Saiba o que é Publicidade, para que serve e como é a carreira do publicitário

Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.

publicidade

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ela faz parte das nossas vidas. Está nas ruas, nos shoppings, dentro das nossas casas, no jornal, na revista, no celular, na internet. Para onde você olhar, ela está lá.

Estamos falando da publicidade, tão presente no nosso dia a dia!

Anúncios publicitários têm seu papel importante: eles servem para divulgar produtos, serviços e marcas, com o objetivo de estimular as relações comerciais.

Porém, para isso, eles invadem a nossa rotina – e muitas vezes não estamos a fim disso. Quem nunca perdeu a paciência com aquele anúncio chato no YouTube? Parece que sempre tem uma publicidade perturbando, querendo vender algo o tempo todo!

Mas será que ela é tão chata assim? Aposto que você já riu alto assistindo a um comercial na TV! Anúncios também emocionam, entretêm, fazem rir e chorar, e ainda informam sobre uma nova loja na cidade ou uma promoção imperdível.

Nesse post, vamos analisar tudo sobre a publicidade, desde a sua definição até os seus dilemas, para entender como ela funciona e qual o seu papel. Vamos lá?

Nesse post você vai ver:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é publicidade?

    Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

    Porém, essa é uma definição limitante da publicidade, que envolve muito mais que a compra de um produto.

    Publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais. Afinal, se ela está tão presente no nosso dia a dia, ela participa das nossas vidas.

    Não por acaso, publicitários estão sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade, para que os anúncios gerem uma identificação com o consumidor.

    Portanto, publicidade também pode ser compreendida como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores vigentes.

    Apesar disso, muita gente acredita que a publicidade não reflete a sociedade simplesmente – ela incentiva e molda comportamentos. Por isso, ela precisa de regulações para evitar abusos, como veremos a seguir.

    Portanto, a publicidade é polêmica. Às vezes, ela é vista como vilã, por incentivar o consumismo, influenciar comportamentos e invadir a nossa rotina.

    Em outros momentos, ela pode ser a mocinha, que não tem culpa sobre as mazelas da sociedade e ainda cumpre a função de informar e entreter com criatividade.

    Qual é a diferença entre publicidade e propaganda?

    O fato de a publicidade e propaganda usarem técnicas comerciais faz com que algumas pessoas pensem que elas são a mesma coisa, porém ambas possuem diferenças.

    Enquanto a publicidade reúne os meios de comunicação para promover produtos ou serviços de uma empresa ou organização para convencer o público a comprá-los, a propaganda é usada para disseminar uma mensagem que não precisa necessariamente ser comercial.

    Por isso, enquanto na publicidade temos, como exemplo, anúncios que chamam a atenção dos consumidores, a propaganda é utilizada em outros tipos de ação com a intenção de convencer as pessoas a abraçarem uma ideia, tais como: eleições políticas, alistamento militar e campanhas de vacinação.

    Quais são os tipos de publicidade?

    Publicidade e propaganda estão mais presentes no nosso dia a dia do que você imagina. Seja na porta do metrô, nas redes sociais ou nos outdoors espalhados pelas ruas e estradas, as marcas se comunicam com o consumidor o tempo todo.

    Saber gerir os tipos de publicidade e alinhá-los com a estratégia do negócio é fundamental para se obter sucesso. Veja a seguir quais são os tipos de publicidade!

    Publicidade de produto

    Esse tipo de publicidade tem como principal objetivo fazer a divulgação de determinado produto de uma empresa.

    Para isso, você pode fazer uso de diversas estratégias, a fim de posicionar a mercadoria como referência no mercado. O mote da campanha pode ser a funcionalidade, status e até o preço.

    Para fazer uma boa publicidade de produto, você pode aliar as estratégias abaixo.

    Estimule o “boca a boca”

    Também conhecida como buzz marketing, essa é uma estratégia bastante eficiente para conceder visibilidade para as marcas, e ela tem diversos benefícios, sendo a mais evidente o custo.

    Você não vai precisar gastar quase nada, além da imaginação e uma boa estratégia para colocar a marca, literalmente, na boca do povo.

    Lembre-se que para ter sucesso nessa estratégia você vai precisar disponibilizar um excelente atendimento e também disponibilizar alguns brindes para os clientes. Com isso, fica mais fácil estimular a disseminação de ideias sobre a marca frente ao público consumidor.

