Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 26 de setembro de 2019. | Atualizado em 3 de abril de 2020


Os plugins de SEO para WordPress são ferramentas essenciais para complementar as funcionalidades de um site ou blog, colaborando para um melhor rankeamento nas páginas de pesquisa. Eles podem, por exemplo, orientar você na produção de conteúdo e criar sitemaps para que o Google faça a indexação.

Você já ouviu falar dos plugins de SEO para WordPress? Eles são ferramentas essenciais para complementar as funcionalidades de um site ou blog. Só por aí já é possível ter uma ideia de como eles são importantes.

Neste artigo, apresentamos 23 excelentes opções que vão contribuir para otimizar a sua estratégia. Quer saber quais são elas e como funcionam? Então, não deixe de conferir a seguir.

Nós vamos apresentar os seguintes plugins:

  1. SEO
  2. SEOPress
  3. W3 Total Cache
  4. Rank Math
  5. Broken Link Checker
  6. SEOquake
  7. All In One SEO Pack
  8. Premium SEO Pack
  9. WP Meta SEO
  10. Rankie
  11. Squirrly SEO
  12. Structured Content
  13. Republish Old Posts
  14. Automatic Image Alt Attributes
  15. Assets Manager
  16. SEMrush SEO Writing Assistant
  17. All In One Schema Rich Snippets
  18. Analytify
  19. Really Simple SSL
  20. Rock Convert
  21. Anti-Spam
  22. Quick Page/Post Redirect
  23. ShortPixel

O que são os plugins de SEO para WordPress

Plugins de SEO para WordPress são ferramentas criadas para complementar funcionalidades em sites e blogs, tornando-as ainda mais completos.

Eles fornecem diversas opções e funções para que os usuários consigam personalizar suas páginas, de forma que as necessidades da estratégia sejam atendidas.

Um excelente exemplo disso é a análise de SEO, que não é feita por nenhuma ferramenta nativa do WordPress. Então, se você precisa acompanhar isso para melhorar os seus resultados com o Marketing Digital, deve instalar um plugin específico para essa tarefa.

Os 23 melhores plugins de SEO

Agora que você já conhece o conceito e sabe para que servem os plugins, apresentaremos uma lista com 23 opções e mostraremos como elas vão ajudar a melhorar o seu trabalho.

1. Yoast SEO

O Yoast é um dos plugins de SEO para WordPress mais famosos, e isso não é à toa. Ele oferece bastante flexibilidade no que diz respeito ao conteúdo disponível em seu site.

Por meio dele é possível conferir diversas questões, como títulos, meta descrições e uso de palavra-chave, além de ser bem amigável mesmo para os usuários iniciantes. Porém, se você já tem um pouco mais de conhecimento sobre a ferramenta, pode recorrer ao menu avançado.

2. SEOPress

Ele também é um plugin muito poderoso para SEO, porém de uso bem simples. Engloba recursos que são esperados nesse tipo de ferramenta, como redirecionamento, títulos, descrição e XML de imagem e conteúdo.

Assim como o Yoast, ele vem com uma configuração mais amigável para iniciantes e funções mais avançadas para aqueles usuários mais experientes. Porém, aproveitando a comparação, o SEOPress conta com uma versão premium mais em conta.

3. W3 Total Cache

Esse plugin ajuda a melhorar a velocidade do seu site consideravelmente. Para isso, ele se aproveita de vários recursos, como a compactação de arquivos.

Contudo, a configuração dessa ferramenta não é tão simples. Ainda assim, todo o trabalho vale muito a pena, principalmente para quem mantém um site que tem uma quantidade de visitas bem alta (acima de 500 acessos diários).

4. Rank Math

O Rank Math é outro plugin útil de SEO para WordPress que vem ganhando popularidade recentemente. A proposta é fornecer mais recursos gratuitamente do que os oferecidos no Yoast SEO e no All-in-One SEO.

Principais recursos:

  • configurações ideais pré-selecionadas;
  • integração do Google Search Console;
  • importação de outras configurações de plugin;
  • integração com snippets;
  • ferramenta de análise avançada de SEO
  • otimização de mídias sociais.

5. Broken Link Checker

Links quebrados sempre têm um grande impacto no desempenho do site. Eles não apenas confundem e diminuem a capacidade de um mecanismo de pesquisa rastrear seu site e classificar seu conteúdo, como também podem causar uma má impressão aos seus leitores.

Por isso, é muito importante encontrar e corrigir esses links quebrados — tanto os internos quanto os externos.

Esse plugin do WordPress que faz esse trabalho para você, independentemente do tamanho do seu site. Ele rastreia todas as suas páginas para verificar se há links quebrados e identificar imagens ausentes.

6. SEOquake

A abordagem adotada pelo SEOquake é bem diferente das que já nos acostumamos a ver. O trabalho é realizado por meio de extensão do Google Chrome, que permite realizar uma análise de SEO nas páginas sem que seja necessário acessar um painel de controle.

Além disso, também é possível fazer verificação de links internos e externos, exportar os dados analisados e usá-los para criar indicadores de desempenho, por exemplo.

7. All In One SEO Pack

O All In One SEO Pack é outro excelente plugin de SEO para WordPress, semelhante ao Yoast SEO. Ele ajuda a otimizar o site e o conteúdo do WordPress para os mecanismos de busca. Ele vem com muitos recursos úteis, como a otimização do uso de palavras-chave, a criação de sitemaps XML e a geração de meta tags.

Se você já está usando o Yoast SEO, mas deseja fazer um teste com o pacote do All in One SEO, por exemplo, saiba que existe uma ferramenta de importação que facilita o trabalho, migrando os dados e as configurações dos plugins anteriores para uma transição perfeita.

8. Premium SEO Pack

Trata-se de um plugin de SEO premium voltado para ajudar a otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa. Ele vem com uma ferramenta que ajuda a tornar o site mais rápido, oferecendo uma experiência bem satisfatória aos usuários.

Ele também contribui para a melhoria da construção de links internos em seu site, o que é realmente importante do ponto de vista de SEO, e ajuda a otimizar as imagens em seu site.

Além disso, o Premium SEO Pack vem com a funcionalidade de snippet do site, para que suas postagens se destaquem nos resultados da pesquisa do Google, com o recurso de otimização na página do seu blog.

curso rock wordpressPowered by Rock Convert

9. WP Meta SEO

O WP Meta SEO ajuda a acompanhar o status de SEO do seu site por meio de um painel de informações. Para configurá-lo, o processo é bem simples e rápido, o que facilita o trabalho dos usuários.

O grande diferencial desse plugin está no recurso de processamento em massa de SEO. Editar os dados de diversas postagens no blog isoladamente é um processo bem demorado e é aí que o WP Meta SEO entra para solucionar o problema, com a função de edição em massa. Para isso, basta selecionar o conteúdo e o tamanho da imagem que a ferramenta faz o resto.

10. Rankie

Apesar de não ser um plugin de SEO propriamente dito, o Rankie ajuda a melhorar a exposição geral do mecanismo de pesquisa do site, além de oferecer informações valiosas aos usuários.

Powered by Rock Convert

Basicamente, o papel dele é monitorar o desempenho do seu site nas SERPs. É simples e fácil de usar, além de ter um preço acessível.

11. Squirrly SEO

Este plugin é especialmente importante para usuários que não são especialistas em SEO. Ele ajuda você a criar um conteúdo mais focado nas pessoas, além de pesquisar sobre bot. Assim, a ferramenta contribui para que seu site consiga uma classificação melhor nos mecanismos de busca, além de engajar os visitantes.

Entre as funções disponíveis estão:

  • estatísticas ligadas a SEO;
  • auditorias de SEO;
  • as melhores palavras-chave para o site.

Sem contar que ele ainda pode ser usado junto ao Yoast. E, quando a ferramenta mostrar um conteúdo totalmente verde, é sinal de que ele está amigável para o SEO e você já pode publicá-lo.

12. Structured Content

O Google adicionou recentemente perguntas frequentes aos resultados da pesquisa e o plugin Structured Content é o mais fácil de implementá-las em seu site WordPress. Esse é o mesmo plugin que Neil Patel usa.

13. Republish Old Posts

O plugin Republish Old Posts, é usado para “reviver” postagens antigas, redefinindo a data de publicação para uma mais atual. Isso faz com que as publicações mais antigas fiquem na sua página inicial, no topo das páginas de arquivo e nos feeds RSS.

A principal razão pela qual você pode fazer isso é permitir que novos visitantes conheçam seus conteúdos mais antigos — e se tornem ainda mais engajados.

14. Automatic Image Alt Attributes

Esse plugin é usado para adicionar texto alternativo às imagens de forma automática. Para isso, basta fazer a instalação e ele já vai usar o nome do arquivo de imagem como esse texto alternativo.

Dessa forma, você para de desperdiçar seu tempo escrevendo esse conteúdo em cada imagem. Só não se esqueça de rotular o nome do arquivo antes de enviá-lo para o WordPress.

15. Assets Manager

O Assets Manager permite desativar seletivamente o carregamento de plugins em determinadas páginas — principalmente aqueles que não estão mais sendo utilizados. Dessa forma é possível reduzir o número de solicitações na página, o que contribui para que ela seja carregada com mais agilidade.

16. SEMrush SEO Writing Assistant

O plugin SEMrush SEO Writing Assistant para WordPress não é tão amplamente usado como outras ferramentas, mas é uma excelente opção para se considerar.

Para utilizá-lo, é necessário ter uma conta no SEMrush, que pode ser criada gratuitamente. Ela concederá acesso a apenas um modelo, então, se você quiser mais opções, terá que atualizar para o plano premium.

O SEMrush SEO Writing Assistant analisa seu conteúdo e fornece pontuações em alguns critérios, como “a escrita é amigável para SEO”. A partir daí, é possível ver sugestões de texto voltadas para melhorar o seu conteúdo para os mecanismos de busca.

Ele também permite adicionar palavras-chave e, com base nelas, oferece recomendações de opções relacionadas.

17. All In One Schema Rich Snippets

Há técnicas de SEO que envolvem detalhes, mas que são muito importantes para otimizar estratégias e os snippets são uma delas. Eles não são, via de regra, necessários, mas ajudam a aprimorar o seu SEO e a ter um posicionamento melhor no rankeamento na SERP.

Como atrair tráfego para o seu sitePowered by Rock Convert

18. Analytify

O Analytify fornece uma versão gratuita do plugin e, de acordo com as funcionalidades, diversos usuários podem se dar muito bem, mesmo com a opção de adquirir o plano premium. Entre os recursos gratuitos na ferramenta podemos citar:

  • instalação com um clique, que adiciona o código do Google Analytics ao seu site;
  • um módulo de painel com estatísticas fácil de usar do Google Analytics;
  • verificação das principais palavras-chave listadas no Google;
  • códigos de acesso para criar suas próprias estatísticas;
  • lista com as principais localizações dos usuários;
  • estatísticas gerais como taxa de rejeição, usuários, sessões, tempo médio no site e usuários recorrentes.

19. Really Simple SSL

É fato bem conhecido que o Google favorece sites HTTPS sobre HTTP, dando a eles uma pequena vantagem no ranking. Os sites HTTPS garantem que seus visitantes estejam conectados a um site seguro e criam confiança em sua marca.

Então, isso significa que já é hora de redirecionar seu site HTTP para HTTPS, se isso ainda não foi feito. O plugin Really Simple SSL do WordPress fornece uma das maneiras mais fáceis de mudar do HTTP para o HTTPS com apenas alguns cliques — desde que você já tenha instalado um certificado SSL assinado corretamente.

20. Rock Convert

Inserir CTAs e outros banners ao longo dos seus conteúdos pode demandar um bom tempo. Pensando nisso, o Rock Convert é uma solução focada na inserção automática desses elementos dentro dos seus posts.

Dessa forma, é possível ganhar tempo e, principalmente, aumentar a taxa de conversão das suas páginas.

21. Anti-Spam

Sabe aqueles comentários nos quais as pessoas aproveitam para promover seus próprios sites e blogs, com links ou palavras-chave usadas por eles a fim de melhorar o SEO?

Você pode evitá-los instalando o plugin Anti-Spam, já que ele faz esse trabalho — muito bem, por sinal — de filtrar comentários de spam, deixando os demais.

22. Quick Page/Post Redirect

O Quick Page/Post Redirect oferece duas maneiras de adicionar redirecionamentos à sua instalação do WordPress:

  1. redirecionamentos Quick 301, que permitem configurar links permanentes;
  2. em uma página específica, usando uma caixa meta anexada ao editor de postagem.

Depois de instalar e ativar o plugin, você pode começar a usá-lo imediatamente. Então, visite a página na qual você deseja configurar um redirecionamento.

23. ShortPixel

ShortPixel é um dos melhores plugins de SEO para WordPress voltados a otimizar imagens. Ele as compacta sem perda de qualidade, extrai dados EXIF e os otimiza de outras maneiras.

Basta instalar o plugin, testar algumas imagens para verificar se a qualidade está satisfatória e otimizar em massa todas as existentes em seu site. Além disso, também é possível fazer essa melhoria após o upload.

Os plugins de SEO para WordPress são excelentes ferramentas para otimizar a sua estratégia e melhorar os resultados do blog ou site. Contudo, você precisa se certificar de escolher uma opção de qualidade que atenda às suas necessidades e não exagerar no uso desses complementos, visto que isso pode comprometer o desempenho das páginas.

Gostou deste artigo e quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então confira nosso Guia do WordPress para blogs corporativos!

Guia do Wordpress para blogs corportativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *