Qual o melhor tipo de conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

Entenda como conteúdos bem planejados para cada fase do funil de vendas podem melhorar suas taxas de conversão e fortalecer relações com clientes. Aprenda a utilizar estrategicamente diferentes formatos de conteúdo para atrair e engajar seu público.

Atualizado em: 14/05/2024

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Marketing de Conteúdo serve como uma filosofia para o mundo dos negócios: você usa do conteúdo relevante para atingir potenciais consumidores, na intenção de criar um bom relacionamento e gerar mais conversões.

E por meio de boas informações sua empresa conseguirá atrair a atenção dos usuários na Internet, transformá-los em leads ou seja, potenciais consumidores e incentivar as leads qualificadas a concluírem uma compra.

Mas como colocar esta filosofia em prática? Como podemos esboçar um plano para a sua estratégia em Marketing de Conteúdo?

Para isso, fizemos este conteúdo completo para responder essas dúvidas por meio dos seguintes tópicos:

    O que é o funil de vendas?

    O funil de vendas é uma metáfora para demonstrar a trajetória de um usuário comum até se tornar um interessado, um comprador e um defensor da sua marca.

    Ele é retratado na forma de um funil de um topo largo para uma base curta porque a atração e entrada de usuários sempre será maior que a conversão feita.

    É importante destacar que seu planejamento em conteúdo deve sempre levar em conta que, por mais que um grande contingente de pessoas tenha um contato inicial com sua empresa, apenas uma parte seleta deste grupo será, de fato, seu público consumidor.

    Em cada etapa do funil de vendas, o potencial consumidor tem uma mentalidade diferente ele busca por informações diferentes e possui um comportamento online específico.

    É por isso que você precisa orientar sua produção de conteúdo para cada uma destas partes do funil.

    Saiba, portanto, que tipo de informação e quais conteúdos artigos, e-books, guias, tutoriais, webinars, campanhas possuem mais eficácia para dialogar com aqueles que são seus clientes em potencial.

    A importância de manter um blog e redes de divulgação

    Antes de decidir qual tipo de conteúdo é o mais eficaz para as etapas do seu funil de vendas, é preciso verificar se sua empresa tem a estrutura digital necessária para o Marketing de Conteúdo.

    Primeiramente, é preciso ressaltar a importância de se criar e manter um blog – dentro ou fora do seu site.

    Trata-se da maneira mais vital de atração de usuários para sua marca, e é através do seu blog que sua empresa conseguirá alimentar estes usuários interessados e guiá-los pelo funil de vendas, oferecendo diferentes tipos de conteúdo.

    Da mesma forma, você precisa saber que as informações e conteúdos que você produz não podem ficar parados em um só lugar – é preciso divulgá-los.

    Para isto, você e seu time vão precisar identificar as principais redes sociais e plataformas online para inserir sua marca.

    Esta seleção deve seguir um critério simples: em que lugar está o seu público? Quais sites seu consumidor real frequenta?

    Conhecer o perfil dos seus clientes e saber quem é sua persona é vital não só para decidir se sua empresa deve estar no Facebook, X (ex-Twitter), Instagram, TikTok entre outros, mas também para orientar sua produção de conteúdo.

    Abaixo, listamos as principais formas de conteúdo para cada etapa do funil de vendas.

    No entanto, lembre-se que o investimento em pesquisa sobre o consumidor sempre será útil para a sua estratégia de marketing.

    Afinal, quanto maior conhecimento das necessidades de cada tipo de potencial consumidor, mais chances do seu conteúdo converter.

    Topo de funil — a descoberta e o interesse

    Na entrada ou no topo de funil — a parte mais larga das três — é representado pelo conteúdo de atração e as primeiras formas de contato e relacionamento entre usuário-marca.

    Os indivíduos aqui normalmente são aqueles que acabam no site da sua empresa através de resultados de pesquisas no Google ou posts em redes sociais.

    Grande parcela da “descoberta” dos usuários aos seus artigos de blog e outros conteúdos são provenientes de ferramentas de pesquisa e publicações compartilhadas no Facebook e outros sites.

    O usuário nesta fase não está interessado em adquirir um produto específico para resolver um problema ele mal sabe qual, de fato, que este problema existe.

    Como funciona o topo de funil na prática

    Vamos supor que você possui uma concessionária online de carros e quer produzir conteúdo que atraia novos leitores para o seu funil de vendas.

    Estes indivíduos que vão se interessar pelos seus artigos de atração ainda não consideram a compra de um carro, mas sabem das dificuldades e vontades do dia a dia: levam tempo para chegar ao trabalho de transporte público, desejam mais comodidade para suas vidas, querem fazer algum investimento de custo médio ou alto, mas ainda não sabem o que, etc.

    Portanto, o interessado em potencial aqui sente apenas alguns dos sintomas de um problema e cabe ao seu negócio, através do conteúdo, dar nome a este problema e oferecer um possível diagnóstico.

    Sendo assim, um conteúdo interessante para o exemplo da concessionária de carros poderia ser um artigo de blog sobre “Carros vs. Transporte público: quais são os prós e os contras?” ou “Infográfico: os benefícios reais de um carro na sua vida”.

    Melhores tipos de conteúdo para o topo de funil

    Blog posts

    O tipo de conteúdo mais comum do topo do funil são os blog posts. Eles são fáceis de criar e gerenciar por meio de um CRM.

    Nesse estágio, geralmente são criados posts mais curtos e em grande quantidade. A ideia é responder dúvidas que possam ser pesquisadas nos motores de buscas.

    Algumas boas sugestões são guias, dicas, listas, tutoriais e respostas objetivas. Os textos devem ser educativos e úteis.

    O conteúdo viral também é uma ótima pedida, já que podem gerar tráfego orgânico nas redes sociais.

    Webinars

    Webinars são videoconferências, geralmente ao vivo, nas quais um especialista comenta sobre um assunto.

    Na verdade, eles são utilizados em qualquer etapa do funil, mas é preciso se adequar à persona para definir o estágio específico.

    No topo, eles devem ter como objetivo responder questões mais básicas, pois o usuário tem interesse no tema, mas não o compreende a fundo.

    Vídeos

    Sem dúvidas, os vídeos são o formato do momento. Plataformas que investem no audiovisual, como o YouTube, o Instagram e o Vimeo são poderosas ferramentas para atrair visitantes.

    Assim como nos textos de topo de funil, eles devem ser curtos, objetivos e responder as dúvidas mais elementares para atrair os usuários.

    O importante é lembrar que, nesse estágio, o usuário ainda não possui conhecimento aprofundado acerca do que você vende. Então, o conteúdo deve ser abrangente, mas de qualidade.


    Meio do funil — consideração e intenção

    O usuário aqui já não é um mero visitante recém-chegado ao seu site/blog, mas sim um indivíduo que sabe que possui um problema e gostaria de encontrar possíveis soluções e saber quais são suas opções para resolvê-lo.

    É aqui que o “desconhecido” se torna uma lead e se aproxima ainda mais da venda final.

    Em outras palavras, esta é a parte do funil de vendas em que o futuro consumidor sabe de seus sintomas, sabe de seu diagnóstico e procura por opções para solucionar o problema que ele está enfrentando.

    Um cliente em potencial estará disposto a fornecer dados básicos sobre si e sua empresa (nome, e-mail, telefone, número de funcionários, etc.) em troca de um conteúdo mais especializado para sua necessidade.

    Como funciona o meio de funil na prática

    Vamos usar da suposição, novamente: o seu negócio é uma e-commerce de instrumentos de pesca e você deseja criar um conteúdo que vá apontar para a solução oferecida por seu produto.

    Um e-book “Guia completo de pesca para iniciantes” ou um webinar “Tudo o que você precisa saber para uma boa pesca” podem atingir e educar o consumidor interessado.

    Quando ele oferecer suas informações em troca destes materiais, você conhecerá mais sobre esta lead e poderá ter dados mais apropriados para a próxima do funil de vendas: a da avaliação e compra.

    Melhores tipos de conteúdo para o meio de funil

    Quando está no meio do funil, o usuário já possui um conhecimento maior e, portanto, o conteúdo é mais aprofundado do que aqueles produzidos no topo do funil. Sendo assim, é preciso responder a perguntas mais específicas e se aprofundar ainda mais no tema.

    Blog posts

    Aí estão eles de novo. Porém, como o objetivo principal do meio do funil é converter, é possível criar conteúdos mais extensos e elaborados. Afinal, o usuário tem sede pelo conhecimento, e você pode saciá-la.