    Promova eventos (presenciais ou virtuais)

    Quer se aproximar do seu público? Uma boa forma de fazer isso é promovendo eventos com a divulgação da marca.

    Porém, é importante que o evento tenha afinidade com o produto. Por exemplo, se o seu produto é um filtro solar, promover um campeonato de surf pode ser uma boa.

    Para essa ação, você vai precisar de uma boa verba e tempo para planejar as atividades no dia.

    Anuncie na internet

    Os anúncios na internet ganham força a cada ano e, por isso, não podem ser ignorados. Além dos valores serem mais flexíveis do que as mídias tradicionais, eles oferecem a oportunidade de falar com as pessoas certas, ou seja, as pessoas da sua marca. =

    Isso é possível, por exemplo, com a segmentação de gênero, faixa etária, localização e hábitos dos usuários. Como a concorrência pela atenção do usuário também é bastante acirrada no ambiente online, é importante, mais uma vez, usar a criatividade.

    Publicidade de serviço

    Seguindo a mesma lógica da publicidade de produtos, a publicidade de serviços serve para promover serviços e outras soluções. Ela é usada, por exemplo, para promover marcas de planos de saúde, bancos, empresas de telefonia, entre outros.

    Acompanhe as dicas para fazer uma boa publicidade de serviços!

    Alinhe os objetivos estratégicos do negócio

    Quando o assunto é promover o desenvolvimento de uma marca, você precisa contar com um bom projeto estratégico de marketing, também chamado de planejamento estratégico de marcas.

    Nele, deverão ser expostos os objetivos das ações de divulgação dos serviços, bem como o detalhamento para alcançar os resultados pretendidos.

    Defina o público-alvo das atividades de publicidade

    Saber exatamente quem é o consumidor do serviço vai ajudar você a otimizar os recursos e também se comunicar de forma efetiva com as suas personas.

    Para defini-las, você vai precisar mapear os hábitos dos consumidores da marca e dos concorrentes, e buscar solucionar suas “dores” de forma atrativa e criativa.

    Estar atento às tendências e acompanhar a transformação digital vai ajudar você a ter sucesso nessa missão. 

    Publicidade de promoção

    Esse tipo de publicidade de promoção acontece quando as empresas almejam elevar a sua marca no mercado, seja falando de promoção no geral, ou para conceder descontos.

    A ideia aqui é chamar a atenção do público-alvo e conceder vantagens para a aquisição do produto ou serviço.

    O cuidado, nessa caso, fica por conta da periodicidade. É necessário usar essa estratégia de maneira cautelosa, pois os clientes podem se acostumar com a barganha, e voltar a cobrar o valor integral pode se tornar um desafio.

    As marcas de produtos de roupas, por exemplo, costumam fazer queimas de estoque de acompanhando as estações do ano. Assim, uma queima de estoque para a primavera/verão e uma para outono/inverno já é o suficiente, além de conceder a possibilidade de renovar os estoques das lojas. A divulgação pode ser feita tanto nos canais online quanto offline.

    Para todas as ações envolvendo os tipos de publicidade, você vai precisar de uma verba, contar com um bom planejamento estratégico de marketing, além de estar atento às tendências do mercado e as preferências do seu consumidor.

    Marketing x Publicidade

    Existe uma confusão comum entre marketing e publicidade. Afinal, as duas atividades têm como objetivo vender um produto ou serviço. Então, seriam elas a mesma coisa?

    Não, existe uma diferença. Para entender melhor, vamos retomar um conceito tradicional do marketing: o Mix de Marketing, mais conhecido como os 4 Ps.

    Preço, Praça, Produto e Promoção são os quatro elementos básicos de uma estratégia de marketing, e o equilíbrio entre eles faz uma marca se fortalecer junto ao seu público-alvo.

    No P de Preço, você deve pensar nos custos da empresa e nas projeções de lucro, mas também no perfil do público-alvo, que deve estar disposto a pagar aquele valor.

    Já o P de Praça se refere aos locais onde você oferta seus produtos, como a loja física ou virtual, bem como os canais de distribuição e armazenamento.

