[Atualizado: Janeiro 2024]
Se você ainda busca motivos para investir em Marketing Digital, aqui, trazemos inúmeros argumentos para embasar a sua decisão. O Marketing Digital faz parte do Inbound Marketing e integra várias estratégias online — SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo, Marketing em Redes Sociais, Email Marketing, Mobile Marketing, Automação de Marketing, Marketing de Influência, PPC (Pay Per Click), entre outras.
A adoção de boas práticas de Marketing Digital se justifica, principalmente, no fato de os consumidores estarem cada vez mais digitalizados. Esses usuários online tendem a fazer buscas em mecanismos de pesquisa antes de decidir pela aquisição de um produto ou a contratação de um serviço, seja para comparar valores, seja para buscar informações ou soluções.
Entretanto, o Marketing Digital é mais complexo do que muitas pessoas supõem: exige a criação de estratégias cross-channel, o acompanhamento de tendências, a manutenção da visibilidade e relevância das marcas e do engajamento do público.
Neste artigo, você descobrirá os motivos pelos quais deve investir em Marketing Digital e como fazê-lo!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
1. Ajuda a acompanhar as tendências digitais
O avanço da tecnologia e a grande quantidade de dados de pesquisa e navegação dos usuários disponibilizada na Internet permitiram que as empresas pudessem acompanhar de perto as principais tendências do mercado.
Por meio de ferramentas como o Google Trends, e até pelo recurso de preenchimento automático das barras de pesquisas dos search engines, é possível compreender melhor as principais tendências de busca e intenções dos usuários. É possível segmentá-las por nicho e aumentar, assim, a precisão das suas ações de marketing.
Com esse tipo de ferramenta, você será capaz de descobrir palavras-chave mais relevantes e acompanhar os tópicos em alta do seu segmento. Além disso, usar as informações para diferenciar a sua marca e atendimento no mercado, desenvolver produtos e serviços mais adequados e aumentar o engajamento do seu público, direcionando mais tráfego para pontos de contato da empresa.
2. Segmenta a sua base de contatos
A segmentação antecede a criação de uma campanha de marketing de sucesso, adequada para o público que realmente tende a comprar os produtos ou contratar os serviços de uma empresa.
Existem ferramentas digitais, legadas nas plataformas de redes sociais ou oferecidas por empresas especializadas, que analisam as informações dos usuários que interagiram com as suas postagens em diferentes pontos de contato com o público, durante determinado período.
Em seguida, elas produzem relatórios com um conjunto de dados sobre essas pessoas. Com isso, sua empresa pode desenvolver a sua persona e definir estratégias mais efetivas de marketing e de vendas.
3. Aumenta a visibilidade da sua marca
Apesar de ser importante direcionar os esforços de marketing para a persona do negócio, com a Internet, é possível aumentar a abrangência das campanhas. Dessa forma, além de oferecer conteúdos mais adequados para o seu público, você atinge potenciais clientes que jamais teriam a oportunidade de conhecer a sua empresa se não fosse pela alta disponibilidade e acessibilidade da Internet.
Por exemplo, antes do Marketing Digital, se você quisesse atingir um grande número de pessoas de forma geolocalizada, teria que procurar uma empresa de publicidade local e criar um outdoor, fazer um anúncio na rádio ou escolher um canal televisivo regional.
Essas campanhas offline alcançariam uma quantidade ilimitada de pessoas — transeuntes e motoristas, ouvintes da rádio e telespectadores da TV, por exemplo —, mas como mensurar a efetividade da estratégia ou saber se os clientes convertidos realmente vieram por meio dessa publicidade?
O conteúdo teria um grande alcance, entretanto, quem garante que o anúncio seria relevante para todos que acessaram as informações?
Com o Marketing Digital, você consegue planejar melhor as suas ações e pagar por uma publicidade que será vista apenas por quem realmente enxerga valor no seu produto ou serviço, aumentando assim a sua perspectiva de venda e o ROI da sua estratégia.
Por isso, ao contrário dos meios de marketing tradicionais, com o Marketing Digital, você alcança os seus clientes onde eles estão e sem onerar o seu budget de marketing. Conforme a Digital 2023: Global Overview Report da DataReportal, os brasileiros gastam cerca de 9 horas por dia na frente de computadores e smartphones.
A pesquisa ainda revela que, no início de 2023, cerca de 84,3% da população do Brasil tinha acesso à internet. Desse modo, usar a internet e investir em Marketing Digital em 2024 nas estratégias da empresa é uma ótima forma de chegar até os consumidores.
Alcançar um público de abrangência mundial não seria uma grande oportunidade de acelerar o crescimento da sua empresa?
4. Produz dados para as suas estratégias
Os dados dos usuários da Internet são um grande diferencial competitivo. Extração, tratamento, interpretação e uso dos insights produzidos com as informações obtidas do seu público-alvo são uma grande oportunidade de elevar o atendimento da sua empresa, melhorar o seu portfólio e ofertar produtos e serviços para clientes que realmente têm um fit com a sua marca.
Um Marketing Digital bem executado também fornece dados estratégicos para embasar outras decisões corporativas, como a de investimento em um novo modelo de gestão ou a expansão de infraestrutura ou mercado. Isso porque, ao analisar esses insights, você tomará decisões mais precisas acerca de tempo, recursos ou esforços para alcançar os objetivos do seu negócio.
Já falamos que as boas práticas de Marketing Digital permitem que você conheça melhor o seu público e saiba como atingir os clientes, sem onerar o seu fluxo de caixa com estratégias que não geram resultados.
Existem vários tipos de ferramentas que produzem informações em tempo real e geram relatórios para uma análise mais precisa.
Com elas, você poderá definir e acompanhar KPIs para melhorar a cada dia os seus resultados — gerar tráfego, engajamento e vendas.
Veja, a seguir, algumas métricas que você pode acompanhar por meio da adoção e investimento em Marketing Digital:
- Retorno sobre o Investimento (ROI) das ações de marketing;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Custo por Mil Clientes (CPM);
- ticket médio de vendas;
- Lifetime Value (LTV);
- Custo por Clique (CPC);
- Custo por Lead (CPL);
- taxa de qualificação de leads;
- taxa de conversão de leads;
- número de visitantes únicos no site;
- taxa de tráfego;
- tempo médio do usuário na página;
- taxa de abertura de email;
- taxa de conversões de email;
- alcance e engajamento nas redes sociais;
- menções à marca;
- percentual de churn;
- conversão de landing pages;
- número de leads por canal;
- conversões por canal;
- mídias earned;
- mídias shared;
- taxa de cliques;
- taxa de visualizações de anúncios, entre outras.
Assim, você saberá exatamente o número de pessoas que se envolveram com seus anúncios ou postagens, de quais conteúdos o seu público mais gosta e qual a taxa de compartilhamento por tipo de conteúdo
Além disso, o horário mais provável de acesso, o tempo médio que os usuários gastam assistindo a um vídeo ou campanha da sua marca, entre outros dados que serão usados para delimitar estratégias mais eficientes, criar anúncios mais eficazes e converter mais leads em vendas.
5. Atrai mais clientes
Clientes insatisfeitos estão mais propensos a compartilhar a experiência negativa do que a positiva com as pessoas do seu convívio. O marketing de influência é uma grande tendência e está intimamente ligado ao Marketing Digital — embora a publicidade boca a boca tenha sido eficiente por muito tempo, em uma “vitrine digital”, você também acompanha os resultados desses esforços de divulgação.
Em canais digitais, você ainda compartilha menções e publicações em que os usuários experimentam ou avaliam os seus produtos e cria uma seção de provas sociais. Ainda, oferece conteúdos que permitem aos clientes ter uma experiência mais satisfatória com a sua marca — demonstrações que garantem o uso adequado de um produto, por exemplo.
Aos poucos, os usuários com vivências positivas são convertidos em clientes fiéis, que divulgam e defendem a sua marca a todo custo. Esses defensores propagam os benefícios e funcionalidades dos seus produtos, ajudam a resolver potenciais problemas dentro do seu círculo social, fazem a divulgação gratuita do seu portfólio e são consumidores recorrentes. Enfim, oferecem uma excelente prova social para embasar a decisão de consumo de outros compradores.
6. Apoia estratégias de cross-channel
As estratégias cross-channel são cruciais para a efetividade de suas campanhas. O Marketing Digital permite planejar e estar presente em várias plataformas, configurar campanhas coordenadas e acompanhar os resultados em tempo real.
Por exemplo, você pode criar uma publicação no Facebook e no Instagram simultaneamente, atingir o Google e o YouTube com a configuração de um anúncio e ainda solicitar que os leads assinem a sua newsletter para iniciar uma estratégia de Email Marketing. Pense na seguinte sequência de ações:
- você contrata um influenciador que tem um perfil de seguidores semelhante ao da sua persona para aumentar o volume de público dos seus canais de mídia social;
- então, cria uma campanha PPC no Google para segmentar essa base de leads e oferecer a solução quando elas fizerem uma busca orgânica com intenção de compra relacionada à sua marca;
- depois, cria uma landing page que oferece conteúdo para esses leads em troca de um email ou outro tipo de contato, como um vídeo do YouTube em que você deixa claros os benefícios da sua marca e associa essa página ao anúncio;
- com isso, além de capturar dados do lead, você ainda aumenta o acesso ao seu canal no streaming, pois muitas pessoas preferem assistir ao vídeo na própria plataforma do YouTube;
- então, basta manter o contato com esse lead por Email Marketing e fazer a nutrição adequada para, finalmente, apontar a sua empresa como uma possível solução para o problema do cliente e fazer a conversão.
As possibilidades para a configuração de campanhas, tanto orgânicas quanto pagas, são infinitas! Você pode adotar as melhores práticas das inúmeras modalidades de marketing por meio do Marketing Digital. Com uma boa estratégia, você aumenta a relevância da sua marca e o volume de vendas, em curto e em longo prazo.
7. Ganha autoridade
Outro fenômeno possível apenas por meio das boas práticas de Marketing Digital e suas vertentes, como o Marketing de Conteúdo, é a obtenção de relevância em search engines. Conquistar as primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs) é um grande desafio, tanto para quem não sabe o que é SEO quanto para os profissionais que já têm prática com as melhores táticas de otimização.
Alcançar relevância orgânica na Web é sinônimo de autoridade — além de aumentar a taxa de visualização e de cliques em sua página, as primeiras posições nas páginas de buscas são exclusividade de empresas e marcas com autoridade reconhecida pelos algoritmos. Então, como conquistar essa notoriedade digital?
Aqui na Rock, publicamos centenas, senão milhares, de conteúdos que abrangem as melhores práticas de SEO. Entretanto, o básico para que você conquiste a tão sonhada autoridade na Internet consiste em fornecer conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, estar presente em canais em que os seus clientes buscam pela sua marca, ser referenciado por outros sites de grande importância na web e manter a consistência das suas ações de marketing.
8. Aumenta o ROI das suas ações de marketing
ROI, ou Retorno sobre o Investimento (Return Of Investiment) em marketing significa obter de volta, seja como lucro, seja como notoriedade e visibilidade na Internet, o que foi gasto em publicidade. Isso vale tanto para orgânica, com a contratação de equipes para as publicações de conteúdo, por exemplo, quanto paga, com as estratégias de PPC (Pay Per Click).
Ao avaliar a adesão a novas estratégias, é essencial considerar o ROI e o ROAS (Retorno Sobre o Investimento Publicitário) de suas ações. O Marketing Digital tem um ROI maior porque permite alcançar mais pessoas, direcionar melhor os esforços e obter mais conversões, com um budget menor.
9. Reduz custos
Uma das grandes diferenças entre o Marketing Digital e a publicidade tradicional, por exemplo, está justamente na possibilidade de acompanhar custos e gastos de maneira mais eficiente. E quando isso acontece com um gestor de qualidade, é muito provável que isso acabe em redução de custos.
Para começar, essa estratégia busca sempre adotar as melhores práticas para ter sucesso, certo? Ou seja, já é um bom início para entender se vale a pena ou não, por exemplo, investir em uma ação ou em outra. O Marketing Digital é diretamente ligado ao conceito de custo-benefício.
Por que investir em algo que não vai gerar retorno para o seu negócio? A partir de testes A/B, de análise de dados e a busca por informações relevantes sobre a sua persona, fica muito mais fácil construir mensagens direcionar e mais eficientes. Na prática, isso representa uma economia significativa de custos.
Em vez de gastar com o anúncio em uma revista física que você não tem ideia, de fato, de quantos consumidores em potencial foram impactados, por que não anunciar nas redes sociais em que você recebe relatórios em tempo real contabilizando exatamente qual foi a performance daquela mensagem?
Tudo isso passa pelo entendimento de como o Marketing Digital funciona: decisões baseadas em dados. É a partir dessa compreensão que se torna muito mais fácil desenvolver estratégias, de fato, interessantes para o sucesso do plano de Marketing que foi definido inicialmente.
10. Aumenta as suas vendas
A partir de tudo o que falamos no tópico acima, fica mais fácil entender porque o Marketing Digital contribui para o aumento das suas vendas, não é mesmo? Como você cria ações e estratégias muito mais precisas, por mais que nem sempre você foque em conversões de vendas, é natural que você feche mais negócios.
Uma estratégia voltada para brand awareness vai gerar mais atenção e relevância para a sua marca, mas as ações de Marketing Digital acabam influenciando também no potencial de vendas do seu negócio. Por mais que não seja o objetivo principal, as campanhas baseadas em dados geram esse retorno.
Na prática, portanto, empresas que ainda estão começando e não têm muitos recursos disponíveis conseguem ter resultados positivos mesmo sem investimentos significativos. Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem empreende no ambiente digital e precisa melhorar os seus resultados.
Investir em Marketing Digital, portanto, se torna muito mais do que uma forma de promover a sua marca, mas sim conseguir ter melhores resultados finais. Seja para uma agência de comunicação, seja para uma empresa SaaS.
As alternativas permitem que campanhas e estratégias de vendas sejam potencializadas.
Tendências de Marketing Digital para 2024
Além de entender os motivos para investir em Marketing Digital, é importante saber quais são as tendências para que essa estratégia possa gerar resultados para o seu negócio.
Para ajudar você a se preparar, separamos alguns itens que são essenciais para quem quer ter sucesso com esse conceito, confira!
1. A experiência do usuário no centro das decisões
Focar na experiência do usuário nas estratégias de Marketing Digital é de extrema importância para ter melhores resultados e garantir uma marca relevante no mercado de atuação. Por isso, essa é uma tendência que a sua empresa deve ficar de olho.
Nesse sentido, o primeiro passo para implementar campanhas com foco em oferecer uma boa experiência é conhecer a persona do negócio. A partir do entendimento das suas dores e desejos, é possível elaborar estratégias adequadas que vão ajudar a melhorar a jornada de compra e, com isso, gerar mais vendas.
Além disso, é preciso pensar em formas para os consumidores ficarem satisfeitos nas interações com a sua empresa. Para isso, vale ter sites responsivos e com boa usabilidade, além de investir na produção de conteúdos de qualidade e personalizados.
2. Inteligência Artificial como aliada
A IA promete ser uma importante aliada no desenvolvimento de diversas etapas do planejamento de marketing. Essa ferramenta pode ser aplicada para a produção de conteúdo, desenvolvimento de ideias, otimização de campanhas e especialmente para otimizar o atendimento.
A automação do atendimento por meio de chatbots e aplicativos de mensagens com tecnologia de IA, estão contribuindo para a personalização do atendimento aos clientes. Essa tendência deve se manter ainda mais forte nesse ano.
Dados do Digital Marketing Benchmark Report 2024 já indicam os indícios de que a IA promete ganhar ainda mais espaço. A pesquisa mostrou que 71,8% dos profissionais já utilizam ou pretendem utilizar essa ferramenta na criação de suas estratégias. O uso de outras ferramentas baseadas em IA, tal como a análise preditiva ou pesquisa por voz, também prometem ganhar destaque na comunicação das empresas com o público.
3. Realidade Aumentada e Virtual
O uso de tecnologias imersivas cresce conforme essas ferramentas avançam em qualidade e possibilidades de uso. A ideia é explorar esses recursos para criar narrativas mais envolventes para se destacar e capturar a atenção dos consumidores.
Especialmente e-commerces e demais organizações que atuam no varejo online, podem se beneficiar dessas ferramentas. A sobreposição de elementos virtuais no ambiente real pode ser usada para melhorar a experiência dos consumidores e se destacar da concorrência.
Os testes virtuais são as alternativas mais comuns para usar esse recurso, mas com um pouco de criatividade é possível desenvolver experiências imersivas para o lançamento de infoprodutos, para a divulgação de eventos e para a promoção de novos produtos.
Um exemplo disso pode ser visto na estratégia de Sephora, que incluiu testes de maquiagens por meio da câmera do smartphone. O aplicativo Virtual Artist inclusive teve um aumento de 28% por conta dos recursos para testar batons e sombras conforme o formato dos olhos ou o tom de pele.
4. Conteúdos de qualidade ganham destaque
Mais uma tendência para investir em marketing digital no próximo ano são os conteúdos de qualidade. Nesse sentido, é necessário elaborar materiais de qualidade, com fontes confiáveis e que priorizem as pessoas.
Para isso, é fundamental ter um bom conhecimento da persona do seu negócio, a fim de criar conteúdos que vão de encontro às dores e necessidades delas. Além disso, investir em técnicas de SEO e contar com profissionais competentes para desenvolver as ações da sua empresa é fundamental.
Conforme recomendação do próprio Google, é preciso se concentrar na experiência do usuário para conseguir um bom rankeamento nesse buscador. A empresa aconselha a ter cuidado com o uso de automação e pensar em primeiro lugar no cliente da sua empresa, ao invés de priorizar atingir uma boa classificação.
Ao criar conteúdos de qualidade, atingir o topo do Google e de outros buscadores é uma consequência. Além disso, as chances de transformar leads em consumidores da sua empresa se tornam bem mais elevadas.
5. Chatbots inteligentes no atendimento online
O uso de chatbots nas estratégias de atendimento da empresa não é uma novidade, porém, os avanços que estão acontecendo com essas ferramentas precisam ser incorporados, pois são tendência e podem oferecer uma comunicação humanizada e de qualidade.
Com os novos recursos, o uso de chatbots no marketing tende a aumentar consideravelmente. É o que revela a pesquisa da Markets and Markets, que aponta que o uso de Chatbots tem projeção de crescimento de 23% até 2028. Assim, é importante encontrar maneiras de incorporar essa solução na empresa.
Por exemplo, com a combinação do chatbot com a inteligência artificial, torna-se possível compreender as emoções humanas e responder de maneira mais precisa, oferecendo uma experiência de atendimento excepcional aos consumidores. Além disso, é possível usar chatbots na hora de elaborar estratégias de engajamento.
Nesse sentido, é possível automatizar campanhas para aumentar a conexão por meio das redes sociais com ferramentas que combinam IA, chatbots e estratégias bem elaboradas para entreter o público-alvo da empresa. Com isso, há aumento da satisfação e dos resultados obtidos por meio do Marketing Digital.
6. Personalização
Investir em personalização ajuda a gerar conexão e proximidade com os consumidores. Segundo uma pesquisa da McKinsey, mais de 70% das pessoas esperam receber interações personalizadas, sendo que 76% ficam decepcionadas quando isso não acontece.
Para incorporar a personalização nas estratégias da empresa, é crucial ter uma boa base de dados. Eles são importantes para conhecer o público-alvo mais a fundo e enviar conteúdos que sejam realmente adequados e personalizados.
A partir disso, é possível ofertar aos indivíduos que acompanham a marca experiências mais positivas, que tendem a gerar maior satisfação e a conduzir o lead até a compra. Além da base de dados, contar com uma equipe especializada também é uma ótima solução para aproveitar todas essas informações.
A Rock Content pode ajudar você em sua estratégia de Marketing Digital. Oferecemos soluções inovadoras e experiências de conteúdo de alta qualidade, que geram receita e aumentam a autoridade da sua marca na web.
Junte-se a companhias como Red Bull, Bank of America e Cisco, que já são parceiros da Rock Content, para aprimorar suas estratégias de marketing e garantir excelentes oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Quer os melhores redatores, tradutores e designers do seu lado para ajudar a construir a sua estratégia de marketing digital? Então teste o WriterAccess gratuitamente por 14 dias!
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.