Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 17 de setembro de 2018. | Atualizado em 13 de fevereiro de 2019


Customer Relationship Management (CRM) é o nome da solução que permite às empresas gerenciar e controlar sua relação com seus clientes. Há muitos softwares competentes no mercado e, entre eles, se destaca o da Oracle. No entanto, antes de adotá-lo, é fundamental saber mais sobre as características da solução.

A Oracle é uma empresa renomada e muito conhecida mundialmente no setor de TI. Sua solução de database já traz há anos uma alternativa sólida e que se mostra referência no mercado.

Entre suas principais funcionalidades, o CRM é a que se faz mais relevante e em destaque diante das demandas atuais das empresas. Gerenciar clientes gera engajamento e oportunidades de negócio.

Entender mais sobre a Oracle e seu papel como solução de CRM é fundamental para ter o melhor direcionamento ao escolher essa plataforma.

Neste post, você terá uma visão mais ampla da companhia, sua história no mercado e como ela despontou como uma das gigantes em soluções administrativas. Veja também quais são os prós e os contras de quem opta pela sua solução de CRM!

A importância de um CRM para as empresas

Gerenciar o relacionamento com os clientes tem sido uma demanda fundamental às empresas. Não basta querer vender, é necessário estar próximo deles para oferecer algo mais adequado.

CRM é a ferramenta que ajuda as companhias a terem mais conteúdo útil sobre seus consumidores, fazendo isso em uma plataforma única. Nela, tudo é centralizado e voltado para uma relação mais objetiva.

Nas ferramentas de CRM, é possível ter o histórico de contatos do consumidor com a empresa, suas compras, seus interesses e todos os seus dados. Com base nisso, ofertas, campanhas de marketing e toda relação da empresa é feita com uma base.

Dessa maneira, há maiores chances de um engajamento, já que a precisão de toda essa atividade aumenta consideravelmente. Quando uma empresa conhece as preferências de seu cliente, a relação caminha para uma fidelização.

Isso deixa claro como o CRM tem uma proposta fundamental no contexto atual de relacionamento com o público. Nesse caso, o Oracle é uma dessas soluções, que permite otimizar esse contato, de modo que ele gere mais oportunidades de negócio.

O desenvolvimento da Oracle e de suas soluções

A Oracle é uma das grandes empresas de soluções de database, softwares e hardwares no mundo. Seu banco de dados é um dos mais conhecidos e que se mostra mais eficiente nessa relação entre cliente e servidor.

O início de sua história como gigante no CRM se iniciou em 1998, quando a empresa lançou oficialmente uma divisão voltada a essas soluções. A partir daí, a proposta era ser a maior.

Em 2006, a Oracle adquiriu a empresa Siebel Systems, até então uma das suas grandes rivais no mercado de CRM. Com esse importante passo, o desenvolvimento e a chegada ao topo do mercado aconteceu naturalmente. Com isso, a Oracle passou a trabalhar no lançamento de diversas soluções, cada uma delas com um direcionamento de mercado.

É justamente essa amplitude de ações da empresa que a torna tão abrangente e considerada referência. Para todo tipo de atividade empresarial, há um sistema de solução e CRM da Oracle que atende perfeitamente às demandas do negócio.

A Oracle trabalha com algumas soluções principais e que trazem funcionalidades importantes para a atuação das empresas. Entre as principais, há 3 categorias de serviços.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 Saiba quais são as 12 melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado

👉 RD Station CRM: conheça a ferramenta que vai organizar seu processo comercial

👉 Conheça os 9 passos para implementar uma estratégia de CRM na sua empresa

👉 Conheça o Salesforce CRM e descubra se ele é o sistema certo para o seu negócio

1. On Demand (SaaS)

A categoria On Demand consiste em soluções em nuvem, em que o usuário acessa diretamente por meio de uma conexão à web, mediante assinatura mensal.

Justamente por ter essa característica de entrega de plataforma de serviços, é considerada uma solução Software as a Service (SaaS)Sua operação é muito simples, principalmente, por conta de todo uso se dar por meio de um navegador de internet.

2. CRM Social

O CRM Social da Oracle já tem mais de 10 anos de mercado. Mesmo sendo uma ferramenta mais simples, ele traz a proposta de oferecer soluções voltadas às empresas tradicionais. Com ele, é possível:

  • detectar e qualificar leads;
  • fazer boas campanhas de venda com base nos dados do clientes;
  • reunir informações gerais para os departamentos da empresa.

3. PeopleSoft Enterprise CRM

Já o PeopleSoft Enterprise CRM é o mais amplo da família. Trata-se de um conjunto de soluções úteis para o cotidiano de empresas em geral ou até mesmo de empreendedores. Essa linha surgiu quando a Oracle adquiriu a PeopleSoft e, junto com ela, toda sua proposta de softwares.

Os prós do Oracle CRM

Conhecer o Oracle mais a fundo é importante para entender como ele pode ser relevante ao negócio. Antes de contratar uma solução em CRM, saber mais sobre o que ela entrega faz toda a diferença.

A seguir, confira os principais destaques considerados como as grandes vantagens do Oracle e saiba como podem ser úteis no cotidiano das companhias.

Centralização do controle de informações

O CRM da Oracle traz a importante funcionalidade de centralizar absolutamente todas as informações dos clientes em um só lugar. Isso traz mais produtividade aos setores de atendimento, comercial e todos os outros que terão acesso a esses dados.

De maneira simples, qualquer consulta necessária pode ser feita por meio do registro desse consumidor dentro do ambiente do Oracle. Sem o uso dessa ferramenta, planilhas e outros recursos ultrapassados seriam necessários para organizar informações relevantes.

No Oracle, de maneira dinâmica e intuitiva, dados amplos estão associados ao nome do cliente. Ao acessar, é possível encontrar não só nome, endereço e informações gerais, mas também o histórico de compras, de atendimentos e de ofertas já realizadas a essa pessoa.

Ebook Times de Vendas

Avaliação de todos os tipos de contatos

Os contatos que o cliente faz com o negócio são importantes e devem ser registrados para futuras análises. Nessas ocasiões, percepções relevantes são detectadas pela empresa, que gera indicadores que possibilitam entender desde a qualidade de seus serviços até as preferências de um cliente.

Para isso, no entanto, é preciso avaliar todos os caminhos utilizados para essa comunicação. E-mail, call centerchatbots e qualquer outro recurso importante está totalmente integrado com o Oracle CRM, incluindo as redes sociais.

Nesses espaços, há cada vez mais solicitações, o que também gera conteúdo relevante e que precisa ser avaliado pelas empresas. Com essa integração ampla, a Oracle se destaca no mercado, já que nenhuma percepção é perdida por conta do canal de atendimento.

Qualificação de leads

Qualificar leads é um trabalho crucial no entendimento de quem realmente pode trazer boas oportunidades de negócio no futuro. Uma empresa vai recolher dados de possíveis interessados aos montes, já que é parte do trabalho.

No entanto, de todo esse volume, filtrar o que realmente pode gerar conversões é fundamental. É justamente esse trabalho que pode ser encontrado de maneira eficiente com o Oracle CRM.

Por meio de recursos que permitem uma análise mais profunda, leads qualificados são devidamente destacados em meio aos outros contatos que não têm potencial de gerar negócios. A partir disso, esses leads podem ser conduzidos pelas próximas etapas do funil de vendas, em busca de resultados.

Solução em nuvem

Atualmente, as soluções em nuvem são uma tendência forte e que trazem benefícios reais e concretos aos usuários. O Oracle CRM não fica de fora, tendo toda a sua operação executada em um software que dispensa a instalação em um periférico físico.

Com isso, toda atividade necessária com a plataforma é facilitada, ganhando mais agilidade e, principalmente, o acesso remoto.

O acesso em nuvem dá essa possibilidade de uso em qualquer ocasião, a partir de qualquer lugar. Em tempos de rotinas tão intensas e flexíveis, poder usar o CRM de qualquer lugar é um destaque interessante. Os concorrentes da Oracle também investiram nessa possibilidade, o que reforça a necessidade de competitividade.

Os contras do Oracle CRM

Como nem tudo é perfeito, mesmo um CRM de destaque como o Oracle tem alguns pontos que podem pesar negativamente contra ele. Conheça melhor quais características talvez não sejam as mais interessantes dessa solução e entenda os motivos.

Alto custo

Toda essa oferta de funcionalidades e de soluções precisas e amplas têm um preço que, para alguns, pode ser alto demais.

Os planos do Oracle CRM são cobrados em dólar e, além disso, também têm um custo mensal que não é muito interessante para empresas de pequeno porte.Empreendedores iniciantes, por exemplo, também têm uma demanda de qualificação e controle de clientes, mas, para eles, o preço da solução pode pesar no bolso.

Essa questão faz com que o Oracle CRM seja mais voltado às médias e grandes empresas. Dependendo do faturamento do negócio, esse valor não é um custo realmente impactante, principalmente, ao considerar tudo que ele oferece. Por ser um fator limitador de usuários, é possível considerar o preço um fator que pesa contra a solução.

Suporte somente em inglês

Apesar de sua atuação global, a Oracle é uma empresa de origem e base americana. Com isso, o inglês é naturalmente o seu idioma principal.

O problema é que ele é o único, desde a plataforma até o atendimento. Por mais que seja cada vez mais comum as empresas contarem com colaboradores que dominam o idioma, isso pode ser um problema na solução de questões variadas.

Um suporte em português, por exemplo, torna a comunicação mais clara e objetiva. Essa possibilidade não é entregue pelo Oracle, então, as empresas devem avaliar se pode ser um problema em longo prazo.

A visão final sobre o CRM Oracle

Uma visão geral é sempre importante antes de bater o martelo sobre uma solução. Você viu em detalhes alguns dos principais destaques da empresa e o que se pode afirmar é que eles são realmente efetivos.

São vantagens competitivas e que permitem aproveitar as vantagens principais de um CRM com total amplitude e objetividade. Em resumo, o Oracle CRM entrega o que se espera dele.

Quanto às desvantagens, é fundamental avaliar, primeiramente, como elas impactam determinado negócio.

Empresas de pequeno porte podem não lidar bem com o custo e com a inflexibilidade do idioma, justamente, pela limitação de recursos econômicos e humanos. No entanto, companhias de grande porte não verão problemas no preço e, certamente, terão profissionais fluentes em inglês.

A Oracle é referência e seu CRM segue esse caminho. Conhecer melhor suas características e seu impacto no mercado é fundamental antes de considerá-lo como uma escolha certeira!

Sua empresa está pronta para proporcionar o melhor atendimento ao cliente? Talvez algumas dicas e percepções de um bom conteúdo podem ajudar. Baixe o e-book Manual de boas práticas de atendimento ao cliente para saber mais sobre o assunto!

Manual de boas práticas de atendimento

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *