Web crawler: saiba o que é e qual a sua relação com o Marketing Digital

O Web crawler é um algoritmo utilizado para analisar o código de websites, gerando insights importantes para as estratégias digitais. Saiba mais sobre o assunto neste post!

O que é Web Crawler?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muitos dos elementos que fazem do Marketing Digital um grande sucesso entre empresas de todos os tamanhos e segmentos são bastante simples.

A lista inclui email, redes sociais e blogs, ou seja, canais e ferramentas que usamos no dia a dia de forma pessoal. Assim, a ponte para começar a usar os mesmos recursos para fazer negócios é menor.

Mas em outros casos, é preciso ir um pouco mais a fundo em questões técnicas para explorar o que a internet tem de melhor para oferecer aos negócios.

Um bom exemplo disso é o web crawler, que impacta muito a estratégia digital de uma empresa. Mas como usar o que você não conhece?

Por isso, continue com a gente e veja tudo que você precisa saber sobre o web crawler e como dominar esse recurso para conquistar bons resultados!

O que é um Web Crawler?

Web crawler, ou bot, é um algoritmo usado para analisar o código de um website em busca de informações, e depois usá-las para gerar insights ou classificar os dados encontrados.

Um exemplo muito clássico de web crawler está nos sites de pesquisa, como Google, Bing e outros.

Pense em como se faz uma pesquisa nesses motores de busca. Para cada expressão pesquisada, aparece uma lista de sites, blogs e vídeos do YouTube.

Mas como esses buscadores encontram cada site e os classificam na ordem específica em que aparecem na sua tela? Por meio de web crawlers.

Os principais são:

  • Googlebot, o crawler do Google;
  • Yahoo! Sluro, do Yahoo!;
  • Msnbot, usado pela Microsoft no buscador Bing;

Mas hoje em dia esse não é o único uso do web crawler. Já existem ferramentas que podem ser usadas por qualquer pessoa para analisar o próprio site em busca de ideias e pontos de melhoria.

Criar o próprio web crawler exige conhecimento em programação, mas também há opções pagas e até outras gratuitas, de código aberto.

Alguns que você pode usar são:

  • Oncrawl, um crawler que realiza auditorias de SEO completas no seu site;
  • Dyno Mapper, focado na criação automática de mapas do site;
  • Arachnode.net, sistema de código aberto escrito em linguagem C#;
  • Screaming frog, que tem um pacote de ferramentas de SEO completo para melhorar seu site depois da varredura;
  • Apifier, perfeito para monitorar a concorrência e guiar decisões importantes para o seu próprio site.

Como os Web Crawlers funcionam na prática?

Já ficou claro que os web crawlers analisam sites e coletam informações, mas como eles fazem isso?

Antigamente, era preciso enviar o seu site para mecanismos de busca, como o Google, a fim de que eles encontrassem suas páginas com maior velocidade.

Hoje ainda é possível fazer isso, mas basta conseguir alguns backlinks para o seu site que ele já entrará no radar dos buscadores.

Aliás, isso nos ajuda a entender como os crawlers funcionam: por examinar links.

Esses algoritmos fazem uma varredura pela web. Eles coletam informações de cada linha de código do seu site, página por página, e segue cada link que estiver nela, interno ou externo.

Dessa forma, conseguem mapear todos os sites que possuem links entre si e montar um quadro geral da internet inteira, por assim dizer.

Já no caso de web crawlers particulares, que você pode usar para avaliar seu próprio site ou competidores, acontece o mesmo processo, só que em escala muito menor. Afinal, os crawlers se limitarão aos sites que você quiser pesquisar.

O que Web Crawlers têm a ver com marketing digital?

Você já consegue identificar que os web crawlers têm tudo a ver com o marketing digital que você e eu usamos todos os dias?

Dá para identificar uma participação ativa dos algoritmos em, pelo menos, três aspectos fundamentais de uma estratégia de marketing digital, que são:

SEO

O Google é uma das principais fontes de aquisição de visitas para qualquer site — sem contar os outros motores de busca.

Não é à toa que o SEO (otimização para mecanismos de busca) é tão importante no marketing digital.

Sem uma estratégia bem executada, uma empresa dificilmente consegue tirar proveito desse importante canal de tráfego e vendas, ainda mais com a forte competição atual.

Entender como os crawlers operam ajuda a identificar, por exemplo, os 200 fatores de ranqueamento usados pelo Google, e otimizar para os mais importantes.

Guia do SEO 2.0

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia digital e precisa nortear o seu planejamento de marketing.

Não importa se a sua empresa usa blog, redes sociais ou qualquer outro canal digital para conversar com a persona, a qualidade e relevância do conteúdo têm de vir em primeiro lugar.

Com uma varredura completa, dá para saber se o seu conteúdo tem bom desempenho ou não, e até que ponto é preciso só otimizar o SEO ou fazer alterações no material em si para atrair e converter melhor o público.

Experiência do usuário

Criar páginas que ofereçam respostas satisfatórias para a intenção de busca do usuário é prioridade para o Google, mas não para por aí. A experiência do usuário também é muito valiosa.

Felizmente, o web crawler também pode ser útil nesse sentido, por apontar otimizações de SEO que vão além de tags e estrutura de código, mas que influenciam diretamente na experiência de usuário.

Aspectos como navegação, escaneabilidade dos textos, suporte a dispositivos móveis e velocidade de carregamento são exemplos de fatores que influenciam tráfego e conversões de um site.

Conheça os 5 benefícios de usar um web crawler na sua estratégia digital

O web crawler é uma ferramenta poderosa de análise, e busca informações que de outra forma não somos capazes de encontrar.

Mas quais são as possibilidades desse recurso, e que tipos de benefício podem trazer para o marketing da sua empresa?

Veja 5 formas de usar um web crawler e como cada uma delas pode ajudar a transformar seus resultados:

1. Aprender sobre a concorrência

Estudar a concorrência é uma boa forma de aprender com o que seus competidores estão fazendo de melhor e aproveitar as brechas com os erros que cometem.

Crawlers podem ser usados para extrair insights de sites específicos além do seu, ou seja, é possível fazer pesquisa dos concorrentes.

A melhor forma de usar as informações extraídas dessa forma é por:

  • entender quais oportunidades úteis podem ser mais bem exploradas pela sua empresa;
  • descobrir erros dos competidores que você pode corrigir e transformar em um diferencial competitivo.

Jamais pesquise concorrentes só para copiar cegamente cada movimento deles. O ideal é sempre se manter informado, mas criar suas próprias estratégias.

2. Monitorar a reputação da empresa

Além de aprender o que seus competidores fazem, nada melhor que descobrir o que os clientes, parceiros e até funcionários pensam da sua empresa.

Também dá para colocar seus web crawlers para trabalhar em fóruns, redes sociais e sites de notícias a fim de encontrar informações sobre o que as pessoas acham da sua marca.

Dá até para comparar os resultados dessa avaliação com o sentimento das pessoas sobre a concorrência.

Assim, ficará claro se a sua empresa precisa melhorar em aspectos que não tem, necessariamente, a ver com o marketing digital — como atendimento, qualidade do produto/serviço, etc.

3. Gerar mais leads

Se a sua empresa precisa de informações de outros sites para gerar oportunidades de negócio, vai tirar muito proveito do web crawler.

Dessa forma, é só usar o bot para buscar os dados necessários nos sites em questão e usar essas informações para qualificar o seu processo comercial e gerar leads com maior valor de forma semiautomática.

Por exemplo, imagine que você trabalha em uma agência de empregos.

Seria possível fazer uma varredura em vários sites de vagas para encontrar as vagas abertas e buscar os profissionais certos no seu banco de dados, a fim de ocupá-las.

kit de geração de leads

4. Atrair visitantes para o site

Atrair tráfego qualificado é o início de qualquer planejamento de marketing digital. Sem visitas, não há como converter o suficiente e o retorno sobre investimento será negativo.

À medida que aplicar as otimizações de SEO, melhorar a experiência do usuário, produzir conteúdo relevante e encontrar maneiras de explorar o que a concorrência ainda não faz tão bem, é natural que o seu tráfego orgânico aumente.

Isso forma um ciclo virtuoso, no qual bons resultados trazem mais bons resultados, e cada otimização gera novas oportunidades de negócio.

5. Gerar alertas em tempo real

Caso seu negócio dependa de informações e alertas em tempo real para crescer, poderá usar o web crawler como forma de monitorar essas informações na web e avisá-lo assim que necessário.

De forma geral, os crawlers podem ser muito úteis para qualquer tipo de negócio que possui uma estratégia digital.

O web crawler tem um conceito simples de entender, mas que precisa de conhecimento técnico. Agora que você já sabe o básico sobre sua operação e entende as oportunidades que ele oferece, pode aprender mais e investir no uso desse recurso para conquistar seus objetivos de marketing.

Além do web crawling, outra prática que pode ajudar a sua empresa a conseguir mais resultados é o Web Scraping. Já ouviu falar dele? Então aprenda tudo que precisa saber sobre o assunto!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.