    O P de Produto envolve as estratégias sobre os atributos tangíveis (cor, forma, embalagem) e intangíveis (qualidade, reputação, status) do produto.

    Mas é no P de Promoção que queremos focar neste post, pois é aí que entra a publicidade.

    Promoção são todas as estratégias de divulgação do produto para alcançar o público-alvo. Publicidade é uma delas, mas também pode envolver ações de assessoria de imprensa, relações públicas, patrocínios, entre outras.

    Portanto, a publicidade é uma ferramenta do marketing. Enquanto o marketing se preocupa em compreender o público-alvo e desenvolver estratégias para atendê-lo, a publicidade é focada em atingi-lo com uma comunicação persuasiva.

    Para funcionar, o marketing precisa do alinhamento entre os 4Ps. Já imaginou se a campanha publicitária atinge o público-alvo e desperta o interesse, mas a loja online está fora do ar?

    A Promoção funcionou, mas a Praça não, e a marca não alcançou as vendas desejadas.

    Publicidade enganosa e abusiva

    A publicidade consegue influenciar os hábitos de consumo e motivar a compra de um produto.

    Com esse poder em mãos, não são poucos os anúncios que fazem uma publicidade enganosa, que forçam a barra (ou, podemos dizer, que mentem mesmo) sobre as qualidades do produto e podem levar o consumidor ao erro.

    Outro tipo de anúncio prejudicial ao consumidor é a publicidade abusiva, que incentiva a discriminação, a violência, o medo, ou desrespeita a criança, o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.

    Mas tem muita gente de olho para evitar esse tipo de publicidade. Entre muitas outras limitações à atividade publicitária, o Código de Defesa do Consumidor define o que é publicidade enganosa e abusiva e prevê as penalidades para quem incorrer nessas práticas.

    Além das entidades de defesa do consumidor, os próprios publicitários também estão preocupados com isso.

    Na década de 70, em resposta a um projeto de lei que iria propor censura prévia à publicidade, o mercado criou suas próprias regras, reunidas no Código de Autorregulamentação Publicitária.

    Hoje, esse código norteia a atuação do CONAR, que reúne representantes de agências, veículos e anunciantes em defesa da ética publicitária.

    Publicidade infantil

    Entre os anúncios considerados abusivos, uma atenção especial é dedicada à publicidade infantil. Criança não tem discernimento para saber o que é real ou não – e a publicidade consegue mexer muito com a fantasia e a imaginação.

    Por isso, para o Direito, a criança é considerada vulnerável e precisa ser protegida das práticas publicitárias.

    O CONAR condena, por exemplo, o merchandising em programas infantis e o uso de expressões imperativas, como “peça o seu”, “acesse agora” ou “compre Baton” – anúncio que não seria veiculado atualmente na TV brasileira.

    Neste tipo de anúncio, também tem muita gente de olho. Além das entidades de defesa do consumidor e de regulamentação da publicidade, os anúncios direcionados ao público infantil também sofrem pressão de leis e instituições de proteção à criança.

    O Alana, com seu projeto Criança e Consumo, é uma das entidades mais atuantes, ao buscar a conscientização sobre os impactos causados pela publicidade dirigida às crianças.

    Porém, há uma discussão sobre os limites dessas restrições. Enquanto os publicitários defendem o direito à informação com uma publicidade infantil ética, os movimentos de proteção à criança defendem a proibição da publicidade direcionada a menores de 12 anos.

    História da publicidade

    Sem a tecnologia que temos hoje, a única ferramenta para divulgar um produto ou serviço era a lábia do vendedor. Mas muita coisa aconteceu do boca a boca até os atuais anúncios mobile.

    A primeira grande transformação para a publicidade foi a invenção de Gutenberg, no século XV. A prensa mecânica permitiu a reprodução de textos além dos manuscritos e fez surgir também um dos principais veículos de mídia: o jornal impresso.

    Em 1625, o periódico inglês Mercurius Britannicus publicou o primeiro anúncio em jornal. No Brasil, isso aconteceu apenas no final do século XIX, com textos produzidos por poetas como Olavo Bilac.

    A publicidade ainda não tinha o caráter persuasivo que depois passou a ter – o objetivo era apenas apresentar o produto ou serviço.

    Já na Era Industrial, a publicidade assumiu um papel importante: incentivar o consumo dos bens produzidos em massa nos centros urbanos. Com isso, o mercado se profissionalizou.

    Em 1841, Volney Palmer, que fazia a negociação de espaços entre jornais e empresas, criou a primeira agência de publicidade, na Filadélfia (EUA). No Brasil, a primeira agência foi criada em 1914 e se chamava A Eclética.

    Nos primeiros anos do século XX, a indústria automobilística foi a grande impulsionadora da publicidade. Henry Ford disse: “deixar de investir em publicidade para poupar dinheiro é como parar o relógio para economizar tempo”. Faz sentido, né?

    Nas décadas seguintes, o rádio e as revistas incentivaram a indústria da propaganda, mas foi a televisão que a revolucionou. Em 1941, foi ao ar o primeiro comercial de TV, para a marca de relógios Bulova, ao custo de 9 dólares (veja aqui esse anúncio histórico!).

    O audiovisual deu asas à criatividade, e os anúncios se tornaram muito mais interessantes e persuasivos. Junto a isso, a publicidade passou a ser motivo de estudos, pesquisas e críticas, com o objetivo de avaliar seu impacto sobre a sociedade.

    Já nas décadas mais recentes, surgiu outra revolução para a publicidade: a internet. Espaços de divulgação em buscadores, portais, blogs, e-mails e redes sociais representaram uma nova e grande oportunidade para os anunciantes.

    Com o marketing digital, ficou muito mais fácil atingir o público-alvo e mensurar com precisão os resultados de uma campanha, algo que até então nenhum veículo permitia.

    Porém, a publicidade se vê desafiada por essas novas mídias, que questionam o modelo tradicional de anúncio e agência.

    Hoje, as marcas precisam se relacionar com os consumidores oferecendo bons conteúdos a eles, e não invadindo sua rotina com anúncios chatos. Como, então, a publicidade pode ser mais relevante?

    Além disso, o marketing digital democratizou o acesso à publicidade: hoje, qualquer empresa consegue criar anúncios no Google ou no Facebook. E agora, qual a serventia das agências?

    O mercado está se reinventando. Para acompanhar as mudanças, a certeza é que não se pode tirar o olho das inovações tecnológicas e do consumidor.

    Você quer saber mais sobre Marketing? Olha o que temos para você:

    Anúncios que fizeram história

    Falar da história da publicidade é também falar de anúncios que marcaram época. Eles são lembrados até hoje por seus bordões, por seu impacto ou por sua estética. Vamos ver alguns (certeza que você vai gostar de se lembrar deles!):

    “We can do it” – Westinghouse Electric

    O anúncio da Westinghouse Electric tinha como objetivo apenas motivar as trabalhadoras da indústria durante a II Guerra Mundial. Mas o cartaz de uma mulher forte e determinada acabou se tornando um símbolo do feminismo, utilizado até hoje.

    publicidade

    “1984” – Apple

    Em 1984, no lançamento do primeiro Macintosh, a Apple impactou os espectadores do Super Bowl com um comercial lendário, em referência ao Grande Irmão de George Orwell. Já dava para ver que Steve Jobs não brincava em serviço…

    “United Colors of Benetton” – Benetton

    Oliviero Toscani foi um fotógrafo polêmico. Nas campanhas da Benetton, uma marca italiana de moda, ele mostrou o racismo, o trabalho infantil, a AIDS, a fome, o preconceito religioso, e provocou muitos debates sobre o papel da publicidade.

    publicidade

    “Hitler” – Folha de São Paulo (agência W/Brasil)

    “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”. Com um texto primoroso e a voz de um narrador em off, a Folha de S. Paulo chamou a atenção dos telespectadores para apresentar o seu posicionamento, em 1988. Sem humor, mas com muita criatividade.

    “Bombril tem 1001 utilidades” – Bombril (agência DPZ)

    O ator Carlos Moreno ficou conhecido como o “Garoto Bombril”, por ser o garoto-propaganda da marca por mais de três décadas. Todos os anúncios mostravam ele falando diretamente com a dona de casa atrás de uma bancada, sempre com um toque de humor.

    “Pipoca e Guaraná” – Guaraná Antarctica (agência DM9DDB)

    E quando a publicidade inclui um hábito em nossas vidas? Em 1991, a Guaraná Antárctica lançou um jingle que virou um grude e consagrou o costume de comer pipoca tomando guaraná. Vê se não dá vontade de cantar:

    “Mamíferos” – Parmalat (agência DM9DDB)

    Em 1996, era impossível não falar “ooun, que amor!” com essas fofuras na tela da TV. A campanha da Parmalat incluía também uma promoção para que o consumidor levasse os bichinhos de pelúcia da marca para a sua casa.

    “Red Bull Stratos” – Red Bull

    Por último, vamos relembrar uma campanha recente. Em 2012, a Red Bull promoveu o primeiro salto em queda livre da estratosfera. Só que tudo isso foi transmitido ao vivo, no YouTube, para milhões de pessoas – apesar dos riscos envolvidos.

    Com um conteúdo tão interessante, a marca não interrompeu a rotina das pessoas – ela foi o evento que todos queriam ver! Será esse o caminho para a publicidade atual?

    Ah, lembrou alguma publicidade marcante que não falamos aqui? Deixe nos comentários para relembrarmos juntos!

    Como funciona uma agência de publicidade

    A publicidade envolve principalmente três tipos de empresas: agências, anunciantes e veículos. Um publicitário pode trabalhar em qualquer uma delas, exercendo diferentes funções, mas é nas agências de publicidade que se concentra grande parte deles.

    Trabalhar em um ambiente descontraído, cheio de criatividade e brainstorming, com os nomes mais premiados do mercado, faz parte do imaginário dos profissionais da área.

    Mas, na vida real, o glamour fica de lado: tem muito trabalho rolando e muita gente virando a madrugada para entregar os jobs (ah, numa agência você ouvirá MUITAS palavras em inglês…).

    Uma agência de publicidade é responsável por desenvolver as campanhas publicitárias dos seus clientes. Para isso, vários setores interagem para discutir as ideias e executar as tarefas. Em uma agência tradicional, essas são as principais áreas envolvidas:

    Atendimento

    Tudo começa no Atendimento publicitário. O profissional dessa área é responsável pela ponte entre a agência e o cliente. É ele quem pega o briefing com o anunciante, organiza as informações e repassa para a equipe interna.

    Depois, ele acompanha a produção da agência e busca as aprovações junto ao cliente, fazendo os contatos necessários nesse processo.

    Por lidar diretamente com o cliente, esse profissional é chave para o sucesso da agência. Mas, para trabalhar nessa área, ele precisa ter muito jogo de cintura para lidar com as cobranças do cliente e com os limites da agência.

    Planejamento

    Depois de pegar as informações com o cliente, o Atendimento passa a demanda para o Planejamento publicitário. Nessa área, o briefing é refinado, com informações de pesquisas sobre o mercado de atuação do cliente e o comportamento do consumidor.

    Essas informações fundamentam as estratégias criadas pelo Planejamento, que desenvolve o conceito da campanha, sugere as peças e indica o cronograma.

    Nessa área, o profissional precisa ser extremamente estratégico, com uma visão abrangente sobre o negócio do cliente. Mas ele também precisa ter um olhar criativo para desenvolver um conceito original e inspirar os profissionais de criação.

    Redação

    Com o briefing pronto, a campanha começa a tomar forma. Agora, a Redação transforma o conceito da campanha em textos, roteiros, chamadas e títulos. Muitas vezes, esse trabalho é realizado em dupla com a Criação, que veremos a seguir.

    O redator publicitário precisa ser um expert na escrita persuasiva. Seu objetivo é direcionar o pensamento da audiência para determinado objetivo, de maneira atrativa.

    Para isso, existem vários recursos de copywriting, como usar metáforas e frases de duplo sentido, criar um senso de urgência, despertar a curiosidade ou contar uma história envolvente.

    Criação

    Finalmente, é na Criação publicitária que a campanha ganha vida. Nas mãos do diretor de arte, o conceito se transforma em fotos, vídeos, traços e ilustrações para as peças publicitárias.

    Em parceria com o redator, o diretor de arte define as melhores imagens para as peças, que sejam atrativas, que gerem identificação e que transmitam a mensagem do cliente.

    Geralmente, espera-se que diretor de arte faça a mágica na campanha. Porém, a criatividade deve estar presente em todas as áreas da agência, em busca de uma solução original para o cliente. Para isso, todos devem buscar referências e inspirações.

    Mídia

    O profissional de Mídia conhece como ninguém os veículos de mídia. Por isso, ele está presente em vários momentos do desenvolvimento da campanha.

    No planejamento, ele ajuda a selecionar os melhores veículos, de acordo com o perfil do público-alvo e o orçamento do cliente, buscando o melhor custo-benefício.

    Na hora da criação, ele indica as dimensões e orientações para cada formato de mídia.

    Depois de finalizada a criação, é ele também o responsável por negociar os valores com os veículos e comprar os espaços, administrando a verba da campanha.

    É essa negociação que, em muitos casos, define a remuneração da agência, pois a ela é dedicado 20% do valor investido pelo anunciante na mídia – o chamado BV (Bônus de Veiculação) ou Comissão de Agência.

    Você também pode se interessar por este conteúdo!

    Saiba quais são as 5 diferenças entre ATL e BTL que você precisa conhecer para aplicar na sua estratégia de marketing

    Outras áreas de uma agência de publicidade

    Existem ainda outras áreas, que podem ou não existir, dependendo do porte e da organização da agência de publicidade. Conheça algumas delas e suas responsabilidades:

    • Pesquisa: nutrir o Planejamento com dados sobre o cliente, mercado e consumidor.
    • Produção: produzir fotos, vídeos e áudios para a área de Criação.
    • Tráfego: organizar as demandas internas e garantir as entregas de cada área.

    Em agências pequenas, é comum a Pesquisa ser realizada pelo Planejamento, a Produção ser terceirizada e o Tráfego ser organizado pelo Atendimento.

    Mas, se a agência for grande, ela pode ter um ou mais profissionais especializados em cada área, centralizando todo o serviço dentro da agência.

    Conheça as 5 maiores agências de publicidade do Brasil!

    A web nas agências de publicidade

    O marketing digital trouxe diversas novas possibilidades para a publicidade e deu um nó na cabeça do mercado. Como absorver as demandas da web dentro de uma agência?

    Aquele modelo tradicional não conseguia dar conta da dinâmica e dos novos formatos que a web exigia. Por isso, diferentes soluções apareceram.

    Nos últimos anos, surgiram muitas agências digitais, focadas apenas na web. Nessas empresas, geralmente existe um híbrido entre cargos tradicionais de uma agência, como Atendimento e Planejamento, e profissionais focados no digital, como Mídia Online, SEO e Programação.

    Algumas delas foram criadas por grandes agências, que desenvolveram um “braço digital” para atender especificamente as demandas de web dos seus clientes.

    Outra solução adotada no mercado foi adaptar a agência tradicional para o marketing digital, tornando-se uma agência “full service”.

    Para isso, a agência precisa passar por algumas adaptações estruturais, como a inclusão da produção de conteúdo para web dentro do setor de Redação, por exemplo. Ou, ainda, a contratação de profissionais especializados em Mídia Online.

    Além das mudanças estruturais, é importante também que a equipe mude a mentalidade. A web exige uma abordagem diferente dos veículos tradicionais, pois tem canais, ferramentas e perfil de usuário específicos.

    Publicitários dentro dos anunciantes

    Além das agências, os anunciantes também oferecem oportunidades para os publicitários. Nessas empresas, a publicidade fica dentro do departamento de marketing.

    Dependendo do porte da empresa, o profissional pode centralizar todas as tarefas da área (um “faz-tudo”), pode fazer a intermediação com uma agência de publicidade terceirizada, ou pode ainda integrar uma agência “house” (quando existe uma agência alocada dentro do anunciante).

    Publicitários dentro dos veículos

    Publicitários podem também trabalhar dentro dos veículos, como jornais, revistas, rádios, mídia outdoor ou online. Seu papel, geralmente, é prospectar anunciantes e manter o relacionamento com eles, oferecendo novas oportunidades de espaços.

    Sites de publicidade

    Quer continuar acompanhando o mundo da publicidade? Então confere essa lista de sites que você deve ter nos seus favoritos para se manter atualizado:

    • Brainstorm #9 – Um dos melhores e mais antigos sites sobre criatividade e inovação.
    • Plugcitários – Também um dos melhores sites brasileiros sobre publicidade.
    • Adnews – Traz as últimas notícias sobre o mercado publicitário.
    • Meio e Mensagem – Portal sobre Comunicação, Marketing e Mídia.
    • Ads of the World – Grande acervo de anúncios publicitários do mundo inteiro.
    • Ad Age – Portal de notícias internacionais sobre marketing e publicidade.
    • Adweek – Outro importante portal de notícias sobre marketing e publicidade.

    Curso de Publicidade e Propaganda: conheça os principais

    A graduação na área de publicidade e propaganda fornece um conhecimento aprofundado sobre o assunto, além de ampliar o networking.

    Esse aprendizado intelectual coloca o aluno em contato com profissionais experientes, colaborando para a obtenção de um raciocínio elaborado.

    Separamos algumas faculdades de destaque que fornecem curso de Publicidade e Propagada. Veja quais são elas e conheça seus diferenciais!

    Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

    O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) é conhecido por ter uma excelente infraestrutura e professores altamente qualificados. Já o curso é um dos mais conceituados do Brasil por ter nota 5 na avaliação do MEC.

    O grande diferencial da faculdade é integrar as áreas de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, fornecendo diversas atividades práticas, como programas de comunicação, criação de artes, entre muitos outros. Isso permite que o aluno desenvolva habilidades voltadas ao mercado de trabalho. 

    Dentre as disciplinas estudadas, estão: comunicação social, redação publicitária e para redes sociais, computação gráfica, pesquisa de mercado e muitos outros.

    Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF)

    A Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) também promete uma boa infraestrutura, além de compor 90% do corpo docente intitulado de mestres e doutores. 

    Além disso, a faculdade investe em programas de capacitação por meio de estágios, colocando os alunos em contato com os mais diversos desafios que o ambiente de trabalho pode proporcionar.

    O curso da FAESF/UNEF também tem conceito 5 no MEC, com disciplinas como psicologia e comportamento, estatística e opinião pública, fotografia publicitária e muitos outros.

    A boa notícia é que o curso é ofertado tanto na modalidade EAD quanto presencial. Uma ótima oportunidade, frente à transformação digital do mercado.

    Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

    O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) oferece diversas vantagens quando comparadas a outras faculdades, como programas de intercâmbio, publicações científicas próprias, integração com o mercado de trabalho, entre outros.

    É uma instituição bastante consolidada, com mais de 40 anos atuando no mercado de ensino. Promete um corpo docente qualificado com práticas de mercado desde as primeiras fases.

    Na grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda, o aluno tem disciplinas como criatividade, história da arte e do design, estética e semiótica, entre outros.

    As opções de egresso da faculdade são por meio do vestibular, seleção do histórico escolar, ENEM, transferência, reingresso ou segunda graduação. O grande contra do curso é que você só o encontra na modalidade presencial. Então, é preciso ter condições de estudar em Brusque, Santa Catarina.

    Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

    O Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) tem conceito 5 no MEC, com mais de 35 mil formados ao longo dos 45 anos da instituição. Tem uma boa receptividade no mercado, com 70% de mestres e doutores no seu corpo docente

    O curso de Publicidade e Propaganda da faculdade tem na sua grade curricular disciplinas como estética da comunicação, linguagem audiovisual, economia, gestão de marcas e produtos para vendas, entre outros. Além das formas tradicionais de ingresso, a instituição fornece várias bolsas, descontos, convênios e financiamentos.

    No entanto, se você tem interesse na faculdade, também precisa estar disponível para estudar em Dourados, no Mato Grosso do Sul, pois, embora a instituição ofereça vários cursos EAD, esse em específico só é oferecido na modalidade presencial.

    Embora sofra muitas críticas, a publicidade tem um papel importante ao trazer informação e entretenimento. Se os anúncios conseguem marcar a nossa memória, como os que relembramos nesse post, eles mexem com as nossas emoções.

    Porém, as mudanças na tecnologia e no comportamento do consumidor colocam em xeque os modelos tradicionais. Então, o mercado publicitário está no divã: a publicidade precisa se reinventar para voltar a ser relevante.

    Então, gostou de saber tudo sobre a publicidade? Entenda como ela está relacionada com o marketing de conteúdo com o ebook gratuito!

    Download do ebook sobre Publicidade Nativa
    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.