Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2019?

As redes sociais são amplamente usadas no mundo e no Brasil. Mas você sabe quais são as principais no Brasil? Conheça as redes sociais mais usadas no país com dados atualizados para 2019!

Redes Sociais mais usadas no Brasil

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Presentes na vida de grande parte das pessoas ao redor do mundo, as redes sociais são hoje um importante acessório para comunicação, informação, relacionamentos e, claro, para o Marketing Digital.

No Brasil isso não é diferente! O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais!

Retirado de: Digital in 2019 Brazil

Se você acha que isso não é muito, não se engane: essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos. E não para por aí: o Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes, com mais de 10 milhões de novos usuários!

Mas quais serão as redes sociais preferidas dos brasileiros? Confira as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em ordem crescente.

1. YouTube

Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos anos, o YouTube é, hoje, a maior rede no Brasil e a segunda maior do mundo. Segundo dados da pesquisa, 95% dos respondentes afirmaram que o site de vídeos é a plataforma mais usada.

Hoje, a plataforma de vídeos é usada para assistir programas, escutar músicas, ver jogos, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing!

Entretanto, apesar do grande número de usuários, apenas 47,2% das marcas brasileiras investem em marketing na rede, o que significa uma discrepância de mais de 20% em relação ao número de usuários brasileiros — o maior entre os dados da Social Media Trends 2018.

Pensando nisso, aproveite o crescimento da rede e aprenda a fazer marketing no YouTube com o nosso ebook completo!

2. Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook conquistou o posto de rede social mais popular do mundo em meados de 2008 e passou a ser destaque no Brasil em 2012.

Não é surpresa que a rede esteja em segundo lugar no país: 90% dos respondentes afirmaram usar da plataforma de interação social.

O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.

O grande número de usuários e as diversas possibilidades de uso da rede são grandes atrativos para empresas. Apesar disso, os índices de engajamento e o alcance orgânico diminuindo têm sido barreiras enfrentadas no relacionamento entre consumidores e marcas.

Quer saber mais informações sobre o Facebook e aprender a posicionar sua marca na rede? Baixe nosso ebook completo sobre Marketing no Facebook.

3. WhatsApp

O WhatsApp também aparece como uma das mais populares redes sociais no país. Em terceiro lugar, conta com 89% dos respondentes brasileiros presentes.

Se antes essa rede era usada apenas para conversar com amigos e famílias, hoje ela é um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação não só do Brasil, como do mundo — o aplicativo conta com 1.5 bilhões de usuários globalmente!

E se muitas marcas não usavam o aplicativo pelas limitações para fazer negócio por meio dele, pode ser que esse cenário esteja prestes a mudar. Com o recente anúncio do WhatsApp Business, novas possibilidades para empresas serão oferecidas.

Imagina as oportunidades que isso significará com o grande número de usuários ativos diariamente para as marcas?

Quer aprender mais sobre Marketing no WhatsApp? Não deixe de conferir nosso post sobre o assunto!

redes sociais mais ativas no Brasil

4. Instagram

Com 69 milhões de usuários em 2019 no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram é o queridinho do momento!

47,1% dos respondentes da Social Media Trends 2018 declararam que o Instagram é sua rede social preferida, deixando todas as outras para trás — até mesmo o Facebook, que ficou com apenas 29,6% dos votos.

Redes sociais preferidas dos brasileiros de acordo com a Social Media Trends 2018

E a rede promete ter vindo para ficar: inovando cada vez mais nos formatos de conteúdos e anúncios, ela tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas No Brasil, o crescimento foi de 16,9% entre 2017 e 2018 — o maior crescimento observado no relatório da Social Media Trends 2018.

Não fique de fora dessa: entenda mais sobre Marketing no Instagram.

5. Messenger

Assim como o falecido Google+ se beneficiava com o Gmail, o Messenger também pega carona no sucesso do Facebook.

Apesar de hoje ter mais de 1,2 bilhões de usuários, equiparando-se ao WhatsApp, o aplicativo só deslanchou quando o Facebook mobile passou a exigir o download do Messenger para usar o chat.

Atualmente, um dos maiores potenciais da rede para marketing está na automação por meio do uso de chatbots, além da integração como canal de comunicação para marcas.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre redes sociais!
Redes sociais antigas: saiba quais foram as mais famosas!

6. Twitter

O Brasil tem o segundo maior número de usuários da rede, logo atrás dos Estados Unidos, com mais de 27.7 milhões de contas ativas.

Com esse notável crescimento do Twitter, pode bem interessante para ações de marketing digital e, quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca.

E é exatamente por isso que a rede figura em 4° lugar entre o investimento das empresas que fazem marketing em redes sociais.

Mas então surge a pergunta: será que o Twitter funciona para sua empresa? Você está extraindo todo o potencial da rede? Descubra com nosso ebook Marketing no Twitter!

7. LinkedIn

A maior rede social corporativa de todo o mundo conta com aproximadamente 200 milhões de usuários pelo globo, sendo mais de 29 milhões deles brasileiros. Faz todo sentido posicionar sua marca por lá, principalmente quando falamos em marcas B2B, focadas em um aspecto mais business.

Apesar disso, enquanto 62,1% dos respondentes da Social Media Trends 2018 declaram usar o LinkedIn, apenas 47,2% das afirmam usá-la como um canal de marketing.

O LinkedIn tem um grande potencial estratégico no posicionamento de empresas nas redes sociais, no networking entre profissionais de diversas áreas e no employer branding, atraindo mais potenciais colaboradores para a empresa.

Quer aprender ainda mais como posicionar sua empresa no LinkedIn e gerenciar seu perfil na rede? Confira o Curso de Marketing Pessoal no LinkedIn na Rock University.

8. Pinterest

Com 291 milhões de usuários no mundo todo, o Pinterest vem crescendo no Brasil. A rede tem grande potencial, principalmente com o crescimento cada vez maior de investimentos em conteúdo visual, que  é uma tendência cada vez mais forte.

Apesar disso, apenas 8,5% das empresas do país estão presentes por lá — o que representou uma queda de 1 ponto percentual entre 2017 e 2018, segundo os dados da Social Media Trends 2018.

Essa é uma grande discrepância quando analisamos que 39,6% dos respondentes declaram usar a rede social aqui no Brasil. A diferença de utilização entre usuários e empresas é de 31,1 pontos percentuais!

Explorar o potencial da rede pode ser um grande diferencial para as empresas, especialmente para aquelas que tem um negócio voltado para o visual, como moda ou arquitetura.

9. Skype

Pode parecer um tanto quanto incomum encontrar o Skype nesta lista, mas, assim como o WhatsApp e o Messenger, ele é identificado como uma plataforma de mídia social da categoria de telefonia por meio da Internet.

De acordo com a pesquisa Digital in 2019, aproximadamente 31% da população brasileira utiliza essa ferramenta de comunicação. Para além do universo de entretenimento e contato social, a rede é amplamente utilizada na comunicação profissional.

10. Snapchat

Apesar de ter passado os últimos anos em queda, o Snapchat ainda conta com 190 milhões de usuários em todo o mundo, e vem crescendo nos recentemente.

Enquanto 11,3% dos brasileiros declaram usar a rede, apenas 2,4% estão presentes, segundo os dados da Social Media Trends 2018. Essa porcentagem representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao relatório anterior.

E é por isso que é tão importante declarar: o Snapchat não morreu. Como apresentado, a rede ainda não apresentou estagnação no seu crescimento e ainda é destaque de uso entre millenials.

Por isso, analise a presença do seu público e o perfil comportamental, pois pode ser que o Snapchat seja uma ótima alternativa para sua estratégia de marketing.

Quer saber mais sobre Marketing nas redes sociais? Baixe nosso kit gratuito!

kit de marketing nas redes sociais
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.