Como criar um blog grátis em 2024? Aprenda tudo que você precisa saber em nosso passo a passo prático

Para aprender como criar um blog e obter sucesso com uma estratégia de Marketing Digital, será preciso escolher um nome, domínio, CMS, hospedagem, instalação, melhores plugins, um template e, por fim, produzir conteúdos otimizados para SEO.

Como criar um blog

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você está procurando por estratégias de Marketing Digital, para gerar visibilidade online, deve ter percebido uma coisa: assim como um site, saber como criar um blog não é mais uma tendência e sim um pré-requisito.

Mas por quê?

Uma boa estratégia de blog consiste na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para sua audiência, gerando um interesse genuíno em você e o que você tem a dizer.  

Uma vez que você gerou esse interesse em sua audiência, as possibilidades são infinitas: seu blog pode ser uma ferramenta auxiliar em diferentes objetivos. Alguns dos principais exemplos são:

  • tornar-se em um influenciador ou autoridade em seu mercado;
  • auxiliar um potencial cliente ao longo de sua jornada de compra;
  • gerar oportunidades de negócio.

Este post vai mostrar, de forma prática, como criar um blog que será compatível com os seus objetivos.

Seguindo o passo a passo abaixo apresentados, você terá um blog no ar e uma estratégia a seguir.

Para aprender como criar um blog, siga este passo a passo:

    Vamos lá?

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Passo 1: Defina por que quer criar um blog

    Como estamos falando de um veículo que permite diferentes tipos de utilização, é fundamental ter foco: o que você quer alcançar com o seu blog?

    A resposta mais rápida é óbvia: visibilidade.

    Mas o que você quer fazer com essa visibilidade?

    Você não precisa ter apenas um objetivo, mas é importante listá-los de forma clara, uma vez que são eles que determinarão toda a estratégia.

    Se você é uma empresa, seu blog pode ser usado para educar o mercado e gerar oportunidades de negócio. Se você vende um curso online em um mercado competitivo, por outro lado, talvez você deva focar em se posicionar como autoridade.  

    A diferença pode parecer mínima, mas vai impactar (e muito) em toda a estratégia, principalmente no próximo tópico.

    Antes de começar a criar seu blog, é importante saber os motivos do porquê deseja ter um. Definir esse propósito ajudará a direcionar seu conteúdo e a atrair o público certo para lê-lo e engajar.

    Pense nas razões que o motivam, por exemplo, compartilhar conhecimentos, expressar suas opiniões ou até mesmo fazer dele uma fonte de renda online. Ter essa clareza é fundamental para o sucesso a longo prazo.

    Saiba como escolher o nicho do seu blog

    Antes de desenvolver o seu blog, é essencial escolher um nicho de mercado, ou seja, uma área de interesse ou tópico sobre o qual você tem facilidade para escrever regularmente. Para isso, considere seus próprios interesses, conhecimentos e facilidade de informação.

    Pergunte-se sobre os assuntos que você gosta, que as pessoas costumam perguntar, focando em dar uma explicação a elas, e que também têm potencial para atrair um público. Analise o que é relevante para você, pois será mais fácil criar conteúdo valioso e manter a interação em suas postagens com seus leitores.

    Passo 2: Planeje a produção do conteúdo

    Uma vez determinado o fim do seu blog, é hora de pensar nos meios: qual tipo de conteúdo você deverá produzir?

    Seu planejamento de conteúdo deverá ser orientado a três principais fatores:

    • Seu objetivo: você quer educar o leitor ou gerar engajamento? Qual ação você quer que o leitor tome após a leitura?
    • Sua persona: quais tipos de dúvida ela tem? Como ela faz consultas no Google? Qual é a linguagem utilizada? Qual formato de conteúdo que ela prefere consumir?
    • Seu posicionamento: você quer gerar buzz ou educar o mercado? Quer ser polêmico ou imparcial?

    Existem diversas ferramentas online que você pode utilizar nessa etapa e você pode conferir um passo a passo completo aqui mas, ao final, você quer ter toda a sua estratégia bem documentada.  

    Para mais vídeos como esse, aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube!

    Como criar planejamento de conteúdo no blog

    Depois de entender quais resultados você quer alcançar, é preciso criar o planejamento de conteúdo do blog. Essa etapa é super importante para definir a melhor estratégia, influenciando no plano de ações.

    E para dar início a esse planejamento, você precisa passar por etapas que te ajudarão a gerar os melhores conteúdos possíveis. Acompanhe!

    Estabeleça os objetivos do conteúdo

    Além de definir os objetivos do blog, também é necessário estabelecer os objetivos da geração de conteúdo. E, tudo isso, deve se relacionar com o funil de vendas, pois esse é o fator primordial que influencia em todas as etapas posteriores.

    Cada conteúdo precisa ter um objetivo claro do que você quer gerar na sua audiência. Alguns exemplos:

    • educar o mercado sobre um conceito e sua relevância;
    • gerar conexão com o leitor e posicionamento de marca;
    • aumentar sua base de leads;
    • gerar conversão numa landing page.

    Também, é fundamental ter KPIs bem definidos que te ajudam a mensurar a ação que cada conteúdo está gerando, mostrando como pode ser melhorado.

    Tenha sua persona bem definida

    Antes de planejar o conteúdo do seu blog, a persona também precisa estar bem definida. Com isso, a produção de conteúdo consegue se conectar com o que ela busca, entregando algo de valor.

    Isso influencia no tom de voz da comunicação, nos elementos do conteúdo visual e, principalmente, nos temas que respondem dúvidas e trazem as respostas que a persona procura.

    Diante disso, a melhor forma de você construir uma persona é fazendo pesquisas reais com o seu público. Pense em maneiras de coletar esses dados para estruturar um personagem que seja o mais fiel possível ao cliente ideal.

    De todo modo, é importante que a persona tenha:

    • dados pessoais, como nome, idade, formação e ocupação (se isso for relevante para a estratégia);
    • hobbies e demais informações que ajudam a criar conexão;
    • objetivos e problemas que sua empresa visa solucionar.

    Crie um calendário editorial

    Sabe quando você tem uma ideia incrível para um post, mas acaba esquecendo ou se perdendo na correria do dia a dia? Pois é, a gente entende! E é exatamente por isso que um calendário editorial pode ser seu melhor amigo.

    Com ele, você não só consegue visualizar tudo o que precisa ser feito, mas também se organiza para que nada fique de fora. Pense nele como um planejador pessoal, só que para ajudar a criar blog ou site. Ao utilizar essa ferramenta, você se antecipa, define metas e garante que seu conteúdo esteja sempre fresquinho e alinhado com o que a sua audiência quer ver.

    Documente toda a sua estratégia

    Durante o planejamento de conteúdo, tudo isso precisa estar documentado. Essa organização é vital para ter clareza e acompanhar todas as ações no blog, mensurando os resultados obtidos.

    Além disso, visualmente, fica mais fácil de entender a finalidade de cada conteúdo, a persona, as estratégias utilizadas, os KPIs analisados e as métricas obtidas. O calendário editorial, inclusive, é planejado com base nessa documentação.

    Para isso, algumas ferramentas podem ajudar muito. Conheça algumas delas:

    • Trello: permite gerenciar o conteúdo com o método Kanban;
    • Excel: controla as ações realizadas e apresenta um gráfico de resultados;
    • Google Sheets: proporciona resultados semelhantes ao Excel, porém, com o Sheets toda a equipe tem acesso à planilha em tempo real;
    • Google Keep: ajuda a gerenciar tarefas por meio de blocos de anotação, como se fossem post-its coloridos;
    • Mindmeister: cria mapas mentais para esboçar ideias e documentar mapas estratégicos.

    Portanto, independentemente se a produção é interna ou terceirizada, não deixe de documentá-la. Depois de criar o planejamento de conteúdo para o blog, o próximo passo é atrair o usuário (e o domínio escolhido faz toda a diferença).

    Com isso em mãos, podemos partir para alguns passos mais práticos.

    Quer ter os melhores redatores especializados em SEO para ajudar a construir a sua estratégia de conteúdo do seu blog? Então teste o WriterAccess gratuitamente por 14 dias!

    Passo 3: Escolha o nome e o domínio do seu blog

    Como criar um blog: infográfico com passo a passo
    Para baixar o infográfico completo clique aqui: Como criar um blog infográfico completo!

    Pausa rápida para esclarecer um detalhe técnico importante. Apesar de serem usados de forma meio indiscriminada, domínio e endereço não são a mesma coisa!

    Um domínio é uma string, quer dizer uma sequência de caracteres, que identifica um site específico. No nosso caso, nosso domínio é rockcontent.com/br/blog/.

    Já o endereço é toda a sequência que aponta para uma página ou recurso específico. No endereço podem constar diretórios e subdomínios, de forma a identificar o elemento buscado.

    Dentro do mesmo domínio temos vários endereços, como:

    Quer dizer, se você já tem um domínio, como “suaempresa.com.br”, você pode escolher um endereço para o seu blog ali dentro.

    Talvez “blog.suaempresa.com.br” ou “suaempresa.com.br/blog”.

    Escolhendo o domínio

    Se você ainda não tem o domínio, não se preocupe: é mais fácil do que parece. Principalmente depois de ter definido o objetivo, persona e posicionamento do seu blog.

    A ideia aqui é escolher um nome para o seu blog que seja: fácil de lembrar,  de rápida associação e compatível com os temas abordados.

    Muitas pessoas perguntam: é preciso ter minha palavra-chave principal do domínio?

    Há algum tempo, o nome do domínio exercia uma influência relevante sobre o seu potencial de rankeamento. Talvez você já tenha ouvido regrinhas como “sua keyword principal precisa aparecer no seu endereço”.

    Felizmente, esses tempos se foram e o Google já não aplica mais peso nenhum ao domínio em si. Isso não quer dizer, entretanto, que você não precisa tomar cuidado!

    Veja algumas dicas para escolher um domínio legal:

    • evite palavras confusas, com consoantes em sequência, pulando vogais, difíceis de pronunciar e escrever;
    • busque uma combinação de palavras que faça sentido, seja fácil de lembrar;
    • mantenha o objetivo do blog sempre em vista;
    • o domínio do blog e o seu título não precisam ser iguais, mas devem ser relacionados.

    Lembre-se que nossa meta aqui é conseguir um nome que identifique claramente o seu blog e não confunda o seu leitor.

    Assim, se o título do seu blog é “O melhor blog de tango escocês contemporâneo do mundo”, provavelmente “tangoescoces.com.br” seria uma boa opção, por exemplo.

    Registrando o domínio

    Nome escolhido? Ótimo. Agora é hora de verificar se ele está disponível para compra e registrá-lo em seu nome ou no nome da sua empresa.

    Existem vários sites de registro de domínio, que fazem busca e compra em diversos países simultaneamente.

    Fique à vontade para escolher aquele que parecer mais conveniente, mas confira sempre a reputação da empresa na internet, as reclamações apresentadas contra ela e suas respostas.

    No passo a passo abaixo, usamos o Registro.br. Você deve acessar o site e digitar o nome do domínio que você pensou:

    registro de domínio de blog

    Se ele estiver disponível, você vai ver uma mensagem assim:

    compra de domínio

    Depois de encontrar um domínio disponível, é hora de fazer seu cadastro pessoal. Para isso basta clicar em “Registrar” e inserir dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

    registro de domínio

    Tudo certo? Agora é só escolher, dentre as opções de pagamento, a que mais faz sentido para você e finalizar a compra.

    Passo 4: Escolha uma plataforma para criar o blog

    Muitas pessoas partem do passo anterior direto para a hospedagem do seu blog. No entanto, antes de fazer isso, é preciso saber qual a estrutura que o fará funcionar. E essa estrutura é conhecida como CMS.

    A sigla significa Content Management System que é, trocando em miúdos, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

    É a estrutura que funciona nos bastidores do seu blog. O programa que cria páginas, gera links, torna o conteúdo navegável e permite que você gerencie suas páginas, posts, links e comentários.

    Apesar de apresentarmos alguns CMSs abaixo, esse guia será focado no WordPress (último na lista abaixo), que usaremos como exemplo de como criar um blog do zero!

    Veja alguns dos sistemas mais populares hoje.

    WIX

    wix

    O WIX entrou relativamente tarde no jogo, em 2006. A empresa Israelense viu, entretanto, sua popularidade disparar no mercado brasileiro nos últimos anos.

    A principal razão é que ela tem templates já meio prontos para criar lojas virtuais e portfolios, duas demandas em alta por aqui. Eu não o recomendo, entretanto.

    Páginas em WIX até pouco tempo contavam extensivamente com recursos em Flash, já mais antiquados que aquela bermuda vermelha que você adora.

    Apesar da atualização na tecnologia, migrando esses recursos para HTML5, as páginas ainda tendem a carregar mais lentamente, o que impacta o rankeamento pelo Google.

    O pior, na minha opinião, são os preços. Você vai gastar no mínimo R$19,00/mês para ter um site pessoal sem propaganda deles. Para algo mais profissional, espere gastar pelo menos R$29,00/mês, ou R$39,00 se for um e-commerce.

    Esse preço nem inclui templates premium.

    Existe uma opção gratuita, mas ela é bancada por propagandas que acabam com qualquer ilusão de profissionalismo, além de carregar elementos adicionais na sua página.

    SquareSpace

    SquareSpace

    O SquareSpace vem ganhando espaço, sobretudo devido a um posicionamento de marketing muito legal de financiar canais educativos no Youtube. Kurzgesagt, Science Girl, Scishow e Nerdwriter são alguns dos exemplos que lembro agora.

    É um CMS que tem a mão muito pesada em elementos visuais e design.

    Ele torna fácil para lojas, blogs e sites criar interfaces bonitas e sofisticadas. Se você é um fotógrafo ou designer, por exemplo, certamente gostará dele.

    Outra vantagem legal é que ele tem ferramentas bem completas para exportar seu conteúdo.

    Ou seja, se quiser migrar para outro CMS, você consegue sem maiores problemas. O ponto negativo é o preço. Um site pessoal começa nos $12/mês. São $18 para negócios e $26 para e-commerce.

    Com a taxa de câmbio desfavorável, é um ataque considerável à sua carteira.

    Blogger

    blogger

    Blogger é o CMS do Google. Até pouco tempo atrás, era chamado Blogspot.

    Sendo assim, ele é muito bem integrado com os aplicativos do Google. Na verdade, se você já tem um Gmail, já tem uma conta no Blogger também — é só começar.

    A integração com o Google Ads também é incrivelmente simples.

    As vantagens do Blogger são que ele indexa muito rapidamente as páginas, (o que não deve ser surpresa alguma, considerando que ele é prata da casa Google) e também é muito fácil de aprender e operar.

    As desvantagens são a capacidade limitada de customização e crescimento. Isso realmente limita as suas possibilidades de se desenvolver.

    Os blogs oficiais do Google, GMail e Google Maps funcionam nessa plataforma, mas não conte que você vai conseguir chegar a este nível utilizando esta plataforma.

    Pelo menos ele permite que você exporte seus dados e migre para outro lugar quando chegar a hora. É gratuito para quem usa Google Apps.

    Medium

    O Medium é uma plataforma de publicação online que permite criar e compartilhar suas histórias e artigos. É conhecido por sua grande comunidade engajada de leitores e escritores.

    Para começar a criar um blog no Medium, basta criar uma conta gratuita e começar a publicar seu conteúdo. Ele oferece uma interface intuitiva e recursos de formatação para ajudar a tornar suas postagens visualmente atraentes.

    Weebly

    Avaliação Do Weebly – 7 Prós e 5 Contras Explicados!

    Weebly é outro software de criação de site que também permite desenvolver um blog. É uma opção popular para iniciantes, pois oferece recursos simples de arrastar e soltar.

    Com ele, você personaliza o design do seu blog, adiciona conteúdo com facilidade e até mesmo integra recursos extras, como formulários de contato ou galerias de imagens. Assim como o Medium, o Weebly, inclusive, oferece uma opção gratuita para começar.

    Joomla e Drupal

    Para desespero dos puristas, vou colocar esses dois CMSs na mesma categoria aqui.

    Apesar de terem características distintas, tenho um bom motivo para isso. Eles compartilham traços bem marcantes: são poderosos, escaláveis e difíceis de usar.

    Ambos são suportados por uma comunidade bem ativa e dão possibilidades muito legais para quem vai gerenciar um grande número de páginas e acessos.

    São bastante customizáveis e versáteis.

    Seu calcanhar de aquiles é que são sistemas mais complicados, com uma curva de aprendizado que desencoraja quem está começando. Os dois podem ser hospedados em qualquer servidor que você use, sem pagar pelo CMS em si.

    Assim, seus custos vão variar em função dos recursos que o host oferece.

    Recomendamos estes outros conteúdos sobre produção de conteúdos:

    WordPress

    wordpress

    O WordPress é o CMS mais usado no mundo. Estima-se que ele tem em torno de 60% do market share de CMS!

    Alguns defendem que ele não é um CMS puro, mas apenas uma plataforma de blog.mas isso não vem ao caso para nós.

    Fato é que seu caráter open-source permitiu que se criasse um ecossistema absolutamente fantástico em torno dele.

    São milhões de temas, plugins e extensões que transformam o WordPress em praticamente qualquer tipo de site, de redes sociais

    Além da opção hospedada no wordpress.com (que eu não recomendo) é possível hospedar a sua própria instalação de wordpress, no servidor da sua preferência, o que dá completo controle sobre suas informações e páginas.

    Dito isso, vamos à hospedagem.

    Passo 5: Selecione um fornecedor de hospedagem

    De forma bem prática, a hospedagem é o que garante que um site ou blog fique disponível na internet.

    Dessa forma, as empresas que trabalham com esse tipo de serviço são responsáveis por manter o seu site online e armazenar todo o seu conteúdo que estiver lá disponibilizado.

    Existem diferentes tipos de hospedagem e muitos fornecedores oferecendo-as.

    Mas o que você precisa saber para escolher o melhor para o seu caso?

    Fatores importantes a se considerar

    Como eu disse, não faltam fornecedores no mercado para essa parte mas, pensando na importância de um host para o seu blog, é importante saber como avaliar suas opções.

    Além da compatibilidade com o CMS escolhido, considere os fatores abaixo.

    Preço

    Este ponto é tão óbvio que nem deveria estar aqui, certo? Bom, nem tanto. A lógica não é escolher o mais barato!

    O que eu quero é chamar a sua atenção para não priorizar o preço. Antes de fechar sua decisão, dê uma olhada nos pontos abaixo, e só depois traga o custo em consideração.

    Suporte

    Você está começando. Talvez tenha dúvidas no meio do processo. Pode ser que algo dê errado e você se depare com uma tela de erro enigmática ou comportamento que não consegue explicar no seu site.

    Existe alguém para ajudar? Quais são as formas de contato? Há um comprometimento de responder emails em um tempo razoável?

    A pior hora para descobrir que sua hospedagem tem um suporte ruim, é quando você precisa dele.

    Avaliação dos consumidores

    Vá em sites como o Reclame Aqui (não muito útil para hosts estrangeiros), páginas do Facebook, grupos de discussão e até mesmo no Twitter.

    Busque uma visão de fora de como o mercado vê aquele host. Se há muitas reclamações sem resposta, por exemplo, não há motivo para pensar que com você será diferente.

    Quantidade de domínios, armazenamento e banda disponível

    Você está começando um blog pessoal ou é um projeto para representar toda a sua empresa? Existem outros projetos para serem colocados no ar?

    Saber das suas reais necessidades em relação à hospedagem te ajuda a fazer uma escolha melhor. Na dúvida, busque comparar planos equivalente em função de banda (bandwith) e armazenamento (storage).

    Não confie no nomes dos planos (como business, pro e enterprise).

    Painel de controle

    Este é um daqueles problemas que só se nota quando é tarde demais. No site do host, tente ver como é o painel de control dos sites.

    Em dúvida, o modelo cPanel é uma boa referência de tecnologia fácil de usar.

    Se o host usa alguma tecnologia obscura e tem interfaces que você não entende, prepare-se para passar horas dependurado no suporte ou lendo documentação técnica. Imagino que você queira evitar essa situação.

    Serviços adicionais

    Alguns hosts têm o “one click install” que mencionamos acima, para vários CMSs diferentes. Também têm assistentes para configurar emails personalizados, por exemplo.

    Isto facilita demais a vida para quem está começando e não quer passar horas dependurado em scripts e instalações.

    Alguns dos fornecedores do mercado

    Você pode conferir um comparativo mais completo de diferentes hospedagens aqui mas, para fins práticos, veja abaixo algumas das principais soluções disponíveis hoje.

    Como disse, vou priorizar os serviços que suportam o WordPress, por ser a nossa ferramenta de escolha aqui na Rock Content.

    Hostgator

    A Hostgator é uma renomada empresa internacional no ramo e oferece, além de hospedagem, ferramentas como criação de sites, e-mail e revenda de domínios.

    A empresa está no Brasil desde 2007 e tem uma boa reputação no ReclameAqui.

    Seus preços, em Junho de 2019, para Hospedagem WordPress são:

    hostgator

    Além do desconto para pagamento anual, outro benefício é não pagar pelo domínio desde que você o registre pelo mesmo site (válido enquanto estiver com o serviço de hospedagem).

    GoDaddy

    A GoDaddy oferece benefícios muito similares ao da HostGator, com opções dedicadas à WordPress.

    GoDaddy

    Note que os dois pacotes são muito semelhantes e com poucas diferenças no que é oferecido. No entanto, sua nota no ReclameAqui é um pouco mais baixa do que a do Hostgator.

    Stage

    Ao contrário das empresas acima, o Stage oferece soluções especificamente para WordPress.

    O seu principal diferencial, além da exclusividade em WordPress, está na possibilidade de começar de graça: até 1.000 visitas, você não paga para hospedar seu site ou blog.

    Stage

    Além disso, você consegue criar um blog WordPress em menos de 2 minutos.

    Passo 6: Faça a instalação do blog

    Agora que você já escolheu seu CMS (continuaremos usando o WordPress em nosso passo a passo)e seu serviço de hospedagem, é hora de colocar seu blog para funcionar.

    De uma maneira geral, a instalação pode ser feita de duas formas: one-click install e instalação manual. Entenda mais a seguir.

    Como criar um blog: Passo a passo
    Para baixar o infográfico completo clique aqui: Como criar um blog infográfico completo!

    One-click install

    Muitos servidores (como os mencionados acima) oferecem essa opção. Se você optou por um deles, basta ir no seu painel de controle do host, clicar em “wordpress” e digitar o seu domínio.

    Instalação manual

    Se você não tem a função “one click install” no seu servidor, não se desespere. O WordPress vem empacotado de um jeito muito fácil de instalar.

    1. Baixe a última versão do WordPress, clicando aqui. Você vai receber um arquivo zip, e precisa descompactá-lo em uma pasta qualquer do seu computador.

    2. Crie um banco de dados para o blog. Se seu servidor usa cPanel,  você pode usar o MySQL Database Wizard. Basta clicar em “create a database”, depois em “create database users” e, por fim, em “add user to database”. Lembre-se de anotar os valores que você preencheu lá para consultar depois.

    • Se você não possui cPanel (que host você contratou???) pode usar o phpMyAdmin ou MySQL Client para fazer isso.

    3. Faça o upload dos arquivos. Basta subir os arquivos dentro do “zip” do passo um para o diretório onde seu blog vai funcionar. A maneira mais prática é usando um cliente FTP.

    4. Instale o WordPress. Com os arquivos e banco de dados acertados, basta ir ao endereço do install.php. Será algo como www.seudominio.com.br/wp-admin/install.php”.

    5. Pronto! Quando o setup terminar de rodar, você será recebido por uma tela de “bem-vindo”, onde vai preencher o título do blog, usuário, senha e email. Feito isto, você será direcionado ao dashboard.

    O que esperar depois da instalação

    Independentemente do método de instalação usado, o que você espera ver ao final do processo é a seguinte tela:

    dashboard do wordpress

    Neste post você encontra um guia completo de como utilizar WordPress mas, para que você se habitue com a plataforma, vamos passar pelos pontos principais.

    Widgets

    Esta área central, cinza, é ocupada por estes caixotes chamados “widgets”. Por padrão você já começa com:

    • Bem-vindo (Welcome): mostra atalhos para algumas ações comuns, como: personalizar seu tema, adicionar páginas e ler tutoriais e guias. Recomendo dar uma mexida nele, sobretudo se é sua primeira vez.
    • Agora (At a glance): é um sumário do conteúdo do seu blog. Você pode clicar em qualquer indicador — posts, páginas, comentários — para ir à área correspondente.
    • Atividade (Activity): mostra suas publicações recentes, assim como as que estão agendadas. O mais útil aqui é o feed de comentários, que já te permite moderar as interações do público diretamente do dashboard.
    • Rascunho rápido (Quick Draft): está com uma ideia fresquinha na cabeça? Anote rapidamente neste widget e salve como rascunho para editar e publicar depois.
    • Novidades do WordPress (WordPress News): é simplesmente o feed de notícias do Blog Oficial do WordPress.

    Novos widgets podem ser adicionados por plugins, temas ou mesmo pela personalização do seu webhost. Não estranhe se a sua instalação, mesmo novinha em folha, tiver uma ou duas caixas a mais.

    Se você não tiver interesse nelas, pode simplesmente clicar em “Opções de tela” (Screen Options) e desativar qualquer um dos widgets, veja só:

    widgets wordpress

    Administração (menu esquerdo)

    É por meio desses botões que você controla todos os detalhes relacionados ao seu blog.

    Vamos dar uma visão geral sobre eles. Acompanhe!

    Painel (Dashboard)

    Vai para a tela inicial, que descrevemos acima. Tem também um atalho para “Atualizações” (Updates). Nesse menu você pode consultar se há versões novas do seu tema, instalação e plugins.

    Posts

    O post é o bloco de construção fundamental em um blog! É por meio deles que você vai compartilhar seu conteúdo. Além de adicionar um novo post ou consultar os existentes, você pode gerenciar também as categorias e tags do seu blog por aqui.

    Mídia (Media)

    Todas as suas imagens, fotos, vídeos e áudios são mídias. Por esse menu você pode fazer o upload de arquivos que pretende utilizar nas suas postagens e também conferir a biblioteca com tudo o que você já subiu.

    Também é possível acessar essas funções direto da tela de edição de post, então, não se preocupe muito nesse momento.

    Páginas (Pages)

    Não confunda páginas e posts. Páginas são estáticas, não sendo atualizadas constantemente. Páginas de “sobre” e “contato” são bons exemplos. Você pode escolher o nome e a URL de todas as suas páginas por esse menu.

    Comentários (Comments)

    Por padrão, todo comentário feito em seus posts vai aparecer aqui. Aprove as interações relevantes, responda às dúvidas dos seus leitores e busque interações legais. Delete o que for tóxico e marque como SPAM aquelas propagandas ridículas que não tem nada a ver. Don’t feed the trolls!

    Aparência (Appearance)

    Os menus aqui afetam apenas o visual do seu site, mas não afetam o seu conteúdo. Você pode escolher — e também customizar! — o seu tema por aqui, além de definir o que vai mostrar nos seus menus, widgets, cabeçalho e rodapé da página.

    Plugins

    Plugins são mini-programas, que rodam por cima do seu WordPress, adicionando funcionalidades. Por aqui você pode buscar por plugins legais, gerenciar os que estão instalados, suas configurações e atualizações. Vamos dar alguns exemplos de plugins legais para usar logo no próximo capítulo.

    Usuários (Users)

    O seu blog pode ter múltiplos usuários, cada um com papéis e permissões diferentes. Cada um terá seu próprio login e senha, e vai ter acesso apenas às funcionalidades relacionadas à sua função! Fantástico, não? Por aqui você pode convidar redatores, editores e até mesmo outros administradores para seu blog.

    Ferramentas (Tools)

    As funcionalidades aqui são de controle e otimização. Por aqui você pode importar bancos de dados, exportar seu site para migração. Se você não está migrando de outra plataforma, provavelmente não tem muito o que fazer por aqui agora.

    Configurações (Settings)

    Aqui se faz o ajuste fino de como o seu blog se comporta, tanto para você quanto para o usuário final. Dê uma passada por todos os links desse menu, pois é nele que você vai definir seu fuso horário, formato de data e hora, e também o tipo de links permanentes.

    É possível que sua instalação tenha algum botão não listado aqui. É normal que temas e plugins criem áreas com suas próprias configurações e funcionalidades. Na maioria das vezes, não é nada para se preocupar!

    Passo 7: Selecione e instale plugins e ferramentas de apoio

    É claro que neste momento você já quer adicionar funcionalidades para o seu blog, certo?

    Antes de instalar tudo o que você vê pela frente, um lembrete amigável:

    Quanto mais funções e códigos seu blog tiver, mais tempo ele demora para carregar. Isso prejudica a experiência do usuário e, em consequência, seu rankeamento.

    Não existe uma lista absolutamente correta dos melhores ou piores plugins. Isso depende muito do seu objetivo com o blog, que vai ditar o que você precisa em um plugin.

    Mas, para te ajudar, aqui vai uma lista de essenciais gratuitos.

    Google Analytics

    O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que quer analisar a performance de um site ou blog.

    Esse plugin, por sua vez, uma vez integrado com o seu blog, trará para o seu painel de administração métricas importantes sobre a sua performance, como:

    Para saber como instalar o Google Analytics no WordPress, confira este conteúdo.

    Yoast

    Independentemente de qual seja o objetivo do seu blog, você vai querer que ele performe bem, certo?

    Este é um dos motivos que explica a popularidade do Yoast, que se tornou um plugin quase obrigatório para WordPress, pois auxilia na otimização de páginas para os mecanismos de busca.

    Com ele, você não precisa ser um expert em SEO para ter páginas otimizadas.

    Aprenda neste guia como usá-lo: é mais prático do que você imagina!

    Rock Convert

    O Rock Convert é bastante indicado para quem tem como objetivo com o blog gerar contatos ou oportunidades.

    Criado pela equipe da Rock Content, este plugin facilita o gerenciamento de Calls to Action, barras de anúncio e caixas de captura de assinantes.

    Com ele, você pode selecionar a posição das caixas de conversão e personalizá-las de acordo com a categoria ou com determinadas páginas do seu blog.

    A melhor parte (além de ser gratuito, é claro)?

    Ele já integra com ferramentas de automação e gera parâmetros UTM para trackeamento no Google Analytics.

    Para saber como usá-lo, leia este conteúdo.

    Disqus

    O Disqus (lê-se como em “discuss”, de discussão) é uma boa opção de  sistema de comentários. Há quem prefira usar o Facebook, mas o Disqus pode ser uma opção mais interessante pelos seguintes motivos:

    1. não necessariamente um usuário quer revelar seu perfil ao interagir em um comentário. Em alguns nichos, isto é um fator BEM importante;
    2. comments do Disqus podem ter imagens e também são indexáveis, o que pode ajudar no seu SEO;
    3. permite avisar o leitor por email quando você responde a um comentário, o que ajuda a conversa a continuar;
    4. permite logins por redes sociais, mas não obriga a fazer isso.

    Você pode ver como fazer o setup neste link.

    reCAPTCHA

    Esta é uma das maneiras mais fantásticas de proteger seu site contra ataques de força bruta e SPAM.

    O reCAPTCHA é uma tecnologia do Google, de uso gratuito, que usa algoritmos sofisticados para saber se a interação vem de um ser humano ou de um robô, e mostra um teste de acordo.

    Para os seus usuários regulares, em geral vai ser apenas um botão escrito “eu não sou um robô”.

    Você pode implantá-lo na sua tela de login e também proteger seus formulários e até mesmo e-commerce.

    Google Sheets

    Imagine um espaço digital onde você pode organizar dados, planejar projetos, monitorar resultados e, ao mesmo tempo, colaborar com sua equipe em tempo real, independentemente de onde estiverem. Com o Google Sheets, tudo isso é possível.

    Ele vai além de uma simples planilha online, se transformando em uma central de trabalho colaborativo.

    Com suas múltiplas funcionalidades, desde a criação de gráficos até a integração com outras ferramentas do Google, ele se adapta às suas necessidades, seja para um planejamento financeiro detalhado ou para esboçar ideias criativas. E a cereja do bolo? A capacidade de acessar e editar seus documentos de qualquer dispositivo, garantindo que você esteja sempre conectado e atualizado.

    SEMRush

    Quer criar um blog e desenvolver boas estratégias de SEO? Então, você precisa conhecer o SEMRush. Essa ferramenta disponibiliza informações valiosas sobre palavras-chave, concorrência e muito mais.

    Com ela, você tem acesso a um universo de informações sobre palavras-chave, análises detalhadas da concorrência e insights sobre as tendências do mercado. Assim, você sabe o que está em alta, entende o comportamento do seu público e ainda descobre oportunidades para se destacar na multidão digital.

    E o melhor de tudo? Você não precisa ser um guru do SEO para usar o SEMRush. Afinal, a ferramenta é super intuitiva.

    Canva

    Sabe quando você quer criar um post, um banner ou até mesmo um convite, mas se sente perdido sem habilidades de design? O Canva chegou para salvar o dia!

    Com uma variedade imensa de templates, cores e fontes, você pode dar asas à sua criatividade e criar peças visuais que parecem ter sido feitas por profissionais. E a melhor parte? É super fácil de usar! Mesmo que você nunca tenha mexido com design antes, poderá produzir materiais incríveis.

    Feedly

    Sabe aquela sensação de estar sempre por fora das novidades? Com o Feedly, isso é coisa do passado! Esse agregador reúne notícias e artigos dos seus sites favoritos em um só lugar. Assim, você fica sempre atualizado e pode buscar inspirações para seus próprios conteúdos.

    ChatGPT

    Já imaginou ter alguém sempre à disposição para dar uma força na criação de conteúdo? Então, conheça o ChatGPT! Ele é como um amigo virtual que está sempre pronto para ajudar na criação de textos, tirar dúvidas ou até mesmo jogar ideias para o ar.

    Mas, olha só, por mais incrível que ele seja, ainda é uma ferramenta e tem seus limites. Ele pode dar um empurrãozinho, mas o toque especial, a emoção e a essência do conteúdo, só você pode colocar.

    WriterAccess

    E se eu te dissesse que existe um lugar onde você pode encontrar escritores talentosos prontos para dar vida ao conteúdo do seu blog? Esse lugar existe e se chama WriterAccess! Mais do que uma simples plataforma, ela é uma ponte que conecta você a profissionais que podem elevar o nível do seu conteúdo.

    Seja para um artigo pontual, uma série de posts ou até mesmo para desenvolver uma estratégia de conteúdo do zero, a WA é o lugar onde você encontrará a voz perfeita para sua mensagem. Dê o próximo passo na sua jornada de conteúdo e descubra o que a WriterAccess pode fazer por você!

    Passo 8: Escolha e instale um template

    como criar um blog gif 3
    Para baixar o infográfico completo clique aqui: Como criar um blog infográfico completo!

    Você pode sempre começar o seu próprio layout do zero, desenhando o wireframe, fazendo todo o processo de design e programando depois.

    Mas isso não é necessário, a não ser que você queira algo realmente único.

    Minha recomendação é simples: escolha um tema (theme) legal e vá com ele, apenas adicionando seus toques pessoais, como cores, logos e fontes. Existem milhões de templates otimizados para todo tipo de uso, pagos e gratuitos.

    Alguns dos melhores lugares para buscar são o ThemeForest, Elegant Themes e a Galeria do WordPress.

    O processo de escolha não é muito complicado: seu principal critério aqui é adequação ao uso.

    Se você for um fotógrafo, por exemplo, vai querer temas que privilegiem imagens maiores, com poucas postagens por páginas.

    Se você pretende atualizar poucas vezes por mês, deve evitar carrosséis que fiquem circulando as novidades.

    Se quer um espaço mais autoral, para escrever ensaios e disponibilizar seus contatos, pode optar por um template com uma home page estática.

    De novo: adequação ao uso. Faça um shortlist, com os 4 ou 5 que você mais gostou pensando nisso. Daí, para o desempate, considere os seguintes fatores:

    • O template é responsivo (carrega bem em celulares e tablets)? Se não, corte da lista. Já era.
    • Quais são as avaliações dadas por outros usuários? Se avaliações negativas dominarem, corte da lista.
    • Existe suporte à customização ou você vai precisar editar o código “na unha”? Se precisar, corte da lista.

    Agora que você deve ter poucas opções, escolha em função do preço, funções adicionais (como suporte à mídias sociais integrado) ou mesmo no uni-duni-tê.

    É importante estar satisfeito com o visual do seu blog, claro.

    Mas, dado que ele funcione bem e seja adequado ao seu uso, o uso do Tema “A” ou “B” são um fator pouco importante para o seu sucesso quando comparado ao próximo tópico.

    Passo 9: Comece a produzir e publicar conteúdo

    Como criar um blog: Passo a passo
    Para baixar o infográfico completo clique aqui: Como criar um blog infográfico completo!

    Você aprendeu, no começo deste post, que conteúdo é o coração do seu blog.

    Não há fator que impacte mais na capacidade do seu blog de atrair tráfego que o conteúdo que você publica.

    Sem uma estratégia de Marketing de Conteúdo, com textos que capturem a atenção do seu leitor e o mantenham querendo sempre mais, nada vai fazer com que seu blog tenha sucesso.

    Vamos dar uma olhada então em como os conteúdos são adicionados ao seu blog:

    Publicação de conteúdo

    A parte difícil sempre será fazer um conteúdo de qualidade para a sua persona. Mas, com isso resolvido, publicá-lo é relativamente simples.

    Ao clicar em “Posts” > “Adicionar post”, você vai ver esta tela:

    novo conteúdo

    O primeiro campo acima é para colocar o texto do post. Eu sei, escrever um título campeão não é fácil. Tem algumas dicas aqui pra ajudar.

    De qualquer maneira, esse é um dos pontos mais importantes do blog post.

    Sem um título atraente, as pessoas não clicam no conteúdo, não lêem, você não tem acessos e todo mundo fica triste.

    O campo do meio é, obviamente, para o conteúdo principal. As ferramentas de edição ali são muito parecidas com as que você está acostumado em qualquer editor de texto.

    Você vai reparar, entretanto, que não há botão para escolher a fonte! Quem decide as suas fontes e tamanhos é o tema, então não se preocupe com isso.

    Nesta barra é importante chamar a atenção para um recurso fundamental:

    headings ou cabeçalho do texto

    Este é o seletor de tipo de texto. Em inglês, os cabeçalhos são chamados headers.

    Por que se importar com cabeçalhos

    Os cabeçalhos são marcadores que dizem ao navegador a hierarquia do texto a ser mostrado.

    Neste texto que você está lendo neste minuto, usamos H2 (Cabeçalho 2) nas perguntas principais e nos passos numerados.

    Nas subetapas, ou itens de lista, usamos o H3 (Cabeçalho 3), que indica a qual H2 os subitens pertencem.

    Bem simples!

    O pulo do gato é que os buscadores usam esta marcação para saber como o seu texto está estruturado e usam esta informação (entre outras) para definir o ranking de busca.

    Na ausência deles, fica parecendo que seu blog é uma grande parede de texto, difícil de ler e consultar.

    Uma estrutura que abra os seus tópicos principais em subtópicos relevantes deixa seu texto escaneável e melhora suas chances de subir na página de busca.

    Outras otimizações de post

    imagem destacada no wordpress

    Sempre escolha uma imagem de destaque para o seu blog post. Elas são usadas pela maior parte dos temas para construir a miniatura que ilustra o post na landing page.

    formato imagem

    Alguns temas suportam diversos formatos de post, adaptando o layout para dar mais destaque a determinados elementos em cada um deles.

    Escolha o formato mais adequado ao seu post e experimente com os diversos formatos para dar variedade ao seu blog.

    tags

    Tags e categorias ajudam o seu conteúdo a ser encontrado. Escolha uma estrutura simples de categorias, com no máximo 4 ou 5 diferentes, usando subcategorias se for necessário.

    Para as tags não há a necessidade de hierarquia. Apenas coloque dois ou três termos mais relevantes do post.

    Apesar das tags ajudarem o conteúdo a ser encontrado, não recomendamos o seu uso.

    Por uma perspectiva de SEO, as tags podem ser prejudiciais, porque atrapalham a arquitetura de informação do blog.

    publicar no WordPress

    Uma dica: se você clicar em “editar” após “publicar imediatamente” você pode agendar o post para ir ao ar em um horário determinado.

    Terminou de revisar o post? Agende o lançamento para a próxima manhã, que o post vai sair mesmo enquanto você dorme o sono dos justos.

    Dica extra: otimizando sua URL permanente

    Você vai notar que ao salvar um rascunho para seu blog post, o WordPress vai sugerir automaticamente uma URL para ele, veja só:

    url de post

    Você consegue dizer o que deveria ser mudado nessa URL de exemplo?

    Vou deixar você pensar….

    Opa! Isso mesmo! É uma péssima ideia ter este “10 motivos” nela.

    Afinal, se eu quiser dar um tapinha no post mais adiante, remover ou adicionar motivos desta lista, a URL vai mudar, e vou perder qualquer posicionamento orgânico que eu tivesse conseguido.

    Nesse caso, melhor trocar a URL para “motivos-clicar-post-fantástico”, por exemplo. Ou então utilizar a palavra-chave principal, que já estará no título do conteúdo.

    Pense sempre na sua URL antes de fazer sua publicação.

    Ela é fácil de ler? Deixa entender o assunto principal do texto? Se não, faça os ajustes. São cinco minutinhos que fazem uma diferença grande no resultado.

    Calendário editorial

    É muito comum ver blogs nascendo com muito potencial e “morrendo” por falta de engajamento.

    A verdade é que manter um blog dá trabalho — vale a pena, mas dá trabalho.

    Dessa forma, é fundamental se organizar adequadamente para fazer uma boa gestão do seu blog, e tudo começa com um calendário editorial.

    Ele vai ajudar a:

    • organizar todo o ciclo de conteúdo, desde o planejamento à publicação;
    • priorizar os formatos de acordo com tendências, objetivos de negócio e sazonalidades.

    O ideal é que ele seja feito em reunião com todos os envolvidos no projeto em uma data fixa, como no final ou começo do mês.

    O que pode ajudar é usar ferramentas, como o Google Agenda, para se lembrar de datas-chave. Algumas pessoas (e equipes) preferem imprimir uma versão física de fácil visualização.

    Explore diferentes de aquisição de tráfego

    Muita gente se decepciona com os resultados alcançados com o blog, pois tinham uma expectativa de que só publicar conteúdo de qualidade colocariam seu portal na primeira página no Google.

    Principalmente para quem está começando, é fundamental investir na promoção do seu blog e do conteúdo postado nele em diferentes canais, complementando o orgânico.

    Ao contrário do que muitos acreditam, fazer isso é bem simples. Veja, abaixo, algumas sugestões iniciais.  

    Redes sociais

    Antes de começarmos, uma dica: não saia criando um perfil em todas as redes sociais! Esse é o erro mais comum cometido por empresas.

    Gerenciar um perfil social demanda muito tempo e, por isso, você só deve investir naqueles que estiverem em redes que são realmente usadas por sua persona.

    Você encontra mais dicas sobre como promover seu conteúdo aqui, mas a principal é: procure criar chamadas concisas mas irresistíveis para a leitura.

    Email

    Trabalhar o e-mail como canal de aquisição significa trabalhar relacionamento. Afinal, se você tem o acesso ao endereço de email de alguém, é porque você tem permissão para conversar com a pessoa, certo?

    Dessa forma, o segredo do email marketing é a personalização: você precisa enviar a mensagem certa, do jeito certo, para a pessoa certa. Ah, e na hora certa também.

    Pensando no formato mais básico de promoção de conteúdo, você pode começar com uma estratégia de newsletter que permita o compartilhamento de novas postagens com quem se interessou por elas.

    Depois, você pode evoluir para estratégias mais complexas de email marketing, como segmentação e nutrição de contatos.

    Passo 10: Como gerar resultados no blog?

    Entender quais são os passos básicos para gerar resultados no blog é uma etapa importante para atrair mais clientes e maximizar os rendimentos da empresa. Com o objetivo de te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas boas práticas que você deve usar. Continue a leitura e confira!

    Saiba o básico sobre SEO

    Entender como funciona a otimização para mecanismos de pesquisa é uma das partes importantes para gerar resultados em seu blog. Quanto melhor for o seu posicionamento em buscadores, como o Google, mais altas são as chances de alcançar bons frutos.

    Portanto, é necessário entender o básico sobre SEO. Nesse sentido, é importante formatar seu conteúdo de maneira adequada, ter títulos atrativos, usar meta description, elaborar materiais originais e continuar aprendendo sobre SEO.

    Faça pesquisa de palavras-chave

    Ter boas palavras-chave é relevante para alcançar a sua persona e, desse modo, otimizar a estratégia de seu blog e conseguir resultados satisfatórios. Nesse sentido, é necessário saber como usá-las de maneira estratégica.

    Além disso, pode-se usar uma palavra-chave principal e apostar em variações dela para melhorar o alcance. Também vale a pena utilizar ferramentas que auxiliem a encontrar as palavras-chave que fazem mais sentido para o objetivo da empresa.

    Faça análise dos seus competidores

    Entender os seus concorrentes é um passo importante em todos os segmentos do negócio, inclusive no Marketing de Conteúdo e na construção de um blog de sucesso. Por meio de uma boa pesquisa, você consegue informações valiosas.

    Por exemplo, é possível entender quais são as oportunidades de mercado deixadas pelos competidores, além de compreender as tendências de mercado e as formas de se diferenciar para ter sucesso com suas estratégias.

    Tenha uma estratégia de conteúdo

    Falando em estratégia, é importante estabelecer uma para o seu blog. Para isso, tenha em mente sua persona e as dores e desejos que ela apresenta. Não adianta fazer textos excelentes, porém, que não resolvam as necessidades dos indivíduos que você deseja atrair.

    Além disso, é possível estabelecer um calendário editorial para auxiliar em seus planos e ajudar na nutrição do seu potencial cliente.

    Assim, você consegue fazer com que ele avance estágios na jornada de compra e, consequentemente, tem maior sucesso com seu blog.

    Crie uma conta nas redes sociais

    Usar as redes sociais como aliada na sua estratégia de blog é uma ótima alternativa, sendo apropriado utilizá-las em conjunto com outras ferramentas.

    Você pode compartilhar os posts elaborados em seu blog em todas as redes da empresa a fim de chegar a mais pessoas, por exemplo.

    Com isso, quem te acompanha nas mídias ou faz uma visita a elas, consegue ter acesso aos conteúdos de valor que você desenvolveu.

    Faça guest posts

    Fazer parcerias é uma boa maneira de gerar resultados no blog. Nesse sentido, desenvolver guest posts é uma excelente alternativa. Por exemplo, você pode encontrar uma empresa que oferece soluções complementares as suas e desenvolver artigos em parceria.

    Assim, você consegue captar leads por meio do blog do outro negócio e vice-versa, estabelecendo uma troca benéfica para ambas as partes. Portanto, vale pensar nessa opção para ter resultados otimizados.

    Implemente o Google Analytics

    Se você deseja utilizar os dados online gerados em seu blog para melhorar a gestão e ter melhores resultados, é importante fazer a implementação do Google Analytics. Isso é realizado por meio de especificação de códigos e realização da configuração da ferramenta.

    Assim, ao finalizar a implementação você consegue ter informações sobre o comportamento dos usuários do blog e utilizar tais dados para melhorar as estratégias e conseguir gerar resultados otimizados.

    Avise o Google quando publicar um novo conteúdo

    Como há uma imensidão de conteúdos novos diários nos mecanismos de buscas, é necessário fazer a indexação dos seus novos posts, pois, caso contrário, pode demorar um tempo para que ele apareça no mecanismo de busca.

    Nesse sentido, é possível utilizar o Google Search Console para facilitar essa tarefa. Por meio dele, além de mandar alertas ao buscador e fazê-lo rastrear a nova publicação, você consegue acompanhar a performance, ter avisos sobre erros e ter um material de aprendizagem disponível.

    Faça backlinks

    Esse é um dos principais fatores de classificação considerados pelo Google. Assim, caso o seu blog já tenha boas posições no buscador, esse pode ser um meio de se manter bem colocado e otimizar o desempenho da sua página.

    Eles são links utilizados de maneira estratégica para que o leitor continue em seu site consumindo as informações que você disponibiliza. Ou seja, por meio deles você consegue aumentar o conhecimento do leitor e gera resultados no blog.

    Paciência é o segredo

    É importante entender e ter ciência de que o investimento em blogs tem um prazo de maturação maior. Portanto, é necessário ter paciência, pois, com o tempo e conteúdos de qualidade será possível gerar resultados.

    Isso acontece pelo fato de que o Google demora um prazo para reconhecer seu blog e começara a colocá-lo como referência no assunto. Portanto, lembre-se de ter paciência nesse período.

    Adicione CTA (call to action)

    As chamadas para ação são um ponto importante para ter bons resultados com o uso do blog. Por meio delas, você consegue convidar o leitor a adotar diversas práticas que você acha relevante.

    Por exemplo, você pode direcioná-lo no final de um artigo para ler um novo post relacionado ou até mesmo para entrar em contato com a empresa, em caso de conteúdos mais aprofundados e relacionados com suas soluções.

    Fique de olho nos tempos de carregamento do seu blog

    Ter um site com carregamento ágil é necessário para que os usuários não percam a paciência e acabem abandonando seu blog.

    Por exemplo, você insistiria em um post de um assunto que você tem interesse, mas que não carrega de modo algum? Provavelmente não. Portanto, tenha atenção a esse detalhe importante.

    Faça manutenção do seu site

    Garantir a manutenção e o bom funcionamento do seu blog é um fator determinante para alcançar sucesso ou acabar fracassando nas suas estratégias. Desse modo, vale fazer atualizações para manter tudo em bom funcionamento.

    Nesse sentido, é necessário atualizar plugins, efetuar backups, mudar os temas e o CMS do blog. Assim, você o mantém funcionando e garante resultados no blog ao longo do tempo.

    Confira como criar uma estratégia de conteúdo

    Uma estratégia de conteúdo eficaz é fundamental para o sucesso do seu blog. Considere usar técnicas de IA (Inteligência Artificial) para otimizar seu conteúdo e torná-lo mais relevante para o seu público. Além disso, aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca. Falaremos mais disso a seguir.

    Identifique seu público-alvo e objetivos

    Antes de começar a criar conteúdo, é essencial identificar quem é seu público-alvo. Conheça seus interesses, necessidades e estímulos. Ainda, defina claramente onde pretende chegar, como aumentar o tráfego do blog, gerar leads ou promover produtos ou serviços.

    Pesquise palavras-chave

    Realize pesquisas de palavras-chave para identificar os termos e frases mais importantes ao seu nicho. Isso ajuda a direcionar o conteúdo para as palavras-chave adaptadas, otimizando sua visibilidade nos motores de busca.

    Utilize uma IA para otimização de conteúdo

    inteligência artificial (IA) pode ser uma poderosa aliada na otimização do seu conteúdo. Por isso, utilize ferramentas de IA para analisar tendências, identificar as postagens populares e obter insights sobre o que seu público está procurando. Logo, você será capaz de criar conteúdo relevante e atraente.

    Crie conteúdo de qualidade

    Ao criar seu conteúdo, foque na qualidade e na originalidade. Ofereça informações úteis, soluções para problemas e insights valiosos para o seu público. Sobretudo, verifique se seu conteúdo tem dados seguros, se está fácil de ler e se envolve os leitores.

    Otimize para SEO

    A otimização para SEO permite que seus seguidores encontrem o blog mais rapidamente nos motores de busca, isso é essencial para aumentar a sua visibilidade. Desse modo, use as palavras-chave ao longo do texto, otimize também as tags de título e meta descrição, bem como a velocidade de carregamento das páginas e crie URLs amigáveis.

    Atualize regularmente

    Mantenha o conteúdo atualizado para que os seus leitores se engajem e atraiam novos visitantes. Revise-o regularmente, faça atualizações quando necessário e adicione informações frescas e relevantes.

    Analise e ajuste

    Acompanhe as métricas do seu blog, como o tráfego, taxa de rejeição e tempo de permanência dos visitantes. Essas informações ajudam a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado na sua estratégia de conteúdo.

    Descubra como medir o sucesso do blog

    Para medir o sucesso do seu blog é importante acompanhar as métricas, como já foi dito. Logo, empregue ferramentas de análise, como o Google Analytics, para obter dados sobre a taxa de rejeição, os posts mais lidos e muito mais.

    Enfim, criar um blog grátis em 2024 pode ser uma experiência gratificante e emocionante. Ainda, para ter mais sucesso, crie um calendário de postagens e estabeleça uma frequência consistente. Além disso, acompanhe as tendências do seu nicho, interaja com seus leitores e esteja sempre em busca de novas ideias e inspirações.

    Para facilitar sua vida e tornar seus processos mais eficientes, gostaria de apresentar o WriterAccess. Trata-se de uma plataforma que reúne uma equipe de freelancers talentosos, prontos para produzir conteúdos de alta qualidade para você.

    Experimente e descubra como podemos ajudar você a agilizar seus processos. Cadastre-se agora mesmo e comece a aproveitar os benefícios da nossa plataforma.

    Passo 11: Crie uma boa estratégia de SEO

    Você já se perguntou como alguns sites sempre aparecem no topo das pesquisas? Bem, isso é devido ao poder do SEO! E, acredite, não se trata apenas de redação de qualidade. É uma combinação de arte e ciência. Veja algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia!

    Vá além do conteúdo

    Sim, um conteúdo de qualidade é essencial, mas o SEO vai muito além disso. Pense no texto como a base de uma construção sólida. A apresentação e os detalhes técnicos, como a velocidade do site e sua adaptabilidade para dispositivos móveis, são os seus pilares de sustentação.

    Portanto, ao criar o seu blog e desenvolver seu conteúdo, dê a devida atenção a esses aspectos técnicos. Eles podem não ser imediatamente perceptíveis, mas desempenham um papel crucial no seu sucesso.

    Acompanhe os resultados

    No vasto universo do marketing digital, existe a máxima que se assemelha ao ditado popular “o que os olhos não veem, o coração não sente”. No contexto do SEO, podemos adaptá-la para “o que não é medido, não pode ser aprimorado”.

    Portanto, não deixe de acompanhar como seu site está se saindo, quais palavras-chave estão trazendo tráfego e onde você pode otimizar. Pense nisso como um check-up regular de saúde para o seu site.

    Lembre-se de entregar uma boa experiência para os usuários

    Sabe quando você entra em uma loja e se sente bem-vindo, com tudo organizado e fácil de encontrar? É assim que seus visitantes querem se sentir ao acessar seu site. Não adianta só pensar nos robôs dos motores de busca, o mais importante é quem está do outro lado da tela, procurando informações ou soluções.

    Portanto, invista em uma boa experiência do usuário, garantindo que a sua página carregue com rapidez, que seja fácil de navegar e que o conteúdo seja útil e interessante. Afinal, um visitante satisfeito não só volta como também recomenda. E no mundo online, uma boa recomendação vale ouro!

    Como ganhar dinheiro com blog: conheça todas as formas

    Ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de obter rendimentos com um blog? Veja algumas ideias práticas para isso!

    Consultoria

    Uma forma de ganhar dinheiro com blog é com a criação de um que permita que você distribua conteúdo de valor, seja útil aos outros usuários e esclareça algumas dúvidas da audiência. Todo esse trabalho contribui para você construir autoridade em determinado assunto.

    Por meio dela, a prestação de um serviço de consultoria se torna ainda mais fácil. Afinal de contas, seu público conhece suas habilidades e expertise no assunto. Por isso, uma excelente maneira para ganhar dinheiro com blog é por meio da consultoria quanto aos seus temas de domínio.

    Além disso, você também pode orientar como outros profissionais da sua área podem ganhar visibilidade e autoridade por meio da distribuição de conteúdo nos canais digitais. Com a confiança já conquistada, há possibilidade de realizar a esse serviço em diversas áreas de expertise.

    Publicidade

    Uma maneira mais simples de monetizar seu blog é por meio da publicidade. Ao liberar espaços para banners do Google, você recebe uma remuneração tão alta quanto o número de visitantes no seu endereço virtual.

    Essa é uma forma particularmente útil de gerar renda sem ter de se envolver com outros estágios relacionados à prestação de serviços ou à criação de produtos. Isso significa que essa é uma ótima alternativa para quem está com o tempo escasso ou não quer se envolver diretamente com negócios relacionados ao blog.

    Certamente, uma atuação ativa, como a criação de produtos, o lançamento de uma mentoria ou a prestação de serviços especializados, tem alto potencial de remuneração. Contudo, para canais com grande autoridade, é possível faturar muito por meio de parcerias com empresas que atuam em sua área.

    Programa de afiliados

    Imagine, por exemplo, que você tenha um blog de música e que conquiste grande autoridade. Uma forma inteligente de ganhar por meio da publicidade é criar parcerias com músicos ou empresas que comercializam fones de ouvido e outros acessórios.

    A ideia apresentada anteriormente é uma aplicação do programa de afiliados. Por meio dessa estratégia, você recomenda para sua audiência alguns produtos escolhidos a dedo, cedendo sua credibilidade para a marca em questão.

    Ao fazer isso, as vendas desse produto ou serviço aumentam, e não é necessário que se envolva com as etapas seguintes, apenas com a apresentação e a publicidade. Esse tipo de parceria é especialmente útil, pois permite que você permaneça na produção de conteúdo e de autoridade, enquanto a empresa parceira se concentra no atendimento ao público.

    Conteúdo Premium

    Outra maneira direta de ganhar dinheiro com o blog é por meio de acesso restrito ao conteúdo Premium do site. Por meio dele, você consegue entregar um material exclusivo para o público pagante, e ainda mantém a rotina de produção de textos e outros materiais no blog.

    Esse conteúdo pode ser disponibilizado em um ambiente virtual restrito, por meio de grupos exclusivos nas redes sociais, ou diretamente no email dos envolvidos. Quanto mais técnica for a sua atividade, maior valor agregado você pode oferecer por meio de conteúdos Premium.

    Desse modo, além de aproveitar a audiência qualificada para a compra, você também consegue coletar depoimentos, receber feedbacks e pode começar a desenvolver novos produtos e serviços. Um canal bastante comum é iniciar com materiais Premium e, após coletar alguns resultados, seguir para a produção de um infoproduto.

    Blog de sucesso: conheça os três casos da Rock Content

    Confira a seguir as três principais histórias de sucesso que tivemos com os blogs da Rock Content.

    Blog post de R$2 milhões 

    Acreditamos que uma estratégia bem feita de Marketing de Conteúdo é capaz de gerar resultados que não têm fim. Fundamentamos essa crença em nosso blog post de R$2 milhões, história que vamos resumir, a seguir.

    Tudo começou em 2014, quando encontramos a oportunidade de escrever um artigo focado na palavra-chave “marketing digital”. Tratava-se de uma palavra-chave com alto volume de busca e que fazia sentido para nossa persona. Muitas vezes, seu processo de conversão começava a partir desse termo, que não saiu de moda.

    Em 16 meses de publicação, foram R$436 mil gerados em novos negócios. Um ano depois, o valor chegou a R$1.8 milhão. O “segredo” desse blog de sucesso? Uma boa estratégia evergreen.

    Conforme apontamos, o termo “marketing digital” não morre com o tempo. Muito pelo contrário, trata-se de um conceito que sempre vai existir. Quanto melhor for o posicionamento para essa palavra, mais pessoas interessadas não apenas no tema, mas no negócio por trás, vão converter e gerar receita.

    Blog da Rock Content North America

    Sabia que aumentamos o tráfego do nosso blog da América do Norte em mais de 15 vezes, em um período de 11 meses? Pois é! Isso foi possível a partir de uma estratégia muito bem executada entre os times de Conteúdo da Rock e a ScribbleLive, uma empresa com sede nos Estados Unidos, até então, recém-adquirida. 

    A ideia era transformar o blog em um verdadeiro gerador de leads nos Estados Unidos e Canadá. Em seu primeiro mês de “vida”, conquistamos um tráfego de pouco mais de 5 mil sessões. Quase um ano depois, em março de 2021, eram 79 mil sessões orgânicas. 

    Dessa forma, fomos capazes de aumentar o nosso reconhecimento no mercado internacional, conquistando as primeiras posições no Google, sem investir em mídia paga. As três principais estratégias capazes de fazer um blog crescer e que, em nossa visão, foram importantes para o sucesso desse projeto, foram:

    • compreensão de que localização e tradução são coisas diferentes;
    • investimento em link building e compreensão da força que a estratégia tem no mercado de SEO;
    • criação de parcerias, por meio de guest posts e estratégias de comarketing.

    Case de SEO internacional

    Era 2015, ano do lançamento do blog Marketing de Contenidos, um grande passo rumo ao mercado hispânico. A ideia era abordar temas como Marketing Digital, produção de conteúdo para a web e publicidade.

    Investimos em um calendário de conteúdo com boa frequência de publicações, que foi aumentando, ao ponto de construirmos a autoridade do blog. Cinco anos depois, em 2020, alcançamos o marco de 2 milhões de sessões orgânicas. É isso mesmo: sem gastar nem um centavo em anúncios pagos!

    Ao ler o case, você pode se perguntar: beleza, muito bom, mas será que é possível adaptar a estratégia para a minha realidade? A resposta é sim! Mas não pense que esses cinco anos foram dignos de uma receita de bolo. É preciso ter paciência e persistência, até encontrar a melhor fórmula para o seu blog.

    Listamos as premissas que nos ajudaram a alcançar os resultados e as resumimos em tópicos:

    • produção de conteúdo relevante para o usuário;
    • ampla frequência de publicação;
    • desenvolvimento de uma jornada do usuário completa, sem “pontas soltas”;
    • bom planejamento de palavras-chave;
    • técnicas de SEO internacional (como a otimização para palavras-chave locais);
    • estratégia robusta de link building;
    • atualização de conteúdos.

    Conclusão

    Este post tinha como objetivo te preparar para dar os primeiros passos na criação e gestão de um blog.

    Sei que parece uma quantidade imensa de coisas para aprender, mas — e preciso que você acredite em mim nessa — fica muito mais fácil com o tempo e prática.

    É mais ou menos como ir à academia.

    No começo você não sabe o que fazer, e fica até meio dolorido, já que está todo enferrujado e meio torto. Mas na medida que começa a ver resultados, as dores diminuem, seu domínio sobre os exercícios aumenta e você tem um desempenho cada vez melhor.

    Talvez você se vicie em blogar, queira atingir audiências de milhões e não descanse enquanto não tiver exercitado no dia.

    Talvez você só mantenha aquela rotina por saúde mesmo. Para fazer um bem pra si mesmo e relaxar do dia puxado.

    Em qualquer caso, happy blogging!

    Gostou do nosso conteúdo e aprendeu como criar um blog? Aproveite para conhecer, agora, o Stage, a solução mais completa e segura em WordPress!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.