Por Bárbara Georgiane

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 7 de dezembro de 2018. | Atualizado em 9 de outubro de 2019


Saber quando contratar uma estratégia de Conteúdo é uma insegurança que muitas empresas têm na hora de sair de dentro da caixinha do Marketing Tradicional, mas queremos te contar quais são os proveitos e as conveniências que pode usar a favor dos seus resultados.

Que o conteúdo relevante virou a alma de qualquer negócio que precisa estar em evidência na mídia ninguém pode negar. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele requer um plano, uma estratégia.

Para alcançar bons resultados em sua estratégia de Marketing é importantíssimo aliar o conteúdo certo ao meio de comunicação certo.

Por isso, o Marketing de Conteúdo tem sido crucial em qualquer estratégia que tem como objetivo aumentar tráfego orgânico, aumentar receita, aumentar a participação de mercado, construir autoridade e se posicionar a empresa como referência.

Segundo o fundador da Rock Content, Vitor Peçanha, a definição de Marketing de Conteúdo é:

Uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios”.

Daqui pra frente vamos esclarecer como funciona o esse tipo de marketing e quando contratar uma estratégia de conteúdo para sua empresa e alcançar uma alta performance em seus resultados de Marketing. Fica aqui.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

A forma de consumo hoje mudou. A maioria dos compradores antes de adquirir um produto ou serviço fazem pesquisas na internet em busca de informações para conhecer a qualidade, o preço, comparar marcas, tudo isso para garantir que estão tomando uma boa decisão de compra.

Por esse motivo é tão importante uma produção de conteúdo que atenda às expectativas dos consumidores.

Cinco milhões de pesquisas são feitas nos motores de busca todos os dias e quanto mais o conteúdo for pertinente, segmentado e gerar valor para a persona, maior será a credibilidade e o alcance da empresa que estiver comprometida em educar o mercado e sanar as dúvidas de seus potenciais clientes.

O Marketing de Conteúdo funciona por meio de um processo de Inbound Marketing, um sistema de vendas online, que tem a missão atrair, converter, vender e encantar o cliente. Dessa maneira as empresas conseguem realizar vendas proativas e fechar todas as lacunas para estar à frente da concorrência.

O processo acontece em 4 etapas: 

  1. Atração: um visitante tem uma dúvida e a empresa que deseja atrair esse determinado tipo de pessoa, produz conteúdos que deem informações suficientes para que sua dúvida seja respondida.
  2. Conversão: através de mais conteúdos mais apurados chega a hora de transformar esses visitantes em leads.
  3. Venda: com o lead interessado em seu produto é possível conduzi-lo à venda, mostrando a ele que seu produto é a melhor solução que ele está buscando naquele momento.
  4. Encantamento: depois que o negócio foi fechado, é a hora de disponibilizar todo suporte necessário para atender esse cliente, e manter junto a ele um relacionamento duradouro por meio de um excelente atendimento pós-venda.

Seguindo essa metodologia, o Marketing de Conteúdo é capaz de gerar envolvimento e comprometimento entre o comprador e o vendedor por entenderem o quanto um é importante para o outro.

Empresas que adotam essa estratégia para fazer crescer sua rede de clientes têm três vezes mais chances de vender recorrentemente a seus consumidores do que aquelas empresas que não tem nenhum tipo de estratégia nesse sentido.

Quais os benefícios dessa estratégia?

É importante salientar que os resultados no Marketing de Conteúdo não aparecem do dia para a noite. É um caminho a ser percorrido, mas uma vez trilhado, vale muito a pena pelo fato da construção de autoridade no assunto que a empresa conquista com essa estratégia.

Veja alguns dos benefícios em adotar essa metodologia: 

1 – Auxilia a lead no processo de decisão

Qual é o seu sentimento quando encontra na internet uma informação que precisa para esclarecer uma insegurança quando está incerto do que deve fazer com um problema?

Pois é, seu cliente também passa por isso. Se a sua empresa usar de um pouco de empatia antes de querer só vender para ele, vai ganhar a confiança desse cliente para longo prazo.

Quando você oferece uma informação com o intuito de educar e tornar claro a necessidade que seu produto realmente atende, é possível conseguir um relacionamento perene com sua base de clientes.

2 – Atrai tráfego para seu blog

Quanto maior o número de pessoas acessando sua página, maiores são as oportunidades de vendas que sua empresa poderá alcançar.

Por isso, é muito importante manter uma constância no calendário de postagens. Quanto mais conteúdos explicativos que ajude o leitor no decorrer da sua decisão, melhor será a oportunidade.

3 – Canal aberto para engajamento

Incentivar comentários no blog é uma maneira interessante de manter contato com sua persona, trocar ideias com ela é a melhor forma de ter novos insights de como alimentar o blog para satisfazer suas necessidades e descobrir a fundo suas dores e como seu produto pode ajudá-la. 

4 – Cria autoridade e credibilidade para o mercado

Sabemos que reputação leva tempo para ser construída, e o Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de conquistar a confiança e a segurança que seu cliente precisa para adquirir seu produto e assim se posicionar como especialista em seu segmento.

5 – Fideliza seu cliente

Confiança é a chave para a construção de um relacionamento duradouro. No Marketing de Conteúdo quanto mais empresa e cliente se conhecem e se comunicam, maior é a chance de alcançar a fidelidade desse cliente.

6 – Visibilidade para sua marca 

A produção de conteúdo estratégica e pertinente para seu cliente ideal tem o poder de te levar onde sua persona está, assim, sua marca estará visível sempre que sua persona precisar da sua empresa.

Motivos para iniciar uma estratégia de Conteúdo

Se você ainda não foi conquistado por todas as vantagens que o Marketing de Conteúdo oferece, vamos te mostrar ainda quais são os motivos pelos quais essa estratégia é crucial para seu negócio.

O Marketing tradicional está batido

Com o consumidor cada vez mais exigente, não é tão fácil gerar nele desejo por uma coisa que ele não precisa. Nos dias de hoje, para conquistar essa nova geração de compradores é necessário cuidar para que ele faça escolhas inteligentes para seu negócio.

As pessoas estão muito tempo na web

A média que uma pessoa passa na internet hoje em dia é de 8 horas. É muito tempo para sua empresa não estar presente onde sua audiência está.

Construir uma moradia em que sua persona se sinta confortável, segura e que tenha acesso quando precisar da sua empresa, quebra a burocracia dos processos de vendas tradicionais que, na maioria das vezes, acontecem sem proximidade e o suporte certo.

O Marketing de Conteúdo fixa sua empresa na rede te dando a evidência necessária e gerando vários negócios e oportunidades de venda.

Conquista promotores da sua marca 

Uma vez que sua empresa realizou uma venda totalmente dedicada e focada na necessidade e satisfação do cliente, ela terá o encantado.

Causar no cliente o sentimento de satisfação é o maior ganho que sua empresa pode ter em uma venda, pois, a tendência desse cliente é propagar o quanto está satisfeito com sua empresa.

E hoje em dia você entende bem o peso que é ter uma indicação feita por um cliente bem atendido, é a garantia de outra venda realizada com êxito. 

Podemos te ajudar com sua estratégia de conteúdo digital.

Preencha o formulário e converse com um dos nossos especialistas.


Quando investir em uma estratégia de Conteúdo?

Depois de conhecer algumas das vantagens que o Marketing de Conteúdo pode lhe proporcionar (se for bem-feito e estratégico, é claro), e entender os motivos pelos quais é vantajoso investir nesse viés do Marketing, não resta dúvidas de que o momento certo para investir nessa grande oportunidade para gerar resultados realmente impressionantes é o quanto antes.

Sem dúvida usar conteúdo é uma das melhores opções da atualidade pelo seu poder de alcance e pela maneira de sua empresa poder se mostrar ao mercado da maneira que exatamente é.

Através do conteúdo é possível dar a sua persona a experiência certa com sua marca, sem atravessamento e impressões externas.

Isso proporciona a garantia de um relacionamento próximo e adequado entre as partes.

O momento certo de contratar Marketing de Conteúdo é agora!

Mas só para aquelas empresas que querem ficar a frente de seus concorrentes e se destacar no mercado em seu ramo de negócio, com um investimento relativamente baixo, comparado a publicidade e outras ações de Marketing. 

Como a Rock Content pode te ajudar?

A Rock Content é a maior empresa de Marketing de Conteúdo na América Latina.

Podemos te ajudar porque somos especialistas na produção de conteúdo para qualquer segmento do mercado, mas não é só isso, criamos estratégias que vão solucionar e validar sua comunicação para acertar o alvo do resultado segundo a necessidade da sua empresa.

Podemos te ajudar criando soluções que favoreçam e beneficiem a venda e a perceptibilidade da sua empresa.

Podemos te ajudar porque temos métodos capazes de alinhar a comunicação em seus canais de divulgação, assim é possível fazer do seu site ou blog um mecanismo.

Isso é só um pouquinho do nosso potencial.

Ficou interessado? 

Fale com um consultor e faça uma avaliação gratuita de sua estratégia.

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *