Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 1 de janeiro de 2020. | Atualizado em 17 de março de 2020


O Marketing Digital tem ajudado muitos empreendimentos a conseguirem novos consumidores de seus produtos ou serviços. Contudo, para saber como captar clientes pela internet, é necessário entender quais são os passos certos, além de ter seu site (de preferência feito em WordPress) e canais digitais preparados. Acompanhe este post até o final para conhecê-los e, […]

O Marketing Digital tem ajudado muitos empreendimentos a conseguirem novos consumidores de seus produtos ou serviços. Contudo, para saber como captar clientes pela internet, é necessário entender quais são os passos certos, além de ter seu site (de preferência feito em WordPress) e canais digitais preparados.

Acompanhe este post até o final para conhecê-los e, assim, aumentar as vendas da sua empresa!

1) Faça um planejamento de Marketing Digital

O primeiro passo é fazer o plano de Marketing Digital. Ele deve levar em conta o seu objetivo de negócio e todas as ações que devem ser executadas para chegar lá no que diz respeito aos canais digitais. 

2) Crie um site para o seu negócio

Entre os canais digitais, criar um site é o mais importante. Afinal, para o seu público saber os produtos ou serviços que você oferece, é essencial conhecê-los pelo site. 

3) Tenha um blog corporativo

Além de um site, também é essencial ter um blog corporativo que seja o meio principal para a publicação de conteúdos que façam as pessoas chegarem até o seu negócio a partir de posts que respondam às principais dúvidas da sua buyer persona.

4) Levante as palavras-chave mais relevantes

Além de ter um conteúdo que agrade o seu público, é importante também agradar o algoritmo do Google para estar entre os primeiros resultados de busca. Afinal, ser encontrado é o primeiro passo da captação de novos clientes. Para isso, escolha as palavras-chaves de maior relevância no seu nicho e insira-as nos conteúdos.

5) Produza conteúdos focados na sua persona

Para que o público tenha real interesse em entrar em contato com você e saber mais a respeito da sua oferta, esse conteúdo inicial precisa ser muito bom. Portanto, foque sempre na persona no momento de escrevê-lo.

6) Produza materiais ricos

Para transformar os visitantes do seu site ou blog em leads, é essencial ter materiais ricos que eles possam baixar ao fornecer informações importantes para a abordagem da venda, tais como: nome, e-mail, número de telefone, entre outros.

Os materiais ricos podem ser os mais diversos: e-book, infográfico, planilha, etc. Uma dica de ouro é saber que tipo de material o seu público acha interessante baixar. Se ele precisar aprender mais sobre o seu nicho, pode ser um infográfico ou e-book. Caso precise colocar a mão na massa, uma planilha pode ajudá-lo.

7) Transforme visitantes em leads

Somente ter uma landing page que disponibilize o material que transformará visitantes em leads não é o suficiente, pois as pessoas que visitam o seu site ou blog precisam encontrar essas páginas de captura.

Para isso, convide os visitantes a baixarem esses materiais inserindo o link da landing page nos seus conteúdos e também banners que podem ser colocados de acordo com cada categoria de artigo. O plugin Rock Convert pode fazer isso.

8) Segmente a sua base de leads

Gerar leads é apenas um dos primeiros passos do processo de captura de clientes pela internet. Como cada lead é uma possível oportunidade de venda, é preciso deixá-la mais próxima possível do momento de compra.

Para isso, segmente a sua base para saber como cada grupo de leads deverá ser abordado. Afinal, quem baixou um material educativo, por exemplo, tem objetivos e desafios diferentes de quem baixou uma planilha ou ferramenta.

Powered by Rock Convert

9) Crie um fluxo de nutrição

E você deve estar se perguntando agora: como abordar essas leads segmentadas? Como a primeira informação que elas lhe passam é o e-mail, a forma mais assertiva de fazer isso é por E-mail Marketing.

Embora algumas pessoas digam que o E-mail Marketing está defasado, não é verdade. E uma prova disso é que e-mails têm uma das melhores taxas de conversão em clientes.

Para aprender a fazer E-mail Marketing da forma adequada, você deve criar fluxos de nutrição, isto é, uma sequência de e-mails cujos conteúdos conduzem as pessoas ao momento de compra. Vejamos o exemplo de um fluxo que poderia ter sido criado para quem baixou um e-book sobre “como escolher o imóvel dos seus sonhos” produzido por uma imobiliária:

  • primeiro e-mail: agradecimento por ter baixado o e-book e links e blog posts que complementem a leitura;
  • segundo e-mail: histórias de clientes que compraram o imóvel dos seus sonhos com a imobiliária e, hoje, são muito felizes;
  • terceiro e-mail: convite para falar com um corretor e conhecer os imóveis disponíveis para venda.

Isso é o que chamamos de transformar leads em levantadas de mão, assunto sobre o qual falaremos a seguir.

10) Converta leads em MQLs

Uma MQL é também conhecida como “levantada de mão”, ou seja, uma lead que tem interesse em falar com alguém do seu time comercial.

Você pode gerar MQLs tanto via fluxos de e-mail (tal como mostrado no exemplo acima) e também no seu site ou blog por meio de CTAs que digam “fale com um de nossos consultores” ou similar.

11) Saiba como conectar as suas MQLs

Numa loja física, quando uma pessoa entra e começa a ver os produtos, o vendedor, em vez de sair oferecendo qualquer peça, trata de saber de que essa pessoa precisa para fazer a melhor oferta, certo? Bom, a abordagem nos meios digitais não é diferente.

Por isso, toda vez que uma MQL chegar, é fundamental que a pessoa encarregada da parte comercial entenda em que estágio do funil de vendas a pessoa que levantou a mão está para fazer a proposta comercial no momento certo.

12) Foque a primeira reunião no possível cliente

Não importa o quão maravilhoso o seu produto ou serviço seja, o seu público não quer saber dele e sim de como será ajudado por ele.

Portanto, a primeira reunião comercial deve ser totalmente focada nos objetivos e desafios do cliente para que a oferta seja baseada no que ele precisa.

13) Apresente a proposta em vez de enviar

“Obrigado pelo envio da proposta, vou pensar e, qualquer coisa, te falo”.

Todos que trabalham com vendas certamente já ouviram essa frase e ela é nada agradável. Logo, para estabelecer um compromisso maior com o cliente, apresente a proposta comercial sob a condição de, no final, ele dizer “sim” ou “não” para a sua oferta em vez de “vou pensar”.

Seguindo esses passos, você poderá conseguir mais oportunidades de negócio online. E agora que você sabe como captar clientes pela internet, o que acha de saber de que maneira a Rock Content pode lhe ajudar a chegar lá por meio do Marketing de Conteúdo? Entre em contato e agende uma consultoria gratuita.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *