Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 29 de junho de 2020. | Atualizado em 29 de junho de 2020


As promoções rápidas são uma forma de motivar os colaboradores e manter o engajamento com a empresa. O plano de carreira é fundamental para que eles não procurem outras oportunidades e permaneçam produtivos no trabalho. Veja como criar essa cultura de forma eficiente!

A motivação dos colaboradores e o engajamento com as estratégias da agência são maneiras de aproveitar ao máximo o potencial dos profissionais. É preciso ter criatividade e planejamento para organizar um plano de promoções rápidas, que traga perspectiva para as carreiras e aumente o senso de responsabilidade.

A gestão para agências envolve diversos processos, e a cultura de promoções é uma das etapas que ajudam a melhorar a motivação dos colaboradores. Para que essa estratégia seja eficiente, entretanto, ela deve estar baseada em alguns critérios, oferecendo decisões precisas e que tragam resultados positivos.

Neste artigo, vamos entender a importância de um bom plano de carreira e as vantagens que ele traz para a agência. Além disso, mostraremos como fazer promoções rápidas. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de um bom plano de carreira

Um bom plano de carreira é fundamental para que os colaboradores entendam que a empresa valoriza os profissionais internos e está disposta a promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Ele precisa contemplar as diversas áreas e especificidades do negócio, sem deixar nenhum setor de fora.

Muitos profissionais experimentam a sensação de ficar na mesma posição por muito mais tempo do que desejam. Isso geralmente leva a um sentimento de angústia em relação ao trabalho, fazendo com que procurem outra empresa para obter perspectivas mais desafiadoras.

Quando isso acontece, a empresa pode perder um colaborador de alto desempenho, tendo mais gastos e prejudicando a produtividade. É possível evitar essa perda, desde que a agência saiba como valorizar os profissionais.

Portanto, em vez de perder os seus talentos, procure criar uma cultura de promoção interna, mantendo os colaboradores motivados e engajados.

Conheça as vantagens que um plano de carreira bem estruturado oferece

Um plano de carreira bem estruturado traz diversas vantagens para o negócio. Confira algumas delas!

Otimiza a retenção de talentos

O plano de carreira é uma das melhores estratégias para a retenção dos talentos, pois oferece uma perspectiva de crescimento. Dessa maneira, sua agência terá um diferencial que manterá os profissionais na ativa por um longo período, diminuindo a rotatividade. Além disso, evita transtornos quanto ao bem-estar e à segurança coletiva e pessoal.

Oferece motivação para a equipe

A possibilidade de crescer e ser promovido traz motivação para a equipe. Essa é uma forma inteligente de manter os profissionais trabalhando com engajamento e vontade de oferecer o melhor serviço. O esforço é naturalmente maior quando eles vislumbram a oportunidade de evoluir profissionalmente.

Melhora o clima organizacional

Quando os colaboradores não acreditam na empresa, ou seja, não enxergam possibilidade de crescimento, o clima organizacional também é afetado. Por outro lado, ao valorizar o profissional, as relações internas tornam-se mais saudáveis, o fluxo de trabalho ocorre de maneira natural e o ambiente fica mais agradável.

Aumenta a produtividade e os resultados

Com uma equipe motivada e um clima organizacional positivo, a produtividade aumenta de forma natural. Como consequência disso, a empresa conquista resultados melhores, obtendo mais competitividade e destaque no mercado de trabalho.

Saiba como fazer promoções rápidas

Para agir de forma estratégica, é preciso estruturar um sistema de promoções rápidas, que tenha foco no crescimento do negócio e considere a escalabilidade da empresa. Confira algumas sugestões!

Definição de metas

A definição de metas é importante para que os colaboradores entendam como as promoções acontecem. Portanto, defina quais características e qualidades são necessárias para que um profissional seja promovido, lembrando que essa decisão precisa ser estratégica e trazer benefícios para a agência.

O primeiro critério deve ser a competência para o cargo. De nada adianta ter habilidades importantes de venda, por exemplo, se o profissional não tem características de gestão ou análise. Considere a formação acadêmica, o tempo de trabalho em determinado cargo, entre outros aspectos.

Além disso, verifique se ele tem características de liderança, pois precisará coordenar outros profissionais e colegas. Lembre-se de verificar a postura do colaborador, que deve receber essa nova responsabilidade com interesse pelo trabalho, e não somente pelo cargo.

Monitoramento de conquistas 

As características e qualidades são um bom indício, porém, é fundamental fazer o monitoramento de conquistas, afinal, é preciso colocar essas competências em atividade. Desenvolva um timesheet que traga informações importantes sobre o desempenho do colaborador.

Com esses registros, é possível ter acesso a todos os dados necessários para avaliar a produtividade de cada colaborador ou equipe. Outra opção é fazer o monitoramento por meio do método kanban, verificando a realização das tarefas e a qualidade dos serviços.

A melhor forma de avaliar um vendedor, por exemplo, não é pela habilidade de fala ou relacionamento, mas pelos resultados que ele entrega. Portanto, avalie o profissional de acordo com as conquistas que ele obtém, analisando as características e entregas necessárias para o seu setor de atuação.

Consulta constante de feedback de funcionários e gestores

Além dessas qualidades e da conquista de resultados, é importante coletar o feedback dos funcionários e gestores sobre o profissional que você pretende promover. É interessante ter essa resposta com base no relacionamento que ele tem com toda a equipe. Verifique se ele tem uma postura colaborativa, facilidade de comunicação, se não tem o hábito de criticar a empresa, entre outros aspectos.

Para que um colaborador possa ser promovido, é essencial que ele seja uma pessoa confiável, que saiba delegar tarefas e que não tente resolver tudo sozinho. De modo geral, deve ser um profissional que todos procuram para ajudar a resolver um problema e disposto a solucionar os desafios encaminhados para ele e sua equipe.

Neste artigo, vimos como uma cultura de promoções rápidas é interessante para manter a motivação dos colaboradores e a produtividade da agência. É fundamental que essa estratégia seja planejada com cuidado, sempre considerando o custo-benefício desse processo e as especificidades do cargo e da empresa. Quando esses passos são seguidos, o retorno é positivo, trazendo melhores resultados para o negócio e aumentando a competitividade.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para conferir outro artigo de nosso blog que traz exemplos sobre como usar mensagens de agradecimento profissional!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *