Entenda o que é tráfego orgânico e por que ele é essencial para sua estratégia online

Tráfego orgânico é o conjunto de visitas ao seu site conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e Bing.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Marketing Digital começa com a atração de pessoas. Se você não conseguir trazer o público certo para seus canais digitais, não terá resultados.

Por um bom tempo, as principais maneiras de chamar a atenção de possíveis clientes eram pagas. Mas com o avanço da internet, esse cenário tem mudado para melhor.

Hoje em dia, é possível gerar visitas para um site sem gastar dinheiro algum com anúncios ou compra de listas de emails — isso é o que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é, com razão, o principal objetivo de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital de aquisição de clientes.

Quer saber por que tanta gente se preocupa com isso, e como o seu negócio também pode se beneficiar do tráfego orgânico? É só continuar a leitura!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é tráfego orgânico?

    Todas as visitas que um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) recebe são chamadas de tráfego.

    O tráfego orgânico nada mais é que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

    Não dá para dizer, exatamente, que o tráfego orgânico não envolve custo algum, até porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo.

    Mas a principal diferença do tráfego orgânico para o pago é que você gasta dinheiro uma vez para colher resultados por muito tempo.

    Um artigo de blog que você produzir vai levar tempo e custar dinheiro, mas poderá gerar resultados hoje e daqui a um ano. Enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

    Quais são os outros 4 tipos de tráfego?

    Se você já acessou o painel do Google Analytics alguma vez, deve ter visto vários nomes de tráfego diferentes. O que eles significam?

    Basicamente, o tráfego se divide entre pago e orgânico, como explicado acima. Mas os termos usados ajudam a entender de forma mais específica como determinado visitante chegou a cada página.

    Além do tráfego orgânico, veja o que significa cada um dos outros nomes:

    • pago: atrair visitantes por colocar anúncios no Google ou sites que a sua audiência costuma acessar;
    • direto: é quando uma pessoa acessa seu site de forma direta, sem vir de outro site. É uma forma de tráfego orgânico, já que não vem de fontes pagas;
    • social: são os acessos a partir de redes sociais, algo comum no caso de links compartilhados nesses canais, que direcionam tráfego para um site;
    • de referência: quando alguém visita uma página a partir de qualquer site que não seja um mecanismo de busca. É isso que acontece com backlinks para um artigo do seu blog, por exemplo.
    Guia Completo do Google Analytics

    Por que investir em tráfego orgânico? 5 principais benefícios

    No início do artigo, falamos que o tráfego orgânico se tornou o alvo principal de muitas empresas que resolvem investir em Marketing Digital.

    Agora é a hora de você entender o porquê. Veja os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio!

    1.Custo-benefício

    Em primeiro lugar, o tráfego orgânico contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing, se comparado ao uso de anúncios.

    Por consequência, a margem de lucro sobre as vendas é maior. Com isso, dá para dizer que a relação custo-benefício do tráfego orgânico é imbatível.

    2. Escalabilidade

    Anúncios não são escaláveis. A partir do momento em que você parar de gastar com eles, seu tráfego vai diminuir.

    Além disso, o custo para atrair um grande número de visitantes qualificados pode ser inviável. Com o tráfego orgânico, acontece o contrário: quanto mais visitas, menor seu custo.

    3. Relevância

    O Google mostra quando um resultado é anúncio pago. Assim, os usuários já sabem que a página em questão está tentando vender algo para eles, o que diminui a confiança nas informações apresentadas.

    O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno e ganha uma credibilidade maior logo de início.

    4. Duração

    A duração dos resultados de uma estratégia orgânica não tem prazo de validade.

    Um único blog post pode gerar milhões em vendas durante um período longo, algo que beira o impossível se for comparado com o custo de manter uma campanha de tráfego pago rodando continuamente.

    5. Construção de relacionamento

    O tráfego pago tem seu valor, mas é mais indicado para quem deseja fazer uma venda imediata. Para construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra o tráfego orgânico é a melhor escolha.

    É só considerar o que falamos sobre o custo, a confiança dos usuários e a possibilidade de escalar os esforços.

    Como gerar tráfego orgânico? 3 estratégias para aplicar imediatamente

    Se você já está convencido de que o tráfego orgânico é mesmo uma boa estratégia para investir, a única pergunta na sua mente neste momento deve ser “Como conseguir visitas de forma orgânica?”.

    E a resposta é: com estratégias apropriadas para isso, como as que mostramos a seguir!

    1. Marketing de conteúdo

    O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital. A geração de tráfego orgânico, hoje, dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interessa à persona.

    Por isso, se você quer atrair visitas qualificadas sem precisar recorrer a fontes pagas, aprenda como o Marketing de Conteúdo funciona e o que precisa fazer para aplicá-lo de forma consistente.

    2. SEO

    O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de mecanismos de busca. Isso significa tornar seu site mais fácil de ser encontrado pelo Google.

    O SEO, assim como o Marketing de Conteúdo, é uma estratégia excelente, mas que leva tempo e requer disciplina. Dependendo de como seu site está hoje, muita coisa precisará ser mudada.

    Mas não tenha dúvidas de que o esforço vale a pena: um site bem-visto pelo Google é forte candidato a gerar tráfego orgânico.

    3. Email marketing

    Construir um relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo é a única forma de transformar simples visitantes em leads e, mais tarde, em clientes.

    O email marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público cativo com conteúdo atualizado e relevante.

    E, com uma lista de emails, é mais fácil direcionar visitas para seu conteúdo do que só com promoção em redes.

    Você também pode se interessar por estes conteúdos:

    Descubra 5 hacks básicos para potencializar sua geração de tráfego orgânico

    Além de estratégias completas focadas na aquisição de tráfego orgânico para o seu site ou blog, existem outras atitudes menores que também são essenciais para o sucesso.

    Confira abaixo os 5 hacks básicos que você precisa seguir para impulsionar a geração de tráfego orgânico qualificado da sua empresa.

    1. Foco total na persona

    Não adianta produzir conteúdo pensando no que o Google considera relevante e esquecer-se da persona. Lembre-se de que quem vai consumir o que você produz são pessoas.

    Pense no que a sua persona quer e precisa, aprenda como ela busca respostas para suas principais dúvidas ou problemas e molde seu planejamento com base nesses dados.

    2. Crie uma estratégia para suas palavras-chave

    As palavras-chave ainda são muito importantes para ranquear bem nos mecanismos de busca, pois são elas que ajudam esses sites a determinar o que o usuário busca e quais conteúdos atendem melhor à demanda.

    A Rock Content mesmo já conseguiu resultados incríveis por melhorar a estrutura das pesquisas de palavras-chave. Não importa o tamanho do seu blog, faça disso uma prioridade desde o início.

    3. Capriche na descrição do conteúdo para o Google

    O Google permite que um conteúdo apareça de forma diferente na página de busca, a fim de atrair a atenção dos usuários.

    Você pode personalizar o título de um artigo ou página, bem como a meta descrição do que a pessoa encontrará se clicar no link.

    Otimize seu conteúdo com técnicas de copywriting para persuadir o usuário e aumentar a taxa de cliques.

    4. Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos

    É muito importante que o seu conteúdo seja de alta relevância para o público, mas isso não significa que ele precisa ser distribuído em um formato só.

    Aliás, é recomendado que você modifique uma peça de conteúdo para publicá-la em diferentes formatos. O mesmo material pode ser usado como:

    Cada formato desses pode ser publicado em canais que gerem tráfego orgânico.

    5. Gaste tanto tempo na promoção quanto na produção do conteúdo

    A dica acima tem tudo a ver com esse ponto, pois não deixa de ser um grande esforço de promover o mesmo conteúdo em várias fontes diferentes de tráfego.

    Faça isso com cada peça de conteúdo que produzir. Se criar um vídeo, porque publicá-lo em um lugar só? Publique no YouTube, Vimeo, Facebook, Instagram e no seu próprio site.

    Invista tempo promovendo seu conteúdo. Quanto mais fizer isso, mais pessoas encontrarão sua mensagem e entrarão em contato com a sua marca, sem que você precise usar anúncios.

    O tráfego orgânico exige tempo, pesquisa e regularidade na produção de conteúdo que gera valor para a persona. Mas todo o trabalho vale a pena, pois traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração.

    Agora é só colocar a mão na massa e aplicar as dicas que você aprendeu aqui. E se quiser aprender ainda mais, não deixe de conferir o nosso conteúdo completo sobre como dominar o Google!

    Quer ter os melhores redatores para produzir conteúdo otimizado para SEO e alavancar seu tráfego orgânico? Então teste o WriterAccess gratuitamente por 14 dias!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.