    Posts mais completos, acima de mil palavras, são bastante utilizados nesse estágio. As informações são mais avançadas e destrincham temas que foram abordados de maneira superficial no topo do funil.

    Você também pode se interessar por:

    E-books

    É extremamente recomendado que você ofereça conteúdos mais desenvolvidos ao usuário. Diferentemente dos blog posts, os e-books demandam mais trabalho para serem compostos, já que necessitam de diagramação, imagens trabalhadas e conversão de formatos.

    Porém, esse modelo permite o recolhimento de mais informações mais específicas do usuário, como dados geográficos, demográficos, comportamentais etc.

    Além disso, pessoas que baixam um e-book revelam que possuem interesse no seu conteúdo, o que é um ótimo indicador de que ele está engajado. Aqui na Rock Content, investimentos em vários e-books de Marketing Digital e vendas, que são os temas mais importantes para nossas personas.

    Podcasts

    O consumo de mídia em áudio é muito frequente no mundo atual. Isso porque, ao contrário de outros formatos, não exige total concentração do usuário, podendo ser consumida ao mesmo tempo em que o usuário realiza outras atividades, como malhar, dirigir ou caminhar.

    Os podcasts são ótimas soluções, já que funcionam como programas de rádio e podem ter uma duração maior. Criar o próprio podcast dá um pouco de trabalho, mas os resultados a longo prazo podem ser excelentes!

    Apresentações de slides

    As apresentações de slides também são muito utilizadas no meio do funil, já que permitem controle do usuário sobre o conteúdo consumido e podem trazer gráficos, imagens e diversos outros recursos inseridos.

    Infográficos

    Outro formato bastante comum nesse estágio, mas que demanda certo conhecimento técnico para produção, é o infográfico. Nele, agrupam-se texto e imagem para facilitar a compreensão das informações.

    Abaixo, temos um exemplo de infográfico estático criado aqui na Rock Content para ilustrar a diferença do conceito de cross-selling e upselling:

    Infográfico explicativo: Cross-selling x upselling

    Infográficos interativos

    Os infográficos interativos são uma evolução do formato tradicional, que combinam texto e imagem de maneira dinâmica, permitindo que os usuários interajam com o conteúdo. Essa interação melhora a retenção de informações e torna a experiência mais envolvente.


    Para criar esses infográficos, o Ion é uma ferramenta altamente recomendada. Ele oferece opções personalizáveis que se adaptam mesmo sem a presença de designers ou programadores na equipe. Focado em interatividade, o Ion é eficaz para criar experiências de conteúdo que engajam o usuário.


    O Ion também armazena dados de interação para análises, eliminando a necessidade de outras ferramentas de monitoramento para avaliar o desempenho do conteúdo.

    Com funcionalidades como testes A/B e uma ampla gama de templates, o Ion permite a criação rápida de conteúdos interativos, otimizando tempo e recursos.

    Fundo do funil — avaliação e compra

    Nesta etapa do funil, sua lead qualificada está prestes a se tornar um consumidor do seu negócio.

    Ela está, de fato, considerando seu produto/serviço como uma solução, um “tratamento” para o seu problema e será o conteúdo que você produz que irá convencê-la.

    Como funciona o fundo de funil na prática

    Vamos voltar aos nossos exemplos: a concessionária online pode produzir um estudo exclusivo ou uma campanha de e-mail com os endereços coletados com o conteúdo de consideração com os principais modelos vendidos e as necessidades que atendem.

    Já um e-commerce de materiais de pesca pode criar um kit das principais ferramentas e acessórios que podem fazer a diferença trazendo profissionalismo na hora da pesca.

    É aqui que o departamento de vendas também age se um potencial consumidor está próximo da conversão, mas ainda apresenta dúvidas, um contato mais pessoal, seja por e-mail ou ligação, pode ajudá-lo a esclarecer e motivá-lo para a tão esperada compra.

    Melhores tipos de conteúdo para o fundo de funil

    Usuários no fundo do funil estão muito próximos de fechar um negócio. Por isso, ele está interessado em ouvir falar sobre sua marca.

    Cases de clientes

    Como potencial comprador, usuários nessa etapa dão abertura ao diálogo sobre o que você tem a oferecer.

    Então que tal mostrar a ele situações de clientes que tiveram sucesso com o que você oferece? Utilize qualquer um dos formatos para mostrar que seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

    Aqui na Rock Content, por exemplo, temos um case importante com o iFood, explicando em detalhes como o blog da marca atingiu quase 1 milhão de acessos em menos de um ano.

    Ferramentas avançadas

    Usuários no fundo do funil possuem alto nível de engajamento. Então o oferecimento de trials, ferramentas gratuitas e versões de demonstração são muito bem-vindas.

    Depoimentos

    Como dito, as pessoas que estão no fundo do funil estão a um passo da compra. Portanto, é possível mostrar relatos de compradores que já tiveram sucesso como seus clientes.

    Reviews de produtos

    No nosso exemplo, utilizamos uma loja de pesca. Então, que tal mostrar os diferentes tipos de varas disponíveis, por exemplo? Isso certamente facilitará a decisão de compra.

    A importância de diversificar os formatos de conteúdo

    São muitas opções de formato de conteúdo, não é? Embora a criação de múltiplos formatos de conteúdo possa parecer trabalhosa inicialmente, as possibilidades a longo prazo são imensas.

    Esses formatos garantem que você tenha diversidade suficiente para se adequar às diversas necessidades de um público com gostos e comportamentos distintos.

    Além disso, esses materiais podem ser adaptados e replicados em outros canais, como redes sociais, e incorporados em estratégias de e-mail marketing, sem falar que auxiliam significativamente a equipe de vendas.

    Júlia Moss, Account Executive da Rock Content
    Júlia Moss, Account Executive da Rock Content

    A diversificação de conteúdo não apenas enriquece a jornada do consumidor, mas também fortalece a posição da empresa como uma autoridade no assunto. Júlia Moss, Account Executive da Rock Content, destaca a importância dessa estratégia:

    “O trabalho com Inbound envolve diretamente leads e MQLs que estão em diferentes níveis de maturidade até a decisão de compra de uma solução que a Rock Content oferece. Dito isso, ao termos uma galeria completa com conteúdos em diferentes formatos (blog posts, e-books, cases, newsletter, calculadoras, dentre vários outros) abordando diferentes temas de topo, meio e fundo de funil, conseguimos personalizar a comunicação para educação e nutrição até o momento da venda.

    Sempre conversamos com nossos clientes sobre temas como distribuição de conteúdo, calendário editorial, tráfego pago e tráfego orgânico, SEO on page e off page, sobre conteúdo humanizado e, recentemente, sobre a atualização do Google. O fato de termos uma galeria completa com artigos e outros formatos que contribuam para as discussões não apenas acrescentam ao cliente em conhecimento, como também aumenta nossa autoridade no tema discutido“.

    Depois do funil de vendas

    Se você acha que seu objetivo foi cumprido após a venda, está enganado. É muito mais fácil manter um cliente do que conquistar novos. Então, é chegada a hora de você encantar José e torná-lo um consumidor frequente.

    A lealdade a uma marca é um dos mais importantes fatores no mundo digital. Portanto, após todas as etapas do funil de vendas, você deve continuar a produzir conteúdo para usuários que compraram.

    Formatos de conteúdo para encantar e reter clientes

    Nessa etapa, diversos formatos de conteúdo citados anteriormente podem ser utilizados. Acrescentam-se a isso:

    • ofertas especiais;
    • vídeos explicativos;
    • suporte especializado;
    • e tutoriais avançados sobre seu produto ou serviço.

    Lembre-se: qualquer formato pode ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas. O que realmente define qual deles deve ser utilizado varia de acordo com o nível de educação do usuário e a estratégia escolhida.

    O funil de vendas pode ser um incrível aliado da sua empresa para entender melhor o seu consumidor e poder criar conteúdo único e personalizado, que atenda às suas necessidades.

    Mas savemos: criar uma variedade tão ampla de conteúdos de alta qualidade para todas as etapas do funil de vendas é um verdadeiro desafio. Então, contar com especialistas na criação de conteúdo é essencial para garantir que seu material seja envolvente e eficaz.

    Na WriterAccess, você encontra mais de 15 mil talentos freelancers, incluindo redatores, designers, editores e tradutores, prontos para ajudar você a criar conteúdo que converte.

    Não enfrente esse desafio sozinho, deixe que os especialistas da WriterAccess façam parte da sua jornada de sucesso. Experimente grátis!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.