Experiência do usuário: o guia completo para agradar seu público digital em 2024

A experiência do usuário é um conjunto de atributos que determinam o quão satisfatória é a navegação em um site, no que se refere tanto ao funcionamento técnico e à organização estrutural das páginas quanto ao valor gerado pelo conteúdo acessado.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já ouviu falar em experiência do usuário? Esse conceito nunca foi tão difundido quanto hoje e existem boas razões para isso.

Já que os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital, é natural buscarem formas mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas diárias.

Isso quer dizer também que as marcas que não se preocuparem em oferecer boas experiências de navegação em seus sites e blogs vão perder espaço na busca pela atenção dos clientes.

Imagino que esse cenário está fora de questão para você, certo?

Por isso, é importante saber o que está envolvido na criação dessa experiência do usuário e de que formas você pode usar esse recurso para atrair clientes e fidelizar os atuais.

Neste texto abordaremos:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é a experiência do usuário?

    A experiência do usuário abrange todas as interações do usuário com uma marca. Após a transformação digital, essa experiência se voltou principalmente para sites, aplicativos móveis, ferramentas e outros recursos similares.

    É isso mesmo. Hoje, altos índices de satisfação não dependem mais inteiramente da qualidade dos produtos ou serviços.

    Para as empresas, isso implica um maior esforço para desenvolver uma presença digital coerente e atraente, além de adaptar seus fluxos de interação cada vez mais às características e aos comportamentos do usuário.

    Para entender melhor o que as marcas de hoje devem considerar para garantir uma experiência do usuário ideal, na próxima seção falaremos sobre os pilares desse conceito.

    Quais são os pilares da experiência do usuário?

    A experiência do usuário é um universo amplo e profundo, composto por diferentes arestas. A seguir, você verá os pilares que a compõem.

    Atrativo visual

    Este é um dos pontos elementares do UX Design. Isso porque a primeira impressão também é importante para a experiência do usuário. Por esse motivo, é necessário cativá-lo com uma atraente apresentação visual.

    Independentemente de ser um e-commerce, blog ou qualquer outro tipo de site, é importante ter um design agradável, coerente e atrativo que capture o visitante e o faça permanecer bastante tempo na página, surpreendendo-o por seu valor estético.

    Utilidade

    Além de ser visualmente atraente, a Experiência do Usuário (UX) deve ser altamente funcional.

    Assim, plataformas como aplicativos e sites para celular devem oferecer valores agregados que ajudem a resolver problemas e satisfazer necessidades de usuários e clientes.

    Entre esses valores agregados encontramos calculadoras, planilhas, manuais técnicos e, inclusive, conteúdo e informações com foco educacional.

    Acessibilidade

    A acessibilidade, em primeiro lugar, refere-se à possibilidade de acessar uma página web a partir de diferentes dispositivos, e não apenas de um computador ou notebook tradicional.

    Além disso, exige que o design tenha a capacidade de se ajustar e se otimizar, considerando as características e o formato de cada dispositivo, conforme estabelecido pelos bons princípios de responsividade.

    Isso garante uma ótima experiência na página a todo momento, independentemente do meio pelo qual o usuário a acessa – computador, tablet ou smartphone.

    Esse ponto também está intimamente relacionado à inclusão de usuários com restrições físicas, como pessoas com deficiência visual, possibilitando-lhes o acesso à informação através de recursos como leitores de tela.

    Credibilidade

    Para que um site ou plataforma digital contribua para as taxas de conversão e satisfação do usuário, precisa projetar credibilidade.

    Para isso, deve estar livre de erros e, acima de tudo, atender às expectativas que gera.

    É importante que as diferentes funcionalidades e os valores agregados realmente cumpram os objetivos que prometem e contribuam de maneira tangível para a solução dos problemas.

    Assim, a UX é marcada pela confiança, que pode levar a compras, assinaturas e demais relações comerciais duradouras.

    Intuitividade

    A interface do usuário é eficaz apenas quando garante usabilidade, capacidade de digitalização e intuitividade.

    De nada adianta um site ter ótimos recursos e potencial se o usuário não entende como usá-lo e tirar o máximo proveito dele.

    Como explicaremos mais adiante, uma interface altamente intuitiva é alcançada, em grande parte, com um bom trabalho de UX Writing.

    Desempenho técnico

    Ter uma alta velocidade de carregamento e um bom desempenho técnico é especialmente importante para as páginas. Essa é a única maneira de alcançar a otimização da taxa de conversão (CRO) e uma sólida experiência do usuário.

    Mesmo que um site seja funcional e visualmente atraente, o usuário não se sentirá confortável se este falhar tecnicamente e precisar lidar com vários atritos e aborrecimentos.

    É importante mencionar também que um site com bom desempenho técnico é mais valorizado pelos algoritmos dos buscadores, portanto, isso tem relação direta com a otimização dos mecanismos de busca (SEO).

    Proximidade e cumplicidade

    Os usuários estão cada vez mais exigentes e requerem experiências que realmente os motivem e cativem.

    É por isso que dentro dos pilares da experiência do usuário está a humanização das páginas e ferramentas, tornando-as mais próximas e permitindo que as marcas se conectem emocionalmente com o público.

    O resultado dessas boas práticas, quando implementadas, aumenta o engajamento dos usuários, o que os incentiva a se tornarem embaixadores da marca graças à experiência de navegação bem-sucedida.

    Inovação e originalidade

    Além disso, a experiência é mais gratificante quando o usuário interage com plataformas e ferramentas inovadoras e originais que têm sua identidade própria e se mostram memoráveis.

    O que faz um profissional de UX Design?

    Para entender o que um designer de experiência do usuário faz, precisamos analisar as principais tarefas dessa profissão.

    UX Research

    Consiste em estudar e entender os usuários, para ter certeza de como eles interagem na internet e na mídia digital.

    Information Architecture

    Este trabalho está centrado na organização das informações e do conteúdo de um site ou ferramenta para promover a intuitividade e a digitalização.

    UI Design

    É o design especializado na interface do usuário. Envolve esquematizar telas de wireframes e desenvolver estruturas a serem seguidas para concluir tarefas.

    Visual Design

    Baseia-se na apresentação visual do produto final, ou seja, do site, aplicativo ou ferramenta que o usuário utilizará.

    Content Strategy

    Este trabalho trata da substância e da forma do conteúdo, a fim de promover uma boa comunicação e interação com o usuário.

    Além disso, tem a responsabilidade de levar o usuário a se comportar de maneira natural no site, entendendo o conteúdo de cada página e as correlações entre os diferentes tópicos abordados no domínio.

    Qual o valor da experiência do usuário no Marketing e no negócio?

    A experiência do usuário é um conceito amplo que envolve:

    • experiência de compra;
    • experiência na página;
    • experiência de conteúdo;
    • experiência do cliente.

    Por esse motivo, promovê-la significa garantir uma interação abrangente com a marca, satisfatória em todos os aspectos, sem deixar nenhuma ponta solta.

    Em geral, cuidar desse elemento e colocar o usuário no centro torna o modelo de negócio verdadeiramente viável.

    Uma boa experiência do usuário é sinônimo de maiores possibilidades de atração, conversão e fechamento de oportunidades de venda.

    Ao mesmo tempo, elimina pontos de atrito, favorecendo a lealdade do cliente e prolongando seu ciclo de vida, o que se traduz em benefícios financeiros tangíveis, como um maior Lifetime Value (LTV).

    No que diz respeito à gestão da marca, a experiência do usuário contribui para o crescimento e o posicionamento de forma sustentável, garantindo resultados duradouros.

    Além disso, gera um grande efeito de escalabilidade e diferenciação em termos de concorrência, afinal, um usuário que teve uma boa experiência tem mais chances de recomendar o site da marca em seus círculos sociais, gerando novas oportunidades de negócios.

    Como melhorar a experiência do usuário? 13 ações práticas

    Ao ler os pilares da experiência do usuário, certamente algumas ações e estratégias que permitem promovê-la vieram à sua mente.

    A seguir, vamos nos aprofundar nas principais práticas que impulsionam a experiência do usuário e garantem ótimos resultados.

    Vamos lá!

    1. Implementar uma estratégia sólida de WPO

    Nesta era interconectada, na qual a experiência do usuário é principalmente digital, as ações de Otimização de Desempenho Web (WPO, sigla em inglês para Web Performance Optimization) são fundamentais.

    A oferta de um site otimizado e implacável, do ponto de vista técnico, elimina o atrito nos processos de interação e comunicação, dando solidez à experiência do visitante.

    Saiba quais são as principais ações estratégicas de WPO.

    Seleção estratégica de Hosting e Sistema de Gestão de Conteúdo

    Grande parte das funcionalidades da página e dos recursos para gerenciá-la depende da seleção desses elementos-chave.

    Afinal, o serviço de Hosting é o responsável por hospedar o site em um espaço seguro, estável e bem estruturado para que continue funcionando e não saia do ar, o que, consequentemente, mantém os usuários por mais tempo na página.

    Ao mesmo tempo, o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo), como o WordPress, é a ferramenta na qual cada página da web é criada, organizada e editada, sendo um fator muito importante para que os mecanismos de busca rastreiem e permitam que os usuários interajam com ela.

    Ações de otimização de velocidade de carregamento

    Um site rápido incentiva o usuário a interagir com todas as páginas e funcionalidades, o que pode desencadear estágios de conversão.

    Compactar imagens e desativar plugins que não agregam valor são algumas das ações de WPO que aumentam a velocidade de carregamento.

    Outro ponto importante é a escolha do tema do site, já que alguns temas podem ser pesados ​​demais para carregar e acabam reduzindo a agilidade da exibição das páginas.

    Aplicação de prefetching

    Consiste em configurar certas opções e funcionalidades que permitem que as páginas estejam um passo à frente da intenção do usuário, exibindo imagens, janelas e outros elementos que podem despertar o seu interesse antecipadamente.

    Além disso, como parte da otimização, você deve levar em consideração o design responsivo e ações em geral para promover a acessibilidade.

    2. Incorporar interatividade às páginas

    Como você já sabe, originalidade e inovação fazem parte dos pilares da experiência do usuário. Por esse motivo, é importante trabalhar a interatividade das páginas e plataformas, a fim de garantir uma experiência dinâmica, diferente e cativante.

    Diante dessa realidade, uma alternativa muito útil é o uso de soluções de conteúdo interativo, que permitem a inclusão prática de recursos animados e materiais altamente funcionais em sites e blogs visando atrair a atenção, como:

    •   ebooks;
    •   calculadoras;
    •   planilhas interativas;
    •   vídeos;
    •   whitepapers;
    •   landing pages;
    •   tutoriais;
    •   infográficos.

    Para que você visualize tudo isso com mais precisão, veja duas das nossas calculadoras interativas:

    Além de facilitar o desenvolvimento de conteúdo interativo, uma solução desse tipo deve promover a personalização dos materiais, adaptando-os ao comportamento do usuário que interage com os elementos digitais.

    A flexibilidade das páginas interativas faz com que o usuário participe ativamente do conteúdo fornecido, uma vez que a página pode mudar dependendo das respostas e preferências indicadas em seus cliques.

    Se você quiser saber mais sobre o conteúdo interativo e sobre como ele transforma a experiência do usuário em seu site, faça o download do nosso guia completo sobre o assunto!

    3. Usar palavras e mensagens que cativam e emocionam

    Para ir um passo além da funcionalidade e da técnica, você deve desenvolver ações destinadas a humanizar a experiência e evocar sentimentos.

    Aqui entram em jogo as boas práticas de UX Writing. Esse elemento não serve apenas para organizar o conteúdo, orientar o usuário e promover a intuitividade.

    A escrita UX também envolve a inclusão de palavras e mensagens em legendas e pequenos fragmentos de texto que se conectam ao usuário e evocam seus sentimentos.

    Inclusive, dentro desse conceito está o copywriting, a arte de cativar e persuadir através da escrita, que também inclui chamadas para a ação para incentivar o usuário a tomar atitudes favoráveis ​​ao processo comercial.

    4. Faça entrevistas com usuários

    Conduzir entrevistas com usuários das interfaces que a sua empresa projeta dá outra perspectiva sobre que tipo de elementos são necessários ou dispensáveis.

    É mais comum do que se imagina confiar totalmente no designer, mas quem vai usar o produto não é ele. Portanto, é importante que ele tenha outros pontos de vista para analisar.

    5. Estude padrões (mas tome cuidado com as tendências) de design

    Estudar padrões de design pode ser muito útil. Afinal, usar elementos que as pessoas reconhecem facilmente é de grande ajuda para que se sintam familiarizadas com a interface mesmo ao usá-la pela primeira vez.

    Por outro lado, seguir todas as últimas tendências de design nem sempre é uma boa ideia, já que boa parte delas é complicada demais para os usuários menos acostumados com tecnologia.

    6. Seja claro na proposta de valor

    Uma proposta de valor clara e objetiva resolveria o problema da grande maioria dos websites corporativos e landing pages confusas que existem por aí.

    Em vez de pensar em palavras bonitas e poéticas que impressionam e deixam o cliente sem entender nada, seja direto. Só compra quem entende bem a proposta de valor do produto ou serviço oferecido.

    7. Compartilhar conteúdo valioso

    As estratégias e metodologias de atração e posicionamento orgânico, promovidas nos últimos anos pelo Marketing Digital, também desempenham um papel fundamental na experiência do usuário.

    Especialmente, o Marketing de Conteúdo pode ajudar a cumprir dois dos principais pilares da UX: criar credibilidade e promover proximidade e cumplicidade.

    Oferecer uma experiência sólida de conteúdo fará com que o usuário se sinta importante para sua marca, confortável ​​e satisfeito. Dessa forma, ele terá motivação para permanecer interagindo com o seu negócio.

    Também é importante avaliar constantemente o impacto das ações na experiência do usuário e usar práticas como testes A/B para analisar e projetar a receptividade de determinadas mensagens, materiais e temas.

    Além disso, não esqueça as boas práticas de design e identidade visual. Elas são responsáveis por causar uma ótima impressão e, em seguida, fazer com que os usuários se sintam confortáveis ​​durante sua interação diária com a página ou ferramenta.

    8. Utilize CTAs incríveis

    O uso de CTA (Call to action) seja no contexto de e-commerce ou blog é importante por dois motivos: primeiramente por melhorar a experiência do usuário e em segundo lugar por ser uma estratégia de conversão.

    Mas por que um CTA estratégico pode ajudar na experiência do usuário? A resposta é mais simples do que você imagina: porque o usuário recebe um comando, e quando ele é claro e descritivo as chances de o usuário ser redirecionado para uma outra página de seu interesse é grande.

    Neste contexto, considere um CTA com um simples: clique aqui, esse é um exemplo de chamada para a ação não descritiva, pois não deixa claro para o usuário a que se refere.

    Agora imagine um CTA com os seguintes exemplos: cadastre-se, inscreva-se, acesse o guia, leia o artigo, compre, são CTAs que expressam uma ação específica ao usuário, possibilitando que a jornada no site continue.

    9. Dê atenção a toda a jornada do cliente

    A jornada do cliente está intrinsecamente ligada à experiência do usuário, nesse cenário, não basta só considerar como importante a conclusão de uma compra ou a geração de um lead, pois todo o processo antes dessas conversões acontecerem impactam na decisão do cliente de retornar ou não ao seu site.

    Para entender a jornada do cliente é importante acompanhar como os usuários e possíveis futuros clientes se comportam em seu site, por exemplo, entender em que momento eles abandonam o site e deixam de converter, no cenário de um e-commerce pode ser um abandono de carrinho, se sim, mas em que momento? Cálculo do frete, formas de pagamento, etc.

    Então, invista em ferramentas que te possibilite acompanhar esses dados e ter insights de melhorias a serem feitas em seu site.

    10. Facilite o contato do usuário com a sua marca

    Fornecer diferentes ferramentas de meio de comunicação, como Whatsapp, e-mail, chatbot, atendimento 24h, são opções que facilitam para o usuário contatar a sua marca e solucionar possíveis problemas.

    Além de facilitar a comunicação, você também pode oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, aumentando a probabilidade de que o problema do seu cliente seja solucionado com mais eficiência.

    Lembre-se, uma comunicação inadequada pode ser fator decisivo para que o cliente abandone a sua marca, pois de nada adianta ter um produto ou serviço de qualidade se quando o cliente precisa resolver alguma situação adversa não é atendido. Além disso, um bom atendimento é um dos fatores que impactam na geração de receita de um negócio.

    11. Encontre erros 404s e conserte-os

    Identificar páginas 404, ou seja, páginas inacessíveis em seu site, é essencial para a experiência do usuário, pois navegar em um site em que você se depara a todo momento com páginas de categoria ou de produto com erro 404 pode ser desagradável, além de ser um fator decisivo na hora da conversão.

    Além de identificar as páginas, é necessário corrigi-las, lembre-se, sempre que possível redirecione páginas de produto para produto, visando atender à intenção de busca do usuário.

    Dessa forma, você estará cuidando de mais um aspecto importante para fornecer a melhor experiência ao usuário, uma vez que sempre que ele acessar uma página um conteúdo será exibido.

    12. Informações sempre claras

    O conteúdo disponibilizado em um site é essencial para proporcionar uma excelente experiência ao usuário. O compartilhamento de informações claras, objetivas e relevantes deve começar desde o menu de navegação, com uma estrutura de departamento, categoria e subcategoria intuitiva para que o usuário possa navegar e encontrar o que está buscando.

    Outro fator que colabora no compartilhamento de informações em um site é a localização, então sempre que possível disponibilize informações sobre categorias, produtos e serviços em locais visíveis e de fácil acesso no site.

    Uma estratégia que pode auxiliar os usuários a encontrar mais informações no site é a linkagem interna, ou seja, ao compartilhar conteúdos como textos de categoria e descrições de produto, faça linkagem para outras páginas, seja para posts, produtos, serviços ou categorias, desde que sejam páginas relevantes para a navegação do usuário.

    13. Forneça as melhores ferramentas para sua equipe interna 

    Disponibilize ferramentas úteis e relevantes para que toda a equipe responsável pela manutenção do seu negócio possa acompanhar a jornada do cliente em seu site.

    O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita acompanhar dados do desempenho do seu site, desde quantidade de usuários que visualizaram o site nas páginas de busca até acompanhamento de conversões.

    Caso seu site seja em WordPress, o plugin Yoast SEO pode ser uma excelente opção para que sua equipe otimize o conteúdo do seu site e configure as principais funções que impactam no posicionamento orgânico.

    Usar banco de imagens pode ser uma excelente opção para compartilhar imagens ilustrativas em banners e demais comunicações com os usuários no site.

    Invista em ferramentas de análise de Marketing Digital como Ahrefs, para que sua equipe possa acompanhar a visibilidade orgânica do site, publicidade online, mídias sociais e, inclusive, reputação online.

    Aposte em ferramentas de automação de Marketing e gerenciamento de leads e CRM, para que sua equipe possa acompanhar a base de clientes e estabelecer relacionamento com eles com base em interações no site.

    14. Pesquisa e Descoberta

    Olha, podemos dizer que a pesquisa e descoberta é não só uma etapa crucial da otimização da Experiência do Usuário (UX) como também uma dos primeiros passos para sua implementação. 

    Durante esse processo, é fundamental compreender as necessidades e comportamentos dos usuários a fundo, de forma ampla e completa.

    Pesquisa de usuários: métodos para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários.

    Sabemos que no cerne de uma experiência do usuário envolvente está no conhecimento profundo dos seus usuários. 

    Métodos de pesquisa eficazes, como entrevistas, questionários e análise de dados, revelam padrões comportamentais e necessidades latentes importantes a serem investigados e assimilados durante todo o UX.

    Uma vez traçados esses perfis, é possível criar uma base sólida para direcionar as suas estratégias de design e conteúdo.

    Personas: criação de perfis fictícios de usuários para guiar o design.

    Elas são a força motriz não só do marketing, mas também do design e podemos defini-las como perfis semifictícios que personificam diferentes segmentos do seu público-alvo. 

    Essas representações detalhadas ajudam a direcionar o marketing, o design, a linguagem, o tom de voz do site e toda a estratégia de experiência do usuário, garantindo que cada interação ressoe com os usuários certos de maneira única. Tudo isso a partir das personas — por isso são tão importantes. 

    Jornadas do Usuário: Mapeamento das interações dos usuários com o produto ao longo do tempo.

    A jornada do usuário é como um roteiro e tê-lo é indispensável para mapear as diferentes etapas que um usuário percorre ao interagir com seu site. Dessa forma, você consegue revelar pontos de dor e oportunidades de conversão e melhorias.

    Essa estratégia permite otimizar cada ponto de contato, tornando a experiência coesa e gratificante.

    15. Interação e Fluxo do Usuário

    Agora, com uma compreensão aprofundada sobre as necessidades dos usuários, podemos voltar nossa atenção para como eles interagem com o sistema. 

    Uma coisa que não deve ser esquecida é que a experiência do usuário não se trata apenas de estética, mas também da funcionalidade. 

    A partir dessa perspectiva, surge o desafio de mapear o caminho que um usuário percorre dentro do sistema, ou seja, o fluxo que orienta sua jornada. 

    Fluxo do Usuário: como os usuários navegam e interagem com o produto?

    Uma coisa é certa: entender como os usuários navegam pelo seu site é essencial para criar uma experiência fluida de experiência do usuário.

    Você precisa entender os caminhos que eles percorrem, as escolhas que fazem e os pontos nos quais podem se perder. Esses aspectos são elementos cruciais a serem considerados.

    Ao projetar um fluxo de usuário intuitivo, você transforma a navegação em uma jornada harmoniosa.

    Microinterações: detalhes de design que melhoram a interação do usuário 

    Todos os detalhes contam e podem fazer toda a diferença na experiência do usuário. 

    As microinterações são essenciais para adicionar um toque humano à interação digital. Elas abrangem desde animações suaves até respostas visuais ou auditivas para as ações do usuário, criando uma conexão emocional que transcende o mundo virtual.

    Um bom exemplo são os botões animados que trazem dinamismo e interação durante as interações. 

    Feedback do Usuário: fornecer respostas visuais ou auditivas para ações do usuário.

    O feedback é a linguagem silenciosa que guia os usuários.  Ao dar feedback visual ou auditivo para suas ações, você confirma que as interações foram reconhecidas. É como dizer, olha, deu tudo certo aqui!

    Isso inclui desde mudanças de cor sutis até animações que indicam que uma ação foi concluída. Esse feedback sutil torna a experiência mais natural e satisfatória.

    16. KPIs de UX: Indicadores-chave de desempenho relacionados à experiência do usuário

    Você pesquisou e conheceu a fundo os seus usuários, mapeou o seu fluxo de interações dentro do site ou plataforma, agora basta tirar conclusões de tudo isso. 

    Contudo, verdade seja dita, compreender os KPIs de UX é apenas metade da equação para aprimorar efetivamente a experiência do usuário. Os números por si só não contam a história completa, é preciso analisá-los analiticamente. 

    Após coletar meticulosamente dados relevantes sobre como os usuários estão interagindo com o sistema, o próximo passo é transformar esses dados em insights executáveis.

    Análise de Dados: utilização de dados para entender como os usuários interagem com o produto.

    Dados são indispensáveis em qualquer estratégia, isso porque eles podem revelar o verdadeiro impacto das suas ações e estratégias na experiência do usuário. 

    Ao mergulhar fundo nas análises, você compreende como os usuários interagem, quais páginas geram mais envolvimento e quais áreas precisam de ajustes. Ou seja, o que deu certo, e o que não deu certo. 

    Essas informações coletadas transformam-se em diretrizes valiosas para aprimorar continuamente e melhorar cada vez mais. 

    3 exemplos de uma experiência de usuário impecável

    Empresas de todos os tipos e tamanhos que colocaram em prática os princípios e aspectos essenciais que mencionamos até agora obtiveram resultados muito bons.

    Separamos 3 marcas que souberam muito bem como fazê-lo, confira a seguir.

    1. Folks

    Folks

    Para que uma página seja intuitiva, não é preciso, necessariamente, optar por um “clichê” e uma interface simples, sem originalidade e valores diferenciais.

    Isso é bem demonstrado pela Folks, uma marca de roupas e livros. Em sua loja online, oferece uma experiência intuitiva, mas ao mesmo tempo rica e visualmente surpreendente, graças a um fundo animado que dá a sensação de viajar por uma estrada.

    Esse valor diferencial torna seu site memorável e convida o leitor a interagir com seus diferentes recursos e funcionalidades.

    2. PayPal

    PayPal

    O site do PayPal e seu aplicativo móvel destacam-se pela arquitetura da informação, que exibe de forma simples e organizada em seu painel principal dados interessantes, como transferências recentes e saldo disponível.

    Isso otimiza sua usabilidade e permite que o usuário relaxe e se sinta confortável ao realizar transações financeiras e visualizar informações.

    Por outro lado, o PayPal incorpora elementos altamente funcionais que também contribuem para a experiência, como a calculadora de taxa de câmbio.

    3. MailChimp

    MailChimp

    Adicionar elementos que tornem a interação do usuário emocional, próxima e amigável é uma prática muito boa, que demonstra um verdadeiro processo de design centrado no usuário.

    No caso desse prestador de serviços de email marketing, a marca deu ao seu aplicativo uma identidade palpável, através do seu mascote: um chimpanzé chamado Chimpenheimer IV e carinhosamente conhecido como Freddie.

    A imagem do mascote do MailChimp acompanha o usuário o tempo todo, indicando com humor e originalidade os passos que devem ser seguidos para usar e tirar proveito da ferramenta, ao mesmo tempo que cria uma conexão emocional.

    Tendências e Futuro da UX

    Não dá para negar que a Experiência do Usuário (UX) é um fator decisivo no mundo digital. 

    Ela vai muito além do design e abrange também a interligação entre conteúdo e funcionalidade para proporcionar jornadas fluidas e atraentes. 

    Compreender os usuários utilizando métodos como personas e mapeamento de jornadas é essencial — mas é apenas o básico. 

    Afinal, a tecnologia continua a evoluir a um ritmo acelerado e as tendências que surgem diariamente estão moldando o futuro da Experiência do Usuário (UX). E uma dessas tendências é a crescente integração da inteligência artificial nos processos de UX. 

    A IA não apenas permite uma personalização mais profunda da experiência do usuário, mas também possibilita a automação de tarefas rotineiras, liberando os designers para se concentrarem em aspectos mais criativos e estratégicos.

    Outra direção empolgante é a convergência da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA) com a UX. 

    Essas tecnologias estão redefinindo a maneira como os usuários interagem com os sistemas digitais, oferecendo experiências imersivas e envolventes. 

    Além disso, a crescente conscientização sobre a acessibilidade está impulsionando a inclusão digital. 

    Designers de UX estão se esforçando cada vez mais para criar produtos que sejam acessíveis a todos, independentemente das suas habilidades ou limitações. 

    Essa ênfase na acessibilidade não apenas torna os produtos utilizáveis para um público mais amplo, mas também demonstra um compromisso ético em tornar a tecnologia mais equitativa.

    Resumindo, o futuro da UX promete ser repleto de inovações impulsionadas pela IA, experiências imersivas de RV e RA e um foco renovado na acessibilidade. 

    Conclusão

    Isso é tudo! Se você chegou até aqui, já sabe o que é a experiência do usuário, quais são seus pilares, por que ela é tão importante e quais são as chaves para promovê-la.

    Além disso, você conheceu as principais tarefas dos profissionais encarregados de projetar a experiência do usuário e conseguir altos níveis de satisfação.

    O que foi dito até agora reflete o quão amplo é esse conceito, o que, entre outras coisas, envolve direcionar esforços para elementos como:

    • identidade visual;
    • intuitividade;
    • diferenciação e originalidade;
    • personalização e proximidade;
    • conteúdo de valor;
    • interatividade;
    • otimização técnica de sites.

    Ter conteúdo atual e relevante para os usuários é essencial para um site, seja no contexto de comercialização de produtos ou serviços, disponibilize o WriterAccess para sua equipe interna e tenha acesso a freelancers capacitados para produção de conteúdos em diferentes nichos, acesse e aproveite 14 dias para experimentar e conhecer a plataforma!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.