Google Optimize: saiba como utilizar essa ferramenta para alavancar a sua estratégia digital

O Google Optimize é uma ferramenta de otimização de sites e é essencial para potencializar as conversões do seu site. Confira!

Google Optimize

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todos os profissionais que trabalham na área de marketing costumam ser focados em números, objetivando apresentar os melhores resultados para que a empresa possa bater suas metas e atingir os objetivos.

Para isso, é necessário o uso de ferramentas como o Google Optimize.

Certamente, você já conhece algumas das ferramentas do Google como o Analytics — usado para medir o tráfego e o comportamento dos visitantes que chegam ao seu site ou blog — e o Google Adwords — voltado para criar as campanhas de mídia paga do buscador.

Quer entender melhor o que é o Google Optimize, como usá-lo e quais são os seus benefícios? Acompanhe este post até o final!

O que é o Google Optimize?

O Google Optimize é uma ferramenta de otimização de sites voltada para os profissionais de marketing digital, e também os web designers.

Ela permite que sejam feitos testes contínuos com diferentes combinações de elementos do site, auxiliando no aumento das taxas de conversão de visitantes e na satisfação geral.

O Google Optimize pode testar qualquer elemento de código HTML em uma página, incluindo blog posts, call to actions, landing pages, imagens e formulários.

Ele também permite testar versões alternativas de uma página inteira, e ainda várias outras combinações de elementos de página, tais como cabeçalhos, imagens ou cópia do corpo — conhecido como teste multivariado.

Portanto, é uma ferramenta que pode ser usada em vários estágios do funil de vendas.

Kit Planejamento do Funil de Vendas

Quais são as versões do Google Optimize?

Existem duas versões da ferramenta. Uma gratuita, que permite que você crie experiências, e o Optimize 360, versão premium de teste e personalização, para empresas que fazem parte da Google Marketing Platform.

Os recursos que ambas executam são:

  • teste A/B;
  • integração nativa com o Google Analytics;
  • segmentação básica por URL;
  • comportamento do usuário e segmentação por tecnologia;
  • segmentação por área geográfica;
  • segmentação técnica (JavaScript, cookies, camada de dados);
  • suporte a apps da web.

Já os recursos que correspondem unicamente à versão gratuita são:

  • até 16 combinações do teste multivariável;
  • até 3 objetivos pré-configurados dos objetivos pré-configurados;
  • até 5 experimentos simultâneos;
  • administração básica com usuários ilimitados;
  • central de ajuda com autoatendimento e fórum da comunidade de parceiros certificados.

E estes são os recursos da versão premium:

  • segmentação por públicos do Google Analytics;
  • até 36 combinações do teste multivariável (MVT);
  • até 10 objetivos pré-configurados nos objetivos do experimento,
  • com mais opções disponibilizadas depois que o experimento é iniciado;
  • mais de 100 experimentos simultâneos;
  • administração do Google Marketing Platform;
  • serviços de implementação;
  • serviços, suporte e SLAs de nível empresarial;
  • cobrança mensal.

Quais são os benefícios do Google Optimize?

Agora que você já sabe o que é o Google Optmize e quais são os seus recursos, vejamos os principais benefícios que você tem ao aderir à ferramenta.

Diferentes tipos de experimentos

Caso o limite de experimentos fosse de apenas um por usuário, isso forçaria as empresas que usam a versão gratuita do Google Optimize a fazer concessões difíceis sobre quais testes e segmentos de clientes deveriam ser priorizados.

Por isso, o Google aumentou o limite para cinco experimentos, além de dar a permissão de fazer mais de 100 experimentos na versão premium.

Dessa forma, você consegue gerar mais oportunidades para usar o Optimize em todo o seu site.

Conexão e integração com o pacote do Google Analytics 360

O Google Analytics 360 Suite é um conjunto de produtos integrados de análise de dados e marketing criados especificamente para profissionais de marketing que operam no nível corporativo.

Esse conjunto de produtos permite que você analise o comportamento do consumidor, desenvolva insights relevantes e forneça uma experiência de marca mais envolvente.

O Google Analytics 360 Suite é composto por:

  • Google Analytics 360: permite desenvolver insights sobre como os usuários interagem com sua empresa online e offline;
  • Google Attribution 360: com ele, você pode modelar a atribuição em vários canais, em dispositivos diferentes, com foco em impressões de anúncios e cliques em anúncios;
  • Google Audience Center 360: ferramenta que lhe permite consolidar listas de público-alvo e dados de usuários para criar novos subgrupos, publicá-los em suas plataformas de marketing e gerar relatórios sobre o desempenho dos mesmos;
  • Google Tag Manager 360: com ele, você pode criar um fluxo de trabalho corporativo para gerenciar tags da Web e de aplicativos, tudo isso a partir de uma única interface;
  • Google Optimize 360: permite fazer experiências no website e personalizar o conteúdo para diferentes públicos-alvo;
  • Google Surveys 360: você pode criar pesquisas online com ele.

Análise mais aprofundada do Google Analytics

O Google Analytics tem tentado diminuir a enorme quantidade de ferramentas que os profissionais de marketing precisam usar.

Conforme explica Sean McQuaide da LunaMetrics, a integração nativa do Google Optimize com o Google Analytics é o maior diferencial da ferramenta:

“Insira o Google Optimize, uma ferramenta de teste e personalização A/B que usa dados do Google Analytics para impulsionar seus esforços de CRO.

Obviamente, o teste A / B não é novidade, nem serve conteúdo personalizado com base no comportamento do cliente. O verdadeiro progresso aqui é como o Google Optimize faz par com o Google Analytics e com que facilidade podemos vincular nossas experiências a KPIs no Google Analytics.”

Editor visual para a criação de experimentos simples

O Google Optimize tem um editor que permite criar versões alteradas das suas páginas a fim de testar diferentes opções de conteúdo HTML (por exemplo, na versão A, a página da Web mostra um botão CTA azul; na versão B, o mesmo botão é vermelho).

O editor trabalha com uma variedade de visualizações de tipo de dispositivo, incluindo celular.

Identifique segmentos-chave de usuários e público-alvo

Conforme ressaltado, uma das coisas que torna o Optimize tão poderoso é a integração profunda com o Google Analytics.

Conforme aponta Krista Seiden, do Google, você pode usar seus dados do Google Analytics para identificar segmentos-chave de usuários. Por exemplo:

  • leads e clientes que acessaram o seu site;
  • geo-localização desses leads e clientes;
  • depois de identificar esses principais públicos-alvo, você pode criar uma oferta exclusiva para cada grupo-alvo e usar o Optimize para segmentar essa oferta para o público-alvo desejado.

kit de geração de leads

Como usar o Google Optimize?

Vamos agora mostrar como você pode começar a trabalhar com o Google Optimize por meio de um passo a passo para se cadastrar e configurar a ferramenta.

Passo 1: crie sua conta do Google Optimize

O primeiro passo é o mais fácil. Vá até a página principal do Google Optimize e faça login usando sua Conta do Google. Em seguida, clique no botão azul “Criar conta” para iniciar o processo de configuração da sua conta.

Então, o Google lhe pedirá permissões. Embora você não precise conceder ao Google todas, geralmente recomendamos que você o faça. Isso ajudará a fornecer dados sobre como você está usando o produto para que ele seja ainda melhor.

Depois de clicar no botão azul “Próximo”, você será solicitado a criar um “contêiner”. Você armazenará todos os seus experimentos nesse contêiner e recomendamos nomear cada um para o site que está cadastrando.

Google Optimize1

Ao clicar no botão azul “Criar”, você será levado a uma tela que lhe permitirá criar o seu primeiro experimento! Mas, antes, vejamos um passo que será essencial para essa nova etapa.

Passo 2: vincule sua nova conta do Google Optimize ao seu Google Analytics

Se você é um usuário do Google Analytics, convém vinculá-lo à sua nova conta do Google Optimize (vale lembrar que este é um passo opcional).

Vinculação Google Optimize com Analytics

Depois que você fizer isso, o Optimize enviará automaticamente uma cópia dos seus resultados do teste de divisão diretamente para o seu Google Analytics (eles ficam registrados na área de relatórios de “Experimentos” do G.A.).

Com esses resultados no Analytics, você pode segmentar por origem de tráfego, criar públicos de redirecionamento personalizados e muito mais.

Para começar a vinculação, selecione a propriedade e a visualização do Google Analytics para o fluxo de dados e clique em “Link” para concluir o processo.

Com suas contas vinculadas, você verá uma mensagem sobre adicionar snippets ao site.

“Snippet” é apenas um trecho de código que você pode copiar e colar em seu site para que o Google Optimize possa fazer seu trabalho e ajudar você a executar todos os testes.

Por isso, sugerimos que você escolha a opção “GET SNIPPET” e siga as instruções para obter o snippet de contêiner do Google Optimize no seu site.

Se você tiver o hábito de usar tags, há uma tag interna que você pode disparar para implantar o snippet de contêiner do Google Optimize.

Guia Completo do Google Analytics

Passo 3: crie seu primeiro experimento

Ao clicar no botão “Criar experimento”, você verá campos que pedem o nome do experimento.

Criar experimento no Google Optimize

Assim, após escolher o nome para o seu teste, você precisará informar ao Google em qual URL o teste está sendo executado.

Por fim, decida que tipo de experimento você vai criar. Segue abaixo a descrição de cada um:

  • Teste A / B: são os mais fáceis de configurar e usar o editor integrado do Google Optimize. Eles são perfeitos para testes simples (como testar títulos) e não exigem um desenvolvedor.
  • Teste multivariável: Este é um teste mais avançado e você só deve estar pensando em usar esses testes se tiver uma quantidade enorme de tráfego.
  • Teste de redirecionamento: esse é o que você escolhe se estiver testando páginas completamente diferentes criadas em URLs diferentes.

Assim que você clicar no botão azul “Criar”, você será colocado no modo “rascunho”, em que poderá definir os detalhes do seu teste.

Passo 4: crie sua variante

Para este passo, vamos usar como exemplo testar um título. Então, nosso primeiro passo é criar uma variante que tenha o novo título. Clique em “nova variante”.

Criar variante no Google Optimize

O Google Optimize vai pedir para nomear a nova variante. Uma vez criada, clique duas vezes nela para editá-la no editor visual do Google Optimize.

Edição da variante

O editor visual é um dos maiores benefícios do uso do Optimize. É bastante flexível e você pode fazer muitas alterações sem precisar incluir seu desenvolvedor, com apenas alguns cliques.

Em seguida, basta clicar nas partes que deseja alterar e ajustá-las. Há uma infinidade de recursos, incluindo a capacidade de visualizar suas páginas usando diferentes dispositivos.

Dessa forma, você pode garantir que seus testes sejam bem executados, mesmo em dispositivos móveis.

Nesse exemplo, fizemos um experimento teste com a própria home do Google:

Edição visual do Google Optimize

Definição de objetivos

Depois de editar a variação e ficar satisfeito com as alterações que você testará, é hora de determinar seus objetivos, desde que tenha as metas definidas em seu Google Analytics.

Qualquer meta que você tenha configurado em seu Google Analytics pode ser usada como um “objetivo” do Optimize. Depois que seus objetivos estiverem definidos, é hora de ajustar a “segmentação”.

Segmentação do teste

Você pode ajustar a porcentagem de visitantes que serão expostos a esse teste e qual porcentagem desses visitantes está exposta a essa variação.

A segmentação do Google Optimize é realmente incrível e vale a pena gastar alguns minutos com ele. Depois, basta clicar em “iniciar experiência” para concluir todo o processo.

Segmentação no Google Optimize

Pronto! A partir daqui, é uma questão de tráfego. Verificar os resultados dos seus testes é bastante simples e pode ser encontrado em “relatórios”.

Eles mostrarão a você qual variação está ganhando ou perdendo em relação ao controle original.

Siga estas práticas recomendadas para certificar-se de que você concluiu os testes corretamente e não está tomando decisões erradas com base em dados incorretos.

Lembre-se também de que, além do Google Optimize, sua estratégia de Marketing precisa dispor de outras ferramentas. Portanto, confira aqui a nossa lista de ferramentas de marketing, vendas e gestão!

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestão

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.