Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 14 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 8 de maio de 2020


Internacionalizar um negócio é essencial no mundo globalizado em que vivemos. Por isso, é fundamental contar com uma ferramenta para ajudar na comunicação multilíngue. WPML é um poderoso plugin que facilita a tradução dos seus conteúdos em várias línguas.

O mundo está cada vez mais globalizado e isso facilita que um negócio atravesse suas fronteiras. Os limites físicos cada vez são menores, porém ainda há um problema na internacionalização de um negócio: o idioma. Por isso, soluções como o WPML têm surgido para sites feitos em WordPress.

A presença na internet permite que uma empresa seja vista em qualquer parte do mundo, mas devemos pensar na melhor forma de chegar até esse novo público.

Se você quer que seu site alcance o mercado internacional, é necessário se preparar para isso. O primeiro passo é traduzir seu conteúdo nos idiomas dos países onde você quer chegar.

No WordPress existem diversos plugins no mercado que facilitam esse trabalho. Hoje vamos falar especificamente sobre o WPML, a mais popular das ferramentas para sites multilíngues.

Nesse artigo você vai ver:

  • O que WPML?
  • Quais são as caraterísticas do WPML?
  • Como traduzir sites usando WPML?
  • Com WPML posso dispensar um tradutor?

Pronto para começar? Vamos lá!

O que WPML?

WPML (WordPress Multilingual Plugin) é um plugin para WordPress que permite transformar um site ou blog monolíngue em uma plataforma multilíngue.

Com essa ferramenta, o conteúdo do seu domínio pode ser traduzido para mais de 40 idiomas sem prejudicar o SEO. Além disso, é bastante intuitivo e conta com diversos recursos que facilitam o processo de tradução.

O plugin tem o recurso de tradução automática e manual, inclusive, ambas podem ser trabalhadas paralelamente.

O WPML é atualmente o mais utilizado no mundo inteiro. É uma ferramenta que já tem muitos anos no mercado, mas constantemente recebe atualizações.

Para utilizar esse plugin é preciso adquiri-lo na plataforma da marca para que depois seja instalado no WordPress. Você pode comprar a ferramenta a partir de USD 29, e a renovação após um ano é de USD 21.

Se você tiver um blog e quer torná-lo multilíngue, esse é um plugin que não pode faltar no seu repertório. Mas se ainda não criou seu blog, conheça primeiro o Rock Stage, a plataforma de hospedagem e gerenciamento de blogs da Rock feita inteiramente em WordPress.

LEIA TAMBÉM
👉Conheça o Rock Stage, a solução para criação de sites e blogs em WordPress
👉 Conheça o plugin Really Simple SSL e como ele pode deixar o seu site seguro
👉 Entenda o que é DDOS e como evitar ataques ao site da sua empresa

Quais são as caraterísticas do WPML?

Não é a toa que o WPML é tão utilizado no mundo inteiro: ele tem diversos recursos que facilitam a gestão de um site multilíngue.

A seguir, veja algumas das suas caraterísticas.

Facilita a gestão do seu site multilíngue

A estruturação de um site multilíngue pode parecer uma dor de cabeça para qualquer um, porém, o WPML ajuda nessa tarefa.

Após a instalação, você seleciona os idiomas que quer ter no seu site ou blog e decide como quer organizar os conteúdos. Pode optar por ter um domínio diferente para cada um deles, dividi-los em subdomínios ou separá-los em diretórios.

Assim, tudo fica organizado e com um código limpo que não vai prejudicar o SEO técnico.

Permite a otimização para SEO

Como acabamos de ver, a estruturação do site colabora com o SEO técnico. Além disso, é possível otimizar outros detalhes.

Por exemplo, você pode potencializar cada uma das URLs, metadescrições, alt texts e outras informações que fazem parte das boas práticas de SEO.

É compatível com a maioria de temas

O WordPress tem uma variedade enorme de temas e frequentemente são lançadas novas alternativas. O WPML é compatível com a maioria dos temas do WordPress. Inclusive, as novas versões são testadas constantemente para que não existam divergências.

Além disso, o WPML é compatível também com os plugins mais utilizados pelo mercado, entre eles podemos citar: Yoast, Woo, Contact Form 7, Avada, entre outros.

Possibilita a tradução dos textos dos temas

Outra das caraterísticas do plugin é a tradução dos temas. Por ser compatível com grande parte deles, é possível fazer a sua tradução. O mesmo acontece com os plugins. Dessa forma, seu site multilíngue terá uma aparência impecável.

Permite um ótimo gerenciamento das traduções

Como foi mencionado anteriormente, o plugin permite fazer a tradução automática ou manual.

A tradução automática é muito simples de fazer e a plataforma colabora com seu design intuitivo. Em poucos cliques é possível traduzir a sua página automaticamente.

Por outro lado, a tradução manual oferece uma qualidade maior, quando feita por profissionais competentes. Por esse motivo se você não vai ser o responsável por essa tarefa, a ferramenta permite compartilhar o painel de tradução com os tradutores que farão o trabalho, limitando seu acesso só ao conteúdo a ser traduzido.

Powered by Rock Convert

Dá acesso a uma rede de tradutores

Outra opção da ferramenta é o acesso a uma rede de tradutores qualificados. Assim, você poderá recorrer a eles, caso não conte com os profissionais adequados para realizar essa função.

Como traduzir sites usando WPML?

A exemplo dos demais plugins do WordPress, o WPML é bastante simples. Uma vez instalado, ele está pronto para ser configurado e para transformar seu domínio em um site multilíngue. A seguir, você verá como usá-lo em poucos passos.

Configurando o plugin

Ao clicar no plugin instalado, você verá a seguinte tela:

wpml

Antes de configurar os novos idiomas, você deverá selecionar a língua do seu website.

Depois disso, na página seguinte, aparecerão todos os idiomas que você pode configurar no seu site, além do original.

Você deverá selecionar aqueles que utilizará.

Uma vez selecionados, você irá para a página seguinte onde pode colocar a ordem que quer que apareçam no menu.

wpml

Após fazer isso, na mesma página deverá selecionar a opção que vai gerar o menu de línguas na home do seu site.

wpml

Fazendo as traduções

As traduções podem ser feitas de duas formas, automáticas ou manuais.

Uma vez finalizadas as configurações iniciais, você já pode fazer suas traduções. Para isso acesse normalmente as entradas do seu blog. Você verá a imagem seguinte.

Do lado de cada uma das entradas há um “+” embaixo da bandeira do idioma. Para fazer a tradução, você só deverá clicar no “+” correspondente à língua que você vai querer traduzir. Isso levará você à página seguinte.

wpml

Nela você verá o texto original à esquerda e os espaços onde você vai inserir o conteúdo traduzido ao lado. À direita você poderá fazer a tradução de cada bloco individualmente ou se preferir pode clicar na opção de tradução automática na parte de cima.

O plugin é totalmente intuitivo e fácil de utilizar. Se você conta com uma equipe externa de tradutores, eles só terão acesso aos conteúdos a serem traduzidos. Inclusive, eles nem conseguem mexer no conteúdo original. Uma forma prática de terceirizar o trabalho com segurança.

Com WPML posso dispensar um tradutor?

Como você viu, o WPML dá a opção de fazer a tradução automática, porém, é importante falarmos sobre os prós e os contras dessa alternativa.

Vantagens da tradução automática

A maior vantagem da tradução automática é a rapidez com que um conteúdo é traduzido. Não há ser humano no mundo que consiga chegar perto dessa velocidade.

Porém, é importante considerar os prejuízos que isso pode trazer para uma estratégia de conteúdos.

Desvantagens da tradução automática

Ao criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, devemos considerar muitos fatores antes de começar a produzir o nosso material.

Tudo isso é necessário para encontrar a melhor forma de nos comunicarmos com a persona, ao mesmo tempo que seguimos as boas práticas para SEO.

Quando fazemos uma tradução automática tudo isso desaparece. O tom com que falamos com a persona não será mais o mesmo, a palavra-chave traduzida literalmente pode não ter o mesmo efeito e algumas das práticas de SEO podem se desvanecer em uma tradução automática.

Se a tradução de um texto literário pode ser muito prejudicada com uma tradução automática, o que podemos dizer então de um conteúdo digital que tem o objetivo de cativar a persona?

No Marketing é fundamental utilizar as palavras certas que permitam uma aproximação com o leitor, algo que não poderá ser feito em uma tradução automática.

A necessidade de um tradutor é fundamental, mas não qualquer um, e sim um tradutor que entenda não só de SEO, mas também de copywriting.

Portanto, respondendo a pergunta que inicia esse segmento: não, não é possível dispensar um tradutor e esse não é o objetivo do plugin.

Seu objetivo é oferecer uma alternativa que permita transformar um site monolíngue em um site multilíngue em poucos passos, sem prejudicar seu posicionamento nos mecanismos de busca, facilitando o seu gerenciamento.

O WPML é uma ferramenta bastante útil para quem procura alcançar outras culturas e expandir os negócios em outros países com um resultado profissional.

Se você utiliza o WordPress e busca internacionalizar sua marca, não duvide em adquirir essa ferramenta que certamente facilitará seu crescimento em outros territórios.

Assim como o WPML existe uma grande variedade de plugins que podem facilitar a sua vida e colaborar com a boa performance do seu site. Quer conhecer alguns deles? Então dê uma olhada nos melhores plugins para WordPress e os instale logo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *