Entenda o que é Gestão de Preços e como aplicá-la ao seu negócio

Saber como fazer gestão de preços eficiente é o que pode colocar uma empresa em uma posição financeira confortável. Seja na venda de produtos, seja na comercialização de serviços, é preciso considerar desde o mercado aos custos internos na hora de precificar.

Gestão de Preços

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quanto custa para que a sua empresa funcione? Essa é uma pergunta que deveria ser feita a todo empresário que deseja ter boa saúde financeira, equilibrando o quanto recebe diante do que precisa investir mensalmente para que o negócio tenha sucesso.

Em meio a isso, surge uma dúvida bastante natural: “afinal, como fazer gestão de preços eficiente?”. A estimativa nunca é uma boa opção quando se trata de um negócio.

Para que uma empresa exerça suas atividades, muito dinheiro precisa ser aplicado, e isso tem impacto direto no preço cobrado por um serviço ou produto. Quanto mais rápido esse entendimento for obtido, menores são os riscos de prejuízos e até mesmo de chegar à falência.

Neste conteúdo, você entenderá finalmente como é possível realizar uma gestão de preços com bases sólidas e que apresente bons resultados. Acompanhe!

O que é gestão de preços e qual é a sua importância?

A precificação é uma questão comum a qualquer empresa, independentemente se ela vende um produto ou se presta serviços. Ela cobra pela sua atividade principal, e esses valores precisam ser definidos dentro de bases importantes e sólidas. Afinal, quanto cobrar pelo que é comercializado em um negócio?

Essa é a dúvida que dá origem à importância da gestão de preços. O conceito significa nada mais que o controle e a observação contínua de quanto é cobrado por produtos e serviços em um negócio.

Para isso, é fundamental acompanhar algumas questões relacionadas à atividade da empresa e tudo que a envolve, especialmente, quanto é preciso desembolsar para seu funcionamento.

Precificar não é uma atividade simples. Não basta definir quanto o produto ou serviço custará só avaliando a sua qualidade e quanto o mercado cobra.

Esses são apenas um dos pontos que impactam as finanças da empresa, mas a análise é muito mais ampla e profunda. Entender como fazer gestão de preços eficiente passa pelo bem-estar financeiro do negócio.

O impacto da gestão de preço para as empresas

Toda companhia está em pleno funcionamento por uma finalidade: lucro. De acordo com o tamanho da empresa, o que ela comercializa e o seu alcance, é possível definir metas de vendas e, então, construir perspectivas de faturamento.

Há sempre as expectativas que são traçadas de maneira consciente e que colocam nas previsões quanto é esperado em relação ao lucro que pode ser obtido.

Esses valores podem ser alcançados, só que é importante que seja um trabalho realista. Para que a companhia consiga chegar às suas metas, a gestão de preços é indispensável, já que o faturamento está diretamente ligado a quanto uma empresa cobra pelo que vende.

A importância dessa definição otimizada de preços é, justamente, ter sempre um faturamento que cumpra as suas expectativas, mas a questão vai além disso. Toda atividade tem um custo, independentemente se é de produção do que vende ou se é operacional, para entregar determinado serviço que é prestado.

No gerenciamento da companhia, todo o dinheiro aplicado mensalmente é considerado fundamental para que ela realmente funcione.

A partir disso, a gestão de preços deve ser feita com base nesse custo total de atividade da companhia e também em quanto é necessário gastar para que um produto vá ao mercado ou que um serviço seja prestado.


Como fazer gestão de preços eficiente?

Gerenciar os preços com os quais uma empresa trabalha é algo que depende da avaliação de uma série de questões cruciais.

Há muitos custos, despesas e outros fatores ligados à precificação de um produto e, para definir os números certos, é preciso cruzar todas essas informações.

A seguir, você entenderá quais são os fatores importantes e quais tarefas devem ser executadas para chegar aos resultados que indicarão quais valores seguir. Veja como fazer gestão de preços eficiente!

1. Calcule os custos e despesas da empresa

Tudo começa pelo entendimento de quanto a sua empresa precisa para funcionar. Absolutamente tudo precisa ser considerado, desde quanto é gasto com aluguel nos escritórios até as despesas como as contas de água e energia.

Só o que pode cobrir esses valores são os produtos e os serviços comercializados, portanto, eles devem ser precificados a partir disso. Nesse cálculo, há duas categorias que precisam ser entendidas: custos e despesas.

São conceitos diferentes e que ajudam a categorizar para onde vai o dinheiro da empresa.

  • custos: podem ser considerados todos os valores necessários para que o produto seja confeccionado ou o serviço seja prestado;
  • despesas: estão relacionadas aos valores gastos para a manutenção da empresa, como o aluguel de um galpão, gastos com a manutenção dele, a folha de pagamento dos colaboradores, entre outras.

Tudo deve ser devidamente registrado e contabilizado. Dessa forma, a empresa sabe qual é o montante geral para que ela funcione e, então, a precificação sempre deve considerar um percentual para cobrir esses valores.

2. Acompanhe os preços do mercado

Um dos pontos que ajudam a entender como fazer gestão de preços eficiente é manter a atenção aos valores praticados no mercado. Nessa etapa do trabalho, há algumas questões que devem ser consideradas, mas, desde já, é importante considerar que os preços não podem ser exageradamente incompatíveis.

O mercado trará a média, mas, naturalmente, é possível ficar abaixo ou acima disso, sempre considerando questões como:

Preços muito distantes do mercado podem afastar os clientes, mas também podem gerar desconfiança se forem muito baratos. A credibilidade estará sempre em questão, logo, é importante não se distanciar muito da média.

Manter um negócio funcionando e entregar algo de qualidade para o consumidor são fatores que exigem capital, e a precificação correta influencia isso.

Você pode se interessar por estes outros conteúdos sobre gestão!
Yield Management: o que é e como fazer a gestão da sua oferta?
Sistema de gestão: quais os tipos, as vantagens e como escolher um
Gestão integrada: o que é e como implantar em sua empresa
Como usar o top-down e bottom-up na gestão da empresa
15 especialistas indicam 44 ferramentas de Marketing, Gestão e Vendas

3. Monitore os resultados diante das metas

Para alcançar as expectativas de investidores e de proprietários, uma empresa precisa alcançar metas financeiras.

O lucro depende diretamente do preço e, nesse caso, os valores alcançados ao longo de determinados períodos são acompanhados de perto. O desempenho está sempre sob avaliação, e o monitoramento do desempenho é o que ajudará a ter uma perspectiva se a precificação é suficiente.

É natural que os preços mudem pouco, pois é algo que gera impacto para os consumidores. Uma gestão adequada deve se preocupar com isso, porém, em paralelo, precisa se manter atenta a como os resultados financeiros se comportam diante das metas.

Se elas não estão sendo alcançadas, é um sinal de que é preciso repensar o quanto é cobrado pelo serviço ou produto.

O ideal é que o departamento financeiro esteja sempre em contato com marketing e outros setores que trabalham com indicadores importantes em relação ao faturamento da empresa. Esse trabalho em conjunto permite que a companhia saiba como fazer gestão de preços eficiente, sem ficar abaixo das metas.

4. Use um benchmarking

O uso de benchmarking é uma das estratégias mais seguras e competentes para garantir que um negócio trabalhe dentro dos parâmetros do mercado.

Nessa prática, os indicadores de outras empresas líderes e concorrentes no segmento são colocados em prática na própria organização. A proposta é entender como o desempenho dessas organizações pode ser aplicado no próprio negócio.

É como se os resultados financeiros das outras empresas fossem avaliados, mas, além do faturamento, são considerados os custos e as despesas. A partir disso, sua empresa estará capacitada a ter acesso ao benchmarking do mercado, ou seja, os resultados padrões obtidos pelos concorrentes.

A vantagem dessa prática é simples: entender como outras organizações precificam os produtos, diante de suas respectivas realidades.

Nessa busca, pode ser que você descubra que outras companhias cobram bem mais do que o necessário, ou seja, têm metas de lucro ambiciosas. Assim, a sua gestão de preços pode se desenvolver por outra perspectiva!

5. Avalie o valor do que a empresa comercializa

Valor é diferente de preço. Esse é quase um jargão do mundo dos negócios, mas é um conceito muito importante e inevitável.

A gestão de preços deve sempre levar em consideração o que é oferecido, seja um serviço, seja um produto, e determinar quanto ele realmente vale no mercado. Com isso, é possível precificar de maneira correta, com valores adequados e compatíveis.

Há algumas formas de considerar essas questões, como o nome da empresa. Se ela já é uma companhia estabilizada no mercado, certamente, o seu produto terá outro tipo de impacto diante do consumidor.

A credibilidade fará com que o valor agregado aumente, e isso possibilita a cobrança de um preço maior, independentemente se é mais do que a concorrência pede. Inclusive, um produto ou serviço de valor maior também tem os métodos, a matéria-prima e os processos envolvidos.

Naturalmente, um sapato de couro natural valerá mais do que um de material sintético. Além da qualidade envolvida, há o custo de produção e da matéria-prima. Por isso, uma administração eficaz sempre vai considerar o valor do que vende para determinar o preço.

Saber como fazer gestão de preços eficiente garante o alcance de metas de lucro adequadas e permite que uma empresa consiga custear suas atividades. Essa é a fórmula ideal de um negócio financeiramente saudável.

Pensando nisso, aproveite para entender um pouco melhor também sobre como aumentar o valor da sua marca por meio do Branding!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.