Google Ads: o que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor

O Google Ads (antigo Google Adwords) é a plataforma de anúncios do Google, além de ser a maior ferramenta de links patrocinados da internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques (CPC) e permite criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store.

google adwords

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados no Marketing Digital. Um dos seus diferenciais é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

Uma das principais ferramentas para se alcançar sucesso online e gerar receita para uma empresa são os links patrocinados.

E quando falamos deles não é possível não destacar o serviço de links patrocinados do Google: o Google Ads.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à ferramenta ou já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é o Google Ads e muito menos as melhores formas de gerar receita com ele no Marketing Digital.

Hoje nós trouxemos a solução para seus problemas!

Neste post você aprenderá tudo o que precisa saber para criar campanhas rentáveis e de sucesso no Ads.

Aqui você verá:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é o Google Ads? Como funciona o Ads no Google?

    O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google (previamente chamada de Google AdWords). Por meio dele, você pode divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para a sua empresa.

    Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece.

    Seja pelo computador ou dispositivos móveis, seus potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estiverem fazendo uma busca no Google, assistindo a vídeos no Youtube ou visitando sites parceiros da plataforma.

    Google Ads: tela mostrando anúncios da página inicial de busca do Google

    O Google Ads é a principal fonte de receita do Google. Em 2022, a plataforma de publicidade gerou mais de 224,473 bilhões de dólares, representando mais de 70% das rendas totais da empresa no mesmo ano.

    Todo esse rendimento deixa claro que as empresas já entendem que é extremamente importante estar presente onde as pessoas realizam suas pesquisas.

    Bons motivos para anunciar no Google Ads

    Um bom anúncio deve alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso o Ads é uma excelente opção para quem quer promover seu negócio, produto ou serviço de maneira direcionada, segmentada e também mensurável.

    Continue lendo e conheça os detalhes de cada um dos diferenciais que só o Google Ads pode fornecer ao seu negócio.

    Potencial

    O Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e isso não é novidade. O famoso termo “google it” já ultrapassou barreiras culturais e se tornou algo onipresente na vida das pessoas. Quando temos uma dúvida, imediatamente procuramos respostas no Google.

    O buscador é utilizado para tirar dúvidas e encontrar informações relevantes sobre locais, produtos e serviços.

    Esse momento de interesse possui um grande potencial, já que, se uma empresa possui a solução para algum problema, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.

    De acordo com a StatCounter, até o fim de 2019, o Google era detentor de 92,71% das buscas realizadas em desktop e mobile.

    Já no Brasil, o Google detinha em torno de 97,27% do market share de pesquisas.

    Isso, por si só, já é motivo suficiente para uma empresa, seja ela grande ou pequena, querer exibir seus anúncios nos resultados de pesquisa.

    Poder de Segmentação

    Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o Ads permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira abaixo as segmentações disponíveis:

    • Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços.
    • Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico (por exemplo: receitas de doces caseiros) e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse tema. Também é possível escolher canais específicos do Youtube para veicular anúncios, no caso de campanhas feitas nessa plataforma.
    • Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa, mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
    • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
    • Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
    • Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
    • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

    Essas são as segmentações dentro do Google Ads, que ainda conta com a possibilidade de combiná-las para exibir anúncios criativos e com relevância, tornando o anúncio muito mais eficiente do que qualquer outro meio de mídia.

    Controle de investimento

    Com o Ads, o anunciante tem total controle sobre os valores investidos. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

    Também é possível fazer com que a cobrança seja realizada apenas quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando ocorrer alguma conversão no site (CPA, ou Custo Por Aquisição). 

    Caso o anúncio seja em formato de vídeo, também existe o CPV, que é o Custo Por Visualização. Nele, você paga quando a pessoa assiste a 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso ele tenha uma duração menor do que essa) ou interage com um elemento interativo (como um botão de Call to Action), o que acontecer primeiro.

    Avaliação do ROI (Retorno sobre o investimento)

    Utilizando o Ads, o anunciante tem em mãos informações valiosas sobre a interação do público com seus anúncios.

    É possível contabilizar as impressões e os cliques e, principalmente, saber se quem clicou realizou alguma conversão no site (como realizar uma compra, entrar em contato por formulário, fazer o download do seu aplicativo ou telefonar para fazer um pedido).

    Também é possível “acompanhar” essa pessoa, e exibir novos anúncios por meio de remarketing. Tudo isso é devidamente contabilizado, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no Ads.

    Com as informações oferecidas pelo Ads, o anunciante pode identificar quais anúncios receberam cliques e quais não estão com boa performance, priorizando o investimento onde o retorno for melhor. Esses insights, quando devidamente acompanhados, poderão aumentar o seu retorno.

    A plataforma permite ver muitos outros dados valiosos, incluindo:

    • a taxa de cliques (CTR) dos seus anúncios: ela mede, em porcentagem, quantas vezes o seu anúncio é clicado a cada 100 vezes em que ele aparece. (Quanto maior for o CTR, melhor);
    • o Custo Por Clique médio das suas palavras-chave;
    • o número de conversões trazidas por cada um dos anúncios, grupos de anúncios ou campanhas;
    • o custo por conversão;
    • a quantidade de impressões (ou seja, a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido em alguma página).
    • e muito mais.

    Além disso, ferramentas de análise, como o Google Analytics podem e devem ser utilizadas para saber mais sobre os hábitos de compra de clientes, como, por exemplo, por quanto tempo eles tendem a pesquisar seu produto antes da compra, ou em que ponto do site podem estar abandonando o processo de compra.

    Se você quer aumentar suas análises e com isso melhorar os resultados com o Google Ads, baixe o Guia Completo do Google Analytics e aprenda a usar essas duas ferramentas como aliadas na sua estratégia de sucesso!

    Custo

    O Ads é uma mídia relativamente mais barata do que outras tradicionais, ou até mesmo se compararmos com outros sites que oferecem espaço para publicidade (grandes portais, por exemplo).

    Basta pensarmos no valor que é necessário para investir em mídia convencional, como TV, rádio e outdoor, e na capacidade de medir os resultados: é muito difícil mensurar e comprovar o retorno de uma mídia tradicional.

    No Ads é possível começar com pouco, sentir o retorno e avaliar o comportamento do público, e só assim aumentar o investimento, gradativamente.

    “Mas já me disseram que está ficando caro. É verdade?”

    Ao longo dos anos, é normal que o custo por clique das palavras-chave de determinados nichos se elevem, e isso acontece por causa da entrada de novos concorrentes. Independente disso, a mídia continua sendo uma das melhores opções para se obter um rápido e mensurável retorno de investimento.

    Vale levar em consideração se as campanhas foram feitas por alguém que entende do assunto. Se a campanha não for feita e otimizada com os devidos cuidados, o Ads pode ser tornar bem mais caro do que deveria.

    Sempre faça sua campanha com alguém que entende do assunto, ou procure informações para não cometer nenhum erro.

    Agora que já conhecemos o Google Ads, todas as novidades e suas vantagens, vamos conhecer mais a fundo todas as possibilidades que a ferramenta possui e entender mais sobre seu funcionamento e subdivisões.

    Como criar uma conta no Google Ads?

    Veja agora, passo a passo, como criar uma conta no Google Ads e fazer sua primeira campanha. Continue a leitura!

    Crie a conta no Google Ads

    O primeiro passo é a criação da conta com as informações básicas. Para isso, é necessário ter um endereço de e-mail válido e um site.

    Clique neste link e, depois, selecione o botão “nova conta do Google Ads”. Isso porque também é possível criar novas contas a partir de um usuário administrador, mas não é o caso.

    Uma observação importante: o Google Ads permite a criação da conta em dois modos diferentes. Eles são chamados de Inteligente e Especialista e, de maneira padrão, você terá acesso à primeira opção. É possível migrar de uma para outra ao longo da jornada.

    Em linhas gerais, o modo Inteligente é uma versão simplificada da plataforma e tem o objetivo de tornar o processo mais fácil para aqueles que não a dominam por completo.

    No caso do modo Especialista, é possível acessar todos os recursos e tipos de campanha disponíveis. Você pode entender as diferenças práticas no canal de suporte do Google.

    Configure os dados da empresa

    Depois, é hora de configurar os dados da empresa. O primeiro passo é informar o nome e o endereço do site.

    Em seguida, o Google mostrará um modelo de o que as pessoas encontrarão após clicarem no seu anúncio. No caso, seria a página informada no passo anterior.

    Faça a criação da campanha

    Agora é hora de colocar a mão na massa e criar a sua campanha. Primeiro, é necessário definir o seu objetivo. Ele pode ser:

    • gerar mais chamadas;
    • gerar mais inscrições ou vendas pelo site;
    • aumento de visitas à loja física;
    • aumento de visualizações e engajamento no YouTube.

    A partir daí, a plataforma indica quais são os tipos de campanhas que poderão ser desenvolvidas a partir do objetivo. Podem ser:

    Você deverá selecionar, ainda, outros detalhes, como:

    • data de início e término;
    • localização;
    • idioma;
    • interesse do público-alvo;
    • orçamento;
    • estratégia de lances;
    • custo máximo por conversão, clique ou impressão.

    Crie o grupo de anúncios

    É possível criar vários grupos de anúncios na estratégia de uma mesma campanha. Dessa forma, é possível alcançar uma quantidade maior de pessoas, já que cada uma delas poderá trabalhar com palavras-chave distintas.

    Nesta etapa, também será necessário definir o seu orçamento diário. Com um valor registrado, o Google estima os resultados que poderão ser alcançados. 

    Um ponto interessante é que caso você tenha interesse, pode dar uma “liberdade” ao Google, que escolhe os grupos de anúncio com melhor performance e distribui a verba de forma inteligente. Por outro lado, também é possível fazer o trabalho manualmente. 

    Inclua os anúncios da sua campanha

    Agora, você deverá criar os anúncios. Eles vão depender do seu objetivo e tipo de campanha, então é importante dominar as principais formas de produção de conteúdo para redes sociais. 

    Se apoiar na criatividade e na escrita persuasiva, a partir das técnicas de copywriting, por exemplo, pode ser uma ótima forma de veicular campanhas de sucesso. Por fim, faça a revisão em tudo o que foi cadastrado e clique em publicar.

    Google Analytics

    Como fazer o Google Ads?

    A melhor maneira de utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma é conhecendo como ela funciona e também o que ele pode te oferecer. Simples, funcional e intuitivo, o Google Ads tem tudo para se tornar um grande aliado em sua estratégia de Marketing.

    A seguir, vamos conhecer os tipos de campanha que você pode criar e também qual o melhor momento para usar cada uma delas. 

    Google Ads

    1. Rede de Pesquisa

    A Rede de Pesquisa é o principal formato de anúncios do Google Ads e também a mais simples para criar campanhas, por não exigir nenhuma imagem, vídeo ou cadastro prévio da sua empresa no Google Meu Negócio (como é o caso das campanhas locais, que veremos adiante).

    Indicada para quem busca aumentar vendas e gerar leads, ela é composta pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros. Os anúncios são exibidos em áreas de destaque nos resultados da busca — normalmente nas 4 primeiras posições — e, para palavras-chave de alta concorrência, também nas 3 últimas posições:

    Google Ads

    Além dos sites de pesquisa do Google (o próprio Google, o Google Play e o Google Shopping), também fazem parte da Rede de Pesquisa os resultados de busca de grandes portais como UOL, Terra, e também sites menores que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.

    A principal vantagem de anunciar na Rede de Pesquisa é que os anúncios são exibidos para pessoas interessadas, ou seja, que estão pesquisando informações sobre serviços e produtos de alguma empresa, o que aumenta as suas chances de receber um clique.

    Suas principais limitações são a alta concorrência por algumas palavras-chaves (o que pode ocasionar um Custo por Clique bastante elevado) e a dificuldade de escala, quando o volume de buscas é baixo (afinal, por maior que seja o seu orçamento, você só poderá alcançar a quantidade de pessoas que estão buscando por aquelas palavras-chave).

    Apesar disso, a Rede de pesquisa ainda é a melhor opção para começar a anunciar sua empresa no Google.

    Cor do indicador dos anúncios

    O Google mantém uma política de transparência em suas plataformas de publicidade. Por isso, é comum ver avisos que indicam quando um link contém um anúncio.

    Google Ads

    Antigamente, essa etiqueta era amarela, e com isso deixava mais evidente que o resultado da busca era uma oferta paga.

    Depois, ela passou a ser verde, o que fazia com que o anúncio ficasse ainda mais semelhante a um resultado de busca normal aos mais desatentos.

    Google Ads

    Atualmente, o Google não usa nenhuma cor específica para destacar o anúncio. No entanto, é possível que essa decisão mude com o passar do tempo.

    Rede de Display

    A Rede de Display utiliza formatos visuais de anúncios, como imagens e vídeos, e alcança mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. Por isso, é indicada para campanhas de reconhecimento de marca, consideração sobre um produto e também para remarketing.

    Ela é composta por milhares de sites, de diversos segmentos — como o nytimes.com e o weather.com, por exemplo — e também sites específicos do Google, como o Google Finance, Gmail, Blogger e YouTube, que exibem anúncios do Ads. A rede inclui também sites e aplicativos para mobile (dispositivos móveis).

    Google Ads

    Ao contrário da Rede de Pesquisa, que trabalha com a intenção de busca do usuário, a Rede de Display permite que você alcance um público maior com os seus anúncios, segmentando-os por: 

    • contextos específicos (por exemplo: sites que falam sobre decoração de ambientes internos);
    • públicos-alvo específicos (por exemplo: jovens mães);
    • locais específicos;
    • e muito mais.

    Ao exibir anúncios na Rede de Display do Google, o anunciante pode alcançar uma ampla gama de clientes com vários interesses e momentos diferentes no ciclo de compra, exibindo anúncios com diversos formatos: texto, gráfico, em vídeo ou rich media.

    Google Ads

    Por exemplo: uma mãe realizou algumas pesquisas sobre as melhores tintas para pintar o quarto do seu filho. Encontrou, por meio do Google, um blog com algumas dicas, e nele havia um banner de uma loja de tintas, disponibilizado por meio do Ads, oferecendo uma promoção para uma das marcas pesquisadas.

    Esse anúncio tem grandes chances de converter, justamente pelo momento da jornada de compra no qual ela se encontra.

    Uma das maiores vantagens da Rede de Display é a possibilidade de selecionar, de forma detalhada, os assuntos da página ou sites em que os anúncios serão exibidos e para qual público-alvo.

    Em resumo, a Rede de Display permite:

    • criar todos os tipos de anúncios: de texto, gráfico, interativo e em vídeo;
    • colocar esses anúncios em sites que sejam relevantes para o produto e/ou serviço que será vendido;
    • exibir esses anúncios para pessoas que provavelmente já estão ou ficarão interessadas;
    • gerenciar e acompanhar seu orçamento, campanhas e resultados durante o processo, assim como também é feito na Rede de Pesquisa.

    Como desvantagem, a Rede de Display tende a ser um pouco mais difícil de criar, uma vez que exige a elaboração de uma peça de design atraente para o seu anúncio, e em medidas muito específicas de banners.

    Além disso, por ser mais abrangente e aparecer em momentos que as pessoas não estão, necessariamente, fazendo uma busca por um produto ou serviço, sua taxa de cliques tende a ser menor que a da Rede de Pesquisa.

    Campanhas locais

    Sabe quando você pesquisa, no Google, algo como “restaurante perto de mim” e ele te mostra um mapa com todas as opções de restaurantes ao seu redor?

    É aí que as campanhas locais entram.

    Com elas, você cria anúncios que vão ajudar os seus clientes a encontrarem o seu estabelecimento físico.

    Na prática, o Google mostra um mapa, com a sua empresa em destaque, para uma pessoa que esteja procurando empresas como a sua naquela região.

    Google Ads

    Os campanhas locais podem aparecer na página de resultados de busca (como na Rede de Pesquisa) ou na forma de um anúncio visual, em um site ou aplicativo parceiro (como na Rede de Display).

    Inclusive, seus anúncios também poderão aparecer no Google Maps:

    Google Ads

    Para criar uma campanha local, você precisa, antes, cadastrar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio.

    YouTube Ads

    Todos os dias, centenas de milhares de pessoas acessam o YouTube e assistem a mais de seis bilhões de horas em vídeos.

    São pessoas procurando entretenimento, informações, dicas e soluções para problemas. Não é à toa que o YouTube se tornou o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o próprio Google.

    O YouTube pertence ao Google, e, justamente por isso e por seu número absurdo de visitas, não ficaria de fora da Rede de Display do Ads.

    É possível exibir diversos formatos de anúncios dentro do YouTube. Também é possível decidir onde e quando um anúncio em vídeo será exibido e determinar uma audiência, formada por clientes em potencial.

    Formatos de anúncio para o YouTube

    • Anúncios in-stream puláveis: são aqueles vídeos em que você tem a opção de pular após 5 segundos. Neste caso, você só paga quando o usuário assiste a mais de 30 segundos do seu vídeo (ou ao vídeo inteiro, caso a duração seja menor) ou clique em um botão de Call to Action, o que acontecer primeiro. São indicados para campanhas com objetivo de geração de vendas, leads, tráfego ao site, reconhecimento de marca ou consideração de um produto;
    Google Ads
    • Anúncios in-stream não puláveis: são vídeos de até, no máximo, 15 segundos, em que não é possível pular. Neste caso, você paga um valor para cada mil visualizações (CPM). Eles aparecem em vídeos no Youtube e em sites parceiros, antes, durante ou depois de outros vídeos, e são indicados para campanhas de reconhecimento de marca e alcance;
    Google Ads
    • Anúncios video discovery: são vídeos sugeridos ao usuário quando este faz uma busca por uma palavra-chave no Youtube. Eles aparecem na página de resultados de buscas, na coluna de vídeos relacionados e na página principal do Youtube no mobile. Seu formato conta com uma thumbnail e uma descrição, assim como qualquer outro vídeo, e são indicados para campanhas de consideração da marca e de um produto. Você só paga quando os usuários clicarem para assistirem ao vídeo.
    Google Ads
    Google Ads
    • Anúncios bumper: parecidos com os anúncios in-stream não puláveis, o formato bumper comporta vídeos de, no máximo, 6 segundos, que também não podem ser pulados. Eles aparecem em vídeos no Youtube e em sites parceiros, antes, durante ou depois de outros vídeos, e é indicado para campanhas de reconhecimento de marca e alcance.
    Google Ads
    • Anúncios de masthead: Masthead é a parte superior da página inicial do YouTube. Esses anúncios são feitos sob encomenda, direto com um representante de vendas do Google. Eles são indicados para campanhas rápidas, como um evento promocional, e são cobrados por dia de veiculação (CPD).
    • Anúncios de ação em vídeo: este é o mais novo formato de anúncios, criado para ajudar empresas durante o período de isolamento social. Na prática, ele combina as estratégias do vídeo in-stream pulável e do vídeo discovery, dando ao usuário a oportunidade de navegar por um catálogo de produtos, visualizar preços e, por fim, clicar em um botão “Shop now” (“Comprar agora”). É indicado para campanhas com objetivo de conversão.
    Google Ads

    Google Shopping

    Se você possui um e-commerce com muitos produtos ou possui algum cliente que quer anunciar sua loja online, deve estar pensando:

    “Como vou fazer para anunciar uma lista enorme de produtos? Vai demorar anos para criar todos os anúncios, não tem como fazer tudo isso à mão!”

    Existe uma possibilidade no Ads que pode ajudar nesses casos, e que proporciona ótimos resultados para lojas online.

    Com os anúncios de Google Shopping, é possível criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o site e até mesmo para lojas físicas, além de gerar leads mais qualificados.

    Google Ads

    Para anunciar no Google Shopping é necessário enviar os dados dos produtos para o Google Merchant Center utilizando um feed de dados (normalmente, um arquivo xml contendo todas as especificações sobre os produtos, preços e imagens).

    Em seguida, criar uma campanha no Google Ads, que utilizará as informações do feed de produtos do Google Merchant Center para determinar como e onde os seus anúncios serão exibidos.

    Nesse formato, os anúncios não utilizam palavras-chave na segmentação, e sim as informações do feed, que o Google vai relacionar com o que as pessoas estão buscando.

    Depois que as informações são fornecidas, o Ads poderá criar anúncios dinamicamente, que serão exibidos na Rede de Pesquisa do Google e em toda Rede de Display, onde todos os clientes em potencial poderão ver os produtos.

    Google ads

    Esses anúncios de produtos se diferem do simples anúncios de texto porque exibem uma foto do produto, além de título, preço, nome da loja e outras informações relevantes.

    Esse tipo de informação dá às pessoas uma boa noção sobre o produto vendido antes de clicarem no anúncio. O resultado disso são cliques mais direcionados e leads mais qualificados, afinal eles já têm informações suficientes para avaliar se realmente tem interesse ou não pelo produto.

    Seus anúncios do Google Shopping podem aparecer ao mesmo tempo que um anúncio de texto na Rede de Pesquisa. Isso é possível para que os usuários tenham os mais variados tipos de informações e opções sobre o produto antes mesmo de clicarem em uma página, aumentando as chances de compra.

    Campanhas para Aplicativos Móveis

    Se sua marca possui um aplicativo, o Ads tem diversas possibilidades para fazer com que as pessoas façam download ou interajam com ele.

    Google Ads

    Campanha de instalações de apps para dispositivos móveis

    Esse formato permite promover seu aplicativo na Rede de Pesquisa, Rede de Display ou YouTube, com o objetivo de gerar mais instalações do aplicativo.

    Campanha universal para apps

    Com esse formato, você poderá divulgar uma campanha no Google Play, na Pesquisa do Google, no YouTube e em outros aplicativos para dispositivos móveis que vão levar as pessoas à listagem do seu app na Google Play Store

    Campanhas de engajamento com apps

    Para quem quer encontrar pessoas com interesse no conteúdo do seu aplicativo ou fazer com que quem já instalou seu aplicativo volte a usá-lo novamente, ou realize uma ação.

    Campanhas apenas para chamadas (call only)

    Para empresas que preferem receber chamadas telefônicas, ou até mesmo para as que não possuem um site, é possível configurar uma campanha só para chamadas. Com essa opção, em vez de cliques, os lances vão gerar chamadas telefônicas automáticas, e não um redirecionamento a uma página.

    Agora que já conhecemos as diversas possibilidades que o Ads possui, vamos entender como o Google determina o posicionamento dos anúncios, os leilões e o custo dos cliques.

    Remarketing

    Sabe quando você acessa uma página de um produto e depois tem a sensação de que aquele produto está te perseguindo em outros sites e até mesmo em aplicativos?

    Este é o remarketing!

    Essa estratégia de exibir novamente um anúncio de algo que havia despertado o interesse de um usuário anteriormente é chamada de remarketing.

    Por meio dele, é possível alcançar as pessoas que já acessaram seu site ou usaram seu aplicativo. Esses “visitantes anteriores” podem ver seus anúncios enquanto navegam em sites que fazem parte da Rede de Display do Google ou quando realizam novas pesquisas por termos relacionados.

    E qual a principal vantagem do remarketing?

    Se você já ouviu falar de taxa de conversão, então talvez já tenha reparado que a maior parte dos visitantes do seu site NÃO vai fazer uma compra na primeira visita. 

    Em e-commerces, por exemplo, a cada 100 pessoas que entram no seu site pela primeira vez, apenas 1 ou 2 vão comprar alguma coisa.

    Porém, esse número tende a aumentar quando a mesma pessoa já interagiu com a sua marca antes.

    Google Ads

    Para configurar o remarketing, é necessário inserir a tag de remarketing nas páginas do site ou aplicativo, fornecida pelo Google Ads.

    Quando as pessoas acessam as páginas que estão com essa tag, é como se elas fossem “marcadas” durante um tempo determinado. Essa marcação é o que as identificará para o remarketing.

    Em seguida, são definidas as listas compostas por essas pessoas “marcadas” que acessaram ou realizaram alguma ação específica, criando campanhas de remarketing.

    Tipos de remarketing do Google Ads:

    • Remarketing padrão: os anúncios são exibidos aos visitantes anteriores enquanto eles navegam em sites e aplicativos da Rede de Display.
    • Remarketing dinâmico: é possível exibir anúncios gerados dinamicamente, isso é, criados pelo próprio Ads para pessoas que visitaram o site anteriormente, com produtos e serviços que eles visualizaram enquanto navegam em sites e aplicativos da Rede de Display.
    • Remarketing para dispositivos móveis: é possível exibir anúncios para pessoas que já usaram seu aplicativo ou site mobile (para dispositivos móveis) enquanto elas usam outros aplicativos ou acessam outros sites.
    • Listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa: é possível exibir anúncios a pessoas que já visitaram seu site enquanto elas continuam pesquisando o que precisam no Google, depois de sair do seu site. Neste caso, você pode aumentar o valor do lance oferecido pelas palavras-chave, quando elas são buscadas por este público.
    • Remarketing em vídeo: as pessoas que interagiram com seus vídeos ou seu canal do YouTube também podem ser impactadas novamente, enquanto navegam no YouTube e em outros vídeos, sites e aplicativos da Rede de Display. Inclusive, o Ads também oferece a opção de anunciar uma sequência específica de vídeos e, assim, construir um funil de vendas para o seu produto.

    Públicos-alvo semelhantes, o “Lookalike” do Ads

    Com o remarketing do Google, é possível alcançar pessoas que já acessaram seu site e exibir anúncios para um público que já possui algum interesse em seus produtos e/ou serviços.

    Mas e se fosse possível encontrar novas pessoas com características semelhantes a quem já é cliente seu ou já demonstrou algum interesse? Isso também é possível, da mesma maneira que no Facebook Ads.

    Com o recurso “Públicos-alvo semelhantes”, o Ads encontra pessoas com características em comum com os visitantes de seu site.

    Ao adicionar “Públicos-alvo semelhantes” a seu grupo de anúncios, é possível exibi-los para pessoas cujos interesses são semelhantes aos dos visitantes de seu site. Assim, é possível alcançar novos clientes em potencial, com grandes chances de conversão.

    Anúncios para listas de email

    Com o Ads é possível criar campanhas específicas para pessoas que já são clientes, ou até mesmo criar algo mais específico para um determinado grupo de clientes.

    Com recurso de anúncios para listas de email do Ads, é possível utilizar uma base de emails de clientes para exibir anúncios na Pesquisa do Google, no Gmail ou no YouTube.

    Essa possibilidade traz um grande potencial de reativação de clientes com promoções, ou até mesmo campanhas para nutrição de leads. Também é possível gerar um público-alvo semelhante com a lista de emails, com o intuito de impactar pessoas com o mesmo perfil da lista já existente.

    Extensões de anúncios

    Uma das formas de aumentar a visibilidade e a taxa de clique dos seus anúncios é por meio das extensões.

    As extensões de anúncios trazem informações adicionais que podem ser decisivas na hora de uma pessoa escolher a sua empresa. 

    Os formatos de extensão incluem: botões de chamada (para o usuário ligar para a sua empresa), endereço do seu estabelecimento, links para páginas específicas do seu site, promoções e muito mais.

    E o melhor de tudo: sem absolutamente nenhum custo extra.

    A seguir, você vai ver quando utilizar cada uma das principais extensões de anúncios.

    Extensão de preço

    As extensões de preço têm como objetivo mostrar os preços de determinados produtos ou serviços antes da pessoa que realizou a busca clicar no anúncio.

    Google Ads

    Essa extensão é exibida apenas para resultados de busca feitas através de smartphones. Dessa forma, se o site não é responsivo ou não possui uma versão mobile, a extensão não funcionará. E o anúncio deve estar na primeira posição do resultado de busca para que a extensão seja exibida.

    Também é importante lembrar que os preços exibidos na extensão não são atualizados automaticamente, como acontece com os anúncios do Google Shopping que são alimentados via feed.

    Por isso, os preços inseridos deverão ser atualizados constantemente, evitando que exista alguma divergência entre o preço exibido no anúncio e o da Landing Page (página de destino ou conversão).

    Agora que já sabemos o que é e o Google Ads e estamos por dentro das últimas novidades, vamos a alguns bons motivos para anunciar.

    Extensão de frase de destaque

    Aparecem como um texto adicional após a descrição do seu produto e permitem que você promova ainda mais benefícios ou ofertas exclusivas, como “frete grátis” ou “parcelamento em 12x sem juros”. 

    Sua principal vantagem é destacar os diferenciais da sua empresa e permitir que você faça testes para entender que tipo de benefícios seus clientes mais valorizam.

    Como boa prática, dê informações detalhadas aos clientes. Por exemplo, “Entrega em até 24 horas” em vez de “Entrega rápida”.

    Google Ads

    Extensão de sitelink

    Elas direcionam as pessoas para páginas específicas do seu site, reduzindo o número de cliques necessários para realizar a conversão.

    Google Ads

    Ao criar uma extensão de sitelink, você seleciona as páginas que são mais estratégicas para direcionar os seus potenciais clientes, como aquelas que contornam objeções recorrentes, que apresentam benefícios ou que destacam os produtos mais vendidos.

    Snippets estruturados

    Os snippets estruturados são uma forma de destacar benefícios específicos da sua oferta. Eles são exibidos abaixo do seu anúncio de texto, em formato de cabeçalhos personalizados, que incluem:

    • comodidades;
    • marcas;
    • cursos;
    • cursos de graduação;
    • destinos;
    • cobertura do seguro;
    • modelos;
    • bairros;
    • serviços;
    • programas;
    • estilos;
    • tipos.
    exemplo de anúncio de assistência técnica no google ads

    Basta escolher o tipo de cabeçalho mais apropriado para a sua oferta e, em seguida, listar os benefícios. 

    Por exemplo: um anúncio de um hotel pode conter um snippet de serviços, que inclui “Café da manhã”, “Wi-fi grátis”, “Vaga na garagem”, etc.

    Extensões de chamada

    Indicada para campanhas cujo objetivo é gerar ligações telefônicas, as extensões de chamada permitem adicionar números de telefone aos seus anúncios. 

    Dessa forma, quando as pessoas estiverem vendo o seu anúncio em um dispositivo mobile, elas podem tocar ou clicar em um botão e ligar diretamente para a sua empresa. 

    Google Ads: TÍTULOS E DESCRIÇÃO PARA UM ANÚNCIO

    Ao criar o anúncio com uma extensão de chamada, você pode definir o horário de funcionamento do seu estabelecimento, de forma que a opção de chamada telefônica ficará desabilitada nos horários em que a sua empresa não estiver atendendo.

    Também é possível acompanhar as conversões com base na duração da chamada. 

    Extensões de local

    Indicadas para campanhas cujo objetivo é gerar visitas a um estabelecimento físico, as extensões de local ajudam as pessoas a encontrarem a sua empresa, já que exibem, nos anúncios, o endereço, um mapa ou até mesmo a distância até a sua loja.

    Google Ads

    Extensões de local de afiliado

    Por meio das extensões de local de afiliado, os clientes podem encontrar redes de lojas de varejo que vendem os seus produtos.

    Por enquanto, essa função está restrita a grandes varejistas.

    Extensões de aplicativo

    Caso o seu objetivo seja promover o download de um aplicativo, essas extensões são ideais para a sua campanha.

    Na prática, os seus anúncios aparecerão com um botão que leva o usuário à página do seu aplicativo na app store do Google ou da Apple.

    Você ainda pode segmentar os dispositivos que usam um determinado sistema operacional (android ou iOS) e até mesmo excluir tablets.

     Extensões de formulário de lead

    Permitem gerar leads mais rapidamente, ao criar um formulário para que as pessoas enviem informações diretamente no seu anúncio.

    Google Ads

    (fonte: Suporte do Google)

    Indicadas para campanhas com objetivo de geração de leads, as extensões de formulário têm algumas condições para serem implementadas, como:

    • um bom histórico de conformidade com as políticas;
    • uma conta do Google Ads em uma indústria ou subindústria qualificada, indústrias ou subindústrias sensíveis (por exemplo, conteúdo sexual) não podem usar formulários de lead;
    • uma política de privacidade da sua empresa, pois, ao criar uma extensão de formulário de lead no Google Ads, você precisa fornecer um link para sua política de privacidade, que é exibida no final do formulário.

    Dicas sobre campanhas mistas de Pesquisa e Display

    Quando você cria uma campanha na Rede de Pesquisa, o Google oferece a opção de incluir também anúncios gráficos, para criar uma campanha mista de Pesquisa e Display.

    Apesar de parecer uma boa ideia a princípio, essa estratégia tem a desvantagem de que você não pode controlar quanto do seu orçamento vai para cada rede.

    Dessa forma, fica mais difícil fazer testes e explorar ao máximo o melhor que cada uma das redes tem a oferecer.

    Como boa prática, considere evitar esse tipo de campanha mista, optando por sempre criar uma campanha diferente para cada rede que você for usar.

    Medidas dos banners:

    Google Ads
    Google Ads

    Banco de imagens gratuito

    Você tem uma ótima ideia para fazer um anúncio para a Rede de Display do Google, mas não tem um designer ou não tem verba para contratar um para fazer a arte. E agora?

    Fique tranquilo que existe uma solução!

    Dentro do próprio Ads existe uma integração com um banco de imagens gratuito, em que você pode usar imagens de alta qualidade para representar o seu produto ou serviço em campanhas da Rede de Display.

    Banco de imagens no google ads

    Além disso, o Ads também tem um gerador de anúncios que utiliza o conteúdo do próprio site ou Landing Page para gerar os banners.

    É só seguir o passo a passo, e rapidamente você terá um jogo de anúncios em todos os formatos de banners disponíveis para anunciar.

    Utilize o Canva

    Uma outra forma de criar os seus banners é por meio do site Canva, que disponibiliza centenas de templates prontos e de fácil edição.

    Tela inicial do Canva

    A ferramenta é pensada para pessoas leigas em design gráfico e é muito simples e intuitiva de se usar, mesmo que você não tenha nenhuma experiência.

    O funcionamento do Google Ads

    Também é importante, para aumentar suas chances de conseguir bons resultados, que você conheça, além das funcionalidades, como exatamente o Google Ads cria e publica os seus anúncios.

    Com isso, você poderá atuar de maneira ainda mais estratégica, reduzir seus custos por anúncio e tornar sua campanha ainda mais direcionada.

    Como o Ads determina a posição dos anúncios?

    Toda vez que alguém realiza uma pesquisa no Google, o Ads realiza um leilão pela palavra-chave pesquisada. O processo determina quais anúncios serão exibidos para essa pesquisa, e em que ordem serão exibidos no resultado da busca (SERP).

    Sempre que um anúncio está qualificado para ser exibido em uma pesquisa, ele passa por esse leilão de anúncios. Mas não se trata de um simples leilão, no qual quem dá o lance mais alto ganha.

    O Google tem uma política de recompensar os anunciantes que entregam a melhor experiência para os usuários. Por isso, além do valor do lance, outros fatores também são considerados para determinar a posição na SERP.

    Na prática, os seus anúncios serão classificados junto àqueles de outros anunciantes, com base na classificação do anúncio (Ad Rank), que é determinado de acordo com seu lance máximo de CPC (custo por clique) e pelo Índice de Qualidade.

    Isso significa que, caso seu Índice de Qualidade seja maior que o índice de outro anunciante logo abaixo de você, sua classificação poderá ser maior, mesmo se o lance dele for maior que o seu.

    Resumidamente, a escolha do posicionamento funciona da seguinte maneira:

    1 – Quando alguém pesquisa, o sistema do Google Ads encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem à pesquisa.

    2 – A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não são qualificados, como anúncios reprovados ou segmentados para um país diferente.

    3 – Dos anúncios restantes, apenas aqueles com uma classificação de anúncio (Ad Rank) suficientemente elevada podem ser exibidos. A classificação de anúncio é uma combinação do seu lance com o Índice de Qualidade do seu anúncio.

    Google Ads

    Dessa forma, graças ao Índice de Qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, seu anúncio ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque por um preço menor, usando a palavra-chave escolhida.

    POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio).

    Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência do momento.

    Desse modo, é normal observar alguma oscilação na posição do anúncio na página e na possibilidade de exibição do anúncio.

    Índice de Qualidade? O que é e onde eu vejo isso?

    Como foi explicado, o Índice de Qualidade faz com que o Ads funcione de maneira mais justa com quem oferece anúncios realmente relevantes para as pessoas.

    Trata-se de uma estimativa da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e da Landing Page (página de destino).

    É possível ter uma ideia geral da qualidade dos anúncios no campo “Análise de palavra-chave” da sua conta (exibida em uma escala de 1 a 10). Para encontrar esse número, siga estes passos:

    1. Entre na aba Palavras-chave;
    2. Clique em Colunas, e em seguida, em Modificar Colunas;
    3. Em Índice de Qualidade, adicione a opção Índice de Qualidade.
    Tela de inserção de palavras-chave para pesquisas no Google que mostram os anúncios.

    Quanto mais relevantes forem os anúncios e as Landing Pages para as pessoas impactadas, maior será a probabilidade de você encontrar Índices de Qualidade melhores e aproveitar as vantagens de ter um anúncio qualificado, como uma posição mais alta ou um CPC (custo por clique) menor.

    Componentes do Índice de Qualidade
    Google Ads

    Os componentes do Índice de qualidade são:

    • CTR (taxa de clique);
    • Relevância do anúncio;
    • Experiência na Landing Page ou página de destino.
    CTR – Click-through rate (taxa de cliques)

    Para calcular o Índice de Qualidade, o Google avalia o CTR (Click-through rate) da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, o número de vezes em que o anúncio foi clicado (cliques) dividido pelo número de vezes que o anúncio apareceu para alguém (impressões). Acredita-se que o CTR é o fator que mais possui força no Índice de Qualidade.

    Google Ads

    A ideia é que, se o anúncio recebe muitos cliques em relação a outros, provavelmente ele é mais relevante que os demais.

    Relevância do anúncio

    A relevância do anúncio indica o valor de sua palavra-chave em relação à mensagem do anúncio.

    Um exemplo simples: alguém fez uma pesquisa no Google com uma palavra-chave qualquer e encontrou um anúncio coerente com a pesquisa, pois continha a palavra-chave pesquisada e mais informações. Esse anúncio possui relevância.

    Existem três status de relevância: acima da média, na média ou abaixo da média.

    Obviamente, um status na “média” ou “acima da média” indica que a relevância do anúncio está boa em relação à palavra-chave, em comparação com todas as outras palavras-chave no Google Ads.

    Mas um status “abaixo da média” indica que o anúncio ou a palavra-chave podem não estar claros o bastante ou até mesmo que o grupo de anúncios contenha muitos tópicos.

    Landing Pages (páginas de destino)

    As páginas de destino, comumente conhecidas como Landing Pages, possuem muita importância no Índice de Qualidade dos anúncios, e esse peso vem aumentando com o passar do tempo, já que o uso de smartphones para realizar buscas exige que essas páginas tenham uma boa usabilidade em dispositivos móveis.

    De maneira resumida, quando uma pessoa acessa uma página através de um anúncio, ela tem uma expectativa. Se a expectativa não é alcançada, provavelmente ela rejeitará a página e voltará ao Google para realizar uma nova pesquisa.

    A “Experiência na página de destino” se refere à opinião do Google sobre o grau de positividade da experiência do usuário ao chegar a sua Landing Page (a página da Web para a qual ele é direcionado depois de clicar no seu anúncio).

    Dicas para melhorar a experiência de uma Landing Page:

    • oferecer conteúdo coerente aos anúncios, relevante e original;
    • transmitir credibilidade e a confiabilidade, por exemplo, oferecendo explicações sobre seus produtos ou serviços, antes de pedir que os usuários preencham formulários ou comprem algo;
    • facilitar a navegação, principalmente em sites mobile, pois se o seu público realiza buscas através de smartphones, isso é prioridade máxima;
    • uma boa usabilidade incentiva os visitantes a passarem mais tempo em sua página, logo, é importante garantir que o carregamento seja rápido o suficiente para que as pessoas que clicarem no anúncio não desistam e abandonem o site.

    A experiência da Landing Page não afeta apenas seu Índice de Qualidade, mas também a classificação do anúncio e os custos de publicidade.

    Como o Google calcula o valor do CPC?

    Agora que compreendemos como o Google Ads define a posição dos anúncios e quais são os fatores envolvidos nesse processo, vamos avaliar como é determinado o custo por cliques e como o Google relaciona os fatores descritos anteriormente para gerar o custo real que será cobrado.

    Para exemplificar, usaremos os anunciantes Super-Homem, Homem-Aranha, Batman e Homem de Ferro. Todos estão anunciando no Ads, utilizando o mesmo Lance (CPC máximo) de R$2,00:

    Como o Google calcula o valor do CPC real de seus anúncios, com lance x IQ = Ad rank

    No exemplo, o anunciante Super-Homem está na primeira posição, por possuir a melhor classificação (Ad Rank), seguido do anunciante Homem-Aranha.

    Como o lance de ambos é o mesmo (R$2,00), o Ads utilizará a seguinte conta para definir o custo por clique real para o anunciante Super-Homem:

    Google Ads

    Dessa forma, por mais que o lance de todos os anunciantes sejam o mesmo, apenas quem possui o melhor Índice de Qualidade poderá usufruir de um CPC mais barato.

    Estrutura do Ads

    O Google Ads é uma plataforma altamente intuitiva, que permite fácil aprendizado e utilização. Porém, é de extrema importância entender seu funcionamento e estruturar de maneira correta todos os seus níveis, para que o anunciante obtenha o melhor de todas as suas possibilidades.

    O Ads é organizado em três níveis: conta, campanhas e grupos de anúncios:

    Google Ads

    No nível da conta, definimos as permissões de acesso à conta, senha e informações de faturamento.

    No nível de campanha, é definido o orçamento e configurações próprias que determinam onde seus anúncios são exibidos.

    No nível de grupos de anúncio, como o próprio nome já indica, criamos os anúncios e as palavras-chave que vão ativar a exibição dos anúncios e de suas extensões.

    Nível da conta

    O primeiro passo para começar a utilizar o Ads é criar uma conta. Basta ter um email do Gmail e se cadastrar.

    No nível da conta, você pode definir quem terá acesso a ela e também vincular outras ferramentas — como o Google Analytics e o Google Search Console —, além de configurar alertas e escolher o idioma e fuso horário do seu perfil.

    Para verificar as informações de sua conta, basta clicar na engrenagem no canto superior da página do Ads:

    Google Ads

    Dica 1: nunca deixe de vincular o Google Analytics com sua conta de Ads!

    Google Ads

    Fazer a vinculação das contas permite uma melhor análise das informações, além da possibilidade de usar o Analytics para criar públicos baseados nas metas definidas.

    Dica 2: nunca deixe permitir a codificação automática!

    Google Ads

    Ao fazer essa configuração, os anúncios serão identificados com um parâmetro que será anexo automaticamente ao URL. Dessa forma, é possível identificar através do Google Analytics qual anúncio foi clicado e que gerou visitas ao site.

    Nível da campanha

    Após definir as informações no nível da conta, já é possível criar as primeiras campanhas. Para isso, basta clicar na aba “Campanhas” e em seguida, em “+ Campanha”:

    Nível de criação de campanha
    Criar campanha no Google Ads

    Feito isso, basta escolher o tipo de campanha, o que definirá onde os anúncios serão veiculados:

    Tipos de campanhas que você pode criar no Google ads, como gerar vendas, leads, mais tráfego do site, etc.

    Em seguida, basta escolher as configurações de dispositivos, segmentação de local, segmentação de idiomas, estratégia de lances e as extensões de anúncios, que também podem ser definidas ou alteradas posteriormente.

    Nível de grupos de anúncios

    Nesse nível, o anunciante cria um grupo de anúncios, que contém um ou mais anúncios segmentados por um conjunto de palavras-chave. Uma boa prática é basear os grupos de anúncios nas seções ou categorias do site que será anunciado.

    Para criar um novo grupo de anúncios, basta clicar na aba “Grupos de Anúncios”, e em seguida, em “+ Grupo de anúncio”:

    Google Ads

    Ao criar um novo grupo, você será direcionado para uma página para criar um novo anúncio e definir suas respectivas palavras-chave e seus lances (CPC).

    Anúncios

    Após a criação de um grupo de anúncios, o próximo passo é criar um anúncio:

    Google Ads

    Conforme comentado anteriormente, o padrão dos anúncios mudou. Agora, você pode criar diversas variações de títulos e deixar o Google testar automaticamente quais delas trazem os melhores resultados.

    Você também pode testar diferentes descrições, e o Google vai alternar a exibição entre algumas delas e as extensões de anúncios.

    Outra novidade é o medidor de Qualidade do Anúncio, em que você recebe um feedback em tempo real do próprio Google, sobre o quanto os seus títulos estão atraentes e a escolha das palavras-chave, adequada.

    E se pintar aquele branco na hora de criar esses títulos, não se preocupe! O Google também pode te sugerir ideias com base nas palavras-chave que já existem no seu site.

    Para criar outros anúncios em um grupo, clique na botão “Anúncios”, e em seguida, em “+”:

    Google Ads

    Seguem abaixo as práticas na hora de criar um anúncio.

    • Destaque os diferenciais: Frete grátis? Promoção exclusiva? Fale sobre os produtos ou serviços, seus preços, exponha as ofertas. Normalmente as pessoas usam o Google para decidir algo, portanto, isso pode ajudá-las a tomar uma decisão.
    • Utilize CTAs (Call-to-Action): Frases imperativas como “compre”, “ligue hoje mesmo”, “peça já”, “acesse já”, “inscreva-se” ou “solicite um orçamento” podem ajudar as pessoas a entenderem o próximo passo após o clique no anúncio.
    • Inclua palavras-chave no anúncio: Utilizar palavras-chave no texto do anúncio mostra que ele é relevante para o que as pessoas estão pesquisando.
    • Verifique se o anúncio é coerente com a Landing Page: Certifique-se de que as promoções ou os produtos anunciados no Ads sejam pertinentes para a Landing Page, isso é, que estejam presentes nela, para evitar que as pessoas abandonem o site por não encontrar o que estavam procurando.
    • Utilize todas as extensões de anúncio possíveis: as extensões de anúncios complementam as informações, deixando-os ainda mais atraentes.
    • Realize testes: Crie diversas variações dos anúncios, respeitando o tema de cada grupo e suas respectivas palavras-chave, com o objetivo de ver qual tem o melhor desempenho.

    Como configurar as Extensões de anúncio

    As extensões de anúncio são configuradas no nível de campanha, mas podem ser ativadas após a criação dos anúncios. Essas extensões são de extrema importância, pois, como dito anteriormente, exibem informações adicionais sobre o que está sendo anunciado.

    Elas ajudam a dar mais destaque para os anúncios que aparecem acima dos resultados de pesquisa orgânicos (gratuitos), e ajudam a melhorar a taxa de cliques (CTR, que é um dos fatores do Índice de Qualidade) dos seus anúncios. Quanto mais cliques seu anúncio receber, mais tráfego de clientes você receberá.

    Para adicionar uma extensão, basta clicar em “Anúncios e extensões”, depois em “Extensões” e em seguida, clicar no botão “+”:

    Google Ads

    Palavras-chave

    Ainda na criação do grupo de anúncio, é necessário informar as palavras-chave que serão utilizadas para segmentar o anúncio que acabou de ser criado:

    Google Ads

    Também é possível dar um lance padrão (CPC máximo) para todas as palavras-chave que serão inseridas no grupo de anúncios.

    Abaixo, temos um exemplo de como as palavras-chave devem ser distribuídas em seus respectivos grupos de anúncios:

    Google Ads

    Tipos de correspondência de palavras-chave

    Normalmente, as pessoas realizam buscas no Google de maneira diferente. Por exemplo, uma pessoa pode procurar por “tênis preto”, e outra pessoa pode ser mais precisa, procurando por “tênis preto da nike”.

    No final das contas, ambos são tênis pretos mas, se o anunciante não possui um tênis da marca Nike, será que ele deveria exibir seu anúncio para a segunda pessoa?

    É de extrema importância definir a correspondência para cada palavra-chave e ajudar a controlar o grau de correspondência entre o termo de pesquisa de uma pessoa e a palavra-chave, para que seu anúncio seja acionado para quem realmente poderá se interessar por ele.

    O Ads permite as seguintes opções de correspondência:

    • Correspondência ampla (sem nenhum símbolo): permite que seu anúncio seja exibido para pesquisas de frases semelhantes e variações relevantes.
    • Correspondência de frase (entre “”): permite que seu anúncio seja exibido somente para pesquisas que incluem a frase exata ou variações aproximadas dessa frase exata, com palavras adicionais antes e depois delas.
    • Correspondência ampla modificada (com um “+” antes do termo): permite que o anúncio seja exibido quando a pesquisa for feita utilizando variações aproximadas, mas não sinônimos da palavra-chave.
    • Correspondência exata (entre [ ]): permite que seu anúncio seja exibido somente para pesquisas de uma frase exata ou variações aproximadas da frase exata, sem outras palavras.

    Confira na tabela abaixo exemplos de utilização:

    É possível escolher uma ou mais opções de correspondência para uma palavra-chave. Se não for especificada nenhuma opção de correspondência, as palavras-chave serão consideradas como correspondência ampla.

    Ao final, com tudo devidamente organizado, temos a seguinte estrutura:

    Google Ads

    Relatórios

    Depois de criar a conta, as campanhas, os grupos de anúncios, os anúncios e as extensões, está tudo pronto para começar a exibição dos anúncios.

    A partir daí, vem uma das partes mais importantes, senão a mais importante, que é o acompanhamento. Por meio de um bom acompanhamento, é possível otimizar a campanha para conseguir resultados cada vez melhores.

    Para isso, o Ads oferece a possibilidade de gerar relatórios que exibem métricas de desempenho, desde que os anúncios são visualizados, passando pelo momento em que recebem os cliques ou interações e também no pós-clique, identificando a contabilização de conversões.

    Com esses relatórios, você visualiza os resultados referentes aos usuários que clicaram nos seus anúncios.

    Para gerar os relatórios, basta clicar em “Relatórios” no menu principal, e em seguida, clicar em “Relatórios”, como indicado na imagem:

    Google Ads

    Existem diversos tipos de relatórios, e é possível configurar todas as métricas que são necessárias para seu acompanhamento.

    Por exemplo, quais campanhas geram mais conversões e receita? É possível analisar quais palavras-chave estão de fato trazendo retorno para a campanha, e até mesmo descobrir qual o melhor horário do dia para exibir seus anúncios.

    É possível também exportar todas as informações, o que facilita muito para que outras pessoas envolvidas com a campanha tenham acesso aos resultados.

    Pode parecer complexo e algo extenso, mas o Ads é uma plataforma intuitiva, simples de ser utilizada. Porém, como tudo, exige prática para ser dominada e muito acompanhamento para alcançar bons resultados.

    Como usar o Google Ads para vender? Configure as conversões

    Para saber se suas campanhas estão trazendo os resultados esperados em ligações, geração de leads ou mesmo vendas, você precisa configurar as conversões no Google Ads.

    Para fazer isso, clique no ícone de ferramentas e, na coluna “Medição”, clique em “Conversões”

    Google Ads

    A seguir, clique no botão “+” e escolha o tipo de conversão que você quer rastrear:

    Google Ads

    Conversão no Site:

    Indicada para acompanhar ações específicas dentro do seu site, como adição de produtos ao carrinho, preenchimento de um cadastro de geração de leads ou mesmo uma compra.

    Google Ads

    Para configurá-la, é simples. Basta seguir estes passos:

    • Categoria: escolha o tipo da conversão (compra, assinatura, solicitar cotação, etc.)
    • Nome da Conversão: é um nome interno, para que você possa identificar as conversões que foram criadas;
    • Valor: caso você queira que o Google calcule quanto a sua empresa ganhou com aquela conversão, atribua a ela um valor numérico (que pode ser variável ou único);
    • Contagem: use “Todas” para conversões de compra e “Uma” para geração de leads.
    • Janela de conversão de clique e visualização: recomendado deixar marcadas as opções que vêm por padrão, a menos que você precise de um critério ainda mais específico para rastrear conversões;
    • Incluir em conversões: recomendado deixar em “Sim”.
    • Modelo de Atribuição: escolha como você quer calcular o valor dos múltiplos pontos de contato de uma pessoa que se tornou lead ou cliente. Caso você não tenha isso ainda definido, pode deixar marcado como “Último clique” por padrão.

    A seguir, você entrará na parte de configuração da Tag:

    Google Ads

    A tag do Google nada mais é do que um código em formato html que deve ser colocado no campo <head> da sua página.

    Para isso, clique em “Instalar tag por conta própria”, copie os 2 códigos que vão aparecer (tag global e snippet de eventos) e os distribua da seguinte maneira:

    • Tag global: deve ser colocada em TODAS as páginas do seu site, sem exceção;
    • Snippet de evento: deve ser colocado APENAS na página de conversão (por exemplo, uma página de agradecimento).

    Caso você não tenha acesso ao código html do seu site, clique em “Enviar a tag por email” para enviar as instruções ao seu desenvolvedor.

    Também é possível instalá-la por meio do Google Tag Manager.

    Conversão de Aplicativo:

    Esta conversão monitora as instalações do seu aplicativo ou compras feitas dentro dele.

    Seu processo de configuração é muito semelhante ao da conversão de sites, com a diferença que você deve escolher em que loja o seu app está sendo oferecido (na Google Play Store ou em terceiras):

    Caso o seu app esteja na Google Play Store, na tela seguinte basta procurar o nome dele na lista de aplicativos e preencher as outras informações solicitadas.

    Conversões de Ligações Telefônicas:

    Essa funcionalidade permite que você rastreie quantas pessoas ligaram para a sua empresa por meio dos anúncios.

    E mais: você também pode estabelecer um limite de tempo mínimo, em segundos, para que aquela ligação seja contabilizada como uma conversão real, e não apenas uma lead desqualificada.

    Seu processo de configuração também é muito parecido com o de Sites, que vimos acima. A principal diferença está em que tipo de ligação você quer rastrear: 

    • as feitas diretamente pelos anúncios, na SERP;
    • as feitas ao número que está no seu site;
    • ou então as que aparecem na versão mobile do seu site.

    Depois de escolhida a origem da chamada telefônica, os próximos passos são os mesmos da conversão de Site, com a diferença de apenas um campo: duração da chamada.

    Google Ads

    Após configuradas suas conversões, basta selecionar, em cada anúncio ou campanha, qual conversão deve ser considerada.

    Premissas do Google Ads

    O Google Ads é uma das ferramentas fundamentais para gerar resultados em uma campanha de marketing digital. Afinal, com as estratégias certas, ele é capaz de atrair leads qualificados por meio de campanhas pagas.

    Mas para ter sucesso e otimizar os anúncios, é preciso seguir as premissas do Google, que visam a, basicamente, oferecer uma melhor experiência para o usuário. Logo, conhecê-las é essencial para o sucesso das suas campanhas.

    Acompanhe, a seguir, quais são as premissas do Google Ads:

    • fazer anúncios direcionados;
    • usar todos os recursos de configurações;
    • observar a jornada de compra do seu negócio;
    • definir as palavras negativas, aquelas que não disparam seus anúncios;
    • não usar Custo por Clique (CPC) otimizado sem ter dados suficientes;
    • ter pelo menos dois anúncios por grupo, para fazer comparações;
    • não usar pesquisa com exibição em display;
    • evitar segmentar em vários idiomas, pois é desperdício de dinheiro;
    • não ter palavra duplicada;
    • extensões: começar o anúncio com sitelink, snippet estruturado e frase de destaque;
    • usar várias correspondências por palavra.

    Erros para não cometer com o Google Ads

    Otimizar o orçamento é uma realidade de todo departamento, e não é diferente quando o assunto é marketing digital. Por isso, é preciso estar atento na hora de criar as campanhas no Google Ads, e evitar erros que podem consumir a verba da empresa, sem trazer os resultados esperados.

    Veja os erros para não cometer com o Google Ads!

    1. Não planejar as suas campanhas

    A falta de planejamento é o que mais faz as empresas perderem dinheiro no Google Ads. O investimento é bem menor do que se comparado, por exemplo, a mídias tradicionais, como rádio e televisão. Apesar disso, o aporte em Ads deve ser criteriosamente estudado e visto como a compra de algo que pode potencializar (e muito) os resultados em vendas de um negócio.

    Nesse cenário, além de saber exatamente o quanto se pode gastar e os resultados esperados desse investimento, é preciso contar com um passo a passo com metas claras, e conhecer o comportamento da sua persona. Aqui, não há espaço para achismo.

    É preciso analisar, de forma clara, identificando o comportamento do consumidor e entendendo como está a sazonalidade nas vendas, os períodos de lançamento de produtos e promoções, e diversos outros fatores. Com isso, é possível que a campanha no Google Ads traga os resultados esperados e com uma precisão mais efetiva.

    Nesse cenário, ainda não é indicado fazer uma campanha em cima da hora. Isso porque corrigir os rumos da campanha com ela rodando pode diminuir as chances de sucesso. Você corre o risco de demorar a entender o que há de errado, ainda mais se a campanha for temporal, como lançamento de um produto ou promoção

    Logo, dedicar tempo para estudar a sua audiência online, verificar o histórico das campanhas anteriores e o comportamento da concorrência são fatores fundamentais para você ter sucesso na sua campanha de Google Ads.

    2. Não fazer anúncios direcionados

    Para ter sucesso nas suas campanhas pagas, é fundamental que os anúncios sejam direcionados para os públicos certos dentro das plataformas — de vídeos, Google Shopping, Display, entre outras.

    Além disso, com o Google Ads você pode determinar os anúncios por região, o que pode ser uma excelente estratégia para alcançar o seu público no caso de campanhas regionais. Dessa forma, você assegura um bom Retorno sobre o Investimento (ROI), já que o anúncio estará direcionado para a área em que estão seus potenciais clientes. 

    Quando você não faz essa segmentação, o Google Ads vai direcionar a campanha para usuários que não têm interesse na compra de seus produtos devido à barreira geográfica, no caso de lojas físicas. Com isso, sua empresa perde dinheiro em anúncios que não são efetivos.

    3. Não metrificar a campanha durante e depois da ação

    Para alcançar resultados efetivos com o Google Ads, você precisa de métricas e indicadores. Eles são uma das principais bases para você alcançar resultados consistentes com as suas estratégias de marketing digital, em especial, quando se trata de anúncios.

    Dessa forma, é possível saber, com consistência, os resultados que estão sendo alcançados com seus investimentos. A própria ferramenta do Google Ads disponibiliza uma grande variedade de métricas que você pode utilizar para otimizar campanhas de anúncios do Google e, assim, conseguir potencializar o ROI das suas campanhas online.

    As métricas mais importantes utilizadas no Google Ads se baseiam em três categorias:

    • taxas de engajamento e conversão;
    • índice de qualidade do anúncio ou da campanha;
    • custo por aquisição e retorno do investimento em publicidade.

    4. Não cumprir as premissas do Google Ads

    Conhecer as premissas do Google Ads e segui-las, é um dos pontos fundamentais para ter sucesso nos anúncios pagos. Ainda, é importante que você saiba que a plataforma proíbe alguns anúncios. São exemplos:

    • serviços ou produtos perigosos;
    • produtos falsificados;
    • conteúdos violentos ou de teor sexual;
    • jogos e apostas;
    • conteúdos que ferem leis e direitos autorais;
    • serviços de fiança, entre outros.

    Além disso, conhecer a política de privacidade do Google também ajuda a adequar a publicidade do seu anúncio, elevando as chances de sucesso da campanha.

    5. Focar as campanhas apenas no custo por clique, e não no usuário

    Um erro recorrente quando se trata de Google Ads é criar campanhas com foco no Custo por Clique, sem pensar na experiência do usuário. Essa já é uma prática que o Google avalia como pouco eficiente, já que ele preza pela boa navegabilidade na plataforma e se preocupa muito com a satisfação do usuário.

    Nesse sentido, estar atento a uma segmentação eficiente do público-alvo é fundamental para ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital. A própria plataforma concede a opção de segmentar por público-alvo. Com isso, você garante que seus anúncios aparecerão com base nos interesses e na localização do usuário.

    Funciona assim: suponha que a sua empresa venda software para contadores. É possível incluir usuários que pesquisaram por soluções semelhantes ou que visitaram o site da sua empresa. Com isso, você eleva de forma significativa as chances de fechar vendas e aumentar os lucros.

    6. Trabalhar somente com o fundo de funil

    Outro erro recorrente nas campanhas de Google Ads é não ter uma visão clara dos objetivos das campanhas e focar somente anúncios para o fundo do funil de vendas. Isso porque existem muitos clientes em potencial, mas que ainda não estão prontos para efetivar uma compra.

    Com isso, temos diversos problemas, como a necessidade periódica de revisões das campanhas. Além disso, é comum que os sites das empresas não estejam otimizados para a venda, o que gera desperdício de capital para os negócios.

    7. Não associar as contas de Google Ads e Analytics

    O primeiro erro, e o mais comum entre os anunciantes, é não aproveitar todas as ferramentas disponíveis do Google, entre elas, a unificação com o Analytics. Também chamada de GA4, é a plataforma de análise de desempenho que, anexada ao site da empresa, permite realizar acompanhamentos de acessos ao site.

    Com isso, ela se torna ainda mais essencial durante o uso de anúncios, uma vez que poderá rastrear as páginas acessadas, que links as pessoas clicaram e quanto tempo ficaram no site ou e-commerce. Portanto, antes de ativar uma campanha de anúncios no Google Ads, verifique se o GA4 está funcionando corretamente, a fim de ter resultados mais metrificados.

    8. Escolher o tipo errado de campanha

    O Google Ads trabalha com rede de display ou rede de pesquisa. Compreender como funciona cada uma delas é essencial para evitar erros de criação e resultados.

    De forma geral, não é interessante agrupar os dois tipos em uma mesma campanha. Melhor, então, criar dois grupos diferentes, usando rede de display em um e rede de pesquisa em outro.

    Assim, poderá ter resultados mais concretos de cada tipo. A própria ferramenta ajuda a evitar erros no Google Ads, uma vez que ao clicar na opção, menciona como aparecerá ao usuário e quais respostas podem apresentar.

    9. Ignorar aviso de violação de regras

    Um erro muito comum do Google Ads é ignorar, antes de finalizar a campanha, quando o próprio site aponta erros que podem prejudicar seus resultados ou, até mesmo, se estão violando as regras. 

    Lembre-se de que a plataforma trabalha com o objetivo de trazer os melhores resultados para o seu negócio. Portanto, está ali para ajudar, alertando sobre palavras-chave, títulos mais atraentes ou algum ponto negativo que está prestes a cometer. Receba esses avisos e corrija antes de investir.

    10. Não usar remarketing

    O remarketing é essencial para captar aqueles clientes que visitaram o seu site ou loja, mas saíram sem fazer uma compra ou sem entrar em contato. Para essas pessoas, é essencial que seus anúncios mais avançados do funil reapareçam, a fim de reforçar a sua marca, dando mais chances de negócios.

    A ferramenta ajuda a realizar esse tipo de anúncio com seus diferentes tipos, como: 

    • remarketing padrão;
    • dinâmico;
    • remarketing de vídeo, entre outros.

    11. Definir a mesma página de destino para todos os anúncios

    Escolha uma página para direcionamento para cada campanha, uma vez que os resultados serão mais eficientes se ela for mais bem segmentada.

    Além disso, provavelmente, cada campanha vai trabalhar com uma palavra-chave diferente, portanto, direcione àquela que melhor se encaixar.

    Algumas dicas para otimizar os seus anúncios

    Agora que você sabe quais são os erros para não cometer no Google Ads, veja as dicas para otimizar os seus anúncios, a seguir!

    Use o planejador de palavras-chave

    Para melhorar as suas campanhas de Google Ads, o primeiro passo é utilizar um planejador de palavras-chave. Com essa ferramenta, é possível saber quantas buscas mensais os usuários fazem por determinadas palavras-chave. Assim, fica mais fácil decidir quais são os melhores termos para aplicar às suas campanhas de anúncios pagos.

    Utilize as variações de palavras

    Uma boa forma de otimizar as suas campanhas de Google Ads é aproveitar o planejador de palavras-chave para analisar derivações dos termos selecionados que trazem bons resultados. Assim, caso uma palavra-chave seja bastante procurada, com certeza, suas variáveis devem seguir o mesmo caminho.

    Acompanhe as conversões

    Para otimizar os anúncios pagos, é importante se lembrar de ativar o acompanhamento de conversões. Com isso, você tem dados em tempo real para analisar quais campanhas, palavras-chaves e anúncios trouxeram melhor resultado, com base nos objetivos levantados anteriormente.

    Use ad extensions

    As ad extensions são as extensões do Google Ads que são mostradas para os usuários conforme as ações que o anunciante deseja que ele tome. Logo, é altamente recomendado ativá-las.

    De modo geral, as extensões elevam o número total de cliques e possibilitam para os consumidores formas interativas de entrar em contato com a empresa, que pode ser via telefone, Google Maps, entre outros.

    Saiba o momento de elevar o CPC

    Uma boa forma de melhorar as suas campanhas de anúncios pagos é aumentar o CPC de palavras-chave com bom CPA (Custo por Aquisição), mas de baixo posicionamento médio. A lógica é a seguinte: caso determinada palavra tenha um bom CPA, mas ainda não tenha alcançado uma boa posição, elevar o CPC pode ser a solução para essa questão.

    Use o espaço ao máximo

    Os anúncios do Google Ads disponibilizam duas linhas de 35 caracteres para você fazer a descrição dos seus anúncios. Quando você terminar de fazer a primeira linha, coloque um ponto final. Dessa forma, você garante a estética da publicidade, aumentando as chances de atrair cliques.

    Dê atenção aos dispositivos móveis

    O acesso à internet por meio de smartphones cresce a cada ano. Por isso, é fundamental garantir que a sua empresa tenha um site responsivo para receber os usuários advindos dos anúncios pagos. Além de proporcionar uma melhor experiência de navegação e satisfação, você aumenta as chances de converter visitantes em clientes.

    Como conseguir o cupom do Google Ads?

    Além do Google Ads fornecer diversos benefícios, você também pode receber créditos promocionais por meio de cupons. Eles funcionam com o objetivo de atrair mais anunciantes para a plataforma de publicidade.

    Entenda mais sobre isso!

    O que é o cupom Google Ads?

    O cupom do Google Ads funciona como um código promocional oferecido pelo próprio Google para utilização na plataforma de anúncios. Esse cupom é ofertado das mais diversas formas, como falaremos mais adiante.

    É uma estratégia incrível e, como toda ação promocional, também traz consigo algumas regras que precisam ser seguidas. Veja alguns pontos importantes:

    • não é possível transferir o cupom para outro CNPJ, nem utilizar depois da data de expiração;
    • a maioria dos cupons têm duração de até 14 dias;
    • os códigos não podem ser reaproveitados.

    Como conseguir o cupom do Google Ads? Listamos 3 formas

    Ter um cupom para anunciar no Google pode contribuir muito para as ações de marketing, especialmente quando o orçamento está limitado ou a empresa ainda não começou a investir em Ads. 

    A boa notícia é que existem algumas alternativas para obter esse código promocional da plataforma. Conheça as principais!

    1. Plataforma

    O próprio Google Ads criou um cupom de créditos para o usuário ter sua primeira experiência com a plataforma e experimentá-la, na prática.

    Para conseguir essa oferta você só precisa fazer o cadastro da empresa na plataforma de anúncios.

    Logo em seguida, receberá um e-mail com o cupom como brinde de primeiro cadastro, tendo em vista que a ferramenta faz esse controle e identifica quais são os CNPJs que ainda não utilizam os serviços de anúncios.

    2. Agência parceira

    Outra forma de conseguir um cupom do Google Ads é por meio das agências que integram o programa Google Partner ou Google Partner Premier.

    Isso acontece porque a plataforma fornece esses cupons tendo em vista o alto volume de contas que as mesmas utilizam, sobretudo, em empresas que também estão iniciando seus investimentos em publicidade.

    Portanto, vale a pena procurar por essas agências parcerias para obter um cupom do Google Ads. Mas a conta precisa atender a certos critérios do próprio Google, uma vez que os termos e condições podem variar de acordo com cada campanha promocional.

    3. Utilização do Google Ads

    Nessa modalidade, a ideia é fornecer uma espécie de “degustação” ao dobrar uma certa quantidade de créditos.

    Ou seja, ao utilizar 250 reais, por exemplo, o Google Ads pode oferecer o crédito de mais 250 reais visando a obtenção de resultados positivos para a estratégia de marketing e vendas da empresa.

    Na prática, a ferramenta aponta o que a conta de anúncios está gastando na plataforma por meio de uma barra de progresso. Então, o cupom de descontos é oferecido quando essa barra é preenchida por completo.

    Isso significa que você pode receber um cupom do Google Ads apenas por usar a plataforma com frequência.

    Bônus

    Além de todas as funcionalidades do Google Ads, existem complementos e aplicativos que podem compor e melhorar tanto a execução quanto a elaboração da sua estratégia de anúncios.

    Por isso nós separamos as melhores opções bônus para que você conheça e integre à sua campanha de Marketing, para conseguir resultados ainda mais incríveis!

    Ads Editor

    O Ads Editor é um aplicativo gratuito do Google disponível para download, que serve para gerenciar contas grandes do Google Ads de forma eficiente.

    Basta fazer o download de suas campanhas, realizar alterações simultâneas com as ferramentas de edição e, depois, fazer upload dessas alterações em massa para o Google Ads.

    Além disso, através do aplicativo de computador gratuito, é possível gerenciar sua conta offline e fazer alterações com rapidez e praticidade.

    Acesse: Ads Editor

    Google Ads

    Scripts

    O Google Ads Script é uma nova forma de interagir com as campanhas do Google Ads, com a possibilidade de automatizar tarefas, comunicar-se com sistemas externos, extrair relatórios customizados e emitir alertas baseados nas informações coletadas pelo script.

    Esse é um recurso avançado do Ads. Não é necessário ser um programador para utilizar os scripts, mas é importante ter algum conhecimento em codificação, ou, no mínimo, ter alguém que entenda para garantir que os scripts são seguros e não afetarão a campanha.

    Acesse: Google Ads Script

    Google Ads
    Google Ads

    Google Partners

    O Google Partners é o programa de certificação para agências e profissionais do Google Ads. Com o certificado, é possível comprovar o domínio da plataforma e trazer segurança e credibilidade para quem pretende anunciar.

    Através dele, agências e profissionais têm acesso a diversos materiais de estudo e aos exames online. Atualmente, é necessário passar nas seguintes provas:

    Google Ads

    Ao passar nos exames, você recebe o certificado para cada uma delas. Porém, para conseguir o selo de Google Partner, é necessário que o profissional ou agência atendam a alguns outros requisitos, como histórico de boas práticas da conta, valor gerado pelas contas nos últimos 90 dias, tipos de campanha em veiculação, entre outros.

    Atualmente, existem dois tipos de selos de para parceiros:

    Google Ads

    Porém, independente de conseguir o selo ou não, é extremamente válido para qualquer profissional de mídia de performance realizar os exames para conseguir os certificados disponíveis, já que isso demonstra total conhecimento e domínio da plataforma.

    Acesse: Google Partners

    Conclusão

    Agora que sabe como funciona o Google Ads e todos as vantagens que ele oferece, é hora de usar o conhecimento adquirido e criar sua primeira campanha. Uma dica é utilizar os cupons que o próprio Google oferece para quem está criando sua primeira campanha.

    É importante avaliar todos os momentos que seu público pode ser impactado pela plataforma, e identificar em qual momento de decisão ele está. Com essas informações e análises, é possível criar campanhas que realmente são efetivas, e identificar de fato qual é o tipo de campanha que traz o melhor retorno.

    O ideal é usar o Google Ads como um dos canais de aquisição de tráfego de retorno rápido, principalmente no início de uma campanha de Marketing Digital, onde seu apoio é fundamental.

    Com as campanhas, é possível identificar palavras-chave de alto retorno e usar essas informações para a criação de conteúdo e SEO.

    Esse é outro ponto fundamental: nunca deixe de planejar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, para que no médio a longo prazo você já esteja gerando um bom tráfego para suas principais palavras-chave e assim diminuir seu investimento em Ads, e usá-lo apenas para palavras-chave na qual você ainda não está posicionado organicamente.

    Como dica final, se você quiser ajuda especializada para criar e acompanhar campanhas de anúncios para a sua empresa na internet, nós recomendamos a agência Leads & Ads, que é especialista em mídia paga no Google e nas Redes Sociais.

    E se quer ter esse material com você, não deixe de baixar o nosso guia sobre Google Ads!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.