10 fortes razões para aderir ao Marketing de Afiliação

Baixo custo, segurança, flexibilidade, melhoria no SEO: veja as principais razões para você investir em uma estratégia de marketing de afiliação

10 fortes razões para aderir ao Marketing de Afiliação

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Provavelmente, você já ouviu falar bastante sobre marketing de afiliação. Afinal, já faz muitos anos que ele surgiu na internet, e tem muitas empresas e pessoas ganhando dinheiro com isso.

Um bom trabalho de marketing de afiliados é um ganha-ganha, bom para quem vende, para quem promove, e também para quem gerencia a plataforma de captação de resultados.

Para refrescar sua memória, marketing de afiliados funciona assim: uma empresa comercializa um produto/serviço na internet, e para alavancar as suas vendas, ela monta parcerias com “representantes comerciais” online, que são pessoas ou empresas que promovem esses produtos/serviços em diversos canais para sua audiência, em troca de comissões sobre as vendas.

Na internet tudo é facilmente rastreado, então, por meio de links, a empresa sabe exatamente qual foi o afiliado que vendeu, podendo fazer um gerenciamento completo e detalhado do seu programa.

O que não é medido, não é gerenciado. Então uma boa ferramenta para captar essas estatísticas é fundamental para a afiliação funcionar.

Mas afinal, quais são as principais vantagens do marketing de afiliados para o anunciante? Vale a pena pagar comissões para um afiliado divulgar os produtos? É realmente necessário? Marketing de afiliados dá retorno?

Vamos listar algumas razões que possam motivar você a aderir a um programa de afiliados, seja você um anunciante, seja um produtor de conteúdo online.

Principais benefícios de ter afiliados trabalhando para a sua empresa

Ter uma estratégia eficaz é fator determinante para a busca pelos resultados almejados. Um bom planejamento de marketing é amplo, mas o marketing de afiliados merece uma atenção especial, pois bem trabalhado, ele é uma ferramenta muito poderosa para o seu negócio.

Um grande desafio para qualquer negócio online é gerar tráfego e leads, para, posteriormente, serem convertidos em clientes.

Sabemos que as opções na web são muitas e é cada vez mais difícil — e caro— atrair a pessoa certa e na hora certa. Aqui chegamos na primeira e talvez maior vantagem do marketing de afiliados.

1. Afiliados são uma equipe de marketing de baixo custo

Esse método está crescendo muito em popularidade, principalmente no Brasil, onde o mercado está longe de ser maduro.

Os afiliados promovem e vendem seus produtos e só recebem baseado em performance. Entre os principais formatos de remuneração para o afiliado está o CPL — custo por lead — e o CPV— custo por venda.

Ou seja, o anunciante só vai ter custo se o lead gerado for validado ou se a venda for efetuada e confirmada (paga).

Para conseguir os resultados, os afiliados vão usar o seu conhecimento e a sua audiência de diferentes maneiras, em diferentes verticais (redes sociais, influenciadores, conteúdo, cupons de desconto).

Assim, o anunciante economiza tempo e dinheiro e pode focar em outras estratégias para o seu negócio.

2. Possibilidade de escolha dos seus embaixadores

No marketing de afiliados você monta o seu programa, todas as regras e permissões, e seleciona os seus afiliados.

Os critérios para a seleção são seus, e você pode filtrar de diversas maneiras para selecionar os melhores afiliados para serem os embaixadores da sua marca.

Dessa maneira, você avalia a compatibilidade, os canais de divulgação e escolhe apenas os que estão mais alinhados com o que você espera, conforme o seu posicionamento e estratégia.

3. Economia de verba de marketing e baixo risco

Ao fazer uma campanha patrocinada, independentemente de onde e como, o risco fica todo com a sua empresa.

Se atrair tráfego e não gerar leads ou vendas, o gasto acontecerá de qualquer forma. Trabalhando com afiliados, você dilui esse risco, pois deixa que os seus promotores usem da sua expertise e táticas para atrair pessoas para o seu negócio.

Se não for bem-sucedido, sua empresa não terá custo, pois o modelo de pagamento por performance é uma excelente escolha. E, se o seu gasto com pagamentos de comissões a afiliados estiver alto, é sinal de que está dando certo, pois provavelmente sua marca está vendendo muito.

4. Custo de implantação baixo

Claro que se você for construir um software, e fazer tudo do zero, o seu programa de afiliados se tornará caro. Mas você pode fazer uma parceria com uma rede que detém essa tecnologia, que fará toda a implantação, e o melhor, que tem inúmeros afiliados já cadastrados, prontos para divulgar a sua marca.

Nessa parceria, você pagará um fee mensal fixo e a comissão sobre as vendas para a rede, que ficará com uma fatia e repassará o restante para cada afiliado.

Além disso, a plataforma oferece uma série de relatórios para mensuração dos resultados. Tudo isso facilita muito o seu trabalho.

5. Melhoria de SEO

Todos nós sabemos a importância de ter bons links referenciando o seu site. E, para aumentar essa exposição, tanto em outros sites quanto em redes sociais, nada melhor do que contar com diversos afiliados promovendo e linkando para as suas páginas.

Como é por meio dos links que os leads e as vendas são captadas, não tem como ser diferente. O seu ganho nesse quesito será notório, permitindo um crescimento orgânico saudável para o seu site com o passar do tempo.

Principais vantagens de ser um afiliado

Construir um negócio digital de sucesso não é nada fácil. Assim como construir uma grande audiência nas redes sociais em um perfil pessoal, ou corporativo.

Mais difícil ainda é construir isso de forma que te dê dinheiro. O marketing de afiliados vem para ajudar os publishers nessa missão e oferece diversas possibilidades para monetizar suas redes sociais, o seu blog ou site.

Seja para ser a principal maneira, seja apenas uma forma a mais de monetizar, o marketing de afiliação foi feito para você.

6. Baixo Investimento Inicial

Para se afiliar a alguma marca, produto ou serviço, você não paga nada. Basta fazer uma conta gratuita em uma rede de afiliados e selecionar quais os programas que você gostaria de se aplicar.

Após ser aprovado, você pode iniciar a divulgação dos links. Muitas vezes você não precisa nem ter um site ou blog, bastando ter algum tipo de rede social ou até mesmo Whatsapp para começar.

Atenção sempre às regras de cada anunciante, para não correr o risco de ter vendas canceladas. Outro ponto importante é que muitos anunciantes só trabalham com afiliados profissionais, então, nesse caso, você precisa de um CNPJ para poder receber as comissões.

7. Gere renda sem ter o próprio produto

Muitas vezes, comercializar o próprio produto envolve uma série de fatores que consomem muitos recursos, principalmente financeiros, como desenvolvimento, suporte, compra ou estocagem.

Sendo um afiliado, você está isento de todos esses riscos, e foca apenas na performance e geração de resultados para vender um produto de um terceiro.

Assim você evita os demais custos com vendas, transporte etc. Claro que a sua remuneração será limitada, mas muitos programas oferecem uma comissão muito boa, que pode render bons frutos com um risco muito baixo.

8. Segurança

Todo o sistema é construído de uma maneira muito confiável: desde a parte de rastreamento das vendas (tracking), bem como a parte de acompanhamento da performance das vendas, até na questão dos pagamentos sobre as comissões ganhas.

Tudo é eletrônico, sendo fácil de conferir e rastrear qualquer problema. Dessa forma, o marketing de afiliados é extremamente seguro e confiável.

9. Abra o leque para muitas parcerias

O mercado de afiliação é gigante lá fora e já é bem expressivo no Brasil. As principais varejistas do país têm algum tipo de programa de afiliados, e encontram-se oportunidades em todos os nichos e todos os setores.

Além disso, novos players estão vindo para esse mercado, principalmente as médias e pequenas empresas, que precisam aproveitar melhor os benefícios dos afiliados para expandir a sua marca.

Assim, independentemente do seu nicho, existirá algum programa de afiliados bacana para rentabilizar o seu negócio.

10. Flexibilidade de trabalho

Um negócio digital te permite trabalhar de qualquer lugar. Basta ter conexão à internet e um equipamento para se conectar.

Isso parece um sonho para a grande maioria da população, mas é perfeitamente possível a partir da renda de afiliação.

Desenvolvendo uma boa estratégia de divulgação, você pode obter muitas vendas recorrentes, e com o passar do tempo, atingir cada vez mais consumidores.

É um círculo virtuoso em que você terá segurança para continuar promovendo novas marcas, produtos e serviços.

O marketing de afiliados é uma excelente ferramenta para unir o útil ao agradável. É bom para todos. Uma estratégia de afiliação faz parte da maioria dos e-commerces e infoprodutores e vem obtendo muito sucesso em diversos locais do mundo.

Se sua empresa ainda não trabalha com afiliados, talvez seja hora de repensar e, pelo menos, fazer um teste. E, se você for uma pessoa como eu, que quer obter sucesso em um negócio 100% digital, pense em uma forma de gerar resultados com programas de afiliados, pois, com certeza, ele trará mais retorno do que qualquer outra forma de monetização virtual.

Conteúdo produzido por Agora Cupom.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.