O que é Departamento de Marketing, quais as suas principais funções e cargos

Departamento de Marketing: qual a função, os principais cargos e como estruturar

Um departamento de marketing eficiente é essencial para o crescimento e a consolidação de qualquer negócio. Os profissionais desse setor, além de atrair e fidelizar clientes, realizam pesquisas de mercado e trabalham para o desenvolvimento de uma identidade positiva para a marca.

Você provavelmente já sabe o que é marketing. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias que buscam, entre outras coisas, conquistar e fidelizar os consumidores de uma empresa. Dada a importância dessa atividade, qualquer marca que tenha o sucesso como ambição precisa contar com um departamento de marketing forte.

Os profissionais dessa área, que acompanha a variação das características do consumidor, precisam estar atentos ao mercado e ao surgimento de novas tendências. Com o uso do Marketing Digital, o alcance do departamento é potencializado, assim como suas formas de atuação.

Para que você entenda melhor o contexto atual, elaboramos este artigo. Nele, vamos detalhar os cargos e funções presentes no setor de marketing de uma empresa, além de indicar como você pode estruturar o seu. Confira!

Quais são as funções de um departamento de marketing?

Como mencionamos logo no início do texto, uma das principais funções do departamento de marketing é a atração e fidelização de clientes. Contudo, sem as demais atividades realizadas pela equipe responsável, essa tarefa seria bem mais difícil, para não dizer inviável.

Antes de tudo, sua equipe de marketing deve saber como realizar um mapeamento completo do negócio. Esse entendimento é crucial para a elaboração de estratégias que sejam, de fato, eficientes. Com essa ideia, profissionais de marketing vêm apostando cada vez mais na elaboração de uma persona.

Esse perfil semifictício representa o consumidor ideal da empresa e, portanto, serve como base para a elaboração de abordagens que dialoguem com as dores do cliente. A partir disso, vem outra função do departamento de marketing: a compreensão das fases de venda e a elaboração de campanhas de comunicação adequadas.

Para facilitar a visualização desse processo, existe o funil de vendas. A ferramenta nada mais é que uma representação gráfica do caminho percorrido pelo consumidor desde que estabelece o primeiro contato com a marca até o momento em que toma a decisão de compra.

Esse primeiro contato é possibilitado pela geração de um conteúdo atrativo, que estimule um visitante do site a deixar seu contato e transformar-se em lead. Para esse objetivo, a criação de landing pages que ofereçam materiais pertinentes à persona é uma prática bastante eficiente.

Para garantir a eficiência da relação entre marca e consumidor, a equipe de marketing deve entender em que fase o cliente se encontra e saber definir a abordagem mais indicada.

Um lead no topo do funil, por exemplo, ainda está conhecendo o próprio problema e deve ser nutrido com material educativo. Já um lead na fase de consideração se mostra mais apto a receber conteúdos mais avançados e sugestivos.

Estabelecimento da imagem da marca

Além das funções mais diretas, como a elaboração de campanhas a partir da compreensão do estágio do funil, o departamento é responsável pela imagem passada pela marca. Para isso, trabalhos relacionados ao branding, como o estabelecimento da identidade visual, são essenciais.

Ademais, o setor de marketing deve saber explorar de forma eficiente os canais em que a persona está presente. Por isso, é importante contar com profissionais aptos a criar ações em redes sociais, gerenciar blogs e tocar campanhas de email marketing.

Mensuração dos resultados

Sem o registro e a análise dos resultados alcançados, nenhum projeto pode ser otimizado. Sendo assim, a mensuração é uma das funções imprescindíveis do departamento de marketing.

Por meio de ferramentas como o Google AdWords, é possível ter acesso fácil aos dados que indicam a eficiência dos anúncios e campanhas digitais. Contudo, é essencial que esse mapeamento inclua pesquisas de satisfação, já que o feedback dos clientes é um dos maiores geradores de insights para otimizações.

Quais cargos compõem o departamento de marketing?

Entendidas as principais funções do departamento de marketing, vamos voltar nossa atenção àqueles que são responsáveis por executá-las.

No topo da hierarquia está o diretor de marketing, responsável direto pela criação de todo o planejamento estratégico para levar a empresa a um patamar de sucesso no mercado. As ações desse profissional, que precisa ter um perfil analítico, podem ser relacionadas tanto ao ambiente interno, quanto ao externo.

Outra peça importante é o gerente. Entre suas funções mais importantes está a elaboração e execução de pesquisas de mercado, que são fundamentais para otimizar o posicionamento da marca. É requisito básico que esse profissional compreenda profundamente as características do público-alvo do negócio.

Para garantir que os produtos e serviços desenvolvidos pela companhia estão no mercado apropriado, é importante que o departamento conte com um gestor de produtos. Ele é responsável por elaborar o plano de lançamento de novas soluções, além de liderar o contato com clientes para compreender suas dores e necessidades.

Além dos já citados, existem outros cargos importantes. É o caso do analista de marketing, que, auxiliado pelo assistente de marketing, é responsável por coordenar as atividades mais administrativas da área, como a realização de eventos e a distribuição de material promocional.

É válido observar que, com o desenvolvimento de novas técnicas e práticas, novos cargos podem surgir e ganhar relevância. Hoje, qualquer empresa que preze pela própria estratégia na internet precisa contar com um profissional especializado, o coordenador de Marketing Digital.

É crucial que o escolhido para tal função seja capacitado para a utilização de ferramentas essenciais, como as de automação. Ele precisa ser um conhecedor de redes sociais e ter a habilidade de coordenar a produção de conteúdos seguindo algumas normas básicas, como a aplicação de técnicas de SEO.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Key Account Manager: o que é e qual a importância

👉 Content Manager: o que faz esse profissional de marketing

👉 Especialista em Marketing Digital: saiba agora mesmo como se tornar um


Como estruturar o departamento de marketing?

Um departamento de marketing bem estruturado pode ser o diferencial necessário para o sucesso de um empreendimento. Afinal, de nada adianta oferecer soluções qualificadas se não há uma comunicação efetiva com o público que pode se interessar em adquiri-las.

Sabemos, porém, que não existe uma solução exata para a estruturação de um departamento produtivo. Cada empresa deve entender exatamente quais são os fatores internos e externos que influenciam seus negócios para, a partir disso, elaborar um plano de marketing eficiente.

Assim, o primeiro passo deve ser a definição clara de metas e objetivos. Essa etapa é essencial para possibilitar uma mensuração de resultados no futuro. Além disso, um documento que não deixe dúvidas sobre os resultados que o departamento deve buscar pode servir como um norte para a atuação dos profissionais.

Sendo assim, trabalhe na elaboração de um organograma. Trata-se de um diagrama que estabelece as funções e informações hierárquicas de todos os cargos envolvidos na operação. É importante que o ocupante de cada cargo tenha ciência do que se espera dele e seja capacitado para cumpri-las.

Encontre os profissionais certos

Capacitação, aliás, é uma das palavras-chave para a criação de um departamento de marketing capaz de cumprir as próprias metas. Por isso, um dos processos mais importantes é a busca por profissionais qualificados. É essencial contar com, pelo menos, uma pessoa que possa realizar as seguintes funções:

É importante ressaltar, contudo, que a procura não deve se limitar às capacidades técnicas. A aptidão do profissional em trabalhar em grupo, cumprir horários e manter um bom ambiente de trabalho são determinantes para a produtividade da empresa como um todo.

Além disso, todos os candidatos às vagas no departamento de marketing devem se encaixar inteiramente na cultura organizacional proposta pela companhia. Além de buscar novos nomes no mercado, uma prática muito eficiente é o oferecimento de cursos de capacitação para qualificar os profissionais que já integram a equipe.

Invista em pesquisas e tecnologia

Em muitos empreendimentos, os profissionais de marketing encontram certa resistência por parte dos gestores para realizar pesquisas e investir em ferramentas tecnológicas. Isso é extremamente prejudicial para a saúde da empresa, especialmente se pensarmos em longo prazo.

Vivemos em um período em que as empresas, para alcançar o sucesso, precisam adequar suas operações à transformação digital. Isso significa que os melhores desempenhos só podem ser alcançados com o uso inteligente dos recursos de tecnologia disponíveis no mercado.

Se o seu departamento trabalha com campanhas de email marketing, por exemplo, o investimento em uma ferramenta de automação pode elevar o alcance da abordagem, otimizar a estratégia e até diminuir os custos, já que a segmentação oferecida pela ferramenta evita o desperdício com leads consideradas frias.

Além das tecnologias, outro gasto que deve ser encarado como investimento é a realização de pesquisas. Somente por meio desse material o departamento pode tomar decisões com maior segurança, fazendo com que as ações realizadas tenham níveis muito maiores de eficiência.

Por trás de todo empreendimento de sucesso existe um departamento de marketing bem estruturado. Os profissionais envolvidos nessa área são responsáveis por desenvolver campanhas efetivas para atrair e fidelizar o público. Além disso, devem ser qualificados para trabalhar estrategicamente a imagem da marca no mercado.

Como vimos no texto, os gastos relacionados ao marketing devem ser encarados como um investimento. Ainda assim, é preciso controlá-los. Por isso, confira o artigo em que passamos dicas para você definir o orçamento de marketing da sua empresa!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo