Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade

Transformação Digital é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia. Essa transformação deve partir de uma mudança estrutural nas organizações.

Transformação Digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse termo tem ganhado a atenção de empresas de todos os setores ao redor do mundo.

Mas o que é isso, exatamente? Há quem pense que se trata de um esforço de TI ou que envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias e definições.

Porém, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

Por isso, é preciso entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio.

Pensando nisso, elaboramos este guia com tudo que você precisa saber sobre transformação digital. Preparado? Então vamos lá!

Neste post você verá:

    O que é transformação digital

    Se contextualizamos a necessidade da transformação digital com a história é mais fácil entender o que está acontecendo dentro dos negócios.

    Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio: muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais.

    A boa notícia é que a mudança é possível! Essas empresas podem se transformar e florescer na era digital.

    Transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas empresas que passam a usar a tecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem mais modernas, melhorarem os seus desempenhos, aumentarem o alcance de mercado e ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo.

    Portanto, ela muda radicalmente as organizações e garantem seu lugar no futuro.

    Mas então praticamente todas as empresas estão investindo nisso, certo? Errado! Esse conceito é muito mais amplo do que ter uma fanpage ou um blog corporativo.

    Trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

    Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

    Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la.

    Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

    Entre os fatores que precisamos entender está o impacto desse tipo de mudança na sociedade de forma geral, o que nos leva ao próximo tópico.

    Como funciona a transformação digital nas empresas

    Implementar a transformação digital nas empresas gera diversos benefícios, mas antes, aparecem os desafios no processo de inovação digital. Para obter sucesso na etapa inicial, é importante ter um escopo bem definido para evitar grandes adversidades.

    Quando o procedimento se inicia, é normal surgirem dificuldades técnicas para assegurar o bom funcionamento, alguma resistência a mudanças por parte dos envolvidos e a necessidade de fazer investimentos para que tudo saia conforme planejado.

    Assim, a fim de garantir que o processo de implementação seja eficiente e ocorra de modo suave, é importante superar esses desafios e empregar todo o esforço possível.

    Diagnóstico da situação atual

    Para entender como o processo de transformação digital pode contribuir para o seu negócio, é essencial determinar quais as suas necessidades atuais. Para algumas empresas, é necessária fazer a automação no atendimento, melhorias no sistema de pagamentos ou, talvez, a inclusão de sistemas para gestão.

    Como não é possível implementar mudanças em todos os departamentos, identificar qual a situação atual e as principais dificuldades enfrentadas contribui para definir as prioridades da empresa.

    Alinhamento da gestão

    O processo de transformação digital afeta toda a dinâmica de trabalho e a gestão do negócio. Por isso, engajar as lideranças e alinhar o formato de administração ajuda a incorporar novas tecnologias de maneira mais efetiva.

    As estratégias de gestão de pessoas e de projetos devem considerar os novos recursos disponíveis, e usá-los para otimizar a produtividade de toda a equipe. Assim, o entrosamento entre os colaboradores e as mudanças provenientes desse processo são facilitados quando você conta com uma liderança inovadora.

    Implementação da estratégia

    Após avaliar as necessidades do seu negócio e alinhar o time com as novas mudanças, é necessário partir para a implementação do processo de transformação digital na empresa. Nesse momento, você decide que ERP contratar, quais sistemas de pagamento usar, se deve incluir recursos de autoatendimento nas lojas e demais elementos que foram listados como prioridade na primeira etapa de avaliação.

    Testes e experimentações

    Após trazer tais novidades para sua corporação, é importante verificar se elas atenderam às expectativas ou não. Além disso, vale testar o quanto tais recursos contribuem para melhorar o relacionamento com os clientes ou a performance dos colaboradores.

    O uso de tecnologias para otimizar o desempenho da empresa pode contar com diversos objetivos, mas o principal deles é aumentar os seus lucros. Por isso, vale verificar se essas mudanças conseguiram tornar a equipe mais eficiente ou maximizar as vendas para os consumidores.

    Avaliação de melhorias

    Após fazer todos os testes e experimentos necessários, você consegue identificar quais são as possibilidades de obter processos ainda mais otimizados, assegurando que tudo funcione de forma simples e prática em sua empresa.

    Nesse sentido, é importante analisar com calma tudo o que foi implementado e verificar os resultados que estão sendo obtidos a partir das mudanças adotadas no negócio. Uma boa forma de fazer isso é acompanhar indicadores-chave.

    Ao investir em transformação digital nas empresas, é possível obter melhores resultados por meio da criatividade e inovação. Otimizar processos que estavam ultrapassados e garantir que sua organização se diferencie da concorrência é essencial para ampliar sua parcela de mercado e assegurar o crescimento de longo prazo do negócio.

    Impacto da transformação digital na sociedade

    É essencial compreender que a transformação digital tem profundo impacto sobre a sociedade, de maneira geral. A partir dessa conclusão, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas.

    Mas como esse impacto acontece? É simples, pense em como o uso da tecnologia vem transformando as nossas vidas a cada dia.

    As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar.

    Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.

    Além disso, a nossa vida ficou bem “mais fácil”, pois serviços e produtos automatizados oferecem uma comodidade impensada alguns anos atrás.

    Pensando do ponto de vista de serviços de utilidade pública, como no caso de hospitais, autoridades policiais e bombeiros, isso significa mais vidas salvas graças à tecnologia.

    Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra.

    Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptar para suprir as demandas da sociedade.

    É aí que entra a transformação digital! Por meio dela, é possível otimizar vários processos. As possibilidades são ilimitadas.

    Futuro e a geração Z

    A geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e são consideradas nativos digitais. De acordo com a Fast Company, até 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores.


    Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais. Portanto, elas serão as pessoas que mais cobrarão essas mudanças. E esse futuro não está distante. Hoje em dia, os mais velhos da geração já estão no mercado de trabalho, formando em faculdades.

    Por serem multitarefas e poderem processar informações mais rapidamente do que qualquer geração anterior, os membros dessa geração estão aniquilando práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

    Eles são capazes de consumir conteúdos digitais em multi telas, usando uma ampla gama de dispositivos de forma simultânea. Além disso, eles já têm poder de compra e esperam que as empresas sejam digitais.

    E qual o papel das empresas nesse contexto?

    Elas são encarregadas de fornecer às gerações a tecnologia de espaço de trabalho digital que melhorará a experiência dos funcionários, com o objetivo de atender suas diferentes expectativas e preferências.

    É preciso pensar na constante mudança do seu cliente para entender a importância da transformação digital.

    Progresso tecnológico

    A transformação digital não é só mais uma palavra da moda, um termo bonito para dizer que vale a pena investir em Facebook Ads ou algo do tipo.

    Pelo contrário, ela faz parte de um processo muito maior, que é chamado de progresso tecnológico. São três fases principais, sendo a transformação digital a última.

    Veja o que consiste em cada uma dessas etapas, e como elas culminam nesse movimento que estamos presenciando atualmente:

    Digitização

    Digitização é descrita como o processo de transição de informação analógica para uma forma digital. Como assim?

    Se trata da representação de sinais, sons, imagens e objetos no meio digital por meio de valores binários (cada valor é representado por 0 ou 1).

    Em outras palavras, os dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos.

    Indústrias inteiras se beneficiaram muito desse processo, pois tornou-se bem mais fácil guardar e proteger informações importantes e, por vezes, confidenciais.

    Digitalização

    A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia.

    Isso inclui alguns conceitos bem avançados, como Big Data, internet das coisas, blockchain, criptomoedas, entre outros.

    Um erro comum é acreditar que a digitalização significa usar mais TI, mas os exemplos citados mostram que vai muito além disso, já que envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças.

    Transformação digital

    Agora chegamos, por fim, à transformação digital, que é descrita no progresso tecnológico como “o efeito total e geral da digitalização na sociedade”. O que isso quer dizer?

    Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todo tipo.

    É possível — e por vezes necessário — mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis.

    Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.

    Para facilitar ainda mais a compreensão do que de fato é a transformação digital, fizemos um vídeo completo que explica ainda mais sobre o assunto. Confira!

    6 mitos sobre a transformação digital que você precisa esquecer

    Já deu para ter uma noção do quanto a transformação digital impacta a vida das pessoas em todas as esferas da sociedade, não é mesmo?

    Consequentemente, isso também afeta profundamente a maneira com que temos de fazer negócios hoje em dia.

    O problema é que muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação porque se prendem a mitos sobre o assunto.

    Portanto, antes de apresentar mais sobre essa estratégia, confira 6 desses mitos que você precisa apagar da sua mente agora mesmo e qual a forma correta de pensar sobre cada um deles:

    1. Esse assunto é só para empresas de tecnologia

    É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como e-commerces, SaaS e outros negócios “nativos digitais”.

    Mas será que esse é mesmo o caso? De jeito nenhum! Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital.

    Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

    2. Tudo se resume a experiência do cliente

    Outro mito é de que a transformação digital está resumida em criar a melhor experiência do cliente possível. É verdade que isso realmente importa, mas não basta.

    Novamente, vale a pena destacar: a transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.

    3. A transformação vem de iniciativas pequenas

    Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital?

    Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê?

    Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas.

    Assim, a empresa poderá mudar de forma organizada e eficiente e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.

    4. Quem vai realizar a transformação é o setor de TI

    A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa.

    Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo!

    O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma.

    O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.

    5. É possível esperar para ver, dependendo da indústria

    A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado e quem decidir esperar para ver o que acontece provavelmente não vai gostar do cenário que encontrar.

    Pense, por exemplo, no agronegócio. Antigamente essa indústria era praticamente sinônimo de atuação livre de processos tecnológicos. Mas o que dizer de hoje?

    É um dos setores que fazem melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e, por conta disso, obter melhores resultados.

    Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança.

    6. Basta desenvolver várias iniciativas digitais

    Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas.

    O pensamento é mais ou menos assim: “se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”.

    Quem dera fosse tão fácil, mas a questão é mais profunda que isso.

    É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo  —  que, aliás, tem grande participação na transformação digital  — , mas essas estratégias são apenas parte da solução.

    Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.

    Novos modelos da transformação digital

    Como já foi dito logo acima, os projetos da transformação digital não são somente do profissional de TI. Nesse momento, é necessário que toda a empresa esteja envolvida.

    No entanto, a responsabilidade da gestão desse processo precisa vir dos líderes administrativos, como o CEO e o CMO.

    A falta de liderança é uma das maiores barreiras para se alcançar a transformação digital. É preciso que essa mudança parta do topo para ser disseminada por meio das decisões estratégicas e processos.

    Confira as principais mudanças com as quais você terá que se preocupar quando for fazer a transformação digital do seu negócio:

    Cultura empresarial

    A transformação digital é sobre a adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as novas tecnologias.

    Portanto, uma abordagem centrada nas pessoas é a melhor opção para os projetos de transformação digital, porque são elas que vão colocar esse projeto em prática.

    Essa estratégia é algo que fará parte do cotidiano. No entanto, para ter sucesso, é necessário criar uma cultura de forte aprendizado e adaptação da equipe da empresa.

    As mudanças na tecnologia são diárias e manter-se atualizado é muito importante para entender ativamente o consumidor digital.

    Para isso, faça pesquisas constantes, crie uma rotina de aprendizado e invista em treinamentos para que seja possível estar capacitado nas últimas tendências.

    Gestão das empresas

    O código de cultura é essencial para o engajamento dos funcionários no novo modelo operacional e isso é preocupação da gestão.

    É importante considerar que, ao criar um sistema novo na empresa, é preciso pensar em uma nova gestão e nos novos cargos e funções do time.

    Isso acontece porque, na transformação digital, as pessoas estarão no centro da estratégia e não o produto. Com isso, os objetivos e tarefas de times como marketing e vendas não serão muito diferentes e ficarão mais conectados.

    Times de marketing Banner

    Modelo de negócios

    Além de afetar a maneira de fazer a gestão das empresas, a estratégia de transformação digital muda o modelo de negócios.

    Esse modelo ganha novos contornos quando são incluídas as possibilidades do mundo digital. A sociedade, que está infiltrada na evolução da tecnologia, espera que a empresas mudem a forma de oferecer experiências.

    Se, de forma geral, a sociedade é fortemente afetada pela evolução da tecnologia, se torna imperativo mudar a forma de fazer negócios.

    Isso acontece principalmente por meio de:

    • crescimento do alcance digital: você atingirá novas pessoas e públicos;
    • ampliação de produtos e serviços: criar recursos digitais para expandir a utilidade de um produto ou serviço físico é algo comum e bem eficiente;
    • transição do físico para o digital: lojas físicas que fecham as portas para dar lugar a e-commerce são exemplos perfeitos dessa transição;
    • produtos digitais desde a concepção: empresas SaaS, apps e fintechs são alguns dos produtos e serviços que já nascem digitais e fazem muito sucesso;
    • serviços compartilhados: hoje em dia existem serviços de carona compartilhada, aluguel de espaços e por aí vai, e isso exige uma integração imensa entre o digital e o físico.

    Porém, para alguns, essa mudança pode ser um pesadelo. A organização precisará pensar como seu negócio pode ser transformado tecnologicamente e em quais pontos será preciso trabalhar, seja adaptando seu serviço ou oferecendo uma experiência totalmente digital.

    Relação com o cliente

    As tecnologias digitais mudaram a maneira como nos conectamos com os clientes e lhes oferecemos valor.

    Muitos de nós crescemos em um mundo em que as empresas transmitiram mensagens e forneciam produtos aos clientes.

    Hoje, porém, a relação é muito mais interativa, de mão dupla. As mensagens e as avaliações dos clientes faz com que eles sejam muito mais influentes que a propaganda, transformando a participação deles e tornando-a mais dinâmica e crítica para o sucesso das empresas.

    Vamos falar mais sobre isso logo abaixo no tópico de domínios da transformação digital.

    Processo operacional

    Apesar de não ser tão evidente quanto as mudanças na experiência do cliente, também há muitas vantagens em dedicar-se na melhoria de processos operacionais internos.

    A sensação de realizar o trabalho de maneira mais simples ou eficiente dá motivação extra, aumenta a produtividade e contribui até para o bom relacionamento de todos.

    Para isso, alguns pontos precisam ser observados:

    • comunicação mais rápida: quanto mais rápida e ampla a comunicação entre todos na empresa, mais ágeis serão os processos, sem perda de tempo;
    • integração de setores: integrar diferentes setores é uma das melhores formas de ampliar o conceito de colaboração e fazer com que todos trabalhem em sintonia;
    • transparência organizacional: é muito mais fácil seguir orientações quando se compreende os porquês, e a transparência leva exatamente a isso;
    • decisões baseadas em dados: decisões baseadas em dados estão além de discussão, além de ter maiores chances de dar certo. Só o que funciona melhor deve ser mantido;
    • acesso das informações: os processos serão automatizados e compartilhados de forma virtual em tempo-real;
    • automação de atividades: a equipe não perderá tanto tempo analisando grandes relatórios por se concentrar em atividades mais estratégicas;
    • organização: em empresas que são digitais, o processo de trabalho como o home office e o espaço de coworking serão realidades que realmente funcionam;
    • acompanhamento de desempenho: com as ferramentas disponíveis no meio online ficará mais fácil analisar o desempenho do time, permitindo que o gestor possa tomar decisões corretas.
    Você também pode se interessar por este conteúdo!
    Inteligência cultural: o que é, benefícios e como desenvolver?

    Contratação e serviço externo

    Quando pensamos em novas funções na empresa, ficamos na dúvida entre contratar pessoas novas, especializar os funcionários já existentes ou terceirizar o serviço.

    Como todo o time precisa estar envolvido com o processo, não adianta contratar pessoas novas que tem uma boa experiência, mas não se preocupar com a evolução da sua equipe.

    É claro que se houver a necessidade de contratar um especialista, é preciso considerar essa opção. Porém, treinar todos os funcionários e ser bem claro com o objetivo do projeto é essencial.

    O ideal é ter um equilíbrio e não desqualificar a sua equipe.

    Quais são os pilares da transformação digital?

    De acordo com o livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers, especialista em estratégia digital, existem 5 domínios estratégicos em mutação nessa era que fazem com que possamos observar esse novo mundo mais de perto. Eles são os clientes, competição, dados, inovação e valor.

    Ao longo desses 5 domínios, as tecnologias digitais estão redefinindo muito dos princípios básicos da estratégia e mudando as regras de como as empresas devem operar no mercado para serem bem-sucedidas.

    Muitas das velhas restrições foram superadas e novas possibilidades estão disponíveis agora.

    As empresas que se constituíram antes da internet precisam se conscientizar de que muitos dos seus pressupostos fundamentais devem ser atualizados. Vamos aprofundar um pouco sobre cada um desses domínios.

    Cliente

    O primeiro domínio da transformação digital é o cliente. Isso não é novidade para você, já que mencionei tanto a sua importância durante esse post.

    Pela teoria convencional, os clientes eram somente telespectadores aos quais as empresas dirigiam suas propagandas e o modelo de negócio era a produção e comunicação em massa.

    Na era digital, estamos avançando para um mundo mais dominado pela rede de clientes.

    Nesse paradigma os clientes se conectam e interagem com a marca dinamicamente. Hoje, eles estão o tempo todo se influenciando reciprocamente e construindo a reputação das empresas e marcas.

    O uso de ferramentas digitais está mudando a maneira como os consumidores descobrem, avaliam, compram e usam os produtos, e como compartilham, interagem e se mantêm conectados com as empresas.

    Isso está forçando as empresas a repensarem seus funis de marketing tradicionais e a reexaminar os caminhos dos clientes para as compras, que podem se alternar entre o uso de redes sociais, mecanismos de busca, laptops ou até mesmo por meio de um chat-online feito por um chatbot.

    Em vez de ver os consumidores apenas como alvos de vendas, as empresas precisam reconhecer que os clientes em rede podem ser o melhor grupo de foco, influenciadores e parceiros de inovação em seu negócio.

    Por isso, valorize o seu cliente e trate-o da melhor maneira possível!

    Aspectos do cliente

    Com o aumento da concorrência e o poder de decisão nas mãos do consumidor, a experiência do cliente é fundamental para atrair e fidelizar quem compra de você.

    Descubra como trabalhar com eles para oferecer uma experiência cada vez melhor:

    • segmentação do público: com base em ferramentas de analytics é possível segmentar o público com base em diversos dados e abordar os leads de forma personalizada;
    • monitoramento das redes sociais: saber o que as pessoas pensam da marca é outra forma de conseguir feedback honesto que leva a melhorias na experiência do cliente;
    • marketing de precisão: fidelizar quem já é cliente por fazer ofertas únicas, alinhadas com suas respectivas inclinações, é uma tendência que veio para ficar;
    • processo de vendas simplificado: o cliente atual não quer complicação, é preciso tirar as barreiras dele para facilitar que chegue até a compra;
    • atendimento ao cliente: estratégias como o suporte premium, SAC 2.0 e Customer Success garantem que o cliente tenha todas as necessidades supridas o tempo todo;
    • conveniência e identificação: atender em vários canais e ser coerente na linguagem são formas de criar identificação com os clientes sem deixar de lado a conveniência.

    User experience

    Um bom investimento é o User Experience e design de serviços para saber a percepção dos usuários ao utilizar os seus serviços, pois proporcionar para cada usuário a sensação de que aquele produto foi feito para ele e personalizado de acordo com seus gostos, o que faz com que ele sinta-se mais perto da sua marca.

    A experiência do usuário (UX) diz respeito a todas as práticas destinadas a tornar qualquer tipo de ferramenta digital — sites, softwares, aplicativos — mais acessível e adequada para a sua finalidade.

    Além disso, recursos estéticos e lúdicos também estão associados a essa atividade, promovendo design a um instrumento de engajamento.

    Em meio à transformação digital que vivemos nos dias atuais, o UX design se torna decisivo para o sucesso de uma marca.

    Competição

    O segundo domínio da transformação digital é a competição.

    Está acontecendo algo engraçado em relação a esse aspecto. Tradicionalmente competição e cooperação eram vistas como opostos.

    As empresas competiam com empresas rivais muito parecidas com elas mesmas e cooperavam com parceiros da cadeia de fornecimento que distribuíram seus bens ou forneciam os inputs necessários para a sua produção.

    Hoje estamos caminhando para um mundo de fronteiras mais fluidas em relação aos setores. Os nossos maiores desafiadores podem ser concorrentes fora do nosso segmento que oferecem valores parecidos.

    Essa “desintermediação digital” está virando de ponta cabeça parcerias e cadeias de fornecimento — os nossos parceiros de negócios de longa data podem tornar-se nossos maiores concorrentes se os nossos aliados tradicionais começarem a servir diretamente aos nossos clientes.

    O resultado final dessas mudanças é um grande deslocamento do que chamamos de competição.

    A batalha é sobre uma disputa de influência entre empresas, com modelos de negócio muito diferentes, cada uma buscando a alavancagem diante ao consumidor final.

    Dados

    O domínio seguinte da transformação digital são os dados: como as empresas produzem, gerenciam e usam a informação.

    Até algum tempo atrás, os dados eram oriundos de pesquisas e pastas físicas armazenadas em grandes armários. Esses dados eram utilizados para previsões, avaliações e tomadas de decisões.

    Em contraste, hoje nos deparamos com uma grande quantidade de dados. A maioria dos dados que inunda as empresas não é gerada por qualquer planejamento, como pesquisa de mercado, interações e processos dos clientes com a empresa.

    Com as mídias sociais, os dispositivos móveis e canais uma empresa, todos os negócios têm acesso a uma enxurrada de dados não estruturados, que são gerados sem planejamento e que podem ser usados, cada vez mais, para alimentar novas ferramentas analíticas.

    Essas ferramentas de big data criam condições para que as empresas façam novos tipos de previsões, descubram padrões inesperados nas atividades de negócios e liberem novas fontes de valor.

    Agora, os dados estão se transformando em uma grande vertente para todas as unidades organizacionais e em ativos estratégicos a serem desenvolvidos e explorados ao longo do tempo.

    Os dados são componentes fundamentais de como todas as empresas funcionam, se diferenciam nos mercados e geram novo valor.

    Já falei um pouco sobre a importância dos dados ao longo do texto, mas se você quiser saber mais sobre como usá-los de uma forma prática leia as tendências da transformação digital no próximo tópico.

    Inovação

    O quarto domínio da transformação digital é a inovação: o processo pelo qual novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado.

    Tradicionalmente, a inovação era gerenciada com foco exclusivo no produto acabado. Como os testes de mercado eram difíceis, a maioria das decisões sobre inovação se baseavam em intuição. Porém, o custo do fracasso sempre foi alto, portanto evitá-lo era e ainda é fundamental.

    As startups e empresas de tecnologia de hoje possibilitam que a inovação seja encarada de maneira muito diferente, com base no aprendizado contínuo, por experimentação rápida.

    À medida que facilitam e aceleram mais do que nunca o teste de ideias, é possível receber feedback do mercado desde o início do processo de inovação, mantendo-o constante até o lançamento e depois.

    Essa nova abordagem à inovação se concentra em experimentos cuidadosos e em protótipos de viabilidade mínima, que maximizam o aprendizado ao mesmo tempo que minimizam os custos.

    As premissas são testadas sucessivas vezes e as decisões sobre o projeto são tomadas com base em validação pelos clientes reais! Não é um processo mais confiável?

    Dessa maneira, os produtos são desenvolvidos por meio de repetições sucessivas, mediante um processo que economiza tempo, reduz o custo financeiro e melhora o aprendizado organizacional.

    Valor

    O domínio final da transformação digital é o valor que o negócio entrega aos clientes.

    Tradicionalmente, a proposta de valor da empresa era considerada duradoura ou quase constante. Os produtos podiam ser atualizados, as campanhas de marketing revigoradas, as operações melhoradas, mas o valor básico oferecido pelo negócio aos clientes era constante e definido pelo setor de atividade.

    O negócio de sucesso era aquele que tinha uma proposta de valor clara, que estabelecia alguma diferenciação no mercado e que focava na execução e na entrega da melhor versão da mesma proposta de valor aos clientes, durante vários anos.

    Na era digital, confiar em proposta de valor imutável é semear desafios e dar vantagem para concorrentes com propostas de valor mais atraentes.

    Embora os setores sejam diferentes entre si quanto ao momento e à natureza de suas transformações impostas pelas novas tecnologias, quem achar que seu momento de mudar está longe será um dos primeiros a sentir o impacto.

    A única prevenção segura em um contexto de negócios em mutação é escolher o caminho da evolução constante, considerando todas as tecnologias como maneira de estender e melhorar a proposta de valor aos clientes.

    Em vez de esperar para adaptar-se quando a mudança tornar-se questão de vida ou morte, as empresas devem concentrar-se em aproveitar as oportunidades, descartando as fontes ruins de vantagem competitiva e adaptando-se desde agora para se manter na dianteira.

    Negócios

    O ambiente digital permite que diversas oportunidades apareçam tanto para empresas já estabelecidas, quanto para negócios que estão surgindo inteiramente inseridos nesse novo mercado.

    Para aproveitar esse cenário favorável ao desenvolvimento, diversas corporações estão incorporando políticas com foco nos seus objetivos e investindo em inovações para explorar outras fontes de crescimento por meio dos canais digitais. 

    Desse modo, os negócios representam uma parcela de grande importância na transformação digital, pois é por meio dela que surgem novos produtos, serviços e um ecossistema completo para estimular a negociação entre os agentes.

    Até mesmo a maneira de negociar está mudando por conta das transformações ocorridas nesse novo cenário.

    Indivíduos de diversas nacionalidades podem negociar contratos, fazer acordos e fechar parcerias do conforto de casa. Essa mudança cria uma nova dimensão para as empresas e permite alcançar um novo nível de terceirização de tarefas.

    Saúde 

    Saúde e qualidade de vida são algumas das preocupações cada vez mais frequentes nas novas gerações. As buscas por um corpo em forma e uma alimentação equilibrada fazem parte da rotina de diversas pessoas.

    Por isso, o pilar da saúde ganha um destaque especial na transformação digital. Além de incorporar aspectos relacionados a bons hábitos e ao bem-estar físico, há mudanças decisivas no segmento de saúde que leva a tratamentos mais eficientes, processos menos invasivos e cria políticas para a conscientização dos profissionais sobre o atendimento humanizado.

    Quanto às inovações, a Internet das Coisas abre um universo de possibilidades para a integração entre sistemas e equipamentos, além de alimentar uma grande base de dados para incorporação na IA. Recursos médicos comuns, quando conectados à internet, ampliam a capacidade dos profissionais coletar dados e otimizam a percepção de sintomas e doenças.

    Educação 

    A transformação digital fez com que o setor da educação fosse um dos mais afetados. Por meio do surgimento de novas metodologias, recursos digitais no ensino e jogos educativos, é possível promover diversas experiências de aprendizado desde a infância.

    O processo de educação representa a forma como indivíduos repassam conhecimentos e experiências para os outros. Assim, ele representa um dos pilares mais importantes para a transformação digital. Sua estrutura interfere diretamente na formação das novas gerações e na maneira como a internet será utilizada para a criação de novos produtos e serviços.

    Em contrapartida, a educação também é afetada pelo ambiente digital e o uso da tecnologia como aliada no processo de aprendizado. Isso não se restringe apenas aos anos iniciais de formação.

    Profissionais como médicos, engenheiros, arquitetos e demais indivíduos podem ter seu ensino aperfeiçoado por meio da IA e do desenvolvimento da realidade virtual.

    Consumo

    O desenvolvimento de diversas economias está baseado nos hábitos de consumo da população. O ato de consumir produz bem-estar e leva a uma vida mais confortável para as pessoas.

    Enquanto o consumo desenfreado era parte da realidade das gerações passadas, agora, com a transformação digital, essa relação mudou. A internet permitiu que os indivíduos realizem pesquisas, comparam preços e acompanhem a experiência de outros usuários, realizando escolhas mais inteligentes sobre o que deve ser adquirido. 

    Isso transformou o modo como as pessoas escolhem os itens de sua cesta de consumo. Mesmo na hora de pedir um lanche, por exemplo, é comum conferir a avaliação dos outros consumidores e usar essa informação geral para determinar se você deve ou não comprar de uma determinada empresa.

    Tendências da transformação digital

    O conhecimento das últimas inovações em transformação digital permitirá que as empresas se adaptem às modernas realidades do mercado.

    O big data, data-driven, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, machine learning, business intelligence e automação de marketing são apenas algumas dessas tendências de transformação digital. Vou falar um pouco sobre cada uma delas:

    Big data e data-driven marketing

    O relatório do McKinsey Global Institute diz que o volume de dados cresce 40% por ano.

    Isso acontece devido ao aumento das tecnologias, automação dos dados e acesso de mais pessoas à internet.

    Porém, para ter sucesso nessa estratégia é preciso analisar esses dados e transformá-los em um plano de ação, para obter melhores informações e ter uma valiosa vantagem competitiva. É isso que o big data faz!

    Além disso, o big data e o data-driven marketing tornam possível que todas as decisões importantes sejam baseadas estritamente em dados e análises.

    Portanto, para uma jornada de transformação digital bem-sucedida, você precisará estabelecer novas formas de alavancar e monetizar dados. A análise de dados precisa ser incorporada em todos os canais da sua empresa.

    Internet das coisas

    A IoT é a conexão de diversas interfaces, além daquelas que já estamos acostumados, como smartphones, tablets e computadores.

