Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 12 de julho de 2019. | Atualizado em 13 de janeiro de 2020


O DMP ou Data Management Platform é uma plataforma de gerenciamento de dados que permite interpretar, coletar e organizar informações de diferentes fontes para otimizar a publicidade digital. Neste artigo você vai conhecer melhor essa ferramenta, seu funcionamento e benefícios!

A cada dia, a tecnologia dá um passo adiante e colabora com diversas áreas. Dois dos grandes beneficiados são o Marketing Digital e a publicidade.

Com essa grande aliada, é possível otimizar campanhas publicitárias, permitindo alcançar exatamente o público que nos interessa sem muito esforço. Para entender melhor como ela pode ajudar a aumentar o poder da publicidade, falaremos sobre DMP ou Data Management Platform.

Neste post, você descobrirá o que são, como funcionam, quais são suas fontes e todos os benefícios que podem trazer e os principais DMPs da atualidade. Confira o que será abordado:

O que é DMP ou Data Management Platform?

Data Management Platform ou DMP é uma ferramenta de gerenciamento de dados que interpreta, coleta e organiza informações digitais de diferentes canais.

Dessa forma, é possível obter dados sobre o público do nosso interesse, gerando uma audiência mais ampla, para a qual podemos oferecer nossos produtos ou serviços.

O DMP permite a otimização de campanhas de anúncios digitais, já que quanto mais dados temos de nossos potenciais clientes, maior é a probabilidade de conversão.

Quais são as fontes de dados que um DMP gerencia?

Ao definir o Data Management Platform, dissemos que a ferramenta obtém dados de diferentes canais — e é exatamente isso que o torna tão útil —, pois além dos dados obtidos nesses meios, é possível coletar informações de outras fontes.

O DMP pode coletar dados de três fontes diferentes. Acompanhe! 

1st party data

São todos os dados obtidos nos próprios canais. Por serem dados adquiridos dos próprios clientes, geralmente são mais valiosos.

Esses dados incluem as informações que o comprador nos fornece espontaneamente, bem como os dados que refletem seu comportamento no espaço online.

Os canais próprios são:

2nd party data

São o mesmo tipo de dados obtidos na 1st party data, mas não recolhidos nos seus canais, e sim em outros.

Em outras palavras, você obtém os dados ao entrar em contato com uma empresa do mesmo segmento que o seu ou de um segmento relacionado que complemente seu negócio.

Por exemplo, se você vende bolas de tênis, pode usar os dados de uma empresa que fabrica as raquetes para esse esporte.

3rd party data

São dados geralmente comprados, procedentes de fontes externas. Normalmente é o tipo de informação mais cara, mas, apesar disso, não possui tanto valor. No entanto, são essenciais quando se busca expandir o público.

Geralmente os dados obtidos são:

  • idade;
  • gênero;
  • estado civil;
  • número de filhos;
  • área profissional;
  • nível de renda;
  • interesses;
  • localização geográfica.

Uma vez que os dados são obtidos, independentemente de sua origem, são integrados e trabalhados na mesma plataforma.

Como um DMP funciona?

O DMP executa, basicamente, três etapas que veremos a seguir.

1. Coleta os dados

Como você já viu, os dados são coletados em diferentes canais e podem ser obtidos por meio de cookies ou de formulários que o próprio usuário preenche.

2. Processa a informação

Depois que a plataforma colhe os dados, é hora de processá-los. A ferramenta relacionará todas as informações para identificar os vários segmentos de público.

3. Usa os dados para publicidade programática

Publicidade ou compra programática, em suma, é a compra automatizada de espaços para publicidade online. Os dados obtidos pelo DMP servem para fazer a segmentação e criar as audiências, dependendo do comportamento e dos interesses do usuário.

Com esses dados, é possível identificar quem impactar, de que forma e por meio de quais canais.

Quais são os benefícios do uso de um DMP?

Um DMP pode ajudar, e muito, a determinar audiências com foco na conversão, no entanto, suas vantagens não param por aí. A seguir, mostraremos 5 benefícios que você pode obter usando um DMP.

Permite fazer publicidade direcionada

A publicidade direcionada a segmentos específicos é muito mais eficaz e um DMP permite a microssegmentação de usuários. Assim, você pode personalizar as campanhas de publicidade ao máximo e, consequentemente, otimizar as conversões.

Otimiza a experiência do usuário

Ao personalizar a interação do usuário com a publicidade, sua experiência melhora consideravelmente, já que apenas serão exibidos anúncios do seu interesse.

Melhora o ROI das campanhas

Quando você obtém uma taxa de conversão mais alta, o ROI diminui automaticamente, permitindo otimizar o orçamento.

Permite implementar estratégias eficientes

Os dados de valor obtidos permitem a criação de novas estratégias em diferentes canais. Estratégias independentes podem ser criadas para cada segmento de público.

Permite gerenciar várias campanhas online

É possível gerenciar mais de uma campanha de publicidade digital por meio de diferentes redes de publicidade.

Quais são as principais ferramentas de DMP?

A seguir, veremos as 4 principais ferramentas de DMP da atualidade.

Oracle BlueKai

Essa poderosa plataforma de Big Data é baseada na nuvem e conta com um banco de dados completo, já que possui milhões de perfis de clientes anônimos.

O Oracle BlueKai é uma plataforma confiável baseada em fontes autorizadas.

Audience Studio

O Audience Studio é o DMP do Salesforce. Usa Inteligência Artificial para analisar milhões de dados rapidamente. Esse DMP permite gerar novos públicos com bastante precisão.

Adobe Audience Manager

A plataforma de gerenciamento de dados da Adobe permite que os dados sejam obtidos rapidamente, ativando segmentos em tempo real. Seus clientes podem criar perfis de público únicos, otimizando os resultados.

Mediamath

O DMP do Mediamath trabalha os dados em tempo real em um ambiente omnichannel. Possui ferramentas de mineração de dados capazes de processar grandes volumes de informações.

Essa plataforma de gerenciamento de dados foi reconhecida como a melhor DMP no Digiday Awards 2019.

O Data Management Platform surgiu para dar outra direção à publicidade, integrando-a de forma personalizada ao ambiente que está inserida para alcançar o público com maior probabilidade de conversão, aprimorando, dessa forma, a experiência do usuário e os resultados das empresas.

Assim como o DMP, a automação de marketing também permite personalizar nossas campanhas, algo que seria impossível sem a ajuda da tecnologia.

Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre a importância da automação fazendo o download grátis do nosso ebook sobre o tema!

RFP para Automação de MarketingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *