Por Matheus Clemente

Especialista em Growth Hacking no Rock Stage

Publicado em 16 de maio de 2019. | Atualizado em 13 de março de 2020


A WP Engine é uma empresa americana de hospedagem que surgiu no estado do Texas. Ela visa oferecer um serviço de qualidade a sites e a blogs em WordPress, sendo considerada uma líder do setor, atendendo a mais de 120.000 clientes em 140 países.

Talvez você esteja planejando atrair pessoas por meio do Marketing de Conteúdo. Se esse é o seu plano, está no caminho certo. Afinal, essa tem se mostrado uma ótima estratégia para atrair visitantes, convertê-los em leads e, por fim, transformá-los em clientes por meio de um site ou blog.

Aliás, oferecer informações se tornou algo tão essencial que se fala na possibilidade de a expressão Marketing de Conteúdo começar a morrer em 2020. E, pensando bem, isso até faz sentido, já que o próprio termo marketing já traz consigo a necessidade de se produzir conteúdo e direcioná-lo ao público-alvo.

Isso mostra que não dá para fazer marketing sem produzir conteúdo. Nesse sentido, um fator-chave em uma boa estratégia é a hospedagem do seu site ou do seu blog. Afinal, você quer que sua casa na internet esteja sempre disponível para receber visitantes, de modo a oferecer a eles uma boa experiência de navegação, não é mesmo?

Aí surge uma questão importante: qual hospedagem escolher, já que existem incontáveis opções? Cada uma tem seu conjunto de especificações técnicas, como largura de banda, armazenamento, limite de visitas mensais, velocidade do servidor e por aí vai — lembrando que esses fatores podem impactar sua estratégia de Marketing Digital.

Por isso, neste post, nós vamos apresentar a WP Engine. Assim, você vai entender como essa hospedagem funciona, o que ela oferece e quais são os prós e os contras de contratá-la. O assunto está organizado de acordo com estes tópicos:

O que é WP Engine?

A WP engine é uma empresa americana sediada no estado do Texas. Seu objetivo é oferecer hospedagem de qualidade voltada a sites e a blogs em WordPress. Trata-se de um dos líderes do setor, atendendo a mais de 120.000 clientes em 140 países.

A empresa conta com mais de 600 colaboradores espalhados pelos escritórios nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália e na Irlanda.

Seu fundador, Jason Cohen, a criou em 2010, por sentir falta de um serviço de hospedagem que oferecesse todos os aspectos necessários para os websites, incluindo segurança, velocidade e escalabilidade.

A WP engine é considerada uma das startups mais bem-sucedidas no Texas e tem a satisfação de contar com um crescimento médio de 30% ao ano.

Ao acessar a página da WP Engine, você já se depara com uma comunicação visual muito bonita e a garantia de um serviço de qualidade, que promete “experiências inovadoras” por meio da “melhor plataforma” de desenvolvimento de sites WordPress.

O que a WP Engine oferece?

Agora que você conhece um pouco da história da empresa, vamos ao que mais interessa: quais são os serviços que a WP Engine oferece? Confira alguns deles a seguir.

Hospedagem gerenciada

O serviço oferecido pela WP Engine é chamado de hospedagem gerenciada. Isso significa que a empresa se responsabiliza por toda a parte de segurança e as atualizações.

Hospedagens com preços muito reduzidos ou gratuitos não costumam oferecer esse tipo de benefício, que, naturalmente, tem seu custo. Assim, quem contrata a WP Engine pode contar com essa comodidade extra. Dessa forma, é como se você estivesse terceirizando o monitoramento, a manutenção e a resolução de problemas relacionados com atualizações e segurança.

Temas premium para o WordPress

Se você já conhece o WordPress, deve estar familiarizado com a possibilidade de alterar o layout do seu site de forma simples e gratuita, por meio dos templates. Acontece que, muitas vezes, os temas têm uma versão paga, ou premium, que libera funcionalidades extras que permitem incrementar o projeto.

É claro que, nesse caso, você precisa estar disposto a pagar pela licença. Porém, para quem tem um plano na WP Engine, vários templates premium estão disponíveis sem nenhum custo adicional. Além de bonitos, eles reúnem funcionalidades que podem ser muito úteis.

Esses temas estão organizados em categorias, que incluem, por exemplo, estilo de vida, negócios, fotografia e e-commerce. Para você ter uma ideia do que representa esse brinde, vamos dar uma olhada no template chamado Wellness Pro. Dá uma olhada no preço dele, conforme este print que tiramos no site do desenvolvedor:

Viu que a licença desse template é praticamente 100 dólares? Mas ele está disponível de forma gratuita, além de vários outros, para quem é cliente da WP Engine.

Backups

Backups fazem parte de uma rotina de segurança de quem administra um site ou um blog. No caso do WordPress, existem plugins que facilitam essa tarefa.

Mesmo assim, a WP Engine faz backups diários, o que pode ser muito útil no caso de algum problema provocar perda de dados no seu site. Como de costume, a empresa incentiva o cliente a fazer cópias de segurança, mas é bom saber que eles também estão preocupados com isso e se adiantam para dar todo o suporte que puderem.

Powered by Rock Convert

Migração

Caso você já tenha um site ou um blog hospedado em outro lugar e decida se tornar cliente da WP Engine, ela facilita a migração. A empresa oferece a assistência necessária no procedimento, o que é ótimo, já que estamos falando de uma atividade complexa que requer muita atenção e um bom conhecimento técnico.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 12 melhores criadores de site do mercado
👉 Como manter a segurança do seu site? Entenda agora mesmo!
👉 Rock Stage: performance, conversão e segurança para WordPress

A WP Engine é a melhor opção para você?

Agora é a hora de avaliar se a WP Engine é uma boa opção para você. Confira alguns prós e contras que não podem ser deixados de lado.

Prós

A WP Engine foi criada pensando especificamente no WordPress. Ou seja, esse CMS é a especialidade deles. Isso significa contar, por exemplo, com uma equipe de profissionais que conhecem profundamente o software.

Além disso, o WordPress já vem pré-instalado no servidor, o que elimina boa parte do trabalho que requer um bom conhecimento técnico. A plataforma da WP Engine ainda permite automatizar a realização de backups e a atualização de plugins.

O tempo de disponibilidade do servidor também é muito comentado pelos clientes. O fator conhecido como uptime, na WP Engine, está próximo dos 100%, o que significa ter um site que quase nunca sai do ar. E mesmo que o tráfego esteja bastante intenso, a empresa garante que não há perda de velocidade no acesso.

Também é interessante o fato de a empresa oferecer um certificado SSL sem cobrar qualquer taxa extra. Ainda com respeito à segurança, é importante lembrar que, todos os dias, a WP Engine faz um escaneamento diário contra malwares, além de contar com um firewall atualizado diariamente, o que resulta em proteção contra as ameaças mais recentes.

A disponibilidade de templates premium também é muito vantajosa, já que isso permite adicionar ao blog funcionalidades que vão além do básico.

Por fim, vale a pena contar com uma hospedagem gerenciada, pois significa não precisar ter conhecimentos avançados para manter a segurança do seu site. Afinal, essa atividade fica a cargo da própria empresa.

Contras

Você já deve ter percebido que algumas hospedagens oferecem um plano gratuito, certo? Isso realmente é muito vantajoso, visto que dá a oportunidade de testar o serviço em um plano mais enxuto.

Assim, se, com o tempo, você se interessar em aproveitar melhor os serviços da hospedagem, basta fazer um upgrade a fim de usufruir mais vantagens ao pagar uma mensalidade.

No caso da WP Engine, não há um plano gratuito. Confira as assinaturas oferecidas:

Além do fato de não haver um plano gratuito, perceba que os preços estão em dólar. Assim, ao converter os valores para a nossa moeda, o resultado pode acabar assustando alguns.

Veja outra questão importante: você fala bem inglês? Isso realmente será necessário caso adquira um dos planos da WP Engine. O plano mais em conta oferece suporte via chat, e os outros permitem solicitar ajuda por telefone.

Mas como o serviço só está disponível em inglês, é importante saber se comunicar bem na língua. Afinal, a configuração de um servidor quase sempre requer a ajuda do suporte. Mesmo que você tenha um bom conhecimento de WordPress, um ou outro ajuste requererá intervenção da equipe técnica.

Vamos a outro ponto negativo dos planos da WP Engine. Dê uma olhada nos serviços oferecidos:

Viu que não há email na lista? Pois é. Um serviço tão importante acabou ficando de fora, de modo que a WP Engine não oferece a você a oportunidade de ter um endereço eletrônico no formato seunome@nomedasuaempresa.com. Ela também não oferece o registro de domínio, de forma que isso deve ser feito junto a outra empresa.

Como você pode perceber, a WP Engine é uma hospedagem de qualidade. Entretanto, é necessário analisar os prós e os contras a fim de fazer uma boa escolha. Leve em conta que ter um suporte em português é importante, o que infelizmente não é disponibilizado pela empresa.

Também é necessário dar atenção à questão da quantidade de visitas mensais, bem como ao espaço de armazenamento e ao tráfego mensal. Na hora de comparar, dê uma atenção especial a esses fatores, ok?

Você acabou de conhecer a WP Engine, que é uma empresa estrangeira, certo? Que tal dar sequência na sua análise e conhecer agora as melhores opções nacionais? Confira o artigo “As 10 melhores hospedagens de site do Brasil”.

Avalie a performance do seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *