu trabalho.

Um navegador é o programa que dá acesso aos sites hospedados na internet, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis como celulares e tablets. Para você chegar a este blog, por exemplo, foi necessário o uso de um navegador.

Por isso, toda vez que um site é criado, uma das etapas é conferir como ele é exibido nos principais tipos de navegadores. Afinal, os visitantes não fazem necessariamente uso dos mesmos navegadores e dispositivos, o que torna necessário que o site do seu negócio tenha uma boa performance em todos eles.

Para que você conheça quais são eles, redigimos este post, que tratará dos seguintes pontos abaixo.

  • Qual é a importância de escolher um bom navegador de internet?
  • Quais são os melhores e mais seguros tipos de navegadores?
  • Como escolher um bom navegador?

Vamos lá?

Qual é a importância de escolher um bom navegador de internet?

Neste blog, focamos majoritariamente em como sua empresa pode gerar mais oportunidades de negócio a partir de um site profissional. Contudo, para que isso ocorra, uma das ferramentas de trabalho é um navegador que seja leve, rápido e atenda às suas necessidades. Portanto, é importante escolher o mais adequado.

Antes de apontarmos os melhores tipos que existem para que você faça a escolha certa, vamos conferir como funciona e quais são os elementos que compõem um navegador.

Como funciona um navegador de internet?

Sua principal função é mostrar na tela de um dispositivo todos os elementos de um site para a pessoa que o acessa. Para que isso ocorra, ele decodifica as informações solicitadas por meio de códigos-fonte uma vez que o endereço do site é acessado.

O HTML é a linguagem mais utilizada na criação de sites, razão pela qual é o recurso mais lido por navegadores, embora ele também possa ser utilizado para abrir mídias como PDF, imagens e até mesmo vídeos em alguns casos.

Quais são os elementos de um navegador?

Basicamente, todo navegador traz oito recursos, que listamos abaixo.

Barra de endereço

É o espaço em que você insere a URL de um site (ou seja, seu endereço eletrônico) para acessá-lo.

Botões de início, voltar e avançar

O botão de início, geralmente, é representado por um ícone de casa, pois leva à página inicial do navegador (que você pode personalizar nas configurações). Já os botões de voltar e avançar permitem que você consiga voltar à página que estava acessando anteriormente ou avançar para a que acessou por último. 

Esse é um recurso muito útil para buscas no Google, pois, uma vez que você encontre um site na SERP que não responda sua dúvida, basta clicar no botão de voltar para regressar à página de resultados e escolher outro site listado ali.

Favoritos

Armazena os sites mais importantes para você. A função costuma estar na parte direita da barra de endereço sob a representação de um ícone de estrela. Quando você clica nele, a página entra para a lista de favoritos, o que é útil para tarefas que requerem o acesso recorrente de determinadas páginas.

Atualizar

Este é o botão que recarrega a página, conhecido como “F5” na época em que os desktops dominavam a internet, pois é o botão que ativa essa função também. É usada, sobretudo, para conferir edições feitas num site. Caso elas não apareçam, pode ser necessário limpar o cache do navegador.

Histórico

Ele traz todos os sites que você acessou no navegador. Sabe aquela página que você acessou, mas não se recorda da URL? Você pode recuperá-la usando o histórico (não esqueça de favoritá-la para não perdê-la mais).

Gestão de downloads

Toda vez que você baixa um arquivo a partir do seu navegador, ele exibe o processo de download desse arquivo que você pode pausar, cancelar ou esperar que se complete. Além disso, também é possível acessar o histórico de downloads para conferir todos os arquivos que foram baixados.

Extensões

Esta é uma das opções mais interessantes dos navegadores, pois permite instalar extensões que executam determinadas funcionalidades que podem ser necessárias para a navegação e análise de alguns sites.

Central de ajuda

Caso você tenha alguma dúvida, os navegadores contam com uma central de ajuda (a maioria com textos em inglês, embora algumas contem com traduções para o português) para consulta. Também é possível reportar problemas caso detecte um.

Quais são os melhores e mais seguros tipos de navegadores?

1. Google Chrome

navegador google

Sem dúvida, o Google Chrome é um dos navegadores mais usados da internet, isso inclui tanto sua versão desktop quanto a mobile. Afinal, ele traz uma grande vantagem: sincronização entre esses dispositivos de maneira que você consiga acessar seu histórico de navegação, independentemente do dispositivo que estiver usando.

Além disso, o Chrome traz a melhor experiência para usar outros serviços do Google, como: Gmail, Google Drive, Google Calendar, Google Maps, entre outros. 

Outra vantagem que ele oferece é a instalação de extensões que permitem executar funções específicas no navegador. Muitas são bastante úteis no Marketing Digital, como o Meta SEO Inspector, que aponta quais erros você deve reparar no site para deixá-lo mais otimizado para os buscadores.

Por fim, o Chrome é considerado um dos navegadores mais apropriados para carregar páginas pesadas e identificar aquelas que são seguras por terem um certificado SSL para que você tenha certeza de que pode inserir seus dados pessoais se necessário.

2. Opera

navegador opera

Opera foi um dos primeiros navegadores lançados para smartphones e foi evoluindo a cada atualização, ganhando assim uma interface agradável e simples de usar durante a navegação em dispositivos móveis.