    Combinando essas interfaces com sistemas automatizados, é possível coletar e analisar informações em tempo real para criar ações de resposta.

    Dessa forma, podemos nos concentrar em trabalhar soluções finais, oferecer valor real aos clientes e usar os dados para criar experiências personalizadas.

    De acordo com o IDC 2016 Global IoT Decision Maker Survey, 31,4% das organizações pesquisadas lançaram soluções de internet das coisas ou IoT e 43% têm plano de implantá-las nos próximos 12 meses.

    Realidade virtual e aumentada

    A realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) transformarão o local de trabalho e abrirão novas maneiras de entregar produtos e serviços aos clientes.

    Segundo a Forbes, alguns especialistas preveem que, até 2017, essas tecnologias irão complementar a estratégia de marketing para considerações essenciais.

    Elas permitem que os usuários apreciem a escala real dos objetos e são soluções úteis para empresas de varejo. Com elas os cliente poderão examinar e até “tocar” o produto antes de comprar! Já pensou?

    Isso resolveria um grande problema dos e-commerces brasileiros, já que um dos principais obstáculos apontados na pesquisa E-commerce Trends 2017 por quem nunca comprou virtualmente foi a vontade de experimentar e ver o produto pessoalmente antes de adquiri-lo (71,4%).

    Inteligência Artificial e Machine Learning

    Imagine só, um assistente virtual dentro da sua casa que sabe tudo sobre a sua rotina?

    A inteligência artificial veio para mudar a forma com que as empresas fazem marketing. Os dados coletados sobre os clientes serão diversos e as soluções propostas pelas empresas poderão ser mais criativas e personalizadas.

    Além disso, a inteligência artificial tem a tecnologia de aprendizagem de máquina ou machine learning. Essa tecnologia não requer análise humana e pode fazer conclusões com base em informações coletadas por meio de seus algoritmos. Ela pode ajudar a automatizar e otimizar os processos de marketing.

    Essa tecnologia está sendo muito aplicada com os chatbots. Ele é um robô que conversa com as pessoas via chat e facilita muito a comunicação e a segmentação de conteúdos para os clientes.

    Porém algumas organizações estão investindo além de simples alternativas de inteligência artificial. Você achou mesmo que os filmes futurísticos estavam de brincadeira quando se falavam de alta tecnologia?

    Dispositivos de voz como a Alexa da Amazon e o Google Home, são alto-falantes que se ativam por voz, podem ser suas funções customizadas e usam a tecnologia de machine learning para aprender com o seu usuário.

    Business Intelligence

    O business intelligence é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar a análise do que funciona ou não e o que contribui para a tomada de decisões do seu negócio.

    Quando alinhamos o BI com o Big data, fica mais fácil mensurar os resultados e coletar dados de desempenho do seu negócio.

    Ele permite que ocorra uma análise mais aprofundada dos dados e ajuda a empresa a realizar uma pesquisa competitiva de inteligência de mercado.

    Além disso, os softwares de BI são uma ótima forma de acompanhar seus clientes em tempo real no funil de vendas e identificam padrões de comportamento para saber quais são os seus clientes mais rentáveis, fator que reduz o ciclo de vendas.

    O Power BI da Microsoft, por exemplo, é uma ferramenta muito eficaz de visualização de dados interativa que ajuda na organização da fonte de dados.

    Automação de Marketing

    A automação do marketing facilita o trabalho do time de marketing ao otimizar os processos do dia a dia na análise de dados e ao personalizar os atendimento e serviços.

    Assim como as outras tendências, ela também é muito importante para fazer a melhora da experiência do usuário, reunindo dados do cliente e proporcionando um contato individualizado entre ele e a marca de acordo com a etapa da jornada de compra que ele se encontra.

    Isso é muito importante para aprimorar o processo de compra do usuário.

    Existe uma diversidade de ferramentas de automação que você pode utilizar na transformação digital do seu negócio, para isso é preciso que você tenha um objetivo claro do que você deseja alcançar.

    Apesar de todas essas tendências serem importantes, é preciso que você se lembre que não adianta ter uma tecnologia ótima, mas não fazer o que for prometido para o cliente de forma fluida. Transformação digital não é somente sobre tecnologia e sim sobre processo!

    Ebook Marketing de Conteúdo e Dados

    7 desafios no caminho da transformação digital

    O próprio uso da palavra “transformação” já indica que muito trabalho espera pelas empresas dispostas a iniciar um programa desse tipo.

    Como em todo projeto grandioso (e lucrativo), podemos esperar desafios em todas as etapas desse processo, mas principalmente ao iniciá-lo.

    Esses são alguns dos principais obstáculos impedem as empresas de implementar a transformação digital:

    1. Falta de iniciativa

    A falta de iniciativa é o primeiro problema que as empresas enfrentam para abordar a transformação digital.

    Um estudo recente lançado pela McKinsey & Company revelou que as indústrias, em geral, são menos de 40% digitalizadas, apesar do uso relativamente amplo da tecnologia.

    Isso deixa claro que é preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais na empresa, e isso exige iniciativa dos líderes.

    2. Dificuldades técnicas

    A falta de pessoal qualificado é outro problema que muitas empresas ainda enfrentam na busca por implantar programas profundos de transformação.

    Para resolver esse problema é necessário buscar os melhores profissionais e investir no treinamento e qualificação constantes para quem já trabalha na empresa.

    Caso contrário, será impossível ver progresso, já que as soluções serão planejadas e executadas sem a eficácia necessária.

    3. Reputação e segurança

    Outro problema sério é o temor que muitos executivos e gestores têm com respeito à reputação de suas empresas, e a possíveis brechas de segurança com a adoção de estratégias digitais mais robustas.

    O risco de manchar a reputação de empresas reconhecidas  —  até centenárias  —  é um fator que pesa bastante contra a transformação digital.

    Esse é o caso especialmente de grandes corporações que lidam com informações confidenciais, como dados de seguro, informações financeiras, históricos médicos etc.

    Um simples smartphone que caísse nas mãos erradas poderia por empresas abaixo, e isso é algo que nenhum CEO vai desconsiderar.

    4. Data silos

    Usar todas as informações oferecidas de forma integrada e unir tudo em uma fonte central de dados é um dos maiores desafios da transformação digital.

    Estar em todos os canais é importante, mas isso tem como consequência a criação de “data silos”. Esses dados soltos e que impedem a consistência ocorrem sempre que um sistema de dados é incompatível ou não está integrado com outros sistemas.

    Unir todos estes pontos e para trabalhar a experiência do cliente de uma forma otimizada é um dos principais problemas que a organização precisa enfrentar.

    5. Garantia de retorno

    A maioria das empresas toma decisões com base no ROI das iniciativas apresentadas, e essa é uma das práticas que nós aqui da Rock também seguimos e recomendamos.

    Mas, no caso de uma transformação total como essa, fica difícil quantificar o retorno sobre o investimento, até porque os benefícios não serão sentidos apenas a curto prazo.

    Se trata de uma adaptação para manter as empresas vivas por muito mais tempo, então esse não deve ser um motivo para deixar de experimentar.

    6. Cultura da empresa

    A cultura da empresa é determinante no tipo de projetos que serão desenvolvidos ou abandonados. No caso de uma mudança grande como essa o mais comum é que a segunda opção se concretize.

    Por isso, é preciso fazer um esforço enorme de mudar certos aspectos culturais das companhias antes de desenvolver programas de transformação digital e colocá-los em prática.

    Esse é um dos desafios mais complexos de resolver, e talvez o que leve mais tempo.

    7. Problemas de TI

    O setor de TI tem atuação fundamental em todos os estágios da transformação digital, ou seja, problemas nesse departamento representam um grande empecilho para o bom funcionamento de um programa assim.

    Nesse sentido, a solução é capacitar os profissionais para lidar com os desafios novos que surgirão, além de colocá-los num papel mais central dentro das decisões estratégicas.

    A jornada para o sucesso: 4 passos que você precisa seguir

    Se você chegou até aqui, é porque leva a sério a ideia de transformar a sua empresa para tirar pleno proveito dos recursos digitais.

    Então, nada melhor que aprender de forma prática o que será necessário para chegar ao fim dessa jornada com o objetivo realizado.

    São 3 passos que você precisa dar. Veja quais são:

    Visualize o futuro digital do negócio

    O primeiro passo é enxergar as possibilidades que se abrirão para o seu negócio assim que ele estiver realmente preparado para tirar proveito do ambiente digital.

    Com isso, você será capaz de montar um plano de ação, com cada etapa da mudança até chegar no ponto ideal.

    É claro que isso não deve ser feito sozinho, mas com a ajuda de outras figuras de liderança na empresa.

    Invista em iniciativas digitais e novas habilidades

    Já destacamos aqui algumas das iniciativas digitais que fazem parte da transformação digital, como o marketing de conteúdo, mas há muitas outras que vale a pena explorar.

    Além disso, não deixe de ajudar seu time a desenvolver novas habilidades, que serão importantes para a transformação digital, como a persuasão.

    Transformação digital é uma jornada contínua

    O comportamento do cliente muda frequentemente, portanto a transformação digital é uma jornada contínua. É um projeto que nunca vai parar.

    Se você chegar na conclusão que o seu negócio ficou muito mais eficiente depois do seu projeto terminado, saiba que há sempre mais para fazer!

    Procure se atualizar todos os dias e para isso leia as novidades no mundo do Marketing Digital. Olhe as tendências tecnológicas globais e saiba que investir na tecnologia será o maior benefício para os seus clientes agora e futuramente.

    Lidere a mudança

    Já destaquei muito isso nesse post, mas vou finalizar relembrando: a mudança deve vir do topo, então não deixe essa transformação a cargo de outros.

    É preciso que você tome a iniciativa em estabelecer um plano e liderar sua execução. Se fizer isso, os resultados virão.

    Hoje a liderança digital requer a capacidade de reimaginar e reinventar o negócio em si. Qual é o seu negócio? Como você cria valor para os clientes? Como garantir lucratividade, sustentabilidade e crescimento?

    Reimaginar o seu negócio implica questionar alguns pressupostos centrais básicos e pontos cegos que você não tinha consciência é essencial.

    Desafios da Transformação Digital

    Quando uma organização passa pelo processo de transformação digital, surgem vários pontos que podem prejudicar essa mudança, às vezes interferindo na própria implementação de soluções mais inteligentes.

    Confira os desafios mais recorrentes neste processo.

    Resistência à mudança

    Um ponto crucial na transformação digital de empresas são as pessoas. Isso porque as máquinas, quando não se adequam às funções esperadas, se tornam obsoletas. Já as pessoas, podem se tornar intransigentes.

    Para que a transformação digital aconteça com sucesso, é preciso que o público interno acredite nessa mudança e esteja aberto para ela. Algo que ajuda bastante é educar colaboradores e gestores, afinal, é muito mais fácil confiar em algo que se conhece.

    Falta de habilidades e conhecimentos digitais

    Outra barreira na implementação da transformação digital é, provavelmente, um dos fatores que levam a uma resistência para a mudança: a falta de conhecimento técnico para operar no novo modelo.

    Se um colaborador é muito bom em criar relatórios, preencher planilhas e formulários do excel, talvez ele se sinta ameaçado diante da contratação de uma plataforma que alimenta planilhas automaticamente e oferece relatórios em tempo real.

    A realização de capacitação e treinamentos sobre o assunto aumenta a familiaridade das pessoas. Além disso, essas atualizações reforçam que a empresa deseja melhorar seus resultados com a transformação digital e não trocar seus colaboradores por máquinas.

    Integração de sistemas legados

    Os sistemas legados são aqueles softwares, plataformas e aplicações que ficaram obsoletos. Com isso, seu uso já não faz mais sentido para a empresa. A necessidade de integração de uma tecnologia que não se usa mais pode criar problemas e falhas em todo o sistema.

    Futuro da Transformação Digital

    Para acompanhar a transformação digital e explorar tendências futuras e as perspectivas do que está vindo por aí, é fundamental se atualizar. Veja o que essa área tem prometido.

    IA avançada

    Inteligência Artificial, ou IA, está transformando o mercado de trabalho. Com IA é possível melhorar a produtividade e eficiência de processos, além de automatizá-los. Isso impacta em:

    • melhor experiência do usuário;
    • reduzir o custo da produção;
    • melhorar a qualidade dos produtos.

    Interfaces de usuário

    Com a transformação digital, a interação homem-máquina está cada vez mais intuitiva e fácil. Um exemplo que está marcando essa virada é a chegada do ChatGPT, um software que se comunica de forma humanizada com o usuário.

    Personalização em larga escala

    A personalização em larga escala não facilita apenas o relacionamento com o público, mas também o desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com a necessidade do cliente.

    Ética digital

    O tripé segurança, privacidade e dignidade surgiu como proposta para a ética digital. Essa é uma questão que tem sido amplamente discutida e que merece a atenção, afinal, com o desenvolvimento tecnológico, é preciso entender quais são os limites colocados para as máquinas.

    Impacto nas relações de trabalho

    Outra discussão que está despontando a respeito da transformação digital é o seu impacto no mercado de trabalho. Enquanto a máquina for vista como substituta de força de trabalho humano, muitas questões que relacionam as tecnologias com a perda de empregos serão levantadas.

    É fundamental olhar para a qualidade de vida dos colaboradores, além de manter discussões sobre a geração de emprego e renda da população. Dessa forma, a transformação digital terá uma aceitação muito maior e todos sairão ganhando com sua chegada: empresas, clientes e trabalhadores.

    Curso de Transformação Digital: conheça os principais do mercado

    O Curso de Transformação Digital pode ser feito por todos os profissionais que desejem criar e implementar uma estratégia de uso de tecnologias digitais para melhorar e criar novos processos nas empresas. Essas mudanças têm um impacto profundo sobre as organizações e a sociedade.

    Sendo assim, devem ser feitas com equilíbrio. Veja, a seguir, os principais cursos de Transformação Digital do mercado!

    Fundação Getúlio Vargas (FGV)

    O Curso de Transformação Digital da FGV tem duração curta, com 30 horas/aula. A abordagem é focada nos modelos de negócio e transformação digital, evidencia a importância dos dados e as interfaces de programação de aplicações (APIs).

    Além disso, aborda a evolução da internet e da Internet das Coisas (IoT), assim como o desenvolvimento de habilidades voltadas para economia digital. No curso de transformação digital da FGV, você vai desenvolver:

    • tecnologias e ferramentas de análise de Big Data;
    • habilidades para utilizar as técnicas relacionadas ao tema;
    • conhecimentos acerca da transformação digital e dos modelos de negócio digital;
    • ampla visão das aplicações e implicações da transformação digital.

    Instituto de Educação tecnológica (Ietec)

    O Curso de Transformação Digital do Ietec é gratuito, no formato a distância (EAD), com carga horária de duas horas. As atividades são voltadas para aqueles profissionais que atuam de maneira direta ou indireta com a Gestão da Tecnologia da Informação, e para os que já estão no mercado de tecnologia, ou que pretendem atuar com elementos primordiais para o processo de transformação digital dentro das organizações.

    No curso, você vai aprender:

    • evolução e mudanças tecnológicas;
    • pilares da transformação digital;
    • substituição dos átomos pelos bits;
    • avaliação da estratégia organizacional e o alinhamento da TI com os negócios.

    Para receber o certificado, o aluno deve ter assistido a pelo menos uma hora de aula e ter rendimento nas atividades do curso e na avaliação final de, no mínimo, 60%. Ao estar de acordo com os termos, o certificado é emitido automaticamente pela plataforma.

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

    Especialização MBA em Transformação Digital da PUC SP é um curso de longa duração em que você terá acesso a todo o contexto da tecnologia nas empresas, e saberá como a transformação digital atua efetivamente nesse contexto. Além disso, aspectos teóricos, análises de estudos de casos atuais e atividades práticas.

    Para tanto, o aluno terá aulas sobre temas, como:

    • disrupção e inovação digital;
    • Big Data e análise de dados;
    • User Experience digital;
    • criptomoedas e blockchain;
    • temas emergentes em transformação digital;
    • privacidade e Inteligência Artificial aplicada;
    • Internet das Coisas;
    • proteção de dados;
    • Marketing Digital;
    • metodologias ágeis;
    • tendências de mercado;
    • Customer Experience.

    As aulas são expositivas e dialogadas. Durante o curso, são usadas diversas metodologias de ensino, como sala de aula invertida, debates, aprendizagem baseada em projetos e problemas, simulações e estudos de caso.

    Mackenzie

    O curso de especialização – Lato Sensu em Transformação Digital da Mackenzie tem como objetivo preparar o aluno para implementar, de forma prática, as transformações digitais nas empresas, utilizando o aprendizado de tecnologias inovadoras. Para isso, são apresentados aos estudantes processos ágeis de desenvolvimento, a fim de capacitá-los para jornadas de mudança e conceitos disruptivos.

    No decorrer das atividades, o aluno tem acesso a ferramentas para conduzir a transformação digital nas organizações. Ao final, poderá remodelar os negócios, ao inserir tecnologias e criar o cenário ideal para a promoção de melhorias contínuas.

    A transformação digital é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa. Mas há motivos de sobra para investir nisso agora, e a melhor forma de fazer isso é seguindo os passos que destacamos aqui.

    Lembre-se: a transformação digital não se diz respeito, basicamente, a tecnologia, mas sim a estratégia. Então, mãos à obra!

    Gostou de conferir o que é transformação digital e seu impacto na sociedade? Como você deve ter percebido, essa já é uma realidade que as empresas precisam garantir atualizando diversos processos e estratégias como o marketing de conteúdo.

    Para otimizar essa mudança, convidamos você para conhecer o WriterAccess e experimentar a transformação digital na comunicação da sua empresa. Tenha acesso a ferramentas poderosas e aos maiores gênios criativos do mercado!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.