Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 17 de maio de 2019. | Atualizado em 14 de janeiro de 2020


Valor de marca é a métrica utilizada para definir a força de uma marca a partir dos ativos financeiros envolvidos nela.

Qualquer empresa, independentemente se ela estiver em pleno desenvolvimento ou se já se encontra consolidada em algum setor, precisa prestar muita atenção à percepção e imagem de seus produtos frente ao mercado, ou seja, ao valor de marca.

O impacto gerado dentro de um segmento específico, ou com o público de forma geral, é o que define a rentabilidade de uma companhia.

Se ainda não estiver claro do que estamos falando ou você quiser conhecer como calcular esse valor para determinar a efetividade do Marketing na sua empresa, continue conosco e aprenda com este conteúdo. Nele você verá:

O que é o valor de marca?

Como já foi dito, trata-se do valor — positivo ou negativo — que um produto obteve durante o tempo que esteve no mercado, de acordo com a percepção dos usuários.

Isso tem muito a ver com a proposta de valor da empresa e, logicamente, com a experiência dos consumidores com os itens oferecidos.

O que conhecemos como valor de marca é esse efeito diferenciador intangível, que dá uma vantagem competitiva e que faz que os usuários prefiram seu produto no lugar de outros.

Por si só, as marcas se convertem nos ativos mais valiosos de uma empresa. De fato, alcançar isso é um dos maiores objetivos do Marketing Digital. A nível mundial, Apple e McDonald’s são exemplos de empresas que já chegaram lá.

Como medir o valor de marca?

Seguramente você se perguntará como é possível medir algo tão intangível como o valor de marca. Pois bem, existem 6 fatores que permitem fazer isso.

A seguir, explicaremos cada um desses aspectos levando em consideração a sequência ideal em que devem ser desenvolvidos.

Perspectiva de equidade de marca

O valor de marca pode ser determinado a partir de vários pontos:

  • os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços;
  • o valor de uma marca ao introduzir novos produtos;
  • o valor de marca baseado nos pensamentos, sensações e hábitos dos clientes com respeito ao empreendimento.

Antes de mais nada, é necessário escolher uma via para determinar o caminho a ser seguido e assim calcular o valor de marca.

Objetivos da investigação

De acordo com a intenção da investigação sobre o valor da marca, se escolhe um dos três campos seguintes:

  • extensão da marca: é realizada quando as expectativas da empresa contam com adições substanciais ou um impacto muito grande da marca.
  • poder de mudança: nesse caso, se considera a atitude do cliente com respeito às decisões da marca, que podem resultar em novas localizações de produtos, mudança de nome, entre outros.
  • segmento: quando se realiza uma comparação com a concorrência.

Cada objetivo de investigação requer uma perspectiva diferente diante do estudo.

Atitude da marca do cliente

Nesse passo as ações se centralizam em entender as expectativas e experiências que os clientes têm com uma marca.

Graças a isso, os usuários podem utilizar os produtos, medir a qualidade e utilidade e interferir sobre os atributos da marca.

Utilizando as redes sociais e os canais de comunicação direta com os clientes, é possível obter suas impressões de forma simples e fácil.

Reconhecer os atributos para medir o valor de marca

O alcance, a associação de imagens e a conscientização são aspectos inerentes ao valor de marca que não estão relacionados com a experiência do usuário.

Determinar esses aspectos permite vislumbrar o impacto da publicidade, seja tradicional, seja digital, além da influência das redes sociais e da mídia interativa.

Esse é um indicador da efetividade dos esforços da empresa frente a sua marca ou seus produtos.

Diferenciação da marca

Essa é uma medida para reconhecer a lealdade à marca, a confiança e o potencial de mudança.

A impressão do usuário sobre os aspectos diferenciadores é mais forte quando a experiência diante do produto ou serviço é real. Porém, a publicidade também tem um papel importante.

Enfoques qualitativos e quantitativos

Utilizar grupos focais pode ser uma forma adequada de proporcionar uma boa quantidade de percepções dos potenciais clientes.

A avaliação de fatores qualitativos e quantitativos é crucial para elaborar uma estratégia de marca ou branding. Além disso, pode respaldar a análise do ROI.

Dessa forma, é possível alcançar um número real e determinar o impacto de novos lançamentos da marca.

Por que é importante medir o valor de marca?

Uma das regras para medir o valor de marca é determinar um fator intangível, como a lembrança ou a percepção que os usuários têm da sua empresa ou produto.

Isso só é possível por meio do Marketing em canais digitais e tradicionais. Da mesma forma, é indispensável fornecer informação fidedigna e real sobre os produtos ou serviços, dado que o público é cada vez mais racional e menos emocional.

Além disso, com essa informação é possível capitalizar ainda mais o valor de marca na sua faturação, assim como é feito pelas grandes companhias.

Quais são as marcas mais valiosas do mundo?

Aprender com as grandes empresas do mundo sobre como utilizar o valor de marca para impactar o mercado e garantir o sucesso dos seus produtos é um método fundamental para qualquer organização.

A seguir, falaremos das 3 marcas com maior crescimento dentro de seus setores.

Amazon

Esse é um dos melhores exemplos de empresas que crescem de forma impressionante. Com um valor de marca superior aos USD 315 bilhões, superou ao monopólio que tinham Google e Apple desde 2007 e se estabeleceu como a mais valiosa do mundo.

Instagram

Essa companhia, propriedade de Facebook, aumentou seu valor de marca em 95% com respeito ao ano anterior e atualmente está avaliada em USD 28 bilhões.

Apple

Essa poderosa corporação ocupa o segundo lugar do ranking BrandZ Top 100 do ano de 2019.A saber, o valor da marca de Apple é de USD 309 bilhões.

Se guiar pelos líderes é uma boa forma de entender o que é possível fazer dentro da inovação para impactar o mercado e gerar rentabilidade aos seus produtos.

Medir o valor de marca é um passo que você deve dar se quiser que a sua empresa deixe de ser valorizada unicamente pelo seu capital e comece a capitalizar também por meio de aspectos intangíveis de seus produtos e serviços.

Em diversos casos, o valor de marca supera e muito o valor da infraestrutura que há em uma empresa.

Quer aprender mais? Se torne um especialista em branding com esse ebook completo e gratuito!

Ebook BrandingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *