Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 17 de julho de 2019. | Atualizado em 10 de dezembro de 2019


Apresentar novas ideias, implementá-las com sucesso e crescer. É disso que se trata a inovação: transformar o que já existe em algo cada vez melhor. Atualmente, encontramos diferentes tipos de inovação e esses processos são cada vez mais comuns no plano de gerenciamento de qualquer empresa.

Para saber mais sobre esse tema, é importante que você saiba definir o que é considerado inovação e conheça os processos nos quais alguns tipos de inovação são aplicáveis.

Temos um exemplo para que fique mais fácil de entender: suponha que você possui ou trabalha para uma empresa de marketing com muitos anos e, além disso, é líder no seu mercado de atuação.

Acontece que o eixo central do seu sucesso de uma empresa com essas características é a constante reinvenção, assim como a procura frequente pela implementação de ideias que estão à frente da concorrência e que oferecem melhor e mais qualidade ao usuário ou consumidor final.

É assim que você deixa de ser uma empresa de marketing para ser uma marca com vários produtos, que atinge diferentes públicos, é mais diversificada e tem maior sucesso. Como vivemos em um mundo tão competitivo, a inovação é algo que exige, cada vez mais, um nível de originalidade.

Apresentar novas ideias todos os dias não é suficiente. A grande diferença é justamente traze ideias bem-sucedidas que sejam aceitas pelo público graças ao seu elemento diferenciador para serem escolhidas no lugar das propostas da concorrência.

Agora, sim! Podemos falar sobre os diferentes tipos de inovação e como eles são aplicáveis ​​em diferentes campos. Vamos lá!

Neste artigo você vai ver:

1. Inovação de produtos e serviços

Melhorar significativamente a qualidade do bem ou do produto que sua empresa oferece é um tipo fundamental de inovação para alcançar o sucesso. Nesse caso, é importante ter um produto que, além de inovador, seja prático e tenha uma longa vida útil.

Um exemplo desse tipo de inovação é o que é aplicado em equipamentos eletrônicos, como telefones celulares ou notebooks. Nesse caso, não são desenvolvidas unicamente ideias em torno da modernização e do conforto do equipamento, mas também em suas possibilidades de atualização contínua em relação ao sistema ou software de que se utilizam.

2. Inovação em marketing

Ser uma novidade ao comercializar sua marca ou produto também é um tipo de inovação. Focar no crescimento de suas vendas é essencial para o sucesso do seu negócio e, portanto, vem daí a importância de saber como se posicionar e se diferenciar entre os seus concorrentes.

Em um mundo em que quase tudo já foi inventado, não resta mais aonde avançar com a ajuda das ferramentas modernas, mas também é necessário levar em conta os métodos tradicionais. Para obter sucesso no marketing, nem sempre é eficaz ir para o tecnológico e o digital. Muitas vezes procurar soluções simples pode ser o grande diferencial.

Por exemplo, atualizar a imagem que serviu de assinatura à sua marca. É o caso de uma marca de refrigerante de cola que decidiu modificar a imagem de sua marca voltando ao seu antigo logotipo. O resultado foi que o público se sentiu identificado com essa imagem retrô e o trabalho foi um sucesso, principalmente para captar novos consumidores.

3. Inovação organizacional

Transformar sua equipe em aliado para a criação de novas e melhores estratégias também é um tipo de inovação.

Não é nenhum segredo que as empresas que funcionam melhor são aquelas em que os processos internos são realizados de maneira eficiente e eficaz. E se adicionarmos a isso a possibilidade de detectar fraquezas, estamos falando de uma estrutura ainda mais forte e, portanto, mais produtiva.

A inovação organizacional concentra-se em alguns princípios básicos:

  • desbloquear o potencial criativo, permitindo que todos possam dar suas opiniões e contribuir com ideias;
  • gerar valor e qualidade nos processos para fortalecer os laços de compromisso e identidade com sua equipe;
  • criar e compartilhar informações, ensinando sua equipe a saber. Isso ajuda a abrir o campo de ideias que podem beneficiá-lo.

Hoje, esse tipo de inovação é amplamente aplicado em grandes empresas de comunicação digital. As marcas com potencial no mundo das redes sociais alcançaram o sucesso ao montar equipes que constantemente trazem ideias e que, ao mesmo tempo, se sentem compreendidas e podem desfrutar de um ambiente de trabalho confortável, próximo e familiar.

Isso se tornou um modelo de negócios bem-sucedido que muitos tentam levar para suas empresas para torná-las mais competitivas e mantê-las em vigor no mercado comercial.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Six Sigma: o que é e como impletar no seu negócio?
👉 Lean Innovation Management: o que é e como aplicar esse método?
👉 Metodologias Ágeis: como usar Scrum, Lean, Kanban e Smart
👉 Ecossistemas de inovação: o que são e quais as vantagens em criar um

4. Inovação de processos

Do fracasso também é possível obter boas ideias. Muitas marcas de sucesso surgiram de tentativa e erro; de ideias mal executadas que se tornaram algo melhor e esse também é um tipo de inovação.

Também é possível ter a capacidade de criar algo bom e melhor do que o projeto original, patenteando-o e introduzindo-o no mercado com sucesso. Ao se deparar com uma ideia que não funciona, vale a pena perguntar: como posso transformar esse resultado em algo benéfico?

É necessário colocar em prática todas as premissas sobre as quais comentamos anteriormente, mas também é importante fazer ajustes básicos a partir dos quais sempre surgem ideias inovadoras.

Alguns dos aspectos que você precisará levar em consideração são:

  • investir em melhorias para o seu produto;
  • tomar como modelo inspirador marcas antigas com um histórico de sucesso;
  • melhorar o uso do seu produto de acordo com as necessidades do consumidor.

Existem muitos exemplos de marcas e empresas que são bem-sucedidas atualmente, mas que em seus primórdios tiveram quedas monumentais que as colocaram à beira da falência.

Entre elas estão a empresa cujo logotipo é uma maçã, as principais companhias aéreas e a marca de um dos cafés mais consumidos no mundo.

Sempre pensar grande

Inovar é crescer. Você não precisa ter a menor dúvida sobre isso. Não faça da inovação um ideal que apenas o ajuda a tornar seu negócio mais lucrativo. Veja isso como um esquema fundamental para mantê-lo com sucesso por um longo tempo.

Gostaria de saber mais sobre inovação? Temos alguns conselhos: baixe o nosso ebook sobre transformação digital e vire um expert no tema!

Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *