O guia completo dos tamanhos de imagens para Redes Sociais em 2024

Cada rede social tem suas próprias diretrizes para publicação de imagens. Por isso, saber quais são os tamanhos de imagens das principais redes sociais do mundo é essencial para ter o melhor aproveitamento possível de suas publicações, independentemente do canal escolhido.

tamanhos de imagens para Redes Sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Qual é o tamanho ideal das imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e WhatsApp? Se você também tem essa dúvida tão comum para quem trabalha com redes sociais e Marketing e Digital, chegou ao lugar certo.

Criamos um guia completo e atualizado com as medidas que você precisa saber para criar imagens no tamanho certo. Afinal, sabemos que você quer impressionar o seu público com um feed organizado e imagens bem-feitas. E dá gosto de ver uma página assim, não é?

Mas também entendemos que não é fácil acertar. Existem várias especificações diferentes para uma infinidade de tipos de posts que você pode fazer em cada rede. Por isso, estamos aqui para ajudar!

Acompanhe agora o nosso guia de tamanhos de imagens para redes sociais ou acesse o índice para ir direto ao que você deseja saber:

    Principais tamanhos de imagens no Facebook

    O Facebook é a maior rede social do mundo. E além de nos referirmos aos mais de 2,3 bilhões de usuários que estão por lá — estamos falando também da enorme variedade de formatos de conteúdo que você pode usar na plataforma.

    Inicialmente, eram apenas posts de imagem, de compartilhamento de links ou de vídeos. Mais tarde, o conteúdo de marca foi além do feed: os grupos e eventos também passaram a ser usados para interagir com a audiência. Recentemente, foi a vez dos stories no Facebook. E tem ainda a possibilidade de anunciar na plataforma. 

    E, para todas essas opções, você precisa produzir imagens adequadas aos espaços de publicação. A seguir, você vai ver todos os tamanhos de imagens para Facebook que são essenciais para a sua presença na rede.

    Antes, vale uma ressalva sobre os posts com link. Ao compartilhar uma URL externa, o Facebook puxa uma imagem do site. As páginas de negócio podem alterar essa imagem e inserir a que quiser, no tamanho recomendado, mas os perfis pessoais não conseguem fazer isso.

    Então, no seu site, você precisa inserir a imagem na sua página já no tamanho correto, para que ela apareça corretamente em qualquer compartilhamento no Facebook.

    Agora, veja os tamanhos recomendados:

    Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

    • Imagem de capa: 851 x 315 px
    • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
    • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
    • Imagem de perfil: 180 x 180 px

    Postagens no Facebook

    • Post com imagem: 1200 x 1200 px
    • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
    • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

    Anúncios no Facebook

    • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
    • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
    • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)
    tamanho das imagens no Facebook

    Sobre os formatos de anúncios, veja todas as especificações neste Guia de Anúncios do Facebook.

    Quer os melhores designers do seu lado para ajudar a construir a sua estratégia para as redes sociais? Então teste o WriterAccess gratuitamente por 14 dias!

    Principais tamanhos de imagens no Instagram

    O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual. Uma escolha errada na produção das imagens para essa plataforma pode impactar bastante o engajamento com o público. Por outro lado, se você caprichar e acertar nos tamanhos, vai encantar seus seguidores! Esta é uma dica de ouro para quem usa Instagram em empresas.

    Inicialmente, o Instagram oferecia apenas a publicação em formato quadrado no feed. Com o passar do tempo, o usuário passou a poder publicar também em formato horizontal ou vertical ou nos stories. Assim, as possibilidades se ampliaram.

    Nas dimensões que mostramos abaixo, recomendamos medidas para os formatos quadrado, vertical e horizontal do feed. Mas você pode usar a altura que quiser, desde que esteja nos limites utilizados pela plataforma.

    Saiba também que, quando o usuário visita o seu feed, ele vê as imagens no formato quadrado. Então, para organizar o feed, fique de olho em quais informações o Instagram cortará das publicações de outros formatos.

    Confira também este artigo que separamos para você:

    Confira agora todos os tamanhos de imagens para Instagram:

    Perfil no Instagram

    • Imagem de perfil: 720 x 720 px

    Posts no Instagram

    • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
    • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
    • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)

    Instagram Stories

    • Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)
    tamanho da imagem no Instagram

    Sobre os formatos de anúncio, você pode conferir os requisitos de design do Instagram para anúncios no feed e para anúncios nos stories.

    Principais tamanhos de imagens no Twitter

    Quem pensa que o Twitter morreu está muito enganado. A rede social tem um público fiel, que gosta de acompanhar notícias em tempo real, saber antes o que está acontecendo no mundo e se informar sobre tendências.

    Se o Twitter nasceu como uma rede social de textos curtos, hoje as imagens já assumem um papel protagonista nas publicações. Por isso, um guia de tamanhos de imagens para redes sociais não pode deixar o Twitter de fora.

    Como em quase todas as redes sociais, no Twitter você também precisa se atentar para a foto de perfil, a imagem de capa e as imagens do feed.

    Embora você possa publicar posts nas dimensões que quiser, recomendamos os tamanhos e proporções abaixo, que o Twitter usa para exibir as imagens na timeline. Assim, antes do usuário expandir a imagem, ele já pode vê-la por inteiro.

    Mas, se você não usar essas dimensões, certifique-se de que as informações mais importantes estejam visíveis antes de expandi-la.

    Confira também este artigo que separamos para você:

    Confira a seguir o tamanho das imagens para o Twitter:

    Perfil e capa no Twitter

    • Imagem de capa: 1500 x 500 px
    • Imagem de perfil: 400 x 400 px

    Postagem no Twitter

    • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
    • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)
    tamanho da imagem no twitter

    O Twitter também traz especificações para os formatos de anúncios, que você pode conferir neste link.

    Principais tamanhos de imagens no LinkedIn

    O LinkedIn é uma rede social profissional. As pessoas estão lá para fazer negócios, seja para procurar um emprego, oferecer vagas, fazer contatos profissionais, falar sobre o mercado ou construir sua reputação.

    A presença das empresas nessa rede, portanto, deve ser voltada para fortalecer sua imagem diante do mercado. Nesse contexto, as imagens publicadas são essenciais para construir uma percepção positiva, consistente e profissional sobre a marca.

    No LinkedIn, você tem liberdade para publicar imagens nas medidas que quiser, mas é interessante utilizar um tamanho padrão, que seja adequado para visualização tanto no desktop quanto no mobile.

    Já os posts que incluem link têm as imagens redimensionadas se não estiverem no padrão usado pela plataforma, sendo importante seguir as dimensões recomendadas.

    Agora, confira quais são os tamanhos de imagens para LinkedIn:

    Capa e perfil no LinkedIn

    • Imagem de capa: 1536 x 768 px
    • Imagem de perfil: 300 x 300 px

    Postagem no LinkedIn

    • Post com imagem: 1200 x 1200 px
    • Post com link e imagem: 1200 x 627 px
    tamanho da imagem no Linkedin

    O LinkedIn também permite a criação de Career Pages (Páginas de Carreira), que são páginas voltadas para a atração de talentos. Confira as especificações de imagens para esse tipo de página.

    Principais tamanhos de imagens no YouTube

    Pense que o YouTube é feito somente de vídeos? Quem tem um canal na plataforma de vídeos mais popular do mundo precisa também lidar com imagens e com os diferentes tamanhos que elas exigem.

    No YouTube, você precisa ter imagens de capa, de perfil e de thumbnails dos vídeos.

    Sobre a imagem da capa, é preciso saber que o tamanho pode variar bastante dependendo do dispositivo do usuário (TV, desktop, tablet ou smartphone).

    Por isso, recomendamos utilizar a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.

    Além disso, os thumbnails merecem uma atenção especial. Eles aparecem para o usuário quando ele pesquisa por algum vídeo no YouTube e no Google ou acessa o seu canal.

    Então, o thumbnail funciona como um argumento para que o usuário clique para ver o vídeo completo. Então, capriche na produção para convencê-lo de que vale a pena assistir ao seu vídeo!

    Confira também este artigo que separamos para você:

    A seguir, saiba os tamanhos de imagens para YouTube que você precisa utilizar:

    Perfil e capa no Youtube

    • Imagem de capa do canal (Informações principais: 1546 x 423 px):
      • TV: 2560 x 1440 px
      • Desktop: 2560 x 423 px
      • Tablet: 1855 x 423 px
      • Smartphones: 1546 x 423 px
    • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px

    Thumbnail no Youtube

    • Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px
    tamanho da imagem no Youtube

    Você também pode conferir as especificações do YouTube para a arte da capa do canal e até baixar um modelo para produzir a sua.

    Principais tamanhos de imagens no Pinterest

    Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma rede social totalmente focada no visual. Aqui também é importante encantar os usuários com imagens bonitas, bem produzidas — e, é claro, com os tamanhos certos.

    As publicações do Pinterest são bastante livres quanto à altura. Se você acessar a plataforma, provavelmente vai ver vários pins super esticados, que muitas vezes são infográficos.

    Não há problema nenhum fazer isso, mas a proporção que recomendamos abaixo é a mesma que a plataforma recomenda, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

    Também é importante cuidar do tamanho das imagens de capas. Afinal, elas resumem o que os painéis incluem e ajudam o usuário a decidir se clica ou não. Então, elas também precisam ser bem produzidas.

    Confira também este artigo que separamos para você:

    Confira agora quais são os tamanhos de imagens para Pinterest que você deve usar:

    Perfil no Pinterest

    • Imagem de perfil: 720 x 720 px

    Pins e capas de pastas no Pinterest

    • Pin: 1000 x 1500 px (recomendado)
    • Capa das pastas: 200 x 200 px
    tamanho das imagens no Pintrest

    Neste link, você pode ver as recomendações do Pinterest para as imagens da plataforma.

    Principais tamanhos de imagens no WhatsApp

    Para saber todos os tamanhos de imagens para redes sociais, precisamos também passar pelo WhatsApp Business. O aplicativo de mensagens não se tornou apenas popular para a comunicação entre pessoas, mas também para o marketing das empresas.

    Elas passaram a criar grupos e listas de transmissão na plataforma para se comunicar com o público, informar novidades e engajar com conteúdos interessantes.

    E é claro que as imagens cumprem um papel importante nessa comunicação, ao transmitir informações e influenciar a percepção das pessoas sobre a marca.

    No WhatsApp, você precisa cuidar da sua imagem de perfil, das imagens que envia e de como elas aparecem na conversa (thumbnail).

    Mesmo que você envie uma imagem vertical ou horizontal (não há limite para essas dimensões), ela aparece em formato quadrado na conversa. Então, é preciso prestar atenção no que o thumbnail mostra.

    O aplicativo ainda oferece o WhatsApp Status, que funciona como os stories do Instagram. Essa função ainda é pouco usada pelas empresas, mas tem potencial. Vale a pena testar.

    Confira também este artigo que separamos para você:

    A seguir, confira o tamanho das imagens para WhatsApp:

    Perfil no Whastapp

    • Imagem de perfil: 192 x 192 px

    Thumbnail e Status no Whatsapp

    • Thumbnail da imagem na conversa: 600 x 600 px
    • WhatsApp Status: 1080 x 1920 px
    tamanho das imagens no WhatsApp

    Quais são os tamanhos de imagens no TikTok?

    O TikTok é uma rede para o compartilhamento de vídeos e pertence à empresa chinesa ByteDance. Ele foi lançado em 2017 e não demorou para que a rede social se tornasse uma febre mundial, pois segundo dados da própria plataforma, em 2021 ela atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.

    O motivo para tamanha popularização é a abundância de vídeos criativos e autênticos produzidos pelos usuários da plataforma. Isso porque o TikTok permite a criação de vídeos curtos que podem ser recheados de recursos da ferramenta, como a inclusão de músicas, textos e efeitos especiais.

    O que no início era uma ferramenta apenas para que jovens compartilhassem vídeos divertidos, mudou com a percepção das empresas sobre o potencial de alcance em que o formato de produção de conteúdo disponível no TikTok tem o poder de oferecer às marcas e à divulgação de produtos e serviços.

    Tanto que atualmente a rede oferece diversos recursos para a realização de campanhas de Marketing, a criação de anúncios e muito mais. Portanto, hoje esse é mais um excelente canal para que empresas possam divulgar suas marcas e atrair o seu público-alvo.

    Conforme dados de uma pesquisa sobre o TikTok no Brasil, realizada pela Opinion Box, em 2021, os usuários entrevistados notaram de maneira positiva o aumento de empresas na plataforma. Além disso, 56% seguem alguma marca e 33% já compraram algum produto ou serviço mostrado na rede.

    Assim como acontece em qualquer outro canal digital, é preciso ter atenção especial em relação aos formatos de imagens e vídeos utilizados na plataforma para que o conteúdo seja bem apresentado em diferentes tipos de dispositivos.

    Por isso, é importante utilizar os tamanhos recomendados para garantir a qualidade visual do conteúdo. Confira os formatos padrões utilizados pelo TitTok a seguir.

    Foto de perfil

    As configurações do arquivo para a foto do perfil são:

    • dimensão mínima: 20 x 20 pixels;
    • dimensão recomendada: 200 x 200 pixels;
    • formatos aceitos: JPG, JPEG, PNG;
    • tamanho máximo do arquivo: até 500 MB.

    Vale ressaltar que a proporção ideal para a imagem é de 1:1, ou seja, ela deve ser em formato quadrado para melhor se adequar ao espaço disponível para ela.

    Vídeos

    Como o TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, é preciso ter atenção em relação à diversos detalhes relativos à sua produção. A recomendação da plataforma é que a orientação do vídeo seja vertical ou no formato retrato, ou seja, na proporção 9:16.

    Isso porque os vídeos gravados nessa proporção são mais naturais ao formato do dispositivo, que tem a largura menor que o comprimento. Além disso, os vídeos gravados no formato paisagem, que tem a proporção 16:9, não são exibidos em toda a tela do aparelho. Confira as outras recomendações para a produção de vídeos:

    • proporção: 9:16;
    • duração dos vídeos: 15s, 60s e até 3 minutos;
    • formatos aceitos: .mp4, .mov, .mpeg, .3gp ou .avi;
    • capacidade de upload de vídeos: 287.6 MB em dispositivos iOS e 72 MB em dispositivos Android;
    • resolução recomendada: 1080 x 1920 pixels.

    Anúncios

    O TikTok disponibiliza a ferramenta TikTok for Business para a divulgação de anúncios na plataforma. Confira as configurações recomendadas para a criação de vídeos:

    • resoluções: 720 x 1280 pixels em proporção 9:16, 640 x 640 pixels em proporção 1:1 e 1280 x 720 pixels para proporção 16:9;
    • tamanho do arquivo: 500 MB;
    • formatos aceitos para anúncios em vídeo no feed de notícias: .mp4, .mov, .mpeg, .3gp, .avi ou .gif.

    Enfim, agora você já conhece os tamanhos de imagens para redes sociais que precisa para produzir os conteúdos da sua estratégia nesses canais.

    Essa é uma parte essencial do Marketing Digital, já que cada vez mais o público online consome conteúdos visuais. Então, as imagens precisam ser bem produzidas e alinhadas ao branding para transmitir o que a marca quer passar para o seu público.

    Agora, para ir mais a fundo, temos um material completo para a sua marca arrasar nas redes sociais. Baixe agora o nosso Kit de Marketing nas Redes Sociais, com guias sobre as principais plataformas e um calendário editorial para organizar suas ações.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Redator Rock Content Rock author vector

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.