Entenda o que é hashtag (#), para que elas servem e como utilizá-las

Hashtag consiste na união de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, ou "jogo da velha", como é mais conhecida no Brasil. A Hashtag é bastante usada pelos usuários nas redes sociais.

Atualizado em: 28/06/2024
hashtags

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se as redes sociais são lugares em que as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo, pensando e sentindo, não seria ótimo se a gente conseguisse filtrar pesquisas em torno do tema destes comentários?

Se você concordou com esse questionamento pode ficar feliz, pois existe uma solução para isso.

É o uso das hashtags!

Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais constante.

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal.

Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este post a seguir.

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é hashtag?

    Hashtag é um termo ou expressão antecedido pelo símbolo da cerquilha (#) usado nas redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou discussão. É usado no Facebook, X (ex-Twitter), Instagram, TikTok e outras mídias sociais.

    Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que direcionará a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

    Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.

    Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

    A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou.

    Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

    Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.

    Como e quando usar hashtag?

    Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.

    E, logo após, inserir a palavra-chave que você achar que classificará melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.

    Voltando ao nosso exemplo, para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a hashtag #contentmarketing ou  #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu comentário esteja incluído no universo de pesquisa do tema.

    Nossa especialista em conteúdo, Vanessa Dias, dá boas dicas de como usar hashtags de forma mais eficaz:

    As hashtags ajudam em momentos específicos como, por exemplo, se o usuário estiver buscando por algum termo específico nas redes. Eu já encontrei cabeleireiros na minha cidade pesquisando por hashtags no Instagram, por exemplo. 

    E é por isso que hashtags muito genéricas funcionam cada vez menos. É preferível que você utilize hashtags específicas como “#cabeleleireirocampinas” do que simplesmente “#cabelo”. 

    Outra dica é sempre dar uma checada em como essa hashtag escolhida está sendo usada. Que tipo de postagens já existem por lá, se são relacionadas com o seu conteúdo, e se o próprio Instagram recomenda hashtags relacionadas com base naquela”.

    Anotou?

    4 dicas básicas para usar hashtag

    É importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham sucesso.

    1. Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag

    Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso restringirá muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

    2. Não use uma hashtag para cada palavra

    Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você adicionará o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

    3. Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

    Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

    4. Confira a ortografia

    Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.

    De que forma a minha empresa pode usar hashtags?

    Agora que você já sabe o que é uma hashtag e como deve utilizá-la de maneira adequada, é hora de entender como você pode aplicar tais conhecimentos na prática da sua empresa.

    Primeiramente, é importante enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em que os seus públicos estão mais presentes e ativos.

    Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial.

    Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.

    Então, escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.

    Porém, hashtag não é tudo, claro! Vale ter em mente um comentário da nossa especialista. Vanessa comenta:

    “Essa pode ser uma resposta polêmica mas, na minha opinião, as hashtags não evoluíram em sua importância. Na verdade, elas cada vez importam menos dentro de uma estratégia de conteúdo para redes sociais. 

    Não que elas não tenham nenhuma importância – elas têm! Mas, hoje, há coisas muito mais importantes que o produtor de conteúdo deve focar a energia para além da hashtag perfeita: conhecer sua persona, estratégia de conteúdo de acordo com seu objetivo, trazer o funil de inbound para dentro da sua estratégia nas redes sociais, otimização de perfil, formato dos conteúdos…”

    Outra dica: é interessante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing digital.

    Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para concorrerem a promoções ou prêmios, por exemplo, e em troca eles aumentarão muito a visibilidade da sua hashtag.

    Essa foi a estratégia que utilizamos no evento RD Summit, lá em 2019, de modo que as pessoas ganhariam brindes especiais caso postassem fotos com a hashtag em seus perfis no Instagram, confira os resultados:

    Assim, quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas interagirão diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.

    Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais?

    Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.

    É muito importante que se pesquise muito bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.

    São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest e TikTok. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

    Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

    Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média.

    Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades.

    Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem-sucedida no Facebook.

    Nós vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

    Leia também:

    Como usar hashtags para marketing em cada rede social?

    Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários e tornam-se virais.

    Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas no mundo todo.

    Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:

    • #FF no Twitter – “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante)
    • #instagood no Instagram – usada para indicar uma foto que ficou muito boa.

    As hashtags virais muitas vezes não passam de uma rede social para a outra. Não faria muito sentido usar #instagood em um tweet, por exemplo.

    Você também já viu, no item anterior, que existem importantes diferenças entre o modo como as pessoas se apropriaram das hashtags em redes sociais diferentes. Nós destacamos que em algumas redes sociais elas são mais usadas do que em outras.

    Além dessas diferenças, também existem questões práticas que mudam de acordo com o canal. Em outras palavras, o passo a passo para usar uma hashtag e as funções disponíveis também mudam ligeiramente conforme a rede social.

    Hashtag para Instagram

    No Instagram, para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito a partir de uma conta pública.

    Uma diferença interessante em relação ao Twitter e Facebook é que, quando você começa a digitar uma hashtag no seu post, ao inserir o símbolo da cerquilha, o Instagram imediatamente começa a sugerir hashtags baseado na popularidade.

    Para pesquisar os resultados com a sua hashtag, você precisa digitá-la no campo de busca e clicar na opção Tags. Você também pode ver as hashtags mais usadas clicando na opção Explore, representada pela lupa, na parte de baixo da tela.

    Você logo vai notar que, no Instagram, as hashtags são bem mais gerais do que no Twitter. Elas se referem mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.

    Enquanto isso, as hashtags do Twitter tendem a ser mais relacionadas a temas do momento.

    Hashtag para X (ex-Twitter)

    Para publicar uma hashtag no X, basta incluí-la em um tweet publicado a partir de uma conta pública. Tenha em mente que, se a conta não for pública, outras pessoas não poderão visualizar seu tweet ao pesquisar pela hashtag.

    Uma coisa bem única das hashtags no Twitter é a possibilidade de utilizá-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado assunto.

    Retirado da conta: @buzzmonitor

    Essas sessões são chamadas de Twitter Chats, e podem ser uma grande oportunidade para realizar networking com pessoas interessadas em certos assuntos.

    Sua empresa pode participar de um Twitter Chat acompanhando a agenda divulgada. Também é possível submeter seu próprio assunto e atender possíveis parceiros e clientes em uma sessão de Q&A personalizada.

    Depois de publicar sua hashtag por meio de um tweet, você precisará acompanhar o que as pessoas estão dizendo com essa hashtag.

    Você pode fazer isso através de uma busca simples no campo indicado com a lupa, no canto superior direito da tela – afinal, você já sabe exatamente o que está procurando. Não é preciso usar o sinal de cerquilha para essa busca, mas você deve escrever a hashtag da forma correta.

    Com a busca avançada, você ainda consegue direcionar mais os resultados que deseja. É possível limitar a busca por data ou localização, por exemplo, ou até mesmo procurar tweets positivos ou negativos com a hashtag. Isso é feito com base no uso de emoticons alegres ou tristes – 🙂 ou 🙁 .

    Os resultados da sua pesquisa podem ser exibidos de algumas formas diferentes. São cinco formas principais de exibição: Top, Live, Accounts, Photos e Videos. Cada uma delas tem sua própria característica.

    O modo de exibição Top apresenta primeiro os tweets que tiveram maior engajamento – como retweets e respostas.

    O modo Live apresenta os tweets em ordem cronológica, e é atualizado em tempo real conforme eles são publicados.

    O modo Accounts apresenta apenas tweets de certas contas oficiais de fontes de notícias, como jornais.

    Como você pode imaginar, é claro, os modos Photos e Videos apresentam apenas tweets que, junto com a hashtag, trazem também fotos e vídeos.

    No Twitter, as hashtags mais usadas entram em um ranking, chamado de trending topics – ou seja, tópicos “da moda”. Grandes campanhas de marketing podem colocar uma hashtag temporariamente nos trending topics de certa região.

    Hashtag para Facebook

    Retirado de: Hubspot

    No Twitter, era preciso publicar a hashtag a partir de uma conta pública. No Facebook, pela mesma lógica, é preciso que o post contendo a hashtag seja público. Do contrário, ele não poderá ser indexado nas buscas.

    É possível controlar essa definição a partir da própria caixinha em que o post é escrito, usando o botão azul no canto inferior esquerdo.

    No Facebook, é ainda mais fácil buscar pelos resultados usando uma determinada hashtag. Depois que você publica uma atualização de perfil, a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página que reúne estes resultados.

    Portanto, basta clicar no seu próprio post para encontrar o que outras pessoas estão dizendo com aquela hashtag.

    Além disso, você também pode procurar resultados com uma hashtag usando o campo de busca ou através da URL www.facebook.com/hashtag/SuaHashtagAqui.

    Com exceção de alguns países, o Facebook não lista as hashtags mais usadas. Por isso, você não consegue saber quais são os tópicos mais comentados.

    Embora o Facebook seja uma rede social em que o uso de hashtags ainda não é tão forte, ele tem mais opções de visualização para os resultados de uma busca por hashtags.

    Ele traz as opções Top, Latest (que corresponde a Live), Photos e Videos, que correspondem ao que já vimos no Twitter.

    Mas, além dessas, você também pode visualizar os resultados nos modos Pages, People, Places, Groups, Apps e Events. Eles listam, respectivamente, páginas, pessoas, lugares, grupos e eventos que estão usando a hashtag.

    O que esses modos têm em comum é que todos os resultados apresentados estão oficialmente ligados à hashtag que você buscou.

    Hashtag para TikTok

    No TikTok, as hashtags desempenham um papel fundamental, assim como em outras plataformas que apresentamos, mas com algumas peculiaridades devido ao estilo único de conteúdo e ao algoritmo.

    @kaitlinathome

    Much needed recovery from the week 🥱 happy saturday ♥️♥️ #homedecor #vintagehomedecor #cozyathome #breakfast

    ♬ Thank You – Dido

    Os principais aspectos a ter em mente neste contexto são:

    1. Descoberta de Conteúdo: as hashtags são essenciais para ajudar os usuários a descobrir novos conteúdos. Quando alguém pesquisa por uma hashtag específica, o TikTok exibe todos os vídeos que a utilizam, facilitando a exploração de conteúdos relacionados a interesses específicos;
    2. Tendências e Desafios: o TikTok é famoso por seus desafios virais e tendências, muitos dos quais são centrados em torno de hashtags específicas. Participar desses desafios usando a hashtag correta pode significativamente aumentar a visibilidade de um vídeo;
    3. Algoritmo e Engajamento: as hashtags influenciam o algoritmo do TikTok ao indicar os temas dos vídeos, ajudando a plataforma a entregar o conteúdo para os usuários que têm interesse em tópicos semelhantes. Um bom uso de hashtags relevantes pode colocar um vídeo na página “Para Você”, aumentando enormemente seu alcance;
    4. Estratégia de Hashtags: ao contrário do Instagram, que permite até 30 hashtags, no TikTok é aconselhável usar menos hashtags para manter o foco e a relevância.
    5. Comunidades e Grupos: hashtags também podem ser usadas para conectar criadores e espectadores dentro de comunidades de nicho. Por exemplo, #BookTok é uma comunidade popular onde as pessoas compartilham vídeos relacionados à literatura.

    Como descobrir hashtag em alta em cada rede social?

    Cada plataforma tem suas ferramentas e métodos para identificar tendências de hashtags, e aqui estão algumas dicas para cada uma delas.

    Instagram

    1. Explorar Página: o Instagram tem uma aba de “Explorar” que mostra conteúdo popular adaptado aos interesses do usuário. As hashtags usadas nesses posts geralmente estão em alta.
    2. Ferramentas de Terceiros: existem várias ferramentas e plataformas online como Iconosquare e All Hashtag que ajudam a identificar hashtags populares e tendências no Instagram.
    3. Hashtag Suggestions: ao começar a digitar uma hashtag na legenda de um post, o Instagram sugere hashtags populares relacionadas que você pode usar.

    X (ex-Twitter)

    1. Trending Topics: X possui uma seção específica que mostra os tópicos e hashtags que estão atualmente em alta na plataforma, que pode ser acessada na barra lateral ou no menu de navegação.
    2. Busca Avançada: usando a busca avançada do X, você pode filtrar por hashtags e ver quais estão recebendo mais atenção e em que contexto estão sendo usadas.
    3. Ferramentas: ferramentas como X Pro (ex-TweetDeck) oferecem funcionalidades que permitem monitorar hashtags específicas em tempo real, ajudando a identificar quais estão ganhando tração.

    TikTok

    1. Página de Busca: TikTok tem o botão de lupa onde as hashtags, músicas e buscas em alta são destacados. É uma excelente forma de ver o que está atualmente popular na plataforma.
    2. Vídeos Populares: observar os vídeos que estão aparecendo na sua página “Para Você” também pode dar uma boa indicação de quais hashtags estão em alta, pois esses vídeos são os mais engajados no momento.
    3. Ferramentas: o próprio TikTok tem uma ferramenta para ver as hashtags e tópicos em alta: Trend Discovery: Popular Hashtags On TikTok

    Perguntas frequentes sobre hashtags

    Essas são as principais dúvidas de quem pesquisa sobre hashtag. Será que você também compartilha alguma delas?

    O que é hashtag e para que serve?

    Uma hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo de cerquilha (#) e é usada nas redes sociais para marcar ou categorizar conteúdo sobre um tema específico. As hashtags facilitam a busca e o agrupamento de postagens relacionadas, permitindo que os usuários encontrem facilmente conteúdo sobre assuntos de seu interesse.

    O que é um hashtag exemplos?

    Exemplos de hashtags incluem #Tbt (Throwback Thursday), usado para compartilhar memórias ou eventos passados às quintas-feiras; #Fitness, para posts relacionados a exercícios e saúde; e #InstaFood, para imagens de comida. As hashtags podem ser genéricas ou específicas, como #NYCFoodie para entusiastas da gastronomia em Nova York.

    Como se faz um hashtag?

    Para criar uma hashtag, simplesmente coloque o símbolo de cerquilha (#) antes de uma palavra ou frase sem espaços. Por exemplo, #BomDia ou #ViagemDosSonhos. É importante não usar espaços ou caracteres especiais (como %, &, *) para que a hashtag funcione corretamente nas plataformas de mídia social.

    Por que usar hashtags?

    Usar hashtags é uma prática eficaz para aumentar a visibilidade das suas postagens nas redes sociais. Elas ajudam a expor seu conteúdo a uma audiência mais ampla, além dos seus seguidores, atraindo pessoas interessadas nos temas marcados pelas hashtags. Além disso, podem aumentar o engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, contribuindo para um maior alcance orgânico do seu perfil.

    Agora que você já sabe utilizar as hashtags e sabe o que deve fazer para conseguir interagir com os públicos da sua marca, que tal ver se suas estratégias estão de fato seguindo as melhores práticas?

    Receba um diagnóstico gratuito do seu marketing com os especialistas da Rock Content!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.