Marketplace: o que é e como alavancar as vendas por meio de uma plataforma online

Tem dúvidas sobre o conceito de marketplace? Confira nosso artigo que explica melhor o que é essa plataforma e como operá-la.

Marketplaces: onde e como aplicar ao seu negócio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já ouviu falar em Marketplace? Esse modelo de negócio é um recurso útil para as empresas, ajudando a alavancar as vendas por meio da internet. Diferentemente do conceito de e-commerce, os marketplaces são como shoppings online.

Quer saber mais? Neste post, vamos explicar o que é um marketplace, qual sua importância e seu funcionamento, e ainda oferecer dicas para implementá-lo na sua empresa. Então, vamos à leitura!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é um marketplace?

    O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos, dando ao cliente um leque de opções.

    Portanto, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro do mesmo site. Em outras palavras, é como um shopping center online cujos visitantes têm acesso a várias lojas.

    O conceito de marketplace não é novo. No Brasil, ele começou a ser implementado em 2012. Agora, muitas grandes empresas digitais já aderiram. Alguns exemplos são a B2W – fusão entre Lojas Americanas e Submarino, a Livraria Saraiva e o Walmart.

    Como dito, existem diferenças entre um marketplace e um e-commerce.

    No caso de um e-commerce, você entra no site da Loja X e escolhe uma geladeira que é vendida e enviada pela própria Loja X.

    No caso de um marketplace, você pode entrar no site da Loja X e escolher uma geladeira que está sendo vendida e enviada pela Loja Y.

    Quais as vantagens de um marketplace?

    Para os usuários, o marketplace representa mais praticidade. Afinal, ele pode ver, em um único site, ofertas de vários vendedores. Assim, é possível comparar e escolher o melhor preço facilmente.

    Além disso, ele pode comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento, em vez de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.

    Enquanto isso, para os lojistas, ele é sinônimo de colaboração. Anunciando seus produtos nos marketplaces, as empresas — grandes ou pequenas — ganham mais visibilidade e conseguem alavancar as vendas.

    O conceito é o mesmo que justifica o sucesso de uma loja física em um shopping center. As pessoas podem entrar para comprar o produto de outra loja, mas veem os produtos na sua vitrine e acabam comprando também.

    O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual.

    Além da visibilidade, as empresas também ganham em reputação junto ao consumidor. Quando uma loja menor, menos conhecida, coloca seu produto no marketplace de um gigante do mercado, consegue quebrar algumas objeções de compra ligadas tipicamente à falta de confiança.

    Como funciona o sistema de marketplace?

    Se você quiser fazer negócios em um marketplace, o processo é simples, mas requer atenção. Basicamente, você deverá fazer um cadastro da sua empresa e dos seus produtos.

    Então seus produtos passam a ser divulgados. Eles aparecem em pesquisas e são sugeridos aos usuários de acordo com seu histórico de buscas e compras.

    Esteja atento à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace.

    A comissão corresponde a um valor que vai de 9.5% a 30% de cada venda realizada. A variação corresponde ao nível de divulgação que você solicita durante o seu cadastro: quanto maior a visibilidade dos seus produtos, maior também a comissão.

    Sabendo disso, você precisa avaliar a viabilidade de entrar em um marketplace.

    • Será que a sua margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão?
    • Ou, será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?
    • Ou, ainda, será que o marketplace vai alavancar as vendas mas canibalizar a lucratividade?

    Além da cobrança da comissão, o marketplace também possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas.

    Este prazo varia de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido. É uma maneira de garantir que você vai atender devidamente aos clientes.

    Considere estes fatores e faça uma análise de viabilidade financeira detalhada antes de decidir se vale a pena implementar o marketplace.

    Outro ponto que precisa de atenção é a escolha do marketplace ao qual você vai associar sua empresa. O público que visita cada um pode ter perfis ligeiramente distintos, tanto em relação a fatores demográficos quanto interesses.

    Por isso, é importante cadastrar-se no marketplace que apresenta usuários mais alinhados com o perfil dos seus clientes.

    Finalmente, leia também as políticas e termos da plataforma escolhida. Você tem a obrigação de adequar-se a estas condições. Do contrário, pode receber denúncias dos clientes e ser retirado da plataforma, ou punido de outras maneiras.

    Tenha em mente que as empresas que mantém um marketplace são muito rigorosas com o cumprimento de normas. Afinal, sua reputação está em jogo.

    Qual é a importância de um marketplace?

    Como nós já dissemos, o marketplace tem impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes. Mas esses não são os únicos fatores que levam ao aumento nas vendas.

    O marketplace também é eficiente na fidelização dos clientes. Ele oferece todas as ferramentas para que você crie ações que agregam valor à experiência do usuário com sua marca.

    Pense na Black Friday: nos marketplaces, milhares de lojistas ofereceram produtos com preços especiais. Ao participar desse evento, você cria uma oportunidade para o cliente ter uma experiência positiva, garantindo que ele vai comprar novamente.

    É muito mais simples promover um evento desse porte online do que em uma loja física.

    Além disso, comparado a um e-commerce, o marketplace não exige tanto investimento em marketing. Também não há custos severos de TI, com desenvolvimento e hospedagem. A empresa que gerencia o marketplace cuida disso por você.

    Em outras palavras, o marketplace aumenta o faturamento enquanto reduz os custos, potencializando a lucratividade.

    Outra vantagem do marketplace é a escalabilidade deste modelo. Conforme você aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes. Basicamente, não existem limites.

    E você já pensou em associar sua empresa a mais de um marketplace? Existem duas vantagens importantes para esta prática.

    Em primeiro lugar, você pode atingir mais pessoas — todos os usuários do marketplace A, mais todos os usuários do marketplace B.

    Mas, não se esqueça: como já mencionamos, você precisa buscar sempre os marketplaces que possuem perfil de usuários compatível com o típico cliente da sua empresa.

    Em segundo lugar, você pode atingir o mesmo usuário, mais de uma vez. Ele terá contato repetido com sua marca em diferentes plataformas, o que cria mais oportunidades para a decisão de compra.

    Para completar, o marketplace é uma alternativa de fácil manutenção. O processo de cadastrar produtos pode ser feito por poucas pessoas. Assim, sua equipe pode focar em atividades mais estratégicas, como analisar o mercado, definir preços e escolher novos produtos para seu portfólio.

    Quais são as melhores práticas associadas à implementação do marketplace?

    Em primeiro lugar, é importante aprender o funcionamento do marketplace escolhido. E estamos falando em aprender a fundo, não simplesmente o passo a passo do cadastro de itens.

    Como você deve fazer a descrição do produto para chamar a atenção dos usuários? Quais fotos podem despertar mais interesse? Tenha em mente que a sua “vitrine” está competindo com a de vários outros lojistas.

    Mesmo associado a um marketplace, você provavelmente tem um e-commerce e, talvez, uma loja física. É essencial garantir a consistência na qualidade do produto, atendimento e entrega em todos os canais de vendas.

    Para isso, é preciso fazer uma gestão unificada, em vez de segmentar o controle de cada um.

    Além disso, os procedimentos e parâmetros devem ser idênticos. Por exemplo, não faz sentido que o tempo necessário para preparar o pedido seja mais longo na loja física do que no marketplace.

    Falando nisso, a implementação de um marketplace exige que sua empresa esteja preparada para atender à demanda que ele vai gerar.

    Se as suas vendas subirem muito e você não puder atender aos clientes de maneira organizada e ágil, isso vai gerar uma avaliação negativa. Não se esqueça de que, na internet, avaliações são públicas e possuem grande alcance.

    O próprio marketplace tem ferramentas para que o usuário comente e dê uma nota à sua experiência com cada lojista. Se essas avaliações gerarem má reputação online, isso pode afetar também seus negócios offline.

    Em relação aos preços e produtos, você precisa estar atento aos outros lojistas do mesmo marketplace. Eles são seus concorrentes diretos.

    Saiba o que eles estão oferecendo e tente manter-se competitivo. Alcançar um preço um pouco mais acessível, ou trazer uma variedade maior de opções em produtos, será essencial para conquistar os clientes.

    Nossa última dica é em relação ao frete. Dentro de um marketplace, esse é um fator com papel importante na decisão de compra. Portanto, tente desenvolver parcerias e uma estrutura logística para manter fretes baixos ou, quando possível, oferecer o frete grátis ao cliente.

    11 Exemplos de Marketplace

    Veja 11 exemplos de marketplace do Brasil e internacionais para que compreenda melhor essa plataforma online.

    1. Amazon

    Jeff Bezos criou a Amazon em 1994 com objetivo de vender livros, porém com o passar dos anos ele percebeu a oportunidade que tinha em expandir o mix de produtos.

    Hoje a plataforma comercializa variadas mercadorias de diferentes fornecedores, pois suas comissões são atrativas.

    2. Americanas

    Seguindo a mesma tendência, as Americanas comercializam tanto a marca própria como faz vendas de terceiros. Pois, um dos seus benefícios é o custo zero para iniciar o negócio.

    Inclusive, um dos diferenciais do site é a proteção contra invasões e fraudes, presentes também na Amazon.

    3. Airbnb

    Pensando na área de serviço, o Airbnb surgiu quando três amigos tiveram a ideia de alugar um quarto dentro do próprio apartamento para designers porque havia na cidade deles um evento desse mercado para os profissionais.

    Hoje, é uma empresa de bilhões de dólares que conecta viajantes a diversos serviços de hospedagens em todo mundo, quem quiser pode ficar hospedado até em árvore.

    4. Buscapé

    O Buscapé foi uma plataforma que apareceu para fazer comparações de preços dos produtos, mas teve que se reinventar e tornou-se um marketplace de diversas mercadorias.

    Aqui, a comissão ocorre quando a venda é efetuada. Ainda, conta com soluções de pagamento inteligentes, sistemas antifraude, integradores e ERP’s.

    5. Magazine Luíza

    O Magazine Luiza era uma loja física de departamentos, percebendo a tendência do mercado online expandiu os negócios. Antes vendia somente seus produtos, agora no marketplace poderá encontrar diferentes fornecedores. Um dos diferenciais é a estrutura UX que promove a excelência na experiência das compras e suporte aos vendedores. 

    6. MadeiraMadeira

    O MadeiraMadeira iniciou o e-commerce vendendo móveis e materiais de construção para consumidor final. Depois, eliminou os estoques e passou a ser intermediadora dos parceiros e clientes que tinham interesse em artigos de casa. Desse modo, o atendimento tem foco nas vendas e oferece aos lojistas API de integração e pós-venda em retenção.

    7. Evolutto

    Outra forma de e-commerce foi lançada pela Evolutto que trouxe um modelo de negócios inovador que reúne especialistas que dão consultorias para empresas. 

    Essa startup conecta empreendedores com especialistas que prestam consultorias específicas, conforme os problemas que eles apresentam em seu negócio.

    8. Mercado Livre

    Todo mundo que vai comprar algo faz pesquisa no Mercado Livre, esse site é como a Amazon e a Americanas. Ele foi fundado na Argentina e logo se expandiu.

    Sua receita é proveniente das porcentagens de vendas e de anúncios dentro do sistema. Outro detalhe é que os pagamentos são realizados pela plataforma da própria empresa, o Mercado Pago.

    9. Enjoei

    O Enjoei começou como um bazar e ampliou para a venda de diversos produtos, em sua maioria mercadorias usadas. Assim, eles conectam pessoas aos compradores. Geralmente, comercializam roupas e acessórios de moda cobrando 20% sobre as transações.

    10. OLX

    OLX é um marketplace que foi lançado na Índia, mesmo sendo criado nos Estados Unidos. Ele não oferece pagamento pela plataforma como o Mercado Livre. Todavia, a receita vem de anúncios para empresas (via Google AdSense) e das vendas premium ads em que os vendedores destacam seus produtos.

    Em 2015, a OLX se juntou ao site BomNegócio.com e se tornou o maior classificado do país. Ele também está nos países como Cazaquistão, Ucrânia, Romênia, Hungria e Bielorrússia.

    11. Uber

    O Uber transformou a maneira como as pessoas se locomovem no mundo. Esse marketplace oferece motoristas disponíveis para passageiros 24 horas por dia a um custo mais acessível.

    Com isso, os taxistas tiveram que rever seus negócios e valores a serem cobrados. Após a criação desse aplicativo outros surgiram, fazendo concorrência como a 99.

    Diferenças entre Marketplace e E-commerce

    Uma das grandes diferenças entre marketplace e e-commerce está na descentralização do estoque e na ampliação do mix de produtos.

    Assim, o canal de vendas oferta um pool de mercadorias segmentado e direcionado ao cliente. Além disso, também são distintos no:

    • formato de receita;
    • formato jurídico;
    •  gerenciamento de estoque;
    • profundidade de produtos e serviços;
    •  grau de abertura;
    • curadoria de lojas etc.

    Já o e-commerce utiliza fluxo de caixa intensivo para fomentar o crescimento, o mix de mercadorias não é tão sortido e ele pode investir somente na própria plataforma. Neste caso, o marketplace dá a possibilidade de vender em mais de um site.

    Vantagens e desvantagens de um Marketplace

    Agora, que você sabe qual a diferença entre essas duas plataformas de vendas, descubra quais são as vantagens e desvantagens de investir no marketplace.

    Vantagens

    • Maior visibilidade

    O site oferece maior visibilidade porque ele é visto por muito mais pessoas. Sobretudo, quem está procurando determinado item pode se interessar por outros.

    • Aumento das vendas

    Já que é visto por mais pessoas, a oportunidade de vendas aumenta. Logo, capriche na precificação, descrição da mercadoria, imagem, anúncios atrativos e na variedade de produtos.

    • Escalabilidade

    O marketplace é um modelo de negócio escalável porque o número de pessoas que o procuram cresce e isso não gera novos custos na operação.

    • Alto potencial de faturamento

    Sendo uma plataforma escalável, logo proporciona alto potencial de faturamento, consequentemente mais lucros. Isso ocorre, por exemplo com a Uber, IFood, Magazine Luiza, Mercado Livre e tantos outros.

    • Atividades de gestão

    Para ter uma marketplace o empreendedor deve entender de gestão, porque terá que prospectar e intermediar contatos. Além disso, ter conhecimento em marketing. 

    Desvantagens

    • Identidade visual

    Quem tem um e-commerce tem sua identidade visual em todo o processo, no marketplace isso não existe. Pois, a ID será do próprio sistema, lembra do Mercado Livre? Isso mesmo, você e todas as pessoas compram o produto sem atribuir a credibilidade à marca do fornecedor.

    • Taxas de serviço

    Os marketplaces cobram taxas para utilizarem o seu serviço, porcentagens sobre vendas. Assim, deverá pesquisar qual tem menor custo para não gerar prejuízo na sua empresa.

    • Dependência

    Se suas vendas ocorrem somente no marketplace isso gera uma relação de dependência. Ou seja, se a plataforma fechar ou mudar sua forma de trabalho isso prejudicará seu negócio.

    Desse modo, o correto é unir loja virtual ao marketplace e redes sociais para atingir todos os públicos.

    Marketplace é vantajoso para todos os tipos de negócios?

    Sim, um marketplace é vantajoso para todos os tipos de negócios, pois permite que os usuários realizem compras em qualquer lugar, a qualquer momento, de forma rápida e segura. Além disso, possibilita aos vendedores a oportunidade de expandir sua visibilidade de marca, alcançar novos públicos e expandir seu alcance geográfico.

    Ao usar essa plataforma, os comerciantes aproveitam a infraestrutura e a plataforma do provedor, obtendo acesso a recursos de alta qualidade, como sistemas de pagamento seguros, recursos de marketing, análise de dados e muito mais.

    Todos eles favorecem quem vende na questão do gerenciamento de suas operações de maneira eficiente, aumentando a produtividade e a rentabilidade. Além disso, os marketplaces ajudam os vendedores a economizarem tempo e dinheiro, porque não é necessário investir em tecnologia, infraestrutura e equipe para a gestão do negócio.

    Para grandes empresas

    O marketplace é vantajoso para grandes empresas porque proporciona que elas alcancem um número maior de clientes e expandam o alcance de seus negócios. Um grande benefício é oferecer seus produtos e serviços a um grupo maior de compradores, aumentando assim suas chances de venda.

    Aliás, as empresas podem ter acesso às informações sobre seus clientes como: endereço de entrega, histórico de compras, preferências de produtos, etc., com isso elas fornecem um melhor serviço a eles.

    Outra vantagem é a economia de tempo e dinheiro, como já dito, ao não precisarem se preocupar com o gerenciamento e manutenção de um sistema de comércio eletrônico próprio.

    Ainda, a plataforma ajuda a reduzir o custo de marketing, pois o negócio não precisa gastar dinheiro em campanhas de publicidade para atrair os clientes.

    Para pequenos negócios

    Esse software é uma das principais ferramentas para o sucesso de uma pequena empresa. Visto que, permite aos empreendedores e empresas de pequeno porte criarem seus próprios negócios, vendendo seus produtos e serviços a uma gama maior clientes.

    A vantagem do marketplace para negócios desse porte é que elas têm acesso a uma grande base de consumidores e podem alcançar um público muito maior do que conseguiriam se operassem de forma independente.

    Isso significa que ampliam suas vendas, o que o ajudará a crescer. Como também, o marketplace proporciona melhores taxas de comissão para quem está começando. Isso significa que eles podem economizar dinheiro ao não precisarem pagar uma taxa de comissão tão alta quanto a exigida por outros sites de comércio eletrônico.

    Ademais, há outros pontos positivos como a facilidade de gerenciar suas operações. Uma vez que as pequenas empresas não precisam se preocupar com as complicações de configurar e operar seus próprios sites de comércio eletrônico, elas podem focar seu tempo e recursos em seu negócio de maneira mais estratégica.

    Por último, favorece um ambiente seguro para as pequenas empresas. Porque todas as transações são realizadas em um único local, é mais fácil para elas manterem o controle sobre seus pagamentos, segurança e outras funções relacionadas.

    Quais são as dicas para um marketplace de sucesso?

    Se você deseja abrir seu próprio marketplace em alguma plataforma aqui estão algumas dicas para obter sucesso. Primeiro, é importante garantir que tenha um bom design de site para atrair clientes.

    Ainda, é importante oferecer suporte ao cliente de qualidade, bem como formas de pagamento seguras e processamento de pedidos eficientes. Sobretudo, ter uma estratégia de marketing para divulgar e promover sua loja virtual, mas também há outros fatores tão relevantes quanto esses, veja a seguir.

    Entenda primeiro se você precisa utilizar marketplace

    Antes de embarcar na jornada de um marketplace é importante entender se esse modelo de negócio é realmente adequado para seu empreendimento. Afinal, eles são estratégias muito úteis para diversos segmentos, mas é necessário investigar bem como funcionam para que seu negócio prospere e cresça de forma segura.

    Ganhe a confiança de seus consumidores

    Uma das principais formas de garantir o sucesso de seu negócio é ganhar a confiança dos consumidores. Isso significa manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de ter um atendimento ao cliente eficaz e personalizado.

    Ao obter esse objetivo, é possível criar uma estratégia de relacionamento com o consumidor que garanta a satisfação deles e a reputação do seu negócio.

    Dê atenção à logística

    A logística é outro ponto essencial para uma operação eficaz. É fundamental garantir que os produtos cheguem aos clientes de forma rápida, segura, intacta e eficiente para evitar problemas e garantir a satisfação dos consumidores.

    Saiba lidar com as reclamações online a favor do seu negócio

    Mesmo com todas as medidas de segurança e qualidade, é possível que os clientes reclamem. É importante saber lidar com essas críticas da melhor forma possível a fim de manter a boa reputação do seu negócio.

    Ainda que, não seja possível agradar a todos, é fundamental demonstrar empenho em ouvir os clientes e buscar uma solução que atenda às suas necessidades.

    Quais são as perguntas frequentes sobre marketplace?

    Existem inúmeras dúvidas que permeiam o marketplace para pessoas que não estão acostumadas com as operações online.

    Logo, para quem está começando é importante ter esses esclarecimentos antes de realizar os investimentos necessários. Confira algumas das maiores questões a seguir.

    O que é Marketplace?

    Marketplace é um tipo de e-commerce que permite aos diversos vendedores oferecerem seus produtos aos consumidores em um único lugar. Esses comerciantes são responsáveis pela listagem, atendimento e entrega dos produtos.

    Dessa maneira, eles têm oportunidade de alcançar um público maior do que se eles estivessem vendendo por conta própria. Em contrapartida, os consumidores podem acessar facilmente uma grande variedade de produtos em um mesmo local.

    Qual marketplace mais vende?

    As plataformas de marketplaces ganharam espaço no comércio online com distintos modelos e tipos de empresas. Desse modo, vamos conhecer quem são os gigantes desse mercado no Brasil.

    Mercado Livre

    O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil e da América Latina, com 211 milhões de usuários ativos e 10 milhões de vendedores. Oferecendo uma das experiências de compra e venda mais completas, com uma variedade imensa de produtos, desde móveis e eletrodomésticos até imóveis e veículos.

    Para fazer parte, basta cumprir os regulamentos da plataforma e se cadastrar.

    Amazon

    A Amazon desenvolveu vários produtos para seus usuários, não somente os físicos, mas, serviço Prime de streaming de conteúdo, armazenamento de arquivos e outras vantagens. Ela é uma das maiores marcas de todos os tempos e tem se tornado referência no mercado digital.

    Desde 1994, a empresa pioneira tem crescido consideravelmente com seu marketplace, serviço Prime e diversos produtos que oferecem aos seus usuários.

    Sendo desde livros, alimentos e bebidas, brinquedos, computadores, cozinha, decoração, setor automotivo e tantos outros.

    Americanas

    Agora, conhecida como Americanas S.A., a empresa reúne quatro grandes nomes do e-commerce nacional: as Lojas Americanas, o Submarino, a Sou Barato e o Shoptime.

    Essas marcas oferecem um catálogo variado de produtos, além de serem responsáveis por gerar cerca de 59 milhões de visitantes mensais e mais de 610 milhões de páginas visualizadas todos os meses.

    Além disso, ela aderiu ao modelo de negócio do marketplace, possibilitando que terceiros vendam seus produtos diretamente por meio das plataformas.

    Buscapé

    Fundada em 1999, o Buscapé é uma das primeiras e mais populares ferramentas de acesso à internet no Brasil. O que começou como um simples comparador de preços online, tornou-se um dos maiores marketplaces do país.

    Seu catálogo é um dos mais robustos do mercado digital, alcançando 60 milhões de acessos mensais via navegador, e mais de 700 mil via aplicativo. Em 2019, o app do Buscapé foi um dos 3 aplicativos de compras mais baixados no país.

    OLX

    Desde 2010, quando a OLX chegou ao Brasil, o modelo de comércio C2C tem se tornado cada vez mais popular. A plataforma já conta com mais de 54 milhões de itens anunciados mensalmente em 45 países, gerando cerca de 1,9 bilhões de visitas mensais.

    Facebook

    O marketplace do Facebook também vem conquistando cada vez mais usuários, totalizando 800 milhões em 70 países. Esta ferramenta permite que os usuários publiquem e vendam produtos, sejam eles usados, novos ou de fabricação própria. Além de usar a geolocalização para selecionar produtos próximos.

    No entanto, todo o fluxo de pagamento e entrega é de responsabilidade única e exclusiva de quem está vendendo. Esta é uma ótima oportunidade de negócio e deve ser considerada para quem quer se destacar.

    Magalu

    O Magazine Luiza possui um marketplace desde 2016, oferecendo aos lojistas uma estrutura segura e prática para vender seus produtos. O cadastro é destinado a empresas com um CNPJ ativo, que possuam produtos que se encaixam na proposta e no público-alvo da marca.

    A plataforma tem mais de 200 mil empresas cadastradas, que vendem itens variados, desde eletrodomésticos a itens de cama, mesa e banho. Além disso, é uma ótima maneira de atrair o enorme público da marca para lá.

    O que não pode vender no Marketplace?

    Alguns itens estão proibidos por lei ou por políticas de segurança dos sites. Os seguintes produtos estão entre aqueles que não podem ser vendidos:

    • produtos ilegais ou ilegítimos, incluindo aqueles de origem duvidosa, que não tenham autorização para serem vendidos ou que não sejam aprovados pela legislação local;
    • produtos cuja comercialização é proibida, incluindo armas, munições, drogas, medicamentos, substâncias controladas, produtos de tabaco, bebidas alcoólicas, produtos piratas, etc;
    • produtos que violam direitos autorais ou de propriedade intelectual;
    • produtos que violam a privacidade ou a segurança de outras pessoas;
    • produtos relacionados a jogos de azar (incluindo loterias, apostas e outras formas de jogos de azar).

    Além disso, alguns marketplaces podem ter suas próprias políticas específicas sobre o que pode ou não pode ser comercializado. É importante que os vendedores façam uma leitura cuidadosa das regras antes de listarem um produto.

    Conclusão

    Neste artigo, você entendeu o que é um marketplace e quais as vantagens desse tipo de plataforma. Mas isso é apenas o começo! Associar seu negócio a um marketplace, ou criar um e-commerce, pode descortinar um novo horizonte de metas de ventas para sua empresa.

    E, se você já atua no mundo online, não deixe de baixar nossa calculadora de conversão para e-commerce para medir a saúde de seu negócio.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.