Conheça as 4 melhores dicas para fazer webinars que vendem para o seu negócio

palestras motivacionais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você é um profissional de Marketing Digital atento, já notou que os webinars estão ganhando espaço nas estratégias de comunicação. Seja para gerar e nutrir leads ou até mesmo para fechar vendas, o fato é que esse formato de conteúdo tem gerado muito engajamento.

Para se ter uma ideia da força dos seminários online, um estudo indicou que 73% dos comerciantes B2B apontam os webinários como uma das melhores opções para engajar a audiência e gerar leads.

No entanto, nem sempre a ação é um sucesso. Isso porque ainda é um desafio para muitos compartilhar a tela com um número relevante de pessoas realmente interessadas.

O motivo? Para toda nova ação de marketing que surge, é comum inúmeras empresas apostarem sem nenhum planejamento estratégico com a justificativa que ‘’meu concorrente já está fazendo’’ ou ‘’é digital, é simples, não tem segredo’’.

O resultado? Dinheiro e tempo jogados fora. E o desperdício de uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode gerar bons frutos para todo tipo de negócio.

E para que você também não cometa estes erros, fique atento para os 4 maiores segredos dos webinars que geram vendas — de verdade — que separamos para você.

Devo incorporar os webinars na minha estratégia digital?

Se você ainda está se perguntando se vale mesmo a pena investir na realização de webinars, ou se você já investiu e falhou e está com o pé atrás de tentar novamente, temos uma boa notícia. Sua marca e o seu público só tem a ganhar.

Isso porque, por meio dos webinars você terá a possibilidade de responder, em tempo real, todas as dúvidas e objeções de compra do seu mercado, aumentando não só a autoridade da sua marca mas acelerando a jornada de compra de quem te assiste.

E não se preocupe sobre a assertividade desse investimento. Pesquisas apontam que mais de 80% dos internautas preferem assistir a um conteúdo ao vivo do que ler um blog post, por exemplo.

Ou seja, com um planejamento adequado, é mais que possível ter um ROI positivo dessa ação.

Vamos descobrir agora como fazer?

a jornada do cliente

4 segredos para realizar webinars que vendem

Apesar da possibilidade que as redes sociais e diversos aplicativos trouxeram para realizarmos lives a qualquer hora, dar início a um webinar sem se atentar para alguns pontos-chave pode resultar em muita frustração.

Para não correr esse risco, confira as dicas abaixo!

1. Planejar (com antecedência) é preciso

Se você não deseja passar pela desagradável experiência de preparar um excelente conteúdo e, na hora H, não contar com ninguém para te assistir, você precisa trabalhar com um bom planejamento.

Realizar webinars que vendem não é algo que ocorre do dia para a noite. O ideal é ter um cronograma.

Em seguida, veja um roteiro de planejamento que você poderá utilizar para os webinars de sua empresa. Podendo também, é claro, adaptar para sua realidade.

De três a quatro semanas antes do webinar

É fundamental escolher um bom tema para discutir com sua audiência ao vivo. E ter o assunto em mãos com antecedência é muito importante, pois é ele que guiará toda a divulgação do evento.

Por isso, analise quais os temas são interessantes para a sua empresa abordar e que poderão trazer bons resultados e engajamento na hora do show.

Faça uma pesquisa sobre quais assuntos estão mais quentes no seu mercado. Você pode usar ferramentas como o Google Trends para não errar.

É nesse momento que também deverá ser definido a data exata de realização do webinar. Não deixe de considerar se haverá algum outro evento importante ou feriados próximos. Pois fatores como esses podem afetar negativamente a aparição da audiência.

Data do evento definida, é hora de criar um calendário com as datas de divulgação e já dar o start nessa jornada.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Ferramentas para webinar: 10 melhores do mercado [2020]

Duas semanas antes do webinar

Com duas semanas antes do evento é ideal que sua landing page de divulgação já esteja pronta. Lembre-se de deixá-la bem atrativa.

Envie e-mails para sua base convidando-os para participar do evento. Não deixe de fazer testes A/B para aqueles que não abriram os primeiros e-mails e para aqueles que abriram mas não clicaram para se cadastrar no evento.

Também é importante apostar na divulgação pelas redes sociais. Peça ajuda para que todo seu time divulgue, de tempos em tempos, o evento.

Se possível, vale investir em mídias pagas nas redes mais adequadas para seu negócio. Assim, sua mensagem irá mais longe e você tem possibilidade de renovar sua base de leads.

Uma semana antes

Neste momento, é hora de acompanhar de perto as inscrições, para ver se será necessário reforçar a divulgação do evento.

Para aqueles que já estão inscritos, é hora de refrescar suas memórias com e-mails de lembrete do evento. Só não vale exagerar, hein?

E para quem estará na linha de frente do webinar, esse é o momento ideal para começar a preparar o roteiro.

Apesar de ser um evento ao vivo, ter em mãos um guia de tudo que será abordado ajudará não só na recordação de tópicos importantes como a deixar o vídeo mais claro, já que ele seguirá uma linha de raciocínio pré-definida.

ebook email marketing

No dia anterior

Faltando um dia para o webinar, é hora de se atentar para os preparativos finais.

Faça testes de áudio, iluminação e captação de vídeo, para não ser surpreendido no dia do evento. Ou mesmo, ter que atrasar o início da transmissão por conta de problemas técnicos.

Aqui, vale mais um lembrete aos inscritos bem como uma última chamada para quem ainda não se inscreveu.

E para quem vai realizar o evento, proponha um ensaio com sua equipe. Essa é uma forma de garantir que o webinar respeitará o tempo proposto e o realizador estará preparado para responder todas as perguntas que vierem.

No dia do webinar

No dia da transmissão do webinar, envie um email aos leads inscritos, relembrando-os sobre o início do webinar e enviando o link da transmissão ao vivo.

Procure sempre iniciar no horário marcado e interaja com os participantes durante o evento, respondendo às perguntas e agradecendo-os ao final.

Após o webinar

Ainda não acabou!

No dia seguinte ao do webinar, vale enviar um email para aqueles que participaram, com links para materiais que são complementares ao conteúdo que foi abordado.

Procure, também, coletar feedbacks sobre o webinar. Estas informações serão úteis para avaliar os resultados obtidos e promover melhorias para eventos futuros.

Planejamento é a base de todos os webinars que vendem. Por isso, não deixe de tratar essa etapa com todo cuidado e atenção, para que os resultados sejam os melhores, desde o começo do processo.

2. Mais conteúdo de valor, menos empurra-empurra de oferta

Imagine o quão desagradável seria para sua audiência assistir por meia hora, ou mais, uma propaganda ininterrupta dos produtos ou serviços da sua empresa.

Ainda que seu objetivo seja conquistar vendas ao final do webinar, seu foco, na hora da transmissão, deve ser oferecer conteúdo de qualidade e relevante para quem o está assistindo.

O papel da sua empresa é nutrir sua base de contatos com informações relevantes, ajudando-a a caminhar em sua jornada de compra.

E como falamos acima, os webinars cumprem bem esse papel. Ao responder as dúvidas que surgirem, você reforçará a autoridade e confiança na sua marca perante seu mercado. E as vendas serão apenas consequência desse processo.

3. Engajamento é fundamental

Um dos pontos mais importantes para os webinars que vendem, é a interação e o engajamento gerado com a audiência. Procure promovê-la durante todo o evento com naturalidade.

Você pode optar por deixar o chat aberto para perguntas ou liberar apenas no final. Mas é importante sanar todas as dúvidas, ou, pelo menos, as principais, com total clareza.

Ações que instiguem a curiosidade e ajudem na manutenção da permanência de todos os participantes durante todo o webinar também são muito bem-vindas.

Por isso, é válido planejar promoções, sorteios de brindes ou mesmo deixar uma última informação valiosa para ser revelada apenas no final. Fatores como esse instigam a curiosidade.

4. Nunca se esqueça do Call To Action

O Call To Action, ou chamada para ação, é o último dos principais segredos para webinars que vendem. Afinal, ele será o responsável por levar a sua audiência para o próximo estágio do seu funil ou para a conversão, propriamente dita.

O CTA pode ser um convite para acessar a página da empresa e conhecer os produtos e serviços que ela disponibiliza, baixar algum ebook ou material adicional que será disponibilizado. Ou mesmo alguma oferta ou promoção especial para quem assistiu o webinar.

A ideia aqui é ter uma oferta de valor ao final do evento e não desperdiçar essa oportunidade.

Como foi possível ver, realizar um webinar que vende vai muito além de iniciar uma transmissão ao vivo na sua rede social ou plataforma preferida e esperar a mágica acontecer.

Por isso, com um bom planejamento e um conteúdo de qualidade, essa ferramenta só tem a contribuir positivamente com sua estratégia de Marketing Digital.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o universo dos conteúdos audiovisuais para a web? Então confira o nosso material completo sobre Marketing em Vídeo!

marketing em video

Esse conteúdo foi produzido pela equipe da VidMonsters.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.