Powered by Rock Convert

Sua leveza também é um ponto de destaque. Como ele tem a funcionalidade de comprimir as páginas, isso faz com que o navegador economize dados nos dispositivos móveis, tornando a navegação muito mais fluída. Há uma versão dele ainda mais eficaz no que diz respeito à compressão de dados: o Opera Mini.

Outro recurso que melhora essa performance é o Turbo Opera, que aumenta a velocidade de conexão, o que facilita muito a vida dos usuários que precisam acessar a internet, mas contam com uma conexão baixa em seus celulares.

Como seu foco é a otimização do desempenho na navegação, a quantidade de plugins que executam funções específicas no navegador é menor em comparação ao Chrome.

3. Puffin

navegador puffin

Embora não seja muito popular a caráter geral, o Puffin é conhecido por usuários de Android por ser um navegador mais leve, além de trazer algumas funcionalidades exclusivas que melhoram a experiência de navegação.

Uma delas é a possibilidade de emular um mouse ou trackpad, o que torna a navegabilidade mais fácil para quem está mais habituado a usar PCs ou notebooks em vez de celulares ou tablets.

Outro benefício é a criptografia capaz de proteger você de ataques virtuais e ampliar a segurança caso esteja acessando uma página considerada suspeita.

Atualmente, o Puffin conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo e tem versões para outros sistemas operacionais, como iOS e Windows.

4. Mozilla Firefox

navegador mozilla firefox

Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares, além de ser considerado um dos mais fortes concorrentes do Google Chrome e do Microsoft Edge (a versão recente do Internet Explorer).

Ele conta com funções bem interessantes para a experiência de quem o utiliza, tal como o bloqueio de vídeos com reprodução automática e extensões que atribuem diversas funcionalidades ao navegador.

Além disso, o Firefox tem código aberto, o que permite personalizá-lo da forma que você quiser, sem que isso comprometa seus principais desempenhos, que são:

  • leveza na navegação;
  • interface simples para os usuários;
  • atualizações frequentes para otimizar a privacidade e a segurança;
  • disponibilidade para desktop e mobile.

5. Maxthon

navegador maxthon

Maxthon traz um diferencial que os outros navegadores citados não têm: sincronização com outras plataformas, além dos seus dados de navegação, tanto no desktop quanto em mobile. 

Por sinal, se você usa mais computador que celular, ele é uma opção recomendada para quem tem o Windows 10 instalado, mas que não pode usar o Microsoft Edge por conta de restrições do sistema operacional.

Se você gosta de personalizar seu navegador, o Maxthon traz mais opções do que o Mozilla, pois permite adicionar elementos na simplicidade do “arraste e solte”. Suas extensões incluem visualizadores de redes sociais, carrossel de imagens e bloqueador de anúncios para otimizar a experiência.

Como nem tudo são flores, o quesito segurança não é tão eficiente quanto nos navegadores já listados, o que reforça a necessidade de ter um antivírus instalado.

Como escolher um bom navegador?

Para escolher o melhor navegador com o qual você deve trabalhar, o primeiro ponto a ser avaliado é a memória, pois ele deve ser leve a ponto de executar as ações de maneira rápida, além de ser capaz de abrir todos os elementos dos sites que você mais acessa.

Afinal, há sites cujas funcionalidades são executadas somente por alguns navegadores, o que impede que você faça o que deseja se o navegador escolhido não abrir seus sites mais importantes em sua integridade.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a segurança. Para isso, certifique-se de que ele seja capaz de bloquear sites maliciosos, além de notificar toda vez que houver acesso suspeito para proteger as informações que você tem nos seus dispositivos.

As extensões também devem ser consideradas. Muito embora não sejam fundamentais para a navegação, elas são de grande ajuda para executar análises sobre os sites que você acessa, caso isso seja fundamental para sua estratégia.

E para celular? Como escolher o melhor navegador?

Basicamente, existem quatro navegadores mais utilizados nos celulares: Chrome, Safari, Opera e Firefox. Dependendo do aparelho que você utilizar, um deles já vem instalado na configuração padrão. O Android, por exemplo, traz o Chrome, enquanto o iPhone tem o Safari.

Porém, você não precisa seguir esse padrão e sim optar pelo navegador que melhor performe no seu dispositivo. O Chrome, apesar de sincronizar seu histórico, é pesado e pode travar se o celular tiver pouca memória. 

Por outro lado, nos iPhones, o Opera é utilizado por alguns usuários, mas pode ter dificuldade em carregar por completo algumas páginas, o que torna o Safari uma opção mais interessante.

Em suma, saber qual navegador é o melhor dependerá do aparelho utilizado e das necessidades que ele deve suprir.

Ao levar em consideração esses pontos, você pode escolher qual dos navegadores citados pode atender você melhor. Isso se aplica a tudo que envolver sua gestão digital: desde a escolha de um navegador até a contratação de um servidor de hospedagem.

Por sinal, existem muitas soluções dessa linha no mercado, e a própria Rock Content desenvolveu o Rock Stage para a criação de sites com foco em resultados. Mas, se quiser comparar seus diferenciais com outras ofertas, temos conteúdos que falam a respeito, como neste post que redigimos sobre o Wix e que você pode clicar aqui para conferir.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *