Por Valentina Giraldo

Responsable por la estrategia de Internacionalización de Rock Content.

Publicado em 7 de janeiro de 2020. | Atualizado em 22 de maio de 2020


A Rock Studio é uma plataforma que fornece um software completo focado no gerenciamento de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. É o coração da empresa e, ao mesmo tempo, um produto que a Rock Content oferece aos seus clientes.

Se você quer terceirizar a produção do seu conteúdo, organizar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, acelerar suas vendas e/ou criar um relacionamento com seu público, a Rock Content tem a solução para você: a Rock Studio.

Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas sobre a plataforma Rock Studio, as vantagens de usá-la, quais são suas principais funções e muito mais.

Se você quer saber tudo sobre a ferramenta e entender se vale a pena aproveitar suas inúmeras possibilidades, Então continue lendo!

Neste artigo você vai ver:

O que é a plataforma Rock Studio?

A Rock Content é a empresa número um em Marketing de Conteúdo na América Latina. Mas, como ela consegue isso?

Em grande parte, graças à plataforma Rock Studio, que possibilita gerenciar todo o processo de preparação, promoção e monitoramento da estratégia de Marketing de Conteúdo de cada um dos clientes da Rock Content, como mostra o vídeo a seguir:

Por que a plataforma é tão importante para a Rock Content?

Imagine uma empresa de Marketing Digital que fornece uma ferramenta na qual você só precisa de acesso à internet para gerenciar todo o processo do seu conteúdo, desde as ideias para criá-lo até a divulgação nas redes. Você está pensando em alguma? Nós sim: na Rock Content!

A Rock Content é uma empresa modelo SaaS (Software as a Service), cuja plataforma funciona como um banco de dados central para interações entre a empresa, freelancers e clientes.

Assim, podemos garantir que um dos sucessos da Rock Content está na facilidade de uso da Rock Studio, já que você não precisa baixar um programa ou aplicativo, somente com seu e-mail e senha você terá acesso total à ferramenta.

Quais são as vantagens de usar o Rock Studio?

Muito bem! Sabemos que essa é uma das suas principais perguntas. Continue lendo para obter a resposta!

Permite produzir um alto volume de conteúdo

Para a Rock Content, seus clientes são essenciais. Para atendê-los, em termos de qualidade e quantidade de conteúdo, a empresa conta com uma rede de mais de 20.000 freelancers altamente treinados e qualificados em tarefas como:

  • redação de conteúdo seguindo práticas de SEO e demandas dos clientes;
  • revisão do conteúdo criado;
  • design de imagem de capa para blogposts e ebooks;
  • traduções de conteúdo de espanhol para português e vice-versa.

Pode ser integrada às redes sociais do cliente

A Rock Studio tem um plugin que permite integrar as redes sociais do cliente (Facebook, Twitter e LinkedIn) à plataforma. Dessa forma, o conteúdo criado é divulgado de maneira rápida, fácil e programada.

Todos os envolvidos na estratégia podem usar a plataforma

Todos por um e um por todos!

Ok, o ditado pode não estar exatamente relacionado à plataforma Rock Studio, mas se encaixa perfeitamente. A ferramenta é usada pelos analistas da Rock Content, pela rede de freelancers e pelos clientes, cobrindo e solucionando cada uma de suas necessidades.

Abrange todas as etapas da produção de conteúdo

O processo de produção de conteúdo em uma estratégia de Inbound Marketing não se resume a ter contas no WordPress e no Google Analytics. Por esse motivo, a plataforma Rock Studio concentra e organiza as ações envolvidas em cada etapa dessa jornada.

Essas etapas de produção são:

Planejamento

O planejamento é essencial para escrever conteúdo. No caso da Rock Content, esse processo envolve atividades e tarefas como:

  • análise SWOT da estratégia;
  • investigação de mercados;
  • definição detalhada da persona do cliente;
  • busca por palavras-chave;
  • investigação do segmento de mercado do cliente;
  • análise de concorrência;
  • definição de freelancers que farão parte do projeto de conteúdo;
  • preparação do calendário editorial;
  • associação de ações claras com objetivos definidos;
  • explicação dos objetivos de cada conteúdo e seus respectivos formatos (vídeos, infográficos, postagens em blogs, ebooks).
  • apresentação das etapas de maturidade pelas quais o cliente passa ao longo da estratégia, de acordo com a metodologia Rock Content.

A Rock Content entende o esforço que um investimento implica em qualquer estratégia, portanto, dedica o tempo e o esforço necessários para que os clientes alcancem o retorno que esperam.

Scripts ou pautas

Após criar e obter as informações necessárias na fase de planejamento, os especialistas em conteúdo da Rock Content investigam a melhor maneira de abordar o público.

Eles fazem isso criando scripts (pautas) com base no tipo de conteúdo que os usuários esperam obter (vídeos, ebooks, blogposts, infográficos, podcasts, questionários, entre outros) e para os quais eles estariam dispostos a deixar suas informações de contato e se tornar leads.

Execução

Encantar o público é muito importante, para isso os editores da Rock Content fazem o possível para criar conteúdo interessante e educacional, considerando os objetivos e demandas do cliente.

Promoção

O planejamento do calendário editorial permite saber onde (blog, email, redes sociais) e quando é o melhor momento para publicar o conteúdo criado. A promoção do conteúdo é feita após a aprovação do cliente e considera os hábitos de consumo de informação do público, como:

  • horários em que acessam redes sociais;
  • as redes sociais preferidas de cada público;
  • tom de comunicação da marca;
  • emails que geram mais engajamento.

Como dissemos, essas promoções são feitas diretamente na plataforma!

Funciona como um banco de dados para toda a estratégia

A Rock Studio conecta os colaboradores do cliente, a rede de freelancers da Rock Content e toda a equipe de especialistas da empresa.

Isso se deve ao fato de que em seu banco de dados você encontrará todas as informações sobre conteúdo, estatísticas, análises, progresso e resultados da estratégia de Marketing de Conteúdo, tudo isso com apenas alguns cliques na plataforma!

Flexibilidade nos fluxos de tarefas

A Rock Content tem uma padronização para o fluxo de conteúdo, que é definido pelas seguintes etapas:

  • redação;
  • revisão;
  • escolha de imagens e materiais gráficos;
  • aprovação do cliente;
  • publicação de conteúdo.

No entanto, os fluxos de produção de conteúdo podem ser elaborados de forma personalizada e de acordo com as necessidades do cliente. Essa flexibilidade é possível, pois a plataforma é baseada em dados.

Se você deseja que o conteúdo seja aprovado pelo seu diretor de marketing e por um analista, por exemplo, é possível agendar fluxos de produção com dois estágios diferentes de aprovação, que serão atribuídos aos respectivos perfis de usuário de seus colaboradores na plataforma.

Quais são os principais recursos da Rock Studio?

O objetivo da plataforma Rock Studio é resolver problemas e desenvolver estratégias eficazes para cada negócio. Se você está se perguntando como isso acontece, você deve saber que ele é alcançado por meio das principais funções da plataforma:

Promoção de conteúdo

Como você leu, a plataforma Rock Studio publica conteúdo diretamente no blog de seus clientes (uma vez que é integrada ao CMS de WordPress) e promove o material em suas redes sociais de maneira simples e programada.

Documentação da estratégia

A Rock Studio permite documentar e controlar a persona do cliente, os objetivos propostos e os indicadores de desempenho (KPIs) para determinar qual segmento está trazendo resultados e informações da empresa (cliente).

Análise de palavras-chave

A plataforma não só encontra as palavras-chave corretas para a estratégia, mas também analisa seu volume de buscas, determina a dificuldade de posicionamento nos mecanismos de busca e aprimora a autoridade do seu site nas SERPs otimizando o conteúdo para SEO.

Topic Clusters

A Rock Studio organiza o conteúdo por meio de Topic Clusters, ou seja, em grupos específicos de temas que giram em torno de um tópico principal e de maneira interconectada.

Dessa forma, você pode obter o posicionamento do mecanismo de busca e mostrar que tem o melhor conteúdo possível para oferecer ao público.

Ideias de conteúdo

A plataforma Rock Studio centraliza a elaboração de pautas e fornece orientação para cada conteúdo.

Para isso, há uma parte específica da plataforma — na qual as pautas são gerenciadas e aprovadas — que servirá de referência para a produção dos conteúdos.

Esse conjunto de ações trabalha com uma metodologia sólida, comprovada e personalizada, para que os clientes possam escalar com o material criado sem perder os padrões de qualidade.

Sabemos o quão desafiador é manter um blog atualizado e em constante movimento nas redes sociais, por isso a Rock Content procurou (e encontrou) a maneira de organizar essas tarefas estrategicamente, economizando tempo e dinheiro para seus clientes.

A plataforma Rock Studio garante, desde o primeiro dia, suporte no planejamento, treinamento e execução de processos para atender aos objetivos de seus clientes.

Além disso, a empresa mantém o foco em atender às suas necessidades, gerenciando o fluxo de trabalho, uma rede de freelancers treinados para produzir conteúdo de qualidade e uma equipe de especialistas que fornece conselhos sempre que necessário.

Em poucas palavras, “a Rock Studio é o coração da Rock Content” — Diego Gomes, CEO.

Quer entender melhor como a Rock Studio pode ajudar a escalar sua estratégia? Então, entre em contato conosco, é hora de ir mais longe!

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *