Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 22 de abril de 2020. | Atualizado em 28 de abril de 2020


O Squarespace é utilizado para a criação de sites, inclusive para empresas. Mas levando em conta que há outras ferramentas para a criação de sites, será esta a mais adequada? Para responder a esta pergunta, preparamos este post totalmente dedicado ao assunto.

Não importa qual seja o nicho de atuação da sua empresa, ela certamente precisa se adequar às mudanças do mercado. O digital é um desses caminhos e criar um site é o primeiro dos passos, razão pela qual muitos donos de negócio buscam soluções para fazer essa criação de forma simples, tal como no Squarespace.

Apesar de haver mais soluções para criações de sites na internet, dedicamos este artigo para apontar como isso pode ser feito no Squarespace. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o Squarespace?
  • Quais são os planos disponíveis no Squarespace?
  • Quais são as principais funcionalidades do Squarespace?
  • Como usar o Squarespace para criar o site da sua empresa?

Continue a leitura!

O que é o Squarespace?

O Squarespace é um construtor de sites que pode ser usado até mesmo por donos de negócio que não tenham conhecimento de programação. Dessa forma, ao usar as ferramentas que ele provê, você pode facilmente criar um site bonito, eficiente e seguro.

Os passos são bem simples. Após a criação da conta, você escolhe o modelo ideal para o seu site e faz a customização de modo ele que fique com a cara da sua empresa.

Por sinal, os templates disponíveis no Squarespace são uma das características que mais chamam a atenção na plataforma, o que ajudou a torná-la popular entre designers, artistas e fotógrafos.

A história do Squarespace

O Squarespace foi desenvolvido por Anthony Casalena para seu uso pessoal enquanto cursava a Universidade de Maryland. Porém, depois de compartilhar a plataforma com parentes e amigos, ela foi oficialmente lançada em janeiro de 2004, após o idealizador receber um financiamento de seu próprio pai e de testadores beta.

Em apenas três anos, o Squarespace cresceu a ponto de gerar uma receita anual de um milhão de dólares. Isso fez com que Casalena se mudasse para Nova York e contratasse seus primeiros 30 funcionários.

A partir disso, o crescimento foi aumentando a cada ano, de modo que hoje a empresa conta com mais de 500 colaboradores e um valor de 1,7 bilhão de dólares.

Atualmente, a Squarespace hospeda mais de um milhão de sites, que são feitos a partir de modelos pré-criados, além de uma gama de widgets e elementos que podem ser aplicados na base do “arraste e solte”. Para você ter uma ideia,até mesmo o site de negócios de Keanu Reeves é construído no Squarespace.

A integração com outras ferramentas fez a solução deixar de ser um sistema de hospedagem de sites e blogs para também permitir a construção de lojas virtuais. Um desses recursos é o Stripe, dedicado a pagamentos online.

Quando começou a trabalhar também com a venda de domínios, o Squarespace passou a ser concorrente direto de outras empresas líderes desse mercado, como a GoDaddy.

Quais são os planos disponíveis no Squarespace?

O Squarespace tem quatro planos voltados para cada tipo diferente de empresa: personal, negócios, básico commerce e avançado commerce. Ou seja, é similar às ofertas do Rock Stage, que abrange dedicadamente os mercados brasileiro, latino e norte-americano. 

O plano personal do Squarespace é direcionado para os pequenos empresários que estão começando os primeiros passos no digital. Quanto ao plano negócios, é o ideal para aqueles que já fazem negócios na internet. Por fim, o básico e o avançado commerce são recomendados para lojas virtuais.

Todos os planos são comercializados em dólares e podem ser contratados por mês ou ano. Ao contrário da criação manual de sites, ele não requer que você contrate um host à parte, pois ele já conta com um sistema de hospedagem na nuvem para seus sites.

Caso você sinta a necessidade de ter recursos mais avançados, tais como gerente de conta, consultorias, suporte rápido, entre outros, também é possível adquiri-los.

Contudo, para começar o uso das ferramentas do Squarespace de forma acertada, é possível começar com um teste grátis que dura 14 dias, sem a necessidade de inserir dados de cartão de crédito caso você ainda não tenha decidido fazer a compra.

Quais são as principais funcionalidades do Squarespace?

Vejamos agora quais são as funções de maior destaque do Squarespace.

Templates de sites

O Squarespace conta com modelos pré-prontos de sites que podem ser aplicados de acordo com cada tipo de negócio. Portanto, independentemente do segmento da sua empresa, é possível escolher templates que correspondam a categorias como:

Criação de sites

O Squarespace oferece opções para criar sites de vários estilos, a começar por designs de templates desenvolvidos pelos profissionais da empresa e até mesmo portfólios para apresentar seus trabalhos aos clientes de forma profissional.

Além disso, há também ferramentas de blog com as quais você pode publicar artigos, notícias e novidades referentes aos seus produtos e serviços. Visto que as ferramentas de SEO também são necessárias para que o site seja encontrado, o Squarespace também oferece algumas.

Por fim, há também relatórios que indicam as origens do tráfego do site. São dados que podem ajudar a saber como as pessoas estão chegando até a sua empresa e levantar insights para otimizar essas ações.

Registro de domínio

O Squarespace também conta com a oferta de registro de domínio, que, como você deve saber, é a URL do seu site que as pessoas inserem na barra de endereços para acessá-lo.

Como já dissemos neste artigo sobre o assunto, há empresas especializadas nesse tipo de serviço que você pode contratar. É possível terceirizar com outras, desde que você considere interessante os benefícios que ela oferece.

Inclusive, o Squarespace oferece certificado SSL gratuito, que dá ao seu site uma URL segura.

Gestão de lojas online

O Squarespace também tem funções que permitem criar um e-commerce, independente de você já ter uma presença online ou estar começando agora. Para isso, você pode escolher templates específicos para lojas virtuais que, a exemplo dos demais, são de fácil customização, de modo que você consiga:

  • listar e exibir os produtos;
  • gerir o inventário automaticamente;
  • oferecer uma ferramenta de cálculo do envio, caso se trate de produto físico.

Para a venda de serviços, também há opções como:

  • agenda online para marcar reuniões;
  • registro de clientes;
  • integração com as redes sociais.

Além disso, as ferramentas de pagamento também possibilitam calcular as taxas de acordo com o regime tributário, gerar cupons de desconto e recuperar carrinhos abandonados.

Powered by Rock Convert

Marketing de sites

Não basta ter um site bem-produzido; é preciso que o seu público o encontre para que você consiga gerar novas oportunidades de negócio, certo?

Por isso, é preciso realizar ações de Marketing Digital nele. Nesse sentido, o Squarespace tem funções com as quais você pode impulsionar o tráfego do seu site e medi-lo.

As ferramentas integradas de SEO ajudam você a otimizar os conteúdos do site para que eles tenham maior alcance orgânico. Da mesma forma, as de redes sociais permitem que você os divulgue para o público nesses canais, e também use banners para as promoções realizadas pelo seu negócio.

Como usar o Squarespace para criar o site da sua empresa?

Passo 1

O primeiro passo é acessar o site oficial do Squarespace e clicar em “Comece agora”. A tela seguinte pede para que você escolha o template mais apropriado para o seu site. 

Os que são exibidos na tela principal são os que têm designs mais populares. Mas se você estiver buscando templates específicos para o seu tipo de negócio, basta clicar nas categorias que se encontram no menu esquerdo.

A nível de exemplo, seguiremos este passo a passo com o template Bedford.

squarespace

Passo 2

Após escolher o template que será usado, o passo seguinte é criar a sua conta dentro do Squarespace. Isso pode ser feito a partir de sua conta no Google ou por meio do seu endereço de email.

Caso prefira opções diferentes, a conta também pode ser criada usando o seu registro da Apple, do Facebook ou do Twitter. Neste exemplo, prosseguiremos com a conta do Google.

squarespace

Passo 3

Pronto! Sua conta no Squarespace está criada. Ao clicar em “Começar” na mensagem de boas-vindas, damos início à próxima etapa. 

A parte textual da tela inicial do seu site pode ser mudada facilmente; basta clicar e fazer a modificação. Para personalizar outros detalhes, você pode utilizar o menu esquerdo, que é composto pelos itens a seguir.

squarespace

Páginas

Um site é formado por páginas que falam sobre a sua empresa. A nível básico, é importante que ela tenha, no mínimo, quatro:

  • quem somos;
  • produtos ou serviços;
  • contato;
  • blog.

Pelo Squarespace é possível criar as três primeiras, e também outras que você considere necessárias, como uma página específica para cada produto ou serviço que você oferece.

O blog se encontra na parte de notícias, mas recomendamos que você utilize uma ferramenta separada e totalmente dedicada para a criação de blogs profissionais com foco em resultados, como o Rock Stage, que citamos anteriormente.

Design

Esta área do menu permite que você personalize toda a parte visual do site, a começar por estilo e template, que podem ser modificados a qualquer momento.

Se você tiver algum conhecimento de CSS ou contar com um webdesigner à sua disposição que possa realizar customizações a partir dele, há também essa opção.

Commerce

Caso o seu site seja uma loja virtual, nesta parte você pode fazer toda a gestão dela, desde o registro de produtos até o cadastro de clientes e a criação de cupons de desconto.

Você também pode configurar as ferramentas de venda e as formas de pagamento para que os clientes não tenham dificuldades na hora de comprar. Em comparação com o WooCommerce, as opções são limitadas, mas atendem bem àqueles que estão começando e precisam criar um e-commerce em poucos cliques.

Marketing

Como dissemos antes, o Squarespace conta com ferramentas de SEO e redes sociais, mas também de email marketing, para ajudar na divulgação do seu site de maneira orgânica. Contudo, há também opções para fazer isso via anúncios de mídia paga.

Apesar de elas estarem disponíveis somente para usuários premium, você pode usar o dashboard para criar anúncios tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads.

Agendamento

É comum donos de negócio ou seus colaboradores precisarem marcar reuniões com clientes que, geralmente, são marcadas de forma manual no Google Agenda. Porém, o trabalho fica mais fácil quando o próprio cliente pode marcar o melhor dia e horário, certo?

Por isso, o Squarespace tem essa função, que se assemelha a serviços de outras empresas como YouCanBookMe ou Calendly. Afinal, é mais simples quando as pessoas podem fazer isso por meio de um único canal, no caso, o seu site.

Métricas

Para acompanhar o desempenho do seu site, esta ferramenta permite que você acompanhe as vendas, caso seja um e-commerce, bem como o tráfego e a origem geográfica dele.

Esses dados são importantes para que você obtenha insights, visando desenvolver ações a fim de alcançar resultados melhores para a sua empresa por meio do site. A maioria dos relatórios aqui estão disponíveis apenas para usuários premium.

Configurações

Para que o seu site esteja estruturado para a sua empresa e o público que o acessa, algumas configurações são necessárias, e é para isso que serve esta função do Squarespace.

Aqui você pode mudar desde o idioma até as informações de negócio. Também é possível fazer o registro do domínio, caso já tenha adquirido um, e acessar suas informações de cobrança, uma vez que tenha passado o período gratuito e você tenha contratado o serviço premium.

Ajuda

Por fim, o Squarespace tem uma central de ajuda, pela qual você pode acessar artigos e vídeos que explicam como usar a solução. 

Se precisar de uma ajuda interativa, há webinars feitos por especialistas e também a opção de contatar um expert, caso você venha a sentir a necessidade de realizar um trabalho mais dedicado no seu site.

Essas são as funcionalidades principais do Squarespace que você deve utilizar ao criar o site da sua empresa, caso decida usar o sistema deles. Tenha em mente que o domínio gratuito tem a extensão squarespace.com, mas para criar uma autoridade digital, o primeiro passo é ter um domínio próprio que esteja conectado à sua empresa.

O WHOIS é justamente o que aponta que um domínio pertence a determinada pessoa ou empresa. Para saber mais sobre ele, recomendamos que leia agora mesmo nosso artigo a respeito do assunto.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *